Uma noite de muitos aprendizados. Assim pode ser resumida a jornada deste sábado para a UFSM Futsal. Pela primeira vez a equipe encarou fora de casa um dos clubes mais tradicionais do futsal brasileiro. E não foi nada fácil enfrentar uma equipe que apresenta uma intensidade muito grande nas movimentações e uma marcação muito eficiente, inclusive quando a Federal tentou atacar com o goleiro linha. No final, a vitória do Atlântico por 9x1 confirmou o time de Erechim na terceira e a Federal na quinta colocação geral da 1ª Fase. O time de Santa Maria terminou a fase de grupos com oito vitórias, um empate e três derrotas, uma campanha consistente e que cria expectativas para um bom desempenho na fase eliminatória da Série Ouro.
Federal, de Leonardo e Tito (de camiseta branca), terminou a 1ª Fase na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do atual campeão da Liga Nacional, o Atlântico. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
O técnico Gabriel Pranke avaliou a atuação e as dificuldades que a equipe encontrou:
- No primeiro tempo, a gente tentou as coisas que treinamos e muitas não funcionaram. Um time como o Atlântico não vai falhar quando a gente erra. Foi isso que acabou decretando o resultado, embora sabíamos que seria difícil pontuar aqui. No segundo tempo, marcamos um pouco melhor e tivemos mais chances, aproveitando o contra ataque, algo que treinamos também. Para mim e para o atletas, ao jogar um jogo deste, o aprendizado é incrível. Com certeza isto é uma coisa que levamos de volta para Santa Maria.
Apesar do resultado negativo, Pranke afirma que deve-se valorizar o que foi feito na fase classificatória, pois a sua equipe chegou na última rodada apenas a três pontos do time de Erechim, atual campeão da Liga Nacional. Com a quinta colocação geral, a Federal terá a AFA (12ª) como adversária nas Oitavas de final. O primeiro jogo está marcado para o dia 28 deste mês na casa do adversário. Pranke considera um adversário difícil, que tem um investimento e que dificultou as coisas para sua equipe na 1ª Fase (tanto em Manoel Viana, onde manda seus jogos nesta temporada, como em Santa Maria). "Lá foi uma partida difícil em quadra pequena, precisamos guerrear bastante; já no jogo de Santa Maria, eles estavam bastante desfalcados e tiveram dificuldades de jogar", comentou. "Vamos precisar trabalhar bem para poder enfrentá-los", concluiu ele.
O jogo
Aos 2 min, o Atlântico criou as primeiras chances, todas com Pedrinho. A primeira ele chutou para fora, a segunda foi defendida por Edinho e a terceira ele concluiu para fora também. A pressão deu resultado aos 4 min 54s. Deivão fintou, passou por dois marcadores e acertou um chute indefensável: Atlântico 1x0. Menos de um minuto depois, Deivão recebeu nas costas da defesa e tocou na saída do goleiro: 2x0 para o time da casa. Aos 8 min, a Federal chegou pela primeira vez. Tito recebeu de Thales na ala esquerda e concluiu. Alê Falcone defendeu. Aos 10 min 35s, Pedrinho cobrou lateral e tabelou com Gessé. O ala concluiu colocado no canto oposto: 3x0.
Trinta segundos depois, com a Federal usando o goleiro linha, Leo Rudek tentou dominar dentro da área adversária e a bola sobrou para Alê Falcone, que chutou de trivela. Arthur conseguiu voltar e afastar de cabeça. Na sequência, o Atlãntico roubou na quadra de ataque e Suelton só precisou completar para o gol: 4x0. Aos 12 min, Pedrinho rolou para trás e PL concluiu por cima. Aos 13 min 36s, Richard roubou a bola e concluiu para o gol vazio: Atlântico 5x0. Vinte segundos depois, após passe errado da UFSM, William concluiu para o gol desguarnecido: 6x0.
Aos 14min, após contra ataque, Léo Rudek dividiu e a bola sobrou na área. Tariq tentou de carrinho, mas Alê Falcone evitou o gol. Um minuto depois, William concluiu buscando o ângulo. Edinho, bem posicionado, defendeu. Aos 16 min, Richard recebeu de Elenílson e tentou de cavadinha, errando o alvo. Aos 19 min 31s, Pedrinho concluiu e Edinho espalmou. Na sequência, Gessé concluiu na trave e Suelton aproveitou o rebote, chutando rasteiro: 7x0. Faltando 10s para o intervalo, Garcia recebeu nas costas da defesa e chutou cruzado, raspando a trave.
No início do segundo tempo, o Atlântico voltou mais disperso e a UFSM conseguiu criar algumas chances. Com um minuto, Leonardo passou por um marcador na ala direita e concluiu para fora. Na sequência, Garcia concluiu e João Paulo espalmou. Léo Rudek ficou com o rebote, mas chutou por cima. Aos 3 min, Léo Rudek cobrou falta e tentou servir Garcia dentro da área, mas o ala não conseguiu concluir para o gol. Aos 8 min, Léo Rudek roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora. Um minuto depois, Vilela serviu Deivão, que finalizou por cima. Na sequência, Léo Rudek recebeu lançamento de Edinho. O pivô tentou por cobertura, mas João Paulo conseguiu desviar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Tito concluiu e o goleiro espalmou. Tariq ficou com o rebote, mas finalizou sobre a meta.
Pouco depois, foi o time de Erechim que teve um escanteio a seu favor. A bola chegou a William, que concluiu. Edinho espalmou. Aos 10 min, 40s, Vilela arriscou de calcanhar e acertou o canto: Atlântico 8x0. Dezesseis segundos depois, Leonardo interceptou a bola, ligando ataque com Tariq. Ele tentou passar para a área e Pedrinho desviou contra o próprio gol: Atlântico 8x1. No reinício de jogo, William recebeu nas costas da defesa e Edinho fechou o ângulo. Aos 14 min 11s, Elenílson puxou para o meio e adentrou a área, concluindo com força, rasteiro, no canto: Atlântico 9x1.
Aos 16 min, Vagner chutou da ala esquerda e Carlson defendeu. Um minuto depois, Léo Rudek roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora. Aos 18 min, Léo Rudek avançou com liberdade, mas escorregou na hora da conclusão. Aos 19 min, Thales recebeu na frente e João Paulo evitou o segundo gol da Federal. Faltando 15s, Borba recebeu dentro da área e desviou para o gol. Edinho fez grande defesa. Placar final: Atlântico 9x1 UFSM.
Ficha técnica:
Atlântico - Ale Falcone, William, Deivão, Richard, Pedrinho, João Paulo, PL, Elenilson, Gessé, Suelton, Vagner, Vilela, Salah e Borba. T.: Paulinho Sananduva.
UFSM – Edinho, Leonardo, Tariq, Thales, Léo Rudek, Carlson, João Porto, Matheus Gomes, Arthur, Tito, Mateus, Garcia e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Deivão (4 min 54s do 1T – A), Deivão (5 min 38s do 1T – A), Pedrinho (10 min 35s do 1T – A), Suelton (11 min 10s do 1T – A), Richard (13 min 36s do 1T – A), Willian (13 min 54s do 1T – A), Suelton (19 min 31s do 1T – A), Vilela (10 min 40s do 2T – A), Pedrinho (contra – 10 min 56s do 2T – U) e Elenilson (14 min 11s do 2T – A).
Arbitragem: Geisson Wolfart (árbitro principal), Joilson Gradin (árbitro auxiliar), Vilmar Portella (anotador), Douglas Lazzarotto (cronometrista) e Fabiana Paixão (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Leonardo (U), William e Vagner (A).
Ginásio: do CER Atlântico (Erechim-RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário