segunda-feira, 16 de setembro de 2024

UFSM perde em Erechim e termina a 1ª Fase na 5ª colocação geral da Série Ouro

Uma noite de muitos aprendizados. Assim pode ser resumida a jornada deste sábado para a UFSM Futsal. Pela primeira vez a equipe encarou fora de casa um dos clubes mais tradicionais do futsal brasileiro. E não foi nada fácil enfrentar uma equipe que apresenta uma intensidade muito grande nas movimentações e uma marcação muito eficiente, inclusive quando a Federal tentou atacar com o goleiro linha. No final, a vitória do Atlântico por 9x1 confirmou o time de Erechim na terceira e a Federal na quinta colocação geral da 1ª Fase. O time de Santa Maria terminou a fase de grupos com oito vitórias, um empate e três derrotas, uma campanha consistente e que cria expectativas para um bom desempenho na fase eliminatória da Série Ouro. 

Federal, de Leonardo e Tito (de camiseta branca), terminou a 1ª Fase na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do atual campeão da Liga Nacional, o Atlântico. Foto: Ricardo Weschenfelder.

O técnico Gabriel Pranke avaliou a atuação e as dificuldades que a equipe encontrou:

- No primeiro tempo, a gente tentou as coisas que treinamos e muitas não funcionaram. Um time como o Atlântico não vai falhar quando a gente erra. Foi isso que acabou decretando o resultado, embora sabíamos que seria difícil pontuar aqui. No segundo tempo, marcamos um pouco melhor e tivemos mais chances, aproveitando o contra ataque, algo que treinamos também. Para mim e para o atletas, ao jogar um jogo deste, o aprendizado é incrível. Com certeza isto é uma coisa que levamos de volta para Santa Maria. 

Apesar do resultado negativo, Pranke afirma que deve-se valorizar o que foi feito na fase classificatória, pois a sua equipe chegou na última rodada apenas a três pontos do time de Erechim, atual campeão da Liga Nacional. Com a quinta colocação geral, a Federal terá a AFA (12ª) como adversária nas Oitavas de final. O primeiro jogo está marcado para o dia 28 deste mês na casa do adversário. Pranke considera um adversário difícil, que tem um investimento e que dificultou as coisas para sua equipe na 1ª Fase (tanto em Manoel Viana, onde manda seus jogos nesta temporada, como em Santa Maria). "Lá foi uma partida difícil em quadra pequena, precisamos guerrear bastante; já no jogo de Santa Maria, eles estavam bastante desfalcados e tiveram dificuldades de jogar", comentou. "Vamos precisar trabalhar bem para poder enfrentá-los", concluiu ele. 

O jogo 

Aos 2 min, o Atlântico criou as primeiras chances, todas com Pedrinho. A primeira ele chutou para fora, a segunda foi defendida por Edinho e a terceira ele concluiu para fora também. A pressão deu resultado aos 4 min 54s. Deivão fintou, passou por dois marcadores e acertou um chute indefensável: Atlântico 1x0. Menos de um minuto depois, Deivão recebeu nas costas da defesa e tocou na saída do goleiro: 2x0 para o time da casa. Aos 8 min, a Federal chegou pela primeira vez. Tito recebeu de Thales na ala esquerda e concluiu. Alê Falcone defendeu. Aos 10 min 35s, Pedrinho cobrou lateral e tabelou com Gessé. O ala concluiu colocado no canto oposto: 3x0. 

Trinta segundos depois, com a Federal usando o goleiro linha, Leo Rudek tentou dominar dentro da área adversária e a bola sobrou para Alê Falcone, que chutou de trivela. Arthur conseguiu voltar e afastar de cabeça. Na sequência, o Atlãntico roubou na quadra de ataque e Suelton só precisou completar para o gol: 4x0. Aos 12 min, Pedrinho rolou para trás e PL concluiu por cima. Aos 13 min 36s, Richard roubou a bola e concluiu para o gol vazio: Atlântico 5x0. Vinte segundos depois, após passe errado da UFSM, William concluiu para o gol desguarnecido: 6x0. 

Aos 14min, após contra ataque, Léo Rudek dividiu e a bola sobrou na área. Tariq tentou de carrinho, mas Alê Falcone evitou o gol. Um minuto depois, William concluiu buscando o ângulo. Edinho, bem posicionado, defendeu. Aos 16 min, Richard recebeu de Elenílson e tentou de cavadinha, errando o alvo. Aos 19 min 31s, Pedrinho concluiu e Edinho espalmou. Na sequência, Gessé concluiu na trave e Suelton aproveitou o rebote, chutando rasteiro: 7x0. Faltando 10s para o intervalo, Garcia recebeu nas costas da defesa e chutou cruzado, raspando a trave. 

No início do segundo tempo, o Atlântico voltou mais disperso e a UFSM conseguiu criar algumas chances. Com um minuto, Leonardo passou por um marcador na ala direita e concluiu para fora. Na sequência, Garcia concluiu e João Paulo espalmou. Léo Rudek ficou com o rebote, mas chutou por cima. Aos 3 min, Léo Rudek cobrou falta e tentou servir Garcia dentro da área, mas o ala não conseguiu concluir para o gol. Aos 8 min, Léo Rudek roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora. Um minuto depois, Vilela serviu Deivão, que finalizou por cima. Na sequência, Léo Rudek recebeu lançamento de Edinho. O pivô tentou por cobertura, mas João Paulo conseguiu desviar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Tito concluiu e o goleiro espalmou. Tariq ficou com o rebote, mas finalizou sobre a meta. 

Pouco depois, foi o time de Erechim que teve um escanteio a seu favor. A bola chegou a William, que concluiu. Edinho espalmou. Aos 10 min, 40s, Vilela arriscou de calcanhar e acertou o canto: Atlântico 8x0. Dezesseis segundos depois, Leonardo interceptou a bola, ligando ataque com Tariq. Ele tentou passar para a área e Pedrinho desviou contra o próprio gol: Atlântico 8x1. No reinício de jogo, William recebeu nas costas da defesa e Edinho fechou o ângulo. Aos 14 min 11s, Elenílson puxou para o meio e adentrou a área, concluindo com força, rasteiro, no canto: Atlântico 9x1.  

Aos 16 min, Vagner chutou da ala esquerda e Carlson defendeu. Um minuto depois, Léo Rudek roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora. Aos 18 min, Léo Rudek avançou com liberdade, mas escorregou na hora da conclusão. Aos 19 min, Thales recebeu na frente e João Paulo evitou o segundo gol da Federal. Faltando 15s, Borba recebeu dentro da área e desviou para o gol. Edinho fez grande defesa. Placar final: Atlântico 9x1 UFSM. 

Ficha técnica

Atlântico - Ale Falcone, William, Deivão, Richard, Pedrinho, João Paulo, PL, Elenilson, Gessé, Suelton, Vagner, Vilela, Salah e Borba. T.: Paulinho Sananduva.
UFSM – Edinho, Leonardo, Tariq, Thales, Léo Rudek, Carlson, João Porto, Matheus Gomes, Arthur, Tito, Mateus, Garcia e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Deivão (4 min 54s do 1T – A), Deivão (5 min 38s do 1T – A), Pedrinho (10 min 35s do 1T – A), Suelton (11 min 10s do 1T – A), Richard (13 min 36s do 1T – A), Willian (13 min 54s do 1T – A), Suelton (19 min 31s do 1T – A), Vilela (10 min 40s do 2T – A), Pedrinho (contra – 10 min 56s do 2T – U) e Elenilson (14 min 11s do 2T – A).
Arbitragem: Geisson Wolfart (árbitro principal), Joilson Gradin (árbitro auxiliar), Vilmar Portella (anotador), Douglas Lazzarotto (cronometrista) e Fabiana Paixão (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Leonardo (U), William e Vagner (A).
Ginásio: do CER Atlântico (Erechim-RS). 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

UFSM/Dallas levanta o troféu do 7º Torneio Solidário Tainã Santos

No último domingo (1º), a equipe feminina da UFSM/Dallas foi a Cruz Alta e conquistou o 7º Torneio Solidário Tainã Santos. O evento é organizado pela atleta que reside e atua na Itália e arrecadou mais de 500 kg de alimentos. Antes da parceira com a Federal, o Dallas já havia vencido o torneio duas vezes, portanto este é o tricampeonato da equipe. Além do título, o primeiro desde que foi anunciada a parceria, o time teve a artilheira e atleta destaque (a ala Gabyzinha, que marcou seis gols), além da goleira menos vazada (Brenda). 
Dallas venceu o torneio pela terceira vez, a primeira em parceria com a UFSM.

Dezesseis equipes participaram do torneio, que teve jogos disputados em 15 minutos corridos. Assim como no Municipal, a UFSM/Dallas foi representada por duas equipes. O time B empatou com a URFF em 1x1,  perdeu para o Nebline por 1x0 e ganhou do TNT por 2x0, mas acabou não se classificando. O time A estreou com um 0x0 contra o Salto Alto, depois venceu o Ellite por 4x0 e o Fênix por 2x0. Já nas quartas de final, a equipe passou pelo URFF por 4x0 e, na semifinal, fez 1x0 no Bonaldi. Na decisão, o título veio com um triunfo de 2x0 sobre o X1 Academia.

O time campeão contou com: Brenda, Emely, Jessica, Nathalia Alves, Gabyzinha, Dalanora, Eduarda Roggia, Ziani e Bianca Mujica.
A capitã Jessica levantou o troféu de campeã.

Agora a equipe aguarda a definição da data da rodada final da 1ª Fase do Campeonato Municipal, tanto para o time A, quanto para o B. E no dia 22 de setembro, a Federal dividirá suas forças para dois importantes compromissos. Enquanto uma parte do elenco viaja para Erechim, onde fará sua estreia na Série Ouro da FGFS contra o Palestra, a outra buscará classificação para a decisão da Série Prata da LSRDF, cujo quadrangular semifinal ocorrerá em Santa Maria, no Ginásio Pinheirão.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

UFSM/Evolução se classifica para a 2ª Fase do Estadual Sub-11

Como qualquer estreia, os primeiros passos da equipe Sub-11 da UFSM/Evolução no Estadual foram cheios de nervosismo e instabilidade, mas trouxeram muitos aprendizados e vivências. Assim foi na etapa deste domingo (1º) em Sapucaia do Sul, e assim será na próxima fase do campeonato, pois a equipe conseguiu se classificar e estará na 2ª Fase em busca de um lugar na semifinal do certame. Depois de duas derrotas (7x4 para o Futurus Craques, de Sobradinho, que acabou eliminado; e 4x3 para o CT 37, de Santa Vitória do Palmar, que venceu as três partidas do dia), o time de Santa Maria precisava superar os donos da casa por dois gols de diferença para avançar. Com um segundo tempo inspirado e aguerrido, os garotos chegaram no placar de 5x2 e carimbaram suas presenças na etapa seguinte.

Apesar de ser a estreia do time sub-11 no Estadual da FGFS, a equipe já havia disputado uma etapa do campeonato organizado pela Liga Sul-Riograndense de Futsal, além de torneios regionais e amistosos de integração.

"No primeiro jogo, tivemos alguns erros defensivos. Com pouco menos de nervosismo, normal para a idade e devido à falta de experiência, jogamos melhor contra o time de Santa Vitória do Palmar", comentou o técnico Jonatan Dupin. Ele também afirmou que sua equipe fez um jogo muito equilibrado contra o líder da chave e lamentou as quatro finalizações que pararam nas traves. Com a necessidade do resultado no último jogo, a equipe jogou bem, segundo Dupin. "Abrimos o placar e o goleiro Inácio defendeu um pênalti. Crescemos na partida e mantivemos o nível na segunda etapa, garantindo a classificação", concluiu ele.

Agora a equipe aguarda a definição de data, local e adversários da 2ª Fase, que será um triangular. Para Dupin, ainda há muito o que evoluir durante o ano:

- Vamos seguir trabalhando e ajustando as questões técnicas, táticas e psicológicas, pois essas últimas influenciam muito nessa idade quando estamos com o placar adverso. Esperamos fazer enfrentamentos de igual para igual com as melhores equipes do estado na próxima fase.

Apesar de ter perdido duas vezes, a equipe sai da etapa com o melhor ataque do grupo (12 gols) e com um dos vice-artilheiros do Estadual (Dudu, com 5 gols). Jogaram: Theo, Inácio, Miguel, Vinícius, Francisco, Theo Macedo, Arthur, Augusto, Netinho, Jonas, Dudu, Heitor e João Pedro. O time foi comandado pelos professores  Jonatan Dupin e Felipe Super. Em parceria com a MAJU Futsal, de São Sepé, cinco atletas da cidade vizinha integraram o time nesta primeira etapa: Augusto, Netinho, Vinícius, João Pedro e Jonas.

UFSM/Evolução 4x7 Futurus Craques

O time de Sobradinho abriu o placar logo no início, após cobrança de escanteio, e ampliou na sequência. Após a troca de quarteto a Federal melhorou. Jonas descontou após receber passe na cobrança de lateral. Depois de uma cobrança de falta, o Futurus Craques ampliou, com seu jogador aproveitando o segundo rebote. Pouco depois, o goleiro do time adversário afastou a bola e ela bateu no travessão. Na volta, o goleiro da UFSM não conseguiu segurar e acabou colocando contra o próprio gol: 4x1. No reinício, Netinho acertou a trave. Ainda na primeira etapa, a Federal errou na saída de bola e o adversário aproveitou, marcando o quinto. 

No segundo tempo, o Futurus Craques ampliou após rebote em cobrança de uma falta na entrada da área: 6x1. Pouco depois, Netinho recebeu dentro da área após cobrança de escanteio e descontou para o time de Santa Maria. Dudu marcou o terceiro da Federal após roubar a bola do adversário e chutar forte no contrapé do goleiro: 6x3. Em cobrança de falta ensaiada, que desviou na barreira, o time adversário ampliou. E logo na sequência, após chute cruzado em cobrança de lateral, Jonas aproveitou o rebote, fez o quarto da UFSM e deu números finais ao jogo: 7x4.

UFSM/Evolução 3x4 CT 37

Contra o melhor time da etapa, a UFSM/Evolução começou bem, criando as primeiras oportunidades com Netinho e Jonas. Essa superioridade deu resultado. Após tabelar com Netinho, Augusto tocou na saída do goleiro: 1x0 para a Federal. Pouco depois, o adversário empatou em cobrança de falta no ângulo, sem chances para o goleiro. O CT 37 virou depois que o pivô roubou a bola e ficou de cara para o gol. Na primeira chance, o goleiro defendeu, mas na segunda, com o gol aberto, o atacante colocou a bola nas redes. 

Na volta do intervalo, o jogo seguiu equilibrado. Mas quem chegou ao gol primeiro foi o time de Santa Vitória do Palmar, depois que o pivô recebeu com liberdade e tocou rasteiro na saída do goleiro: CT 37 3x1. Logo depois, Netinho teve duas chances: primeiro, parou no goleiro; depois, na trave. Na sequência, Dudu fez jogada pela direita e o goleiro evitou o gol. No rebote, Netinho acertou a trave mais uma vez. Pouco depois, o próprio Netinho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Mesmo com um a menos, a Federal quase marcou em contra-ataque. Dudu recebeu do companheiro e acertou a trave novamente. Mas a superioridade numérica favoreceu o CT 37. Seu jogador recebeu lançamento e, mesmo marcado, dominou e acertou um belo chute, sem chances para o goleiro da UFSM/Evolução: 4x1. O time de Santa Maria não desistiu. Na sequência, em cobrança de falta, a bola parou na trave mais uma vez. Depois, Jonas interceptou a bola e tabelou com o companheiro. Ele recebeu na entrada da área e tocou na saída do goleiro, descontando para 4x2. Após o gol, o adversário criou algumas chances, parando no goleiro Inácio e no travessão (em uma cobrança de falta). 

Na sequência, a UFSM/Evolução poderia ter marcado mais um, em cobrança de tiro livre sem barreira. Jonas cobrou, buscando o ângulo e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Augusto chutou, o goleiro deu rebote e Jonas chutou encobrindo o goleiro, que estava no chão, marcando o terceiro da equipe de Santa Maria. 

UFSM/Evolução 5x2 Sapucaiense 

Precisando vencer, a UFSM/Evolução foi para cima e, logo no primeiro minuto, Dudu chutou cruzado para fora. Um minuto depois, Dudu recebeu na direita, avançou e driblou o goleiro, antes de mandar a bola para a meta: Federal 1x0. O time da casa empatou após roubada de bola na quadra de ataque. Pouco depois, a arbitragem marcou pênalti para a Sapucaiense. Inácio acertou o canto e fez a defesa. A resposta veio rápido. E com um golaço. Dudu recebeu no círculo central e deu um toque de letra, passando pelo adversário. De frente para o gol, ele teve tranquilidade e rolou na saída do goleiro, fazendo UFSM/Evolução 2x1. O jogo passou por um período mais morno, até que Vinícius roubou a bola na metade da quadra e arriscou para o gol, raspando a trave. Em outra roubada de bola, João Pedro levou perigo, mas chutou para fora. No final do 1º tempo, Theo fez uma defesa importante e garantiu a vantagem para a Federal.

No início do segundo período, a equipe da casa empatou. Após disputa de bola na linha de fundo, ela sobrou para o jogador da Sapucaiense, que concluiu forte no ângulo: 2x2. Os guris treinados por Jonatan Dupin foram para cima. Após cobrança de lateral, a bola chegou a Dudu dentro da área. Na primeira, o chute tocou no marcador e voltou. Na segunda, ele conseguiu mandar para o gol: UFSM/Evolução 3x2. Pouco depois, Dudu aproveitou passe errado dos adversários e concluiu, acertando a trave. 

Após um perde e ganha na quadra da Sapucaiense, a bola sobrou para Dudu, que chutou cruzado e marcou: Federal 4x2. O gol deu confiança aos guris. João Pedro e Jonas pressionaram a saída de bola e João Pedro recebeu na frente do goleiro, que defendeu. No rebote, com pouco ângulo, o próprio João Pedro mandou para as redes: UFSM/Evolução 5x2. Pouco depois, Jonas aproveitou outro passe errado e quase marcou mais um. A bola passou raspando a trave. Depois foi a vez da Federal errar um passe e o jogador do time adversário concluiu no travessão. 

PATROCINADORES E APOIADORES:

Rede Sul Energia Solar
Dr, Caio Mendonça - Neurocirugia e tratamento da dor
Cirne Automóveis
Ecosanta
Academia Golfinhos
Henk
Oftalmocenter
Aquatez Dermatologia
Distribuidora Santa Lúcia
Perfil Metais
Relevante Instrumentação Cirúrgica
Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja
Carniceria San Baldomero
Pelea Deportes y Bar
Gastro Centro
Cauzzo Mais
Quadra Cerrito