Jogando pela terceira vez em Santa Maria, a UFSM tinha tudo para engrenar e conseguir a segunda vitória seguida nesta Série Ouro. A equipe começou vibrante e com uma intensidade alta, criando várias chances de gol e conseguindo abrir o placar cedo (aos 2 min de jogo), ao contrário dos últimos jogos. Mas a SER Triunfo conseguiu o empate ainda na primeira etapa e voltou melhor posicionada na segunda etapa, alcançando a virada e a vitória por 3x1.
A UFSM estreou o uniforme modelo 2023 diante do seu torcedor. |
Dentre as chances que a Federal teve incluem-se duas cobranças de tiro livre sem barreira, além de diversas defesas providenciais do goleiro adversário. Essa efetividade no ataque foi assunto nas entrevistas pós-jogo. "O futsal é assim, é no detalhe. Temos que saber reconhecer a qualidade do adversário e que eles foram mais efetivos que a gente", ponderou o ala Moisés Braga. O técnico Gabriel Pranke afirmou que sua equipe começou muito melhor a partida e lamentou as chances perdidas. Para ele, após o gol de empate o jogo ficou tenso e a equipe se desequilibrou com algumas decisões da arbitragem. Sobre o resultado negativo jogando em casa, Moisés Braga comentou:
- Precisamos buscar entender porque a gente ganha ou perde. Entregamos nosso 100% e, se não deu, é porque precisamos evoluir um pouco mais. Em casa, sempre pensamos na vitória. Quando ela não vem começa a ter algumas dúvidas e isso não pode acontecer. Precisamos continuar acreditando no trabalho.
Enquanto isso, o técnico da equipe elogiou o time de Triunfo e disse que já esperava uma partida difícil. A vitória colocou o time da região carbonífera, que já disputou oito partidas (contra seis da Federal), na oitava colocação. Sobre a sequência do campeonato, ele afirmou:
- Precisamos trabalhar o estado anímico e entender o que aconteceu hoje. Estamos criando as oportunidades, hoje só faltou o resultado, sinal de que estamos fazendo um trabalho interessante.
O resultado deste sábado fez a UFSM cair uma posição na tabela de classificação. Agora sétima colocada, a equipe de Santa Maria foi ultrapassada pelo São José, que venceu ontem e também chegou a dez pontos, mas com saldo melhor. A Federal, que está três pontos a frente do primeiro time fora da zona de classificação (o Barcelona, que tem a mesma pontuação da SER Triunfo), voltar a jogar no próximo sábado (29), novamente em Santa Maria, contra o Riograndense (de Rio Grande), atual 11º colocado.
O jogo
No primeiro minuto, a Federal partiu para cima. Thales recebeu na esquerda, tentou o drible e passou para Moisés Braga. O ala concluiu de perna direita e o goleiro Guga defendeu o chute cruzado. Pouco depois, os visitantes responderam com Matheus, que concluiu da direita e obrigou Carlson a espalmar para o lado. Aos 2 min 08s, De Agostini cobrou falta e encontrou Thales, sozinho na segunda trave: UFSM 1x0.
Thales (camiseta 21 da Federal) abriu o placar logo aos 2 min de jogo. |
Aos 5 min, De Agostini passou pelo marcador e concluiu para fora, à esquerda da meta. Um minuto depois, Iago teve duas chances. A primeira o goleiro defendeu, na segunda a conclusão parou na marcação. Aos 7 min, em contra-ataque da UFSM, Moisés Braga recebeu de Mateus e chutou rasteiro, raspando a trave. Aos 9 min, o time de Triunfo roubou a bola e ela chegou a Vini, que concluiu de bico para fora.
Aos 11 min 59s, Alan pisou para Leo, que concluiu. A bola desviou na marcação e entrou no canto esquerdo do goleiro: 1x1. Aos 13 min, após contra-ataque, Vini chutou rasteiro e Carlson defendeu com o pé. Aos 15 min, Kauan recebeu na esquerda e tocou para a área. Alan dominou a bola e girou, chutando para fora. Faltando um minuto e meio para o intervalo, os visitantes fizeram a sexta falta coletiva. Tito cobrou o tiro livre e o goleiro defendeu com o peito. Pouco depois, De Agostini carregou pela direita e chutou cruzado. Thales alcançou a bola na segunda trave e o goleiro Guga fez um verdadeiro milagre, evitando o segundo gol da Federal.
Na segunda etapa, parecia que a Federal continuaria no mesmo ritmo. Aos 2 min, Tito pedalou pela ala direita e arriscou para o gol. Guga defendeu em dois tempos. A SER Triunfo não ficou para trás. Aos 5 min, Alan recebeu nas costas da marcação e o goleiro Carlson fechou o ângulo. O jogo ficou nervoso, com várias discussões e cartões amarelos para ambos os lados, perdendo um pouco em intensidade.
Só aos 11 min, a Federal levou perigo novamente, após Pepo receber entre três adversários. Ele conseguiu concluir, mas errou o alvo. Faltando pouco mais de sete minutos para o fim, De Agostini recebeu o segundo amarelo e a Federal ficou com um a menos. Isso não impediu que os santa-marienses conseguissem criar duas oportunidades. Aos 13 min 28s, Moisés Braga tentou o passe e Thales ganhou na velocidade do marcador, que o derrubou quando armava a conclusão. Mesmo com situação clara e manifesta de gol, a arbitragem resolveu não expulsar o infrator. Na sequência, Thales deu uma janelinha no marcador e concluiu no peito do goleiro, que saiu da meta e fechou o ângulo.
Aos 14 min 28s, a superioridade numérica dos visitantes deu resultado. Marlon chutou cruzado e Alan completou de peito para a rede: SER Triunfo 2x1. Novamente, a um minuto e meio do fim a Federal teve direito a um tiro livre sem barreira. Tito cobrou, buscando o ângulo e o goleiro desviou. A arbitragem assinalou que o goleiro adiantou e mandou repetir a cobrança. Na nova chance, Tito buscou o canto esquerdo do goleiro, que defendeu mais uma vez. No contra-ataque, Alan tentou marcar com uma cavadinha, mas Carlson espalmou para a linha de fundo.
Com um a menos em quadra, a UFSM soube suportar a pressão por mais de um minuto e até conseguiu criar duas boas oportunidades. |
Nos minutos finais, com o goleiro linha, a Federal buscava os espaços, mas quem marcou novamente foram os visitantes. Aos 19 min 10s, Alan interceptou um passe e ficou de frente para o gol vazio: SER Triunfo 3x1. Vinte segundos depois, Tito recebeu de Moisés Braga e concluiu por cima. Placar final: UFSM 1x3 SER Triunfo.
Ficha técnica:
UFSM - Carlson, De Agostini, Tito, Moisés Braga, Thales, Maicon, Moraes, Léo, Arthur, Pepo, Mateus, Matheusinho, Otávio e Iago. T.: Gabriel Pranke.
SER Triunfo - Guga, Vini, Kauan, Matheus, Alan, Teske, Renan Bala, Marlon, Juninho, Tainan, Leo, Alemão, Amarelo e Brilhante. T.: Peterson Bitencourt.
Gols: Thales (2 min 08s do 1T - U), Leo (11 min 59s do 1T - T), Alan (14 min 28s do 2T - T) e Alan (19 min 10s do 2T - T).
Arbitragem: Lazaro Krummenauer (árbitro principal), Jonas Carls (árbitro auxiliar), Jaqueline Alvares (anotadora) e Matheus Franke (cronometrista).
Cartões amarelos: Leo, Moisés Braga, Moraes, Mateus (U), Alemão, Teske, Leo, Guga, Matheus, Marlon, Renan Bala e Vini (T).
Cartão vermelho: De Agostini (U).
Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário