Histórico da Equipe

O projeto: UFSM na Série Bronze do Futsal Gaúcho

        A equipe de Futsal da UFSM, que completou em 2015 seu décimo ano de atividade, apresenta como base de sustentação em seu histórico esportivo o envolvimento acadêmico de seus integrantes desde o ano de 2005. O projeto iniciou com a iniciativa dos acadêmicos do curso de Educação Física, que contaram, na época, com o apoio do Professor Cyro Knackfuss para oficializar, junto ao Gabinete de Projetos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), os primeiros passos dessa jornada esportiva através do Projeto de Extensão Futsal no CEFD (registro GAP/CEFD n° 018160).
        Em seguida, no ano de 2006, com a criação do Núcleo Universitário de Esportes (NUE), o projeto passou a integrar o Programa Esporte, Cultura e Jornalismo: Esboços para ações a partir da UFSM (registro GAP/CEFD n° 019470), sob a tutela do Professor Antonio Guilherme Schmitz Filho.
       As configurações iniciais incrementaram, de forma preliminar e consistente, a contextualização acadêmica entre o ensino, a pesquisa e a extensão. De tal forma os treinamentos da equipe de Futsal masculina, que integra hoje o Projeto de Extensão Departamento Experimental de Futebol: Equipes Laboratório (registro GAP/CEFD n° 029292), ocorrem em consonância à Disciplina Complementar de Graduação denominada Aprofundamento nos Esportes I – DEC 1036 (com ênfase no Futsal), oferecida pelo Departamento de Desportos Coletivos do CEFD.
Cabe destacar que a estruturação acadêmica citada encontra-se inserida no organograma do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM/CEFD), que desde o início de suas atividades (agosto de 2010) investiga a compreensão do jogo em diferentes modalidades esportivas a partir de contextos midiáticos e a sua ressignificação para o ensino esportivo.
Nos mais de dez anos de existência, a equipe participou de competições como os Jogos Universitários de Santa Maria (JUSM), os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e os Jogos Universitários do Mercosul - Copa Unisinos, além de competições amadoras na cidade de Santa Maria.
Para além das conquistas esportivas alcançadas no período, ganham destaque as contribuições acadêmicas que o projeto proporciona a diferentes áreas do conhecimento. A equipe serviu e serve como campo de estágio para diversos acadêmicos do curso de Educação Física e constantemente é utilizada como objeto de estudo para diversas pesquisas científicas nos campos da pedagogia do esporte, jornalismo esportivo, fisiologia do exercício, biomecânica, cineantropometria, fisioterapia, entre outros.
       Neste contexto e a partir de uma projeção da participação na Série Bronze do Futsal Gaúcho em 2016, estima-se trazer para o campo acadêmico uma discussão sobre o ensino esportivo com densidade e protagonismo voltados a essa realidade. Já em 2017, o projeto foi ampliado, com a criação da equipe sub-20, para a disputa do respectivo estadual. E, já no seu primeiro ano, a equipe conseguiu alcançar as quartas de final, quando foi eliminada pela tradicional ACBF, de Carlos Barbosa. Em 2018, a equipe teve a melhor campanha geral da 1ª Fase, mas acabou eliminada nas quartas-de-final. Também em 2018, a equipe universitária voltou a levantar uma taça, ao conquistar pela terceira vez a Copa Unisinos, vencendo a UFRGS na final, na disputa de pênaltis.
        Em 2019, a UFSM disputou a Série Ouro do Estadual. Com a cisão entre Federação e Liga Gaúcha, a FGFS organizou somente uma divisão e, com isso, a equipe adulta da Federal figurou entre as principais agremiações do Estado pela primeira vez. E vez um bonito papel entre os grandes: terminou o 1º turno como líder da Chave A (conquistando 7 vitórias seguidas e ficando à frente da Assoeva, uma das representantes gaúchas na Liga Nacional), acabou a 1ª fase na segunda colocação e foi eliminada nas quartas-de-final, acabando o campeonato na 6ª colocação geral. 
        Em 2022, a Federal alcançou uma campanha histórica na 1ª Fase da Série Ouro, terminando na 1ª colocação e garantindo todas as decisões dos mata-matas em casa. Após passar pelo Lyon Gaúcho nas quartas-de-final (com direito a um 9x1 no jogo da volta), a UFSM foi eliminada pela BGF na semifinal na prorrogação, após dois empates. Ainda assim, a terceira colocação foi a melhor da equipe na história da competição até então. Outra marca histórica da temporada da Universidade foi o vice-campeonato no Estadual Sub-20. A equipe venceu a AVGF na semifinal e foi derrotada na decisão por Sananduva, sediante da fase final.
        Em 2023, a principal novidade é a retomada da equipe feminina, que iniciou a preparação ainda em 2022, e sua inédita participação no Estadual, começando na Série Prata da FGFS. E já no primeiro ano de participação, o time conquistou o acesso à Série Ouro, através do vice-campeonato da Série Prata.


Conquistas

2006
Campeã dos Jogos Universitários de Santa Maria (JUSM);
Campeã da Copa SESC – Citadino de Santa Maria;
Campeã da Copa SESC – Universitária de Santa Maria;
Texto sobre conquistas e curiosidades de 2006 por Darlei Comim - Clique aqui

2007
3ª colocada nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
3ª colocada na Copa SESC – Citadino de Santa Maria;
Campeã da Copa UNISINOS – Jogos Universitários do Mercosul;
Campeã da Copa Integração – AABB Santa Maria;

2008
4ª colocada nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
3ª colocada na Copa Integração – AABB Santa Maria;
Campeã da Copa UNISINOS – Jogos Universitários do Mercosul;
Vice-campeã do Campeonato Citadino de Santa Maria;

2009
Vice-campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
Vice-campeã da Copa Integração – AABB Santa Maria;

2010
Vice-campeã do Campeonato Citadino de Santa Maria;
Vice-campeã da Copa Integração – AABB Santa Maria;

2011
Campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);

2012
3ª colocada na Copa Oreco – Santa Maria;
Campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);

2017
3ª colocada na Copa Unisinos;

2018
4ª colocada nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
• Campeã da Copa Unisinos;

2022
3ª colocada na Série Ouro;
• Vice-campeã do Estadual Sub-20;

2023
Vice-campeã na Série Prata Feminina.

A história em imagens

UFSM campeã do JUSM 2006
UFSM campeã da Copa SESC 2006
JUGs 2007
UFSM campeã da Copa Unisinos 2007
UFSM campeã da Copa Unisinos 2008
UFSM campeã dos JUGs 2011
UFSM campeã dos JUGs 2012
Apresentação da equipe em 2015
JUGs 2015
Delegação da UFSM na Copa Unisinos 2015
Equipe que representou a UFSM pela primeira vez em uma Série Bronze - 16/04/2017 

Equipe Sub-20 em partida em Erechim pelo Estadual 2017

3º Lugar na Copa Unisinos 2017

Campeã da Copa Unisinos 2018.

Primeira vitória na Série Ouro do Estadual (2019).
3º lugar na Série Ouro 2022.

Vice-campeã do Estadual Sub-20 2022.


Estreia da UFSM na Série Prata Feminina - 2023.

Vice-campeãs da Série Prata Feminina 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário