segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Uma vitória e uma derrota no retorno do Campenato Municipal

Na última sexta-feira (23), aconteceu a retomada do Campeonato Municipal, organizado pela Liga Santamariense de Futsal. E a UFSM/Dallas entrou em quadra duas vezes. O time A venceu o Valencia pelo expressivo placar de 12x0, enquanto o time B foi superado pelo Projeto Futuro por 2x1. 

Bianca Mujica, autora de três gols, foi eleita a melhor jogadora da Federal na partida. Foto Silvio Kaufmann.

No segundo jogo da noite, a UFSM/Dallas A encarou o Valencia e conseguiu a sua segunda vitória na competição. Logo no comecinho da partida, Tefa abriu o placar de letra, após passe de Gabyzinha. Bianca Mujica ampliou após contra-ataque, tocando na saída da goleira. Depois, Gabyzinha tentou passar para a segunda trave e a adversária marcou contra o próprio gol: UFSM 3x0. O quarto gol saiu após uma bonita jogada coletiva. Gabyzinha recebeu a bola e driblou a goleira antes de balançar a rede. Jéssica marcou, de letra, o quinto gol após receber a assistência de Gabyzinha. O sexto aconteceu quando Eduarda Roggia chutou cruzado após cobrança lateral e encontrou Pioner sozinha na segunda trave, finalizando o primeiro tempo em 6x0.

Gabyzinha marcou o quarto gol da UFSM/Dallas após driblar a goleira. Foto: Silvio Kaufmann.

Na volta do intervalo, Gabyzinha recebeu passe de Bianca Mujica e chutou no contrapé da goleira para fazer 7x0. O oitavo gol surgiu após outra tabela entre Bianca Mujica e Gabyzinha, com esta servindo Ziani na segunda trave. Bianca Mujica fez o nono, após puxar da esquerda para o meio. O chute desviou na marcação e entrou. Ela também fez o décimo gol da Federal, em jogada muito parecida, levando a bola da esquerda para o centro da quadra. Depois disso, Gabyzinha fez jogada pela ala esquerda e chutou cruzado. Guerra dividiu com a defensora e ampliou para 11x0. E o último tento saiu após Jessica passar para Ziani na segunda trave. Placar final: UFSM/Dallas A 12x0 Valencia. Jogaram: Ziani, Eduarda Roggia, Pioner, Gabyzinha, Mari Henn, Bianca Mujica, Guerra, Jessica e Tefa.

A ala Gabyzinha fez de tudo no jogo: dois gols, seis assistências e esta tentativa de voleio, que parou na goleira do Valencia. Foto: Silvio Kaufmann.

Já o time B entrou em quadra logo depois e teve a sua segunda derrota na competição. Para tentar se classificar, a equipe precisará vencer a última partida na fase de grupos para buscar a classificação como uma das melhores terceiras colocadas. O Projeto Futuro foi eficiente na marcação e abriu 2x0 na primeira etapa. Na volta do intervalo, Amélia tabelou com Jaiane e chutou no canto. A goleira ainda tocou na bola, mas ela acabou entrando. Apesar de ficar bastante tempo com a bola, as gurias não conseguiram chegar ao gol adversário novamente e a partida terminou com vitória do Projeto Futuro por 2x1. Jogaram: Eloisy, Gabriela Orquem, Jaiane, Camila Charão, Kariza, Camila Menezes, Amélia, Camila Ebling, Raissa e Isadora. 

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

domingo, 25 de agosto de 2024

Federal vence e permanece na cola do Atlântico, líder da Chave B

Em sua última partida no CDM nesta 1ª Fase, a UFSM precisou batalhar até os minutos finais para conquistar mais três pontos e continuar na briga pela liderança da Chave B. Após abrir o placar faltando pouco mais de seis minutos para o fim do jogo, o time de Santa Maria marcou mais duas vezes em menos de três minutos e definiu a sua oitava vitória na Série Ouro 2024. Com o placar de 3x1, a Federal ultrapassou mais uma vez a Sercesa e segue com a mesma pontuação do Atlântico, mas perde no saldo de gols, ocupando assim a segunda colocação do grupo.

Tanto Tariq, eleito o melhor jogador da UFSM na partida, quanto o técnico Gabriel Pranke, frisaram que já esperavam um jogo difícil pela eficiente marcação baixa que a AFA apresentou no jogo. "É sempre bem difícil, temos que girar bastante e ter muita paciência", afirmou o fixo da equipe. Já o técnico da Federal analisou o jogo, dizendo:

- Hoje em algum momento achamos que não era nosso dia. O Tariq foi muito feliz em duas finalizações que venceram o goleiro. A AFA fez uma marcação bem difícil de superar, estudamos eles e criamos alternativas para vencer essa marcação. Fizemos bem as coisas que treinamos, mas faltou um detalhe na parte final das jogadas. 

Tariq (camiseta 22 da Federal) comemora um de seus gols, que abriram caminho para mais uma vitória da equipe na Série Ouro. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Sobre o gol, Tariq comentou que balançar a rede não é muito a sua função e que seu principal atributo é ajudar na marcação. Sobre isso, ele comentou:

- Sobrou uma bola, consegui fazer o gol após o passe do Garcia e daí eles tiveram que sair um pouco, tivemos mais espaço e matamos o jogo. Minha principal função é marcar, é legal fazer gol, mas o principal é ajudar a equipe. Fico feliz também pela campanha, agora é descansar e pensar no próximo jogo, que será contra o Atlântico.

Pranke também projetou o próximo confronto, contra o atual campeão da Liga Nacional em Erechim, o qual considera um momento histórico para a equipe. "Chegamos a 25 pontos, superando as expectativas, e só pelo fato de estar brigando com Atlântico e Sercesa é uma grande satisfação para nós. Vai ser uma coisa fantástica enfrentar o Atlântico num dos templos do futsal do Rio Grande do Sul", concluiu o treinador.

Antes de receber a Federal (no dia 14 do próximo mês), o Atlântico joga em casa contra a Sercesa no dia 3 de setembro. Se vencer, abre três pontos de vantagem em relação à UFSM e, com um saldo muito superior, garantiria a liderança da chave. Caso o Galo de Erechim tropece diante do time de Carazinho, a UFSM chegará no confronto decisivo podendo assumir a primeira colocação do grupo e pular para a quarta colocação geral da 1ª Fase.

O jogo

Com pouco mais de um minuto de bola rolando, Tito arriscou da ala esquerda e o goleiro espalmou. Na cobrança de escanteio, Tariq recebeu e chutou, nas mãos de Brigadeiro. Aos 3 min, a AFA errou na sua quadra de defesa e a bola sobrou para Tito, que concluiu por cima. Aos 7 min, Léo Rudek recebeu a bola na intermediária e arriscou para o gol. Brigadeiro saltou para seu lado esquerdo e espalmou mais uma vez. Pouco depois, o próprio Léo Rudek roubou a bola na metade da quadra, avançou com liberdade e tentou tirar do goleiro, mas errou a conclusão. 

Somente aos 10 min os visitantes conseguiram levar perigo ao gol de Edinho, quando Ajala recebeu na ala esquerda. A marcação da Federal recuperou a bola, mas Ajala acabou aproveitando a desatenção dos adversários e concluiu forte, para fora. Aos 13 min, Garcia recebeu próximo à área e concluiu. A bola tocou na marcação e saiu pela linha de fundo. Aos 17 min, Yan Carioca recebeu pisando da esquerda para o meio e ficou de frente para o gol, mas concluiu por cima. Na sequência, Alysson iniciou contra-ataque e passou para Tito, que acionou Lorenzo na ala direita. Ele tocou na segunda trave para Alysson, que tentou concluir de carrinho, colocando a bola para dentro. No entanto, na tentativa de fazer o gol, ele tirou a trave do lugar e a arbitragem invalidou o lance. 

Um minuto depois, Rogério passou pelo marcador na ala esquerda e concluiu raspando o travessão. Aos 19 min, Léo Rudek dominou, puxou para a perna canhota e chutou no meio do gol, para mais uma defesa do goleiro da AFA. No último minuto, Yan Carioca cobrou falta e encontrou Iago na entrada da área. O jogador do time visitante desviou de primeira. Edinho levantou o ombro para tocar na bola e mandá-la para a linha de fundo. Pouco depois, Tito puxou outro contra-ataque e serviu Rogério, que tirou o goleiro da jogada e tocou para o gol, mas Ajala salvou sobre a linha da meta. 

Na volta do intervalo, Rogério recebeu lançamento após cobrança de escanteio e, sem deixar a bola cair, concluiu à direita da meta. Aos 3 min, após cobrança de lateral, a bola chegou a Ajala, dentro da área. ele tocou para o gol e Edinho, bem colocado, evitou o tento dos visitantes. Aos 5 min, Léo Rudek recebeu na direita, cortou para o meio, livrando-se da marcação e chutou rasteiro, para mais uma defesa do goleiro da AFA. Um minuto depois, Douglas Boca recuperou a bola na ala direita e serviu Yan Carioca, sozinho dentro da área. Ele concluiu tirando do goleiro e acertou a trave.

Pouco depois, Rogério arriscou de média distância e Brigadeiro saltou para espalmar mais uma para a linha de fundo. Após o escanteio, a bola "pipocou" na área, Léo Rudek concluiu na trave e, na sobra, Tito chutou. Douglas Boca saltou e afastou de cabeça. Aos 10 min, Alysson puxou contra-ataque e passou para Leonardo na ala direita. Ele serviu Rogério na segunda trave e o ala da Federal acertou o travessão. Pouco depois, Leonardo recuperou na sua área defensiva e avançou passando por um marcador e pelo goleiro. Ele só não marcou um golaço porque Markito salvou sobre a linha. 

Aos 12 min, Yan Carioca puxou contra-ataque e decidiu concluir rasteiro, perto da trave direita de Edinho. Na sequência, Alysson recebeu sozinho de frente para o gol e concluiu por cima. Aos 13 min 49s, Rogério chutou para a área, a bola desviou na marcação e sobrou para Garcia. Ele pisou para Tariq, que chutou alto, sem chances para o goleiro: UFSM 1x0. Aos 14 min 24s, Tariq interceptou lançamento longo e acionou Rogério. O ala da UFSM dominou no peito e serviu o próprio Tariq, que passava pela ala esquerda e concluiu no ângulo oposto, marcando um golaço: UFSM 2x0. Inspirado e com confiança, Tariq arriscou de longe, a bola desviou no marcador e Brigadeiro espalmou por cima da meta. Na cobrança do escanteio, o próprio Tariq se movimentou, recebeu e concluiu rasteiro. O goleiro afastou com o pé. 

Pouco depois, Garcia concluiu rasteiro e fez o goleiro trabalhar mais uma vez. Em mais uma cobrança de escanteio, Garcia recebeu o lançamento e chutou sobre Brigadeiro. A Federal tomou conta do jogo e não demorou para o terceiro gol sair. Léo Rudek recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e pisou para Tito. Ele concluiu cruzado e venceu o goleiro Brigadeiro. Tariq ainda tocou na bola na segunda trave, mas a arbitragem considerou gol do camiseta 15 da UFSM, que ampliou para 3x0. Um minuto depois, Gustavo recebeu nas costas da defesa e Edinho evitou o gol da AFA. Aos 19 min 28s, Gustavo tocou para Iago, que passou por um marcador e concluiu no ângulo. Placar final: UFSM 3x1 AFA.

Tito (de azul, com a bola) marcou o terceiro da UFSM no jogo. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Ficha técnica:

UFSM - Edinho, Tariq, Leonardo, Tito, Léo Rudek, Passarinho, Mathias, Matheus Gomes, Rogério, Garcia, Lorenzo e Alysson. T.: Gabriel Pranke.
AFA - Brigadeiro, Iago, Markito, Igor Carioca, Ajala, André, Betim, Douglas Boca, Gustavo e Diovane. T.: Noninho Menezes.
Gols: Tariq (13 min 49s do 2T - U), Tariq (14 min 24s do 2T - U), Tito (16 min 26s do 2T - U) e Iago (19 min 28s do 2T - A).
Arbitragem: Luis Cristiano dos Santos (árbitro principal), Roberto Assunção (árbitro auxiliar), Ederson Tolfo (anotador), Maria Lúcia Fagundes (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Tito, Edinho (U) e Iago (A).
Cartão vermelho: Mathias (U).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS). 

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

UFSM/Dallas se classifica para a Fase Semifinal da Série Prata da Liga Sul-Riograndense

Após mais uma viagem longa, a Federal garantiu mais uma passagem de fase na Série Prata da Liga Sul-Riograndense de Futsal. Em Sarandi, neste domingo, as gurias da UFSM/Dallas viveram fortes emoções, após perderem a primeira partida para as donas da casa, o Fênix, e depois confirmarem classificação com uma vitória de virada sobre o Lajeadense, de Lajeado do Bugre. Agora a equipe foca no quadrangular semifinal, que definirá as duas finalistas da competição e as duas equipes que sobem para a Série Ouro da LSRDF. 

William, Diozer, Guerra, Nathalia, Bianca Mujica, Jessica, Amélia, Eloisy e Tassiano (em pé, da esq. para a dir.); Tainã, Raissa, Gabriela Orquem, Dalanora, Eduarda Roggia, Tefa e Kariza (agachadas, da esq. para a dir.). Foto: Gabriel Ilha.

Na primeira partida, o Fênix, de Sarandi, abriu 2x0 e Dalanora descontou após tabelar com Eduarda Roggia. Mas o time da casa confirmou o triunfo e fechou o placar em 5x1. Na segunda partida, em clima de decisão, o Lajeandense começou melhor e fez 2x0. Tainã descontou ainda na primeira etapa, após receber a pisada de Dalanora. Kariza recebeu na área após cobrança de lateral e teve duas chances de concluir para empatar o jogo na volta do intervalo. O empate mexeu com a equipe adversária, que teve uma jogadora expulsa. Com uma a mais em quadra, a UFSM/Dallas marcou o terceiro, quando Eduarda Roggia recebeu bela assistência de Tainã e concluiu no canto.

Com a vantagem, as santa-marienses souberam ter paciência e aproveitaram os erros da equipe adversária. Nathalia marcou o quarto gol, concluindo após receber passe de Tefa nas costas de defesa. Após cobrança de escanteio, cobrado por Kariza, Eduarda Roggia fez a movimentação e concluiu com precisão, fazendo o quinto da Federal. 

Eduarda Roggia foi escolhida a melhor jogadora da Federal na partida, após balançar as redes três vezes. Foto: Gabriel Ilha.

Tainã puxou um contra ataque e serviu Kariza, que dominou e chutou rasteiro para marcar o sexto gol. Na sequência, as adversárias erraram e Nathalia acionou Tefa, que marcou mais um. Nos segundos finais, Gabriela Orquem recebeu na ala esquerda e rolou para Eduarda Roggia, que chutou colocado no canto direito da goleira e fechou o placar de 8x2, que garantiu a classificação da equipe sem depender do resultado do último jogo da etapa.

O técnico Diozer Irajá afirmou que a estratégia pensada não deu muito certo contra o Fênix, que "contra golpeou com muita velocidade, e aí sofremos na parte defensiva". Apesar do susto no início da segunda partida, ele acredita que a equipe encaixou a marcação e então tudo fluiu melhor:

- Conversamos no intervalo e as gurias colocaram a cabeça no lugar, perceberam que era possível vencer. E então tiveram uma boa performance, agredindo na marcação, movimentando e infiltrando onde o time adversário deixava espaços. Começamos a tomar conta das ações e garantimos nossa classificação. 

Técnico Diozer (à direita) exaltou a mudança de postura após o intervalo do segundo jogo. Foto: Gabriel Ilha. 

Além de UFSM/Dallas e Fênix, o quadrangular semifinal terá Arena Liverpool, de Tupanciretã, e o Vila Nova, de Passo Fundo. A etapa está marcada para o dia 22 de setembro.

Jogaram: Eloisy, Tainã, Jéssica, Eduarda Roggia, Dalanora, Guerra, Raissa, Bianca Mujica, Amelia, Tefa, Nathalia, Gabriela Orquem e Kariza.

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

domingo, 11 de agosto de 2024

UFSM tropeça em Pelotas e segue em segundo na Chave B

A UFSM jogou neste sábado contra a ATF, em Pelotas, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Estadual e desperdiçou a chance de recuperar a liderança do grupo. Com a derrota por 4x1, apenas da segunda em nove partidas realizadas, a equipe segue com 22 pontos, empatada com o Atlântico, que ganha no saldo de gols e folgou ontem. Para a Federal, restam duas partidas para encerrar a 1ª Fase: AFA, em casa (em 24 de agosto), e Atlântico, em Erechim (em 14 de setembro). Serão duas partidas que irão definir o caminho do representante de Santa Maria nos mata-matas da Série Ouro 2024.

Na primeira etapa, ambas equipes criaram bastante, tornando os goleiros Edinho e Carlos Jr. os destaques da partida. Com a necessidade de pontuar, por ser o último jogo como mandante (e por finalizar a 1ª Fase contra o Atlântico em Erechim), a ATF abriu o placar em uma cobrança de falta na primeira etapa, mas a Federal poderia ter ido para o intervalo com um placar mais favorável. "Tentamos fazer nosso jogo, mas o adversário foi feliz nas oportunidades. Criamos muito, tivemos algumas oportunidades claras no início da partida e perdemos. É do jogo, estamos preparados para lidar com isso", falou o ala Rogério, autor do gol da UFSM e considerado o melhor jogador da equipe na partida. 

Rogério voltou a marcar na sua segunda partida após retornar de lesão. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Tanto ele, como o técnico Gabriel Pranke, afirmaram que já sabiam que o jogo seria difícil, seja pelas dimensões da quadra, seja pela duração da viagem ou pelo adversário jogar reforçado em relação à última partida. Pranke analisou a atuação da equipe: 

- No primeiro tempo, infelizmente, não conseguimos concluir as chances que criamos, até criamos bastante. Precisamos subir a marcação no segundo tempo, pressionamos bem, tivemos outras chances, mas mais para o final as coisas não funcionaram a nosso favor. Cabeça erguida porque o trabalho tá sendo bem feito e o grupo tá unido em prol desse trabalho.

O ala Rogério ficou um longo período afastado por lesão e voltou na partida contra a ATF em Santa Maria no último final de semana. Ele se mostrou feliz pelo gol e por ter voltado a atuar sem sentir dores:

- Fisicamente me senti bem, a gente ainda fica receoso nesse retorno. Fico feliz de retornar e jogar com intensidade. O gol acaba ficando em segundo plano por causa do resultado, mas dá confiança para voltar ao ritmo que tinha antes da parada.

Como não joga no próximo sábado, a Federal terá duas semanas de preparação para o jogo contra a AFA, que será o último compromisso em casa nesta fase do campeonato. Um vitória será fundamental para terminar a 1ª Fase à frente da Sercesa, que ontem venceu a AE Jaguari em Carazinho e está na terceira colocação do grupo, um ponto atrás da Federal. 

O jogo

Precisando do resultado, a ATF criou a primeira oportunidade com 1 min de jogo, quando Chupeta recebeu nas costas da defesa e Edinho salvou a UFSM. Na sequência, Léo Rudek passou por um marcador e finalizou, para a primeira defesa de Carlos Jr. Um minuto depois, Léo Rudek fez jogada na ala esquerda e serviu Tariq, que teve a sua finalização defendida pelo goleiro da ATF. Aos 3 min, a ATF teve uma falta próxima à área. Gui Bauer rolou a pelota e Rangel acertou o ângulo: ATF 1x0.

Aos 4 min, Leonardo rolou para Tariq, que concluiu no ângulo. Carlos Jr. saltou e espalmou para a linha de fundo. Um minuto depois, após bate e rebate, Welber ficou cara a cara com o goleiro da Federal e tentou por cobertura, mas Edinho conseguiu defender. Pouco depois, Welber recebeu na ala esquerda e Edinho precisou sair do gol, abafando o chute. Aos 7 min, Tito recebeu após cobrança de lateral e concluiu. A bola passou raspando o travessão.

Apesar de Edinho fazer boas defesas, a ATF foi para o intervalo em vantagem. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Aos 9 min, Rogério recebeu após cobrança de falta e Carlos Jr. defendeu mais uma. No rebote, Léo Rudek chutou por cima. Um minuto depois, Léo Rudek recebeu a bola na ala esquerda e driblou um marcador. Ele tentou um chute cruzado, mas a bola passou perto da trave. Aos 18 min, após passe errado do time de Pelotas, Tito levou para o meio e concluiu no ângulo. Carlos Jr. espalmou mais uma vez, garantindo a vantagem da ATF. Aos 19 min, Anderson Jr. passou para a segunda trave e encontrou Theo, que concluiu para fora. Faltando 14s para o intervalo, Edinho chutou da própria área e quase surpreendeu o goleiro adversário, que espalmou a bola mais uma vez, cedendo escanteio.

Na volta do intervalo, se a Federal quisesse mostrar reação, o balde de água fria veio com 55 segundos, com o segundo gol da ATF. Welber passou na segunda trave para Gui Bauer, que marcou: ATF 2x0. Aos 2 min, Thales roubou a bola e obrigou Carlos Jr a fazer mais uma defesa. Aos 5 min, Tito concluiu cruzado após receber do escanteio e o goleiro espalmou para o lado. Aos 6 min, em contra-ataque dos pelotenses, Anderson Jr. chutou da ala esquerda e Edinho espalmou a bola. Vinte segundos depois, Rogério recebeu a bola na ala esquerda, passou por um adversário e concluiu rasteiro, sem chances para o goleiro: ATF 2x1.

Aos 10 min, Tariq recebeu livre após pisada de Thales, mas concluiu para fora. Aos 11 min, Rogério roubou a bola e serviu Thales. Ele concluiu e o goleiro evitou o empate, defendendo novamente. Dois minutos depois, Matheus ganhou a dividida e teve a chance de marcar, mas chutou mascado em cima de Edinho. Aos 15 min, em contra ataque da ATF, Anderson Jr. serviu Chupeta na segunda trave e o fixo não conseguiu desviar para o gol. 

Aos 17 min 25s, após erro de passe da UFSM, Theo chutou para o gol e Léo Rudek salvou sobre a linha. No rebote, o próprio Theo dominou e concluiu no ângulo: ATF 3x1. Aos 19 min, com a Federal utilizando o goleiro linha, Anderson Jr. recuperou e concluiu de longe para o gol vazio, errando o alvo. Pouco depois, Thales recebeu nas costas da defesa, dominou e tentou de voleio, para fora. Faltando 4s para o fim, Rangel lançou para o ataque. Anderson Jr. disputou com o defensor e a bola acabou passando por ambos, morrendo no fundo da rede. Placar final: ATF/Otimiza 4x1 UFSM.

Ficha técnica:

ATF/Otimiza - Carlos Jr, Chupeta, Anderson Jr, Samuka, Thiaguinho, Victor, Rangel, Borracha, Gui Bauer, Theo, Welber, Mirapalhete, Topo e Matheus. T.: Júnior Timm.
UFSM - Edinho, Tariq, Leonardo, Thales, Léo Rudek, Passarinho, Matheus Gomes, Rogério, Pepo, Arthur, Tito, Alysson e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Rangel (3 min do 1T - A), Gui Bauer (55s do 2T - A), Rogério (6 min 20s do 2T - U), Theo (17 min 25s do 2T - A) e Rangel (19 min 56s do 2T - A).
Arbitragem: Giovane Santos (árbitro principal), Rafael Vieira (árbitro auxiliar), Jeferson Pereira (anotador), Guilherme Domingues (cronometrista) e Guilherme de Ávila (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Carlos Jr, Samuka (A), Alysson, Lorenzo, Rogério e Thales (U).
Ginásio: do Paulista (Pelotas-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

UFSM é campeã no futsal masculino dos JUGs pela terceira vez

Nem só de Série Ouro a UFSM Futsal viveu no último sábado (3). Desde o início da manhã, as equipes universitárias masculina e feminina entraram em quadra para a disputa dos Jogos Universitários Gaúchos (os JUGs), que foram disputados nos ginásios do CEFD/UFSM em Santa Maria. E os guris ganharam a sua competição de forma impecável, vencendo os cinco confrontos disputados. Esta foi a terceira vez que a Federal venceu a competição. Em 2011, o título também foi conquistado em Santa Maria e em 2012, em Canoas. Além de levantar o troféu, o time garantiu vaga para os Jogos Universitários Brasileiros, que será realizado em Brasília-DF.

Federal, do ala Pepo, levantou o troféu após vencer a UFPel. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Na primeira fase, a equipe venceu a IDEAU e a Feevale. Na etapa semifinal, o time passou pela Sogipa (sem os atletas que disputaram a partida da Série Ouro contra a ATF no CDM). A Federal iniciou o triangular final, também com desfalques e com uma vitória no último segundo contra a Feevale. E o título veio com uma vitória imponente por 5x0 contra a UFPel (que seria campeã com um empate no jogo decisivo).

O técnico da equipe, João Vitor Maneck, afirmou que jogar em Santa Maria foi fundamental, tendo o apoio da torcida, principalmente na Fase Final. "Os atletas se contagiaram com essa atmosfera. Desde o início dos treinamentos, salientamos a importância de conquistar o troféu dentro da nossa casa, foi um fator motivador", acrescentou ele. Além de jogar duas partidas com desfalques, Maneck destacou que a principal dificuldade foi enfrentar equipes qualificadas, que exigiram que a Federal mostrasse a força do seu elenco.

O fixo Leonardo marcou dois gols no jogo da Série Ouro, no qual foi eleito o melhor em quadra, e abriu o placar na final dos JUGs. Após a decisão, ele comemorou:

-  Estou muito feliz, é uma honra representar essa Instituição e poder ajudar esse grupo. Também estou feliz com os gols, mas isso é o menos importante. O que importa é essa medalha, esse troféu, que essa cidade e essa Universidade merecem.

Eduardo Redel, Erony, Otavio, Matheus Gomes, Tariq, Rafael, Derick, João Porto, Carlson e João Vitor Maneck (em pé, da esq. para a dir.); Leonardo, Lucas, Thales, Pepo, Giordano, Leonardo Elias e Mateus (agachados, da esq. para a dir.). Foto: Ricardo Weschenfelder.

Campanha:

UFSM 4x0 IDEAU (1ª Fase) - Gols: Mateus (2), Tariq e Pepo
UFSM 2x1 Feevale (1ª Fase) - Mateus e Thales
UFSM 5x3 Sogipa (Semifinal) - Tariq (2), Matheus Gomes (2) e Derick
UFSM 1x0 Feevale (Triangular final) - gol contra
UFSM 5x0 UFPel (Triangular final) - Leonardo, Thales (2), Mateus e Pepo

Disputaram os JUGs: Carlson, Erony, João Porto, Giordano, Matheus Gomes, Lucas, Rafael, Derick, Leonardo Elias, Otavio, Leonardo, Pepo, Mateus, Thales e Tariq. O técnico foi João Vitor Maneck e o auxiliar técnico foi Eduardo Redel.

Artilheiros: Mateus (4 gols), Thales (3), Tariq (3), Matheus Gomes (2), Pepo (2), Derick (1) e Leonardo (1)

Equipe Feminina cai na Fase Semifinal

As gurias da Federal também fizeram 100% de aproveitamento na 1ª Fase, com vitórias sobre a AMF e a UFRGS. No entanto, na etapa semifinal a equipe foi superada pela IDEAU e ficou fora do Triangular Final.

Campanha:

UFSM 8x0 AMF (1ª Fase) - Gols: Kelin (3), Nathana, Bibiana, Delevati, Kariza e Amélia
UFSM 4x1 UFRGS (1ª Fase) - Belarmino, Inaê, Emely e Kelin
UFSM 1x5 IDEAU (Semifinal) - Belarmino

Jogaram os JUGs: Elizabeth, Kelin, Amanda, Adriele, Karine, Kariza, Delevati, Aline, Caroline, Nathana, Bibiana, Belarmino, Amelia, Emely, Lara e Inaê. O técnico foi Diozer Irajá e o auxiliar técnico foi William Tier. 

Artilharia: Kelin (4 gols), Belarmino (2), Nathana (1), Bibiana (1), Amelia (1), Emely (1), Inaê (1), Kariza (1) e Delevati (1)

PATROCINADORES E APOIADORES - MASCULINO:

Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Mnicipal de Santa Maria - PROESP

PATROCÍNIO E APOIO - FEMININO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

domingo, 4 de agosto de 2024

UFSM goleia e divide liderança da Chave B da Série Ouro

A Federal viveu ontem um sábado dos sonhos. Nos JUGs, a equipe conquistou o terceiro título da Instituição no futsal masculino e carimbou passaporte para os JUBs (as Olimpíadas Universitárias Brasileiras). Na Série Ouro, o time universitário venceu a ATF/Otimiza com tranquilidade por 8x1, colando no líder Atlântico e acirrando a briga pela primeira colocação da Chave faltando três rodadas para o fim da 1ª Fase. 

Equipe fez uma grande atuação e voltou a ter a mesma pontuação do líder Atlântico. Foto: Ricardo Weschenfelder.

A vitória da UFSM foi construída na primeira etapa. Com menos de sete minutos de jogo, o time treinado por Gabriel Pranke já havia marcado dois gols e foi para o intervalo com cinco gols de vantagem. "Felizmente lá nos JUGs estamos no triangular final (posteriormente a equipe se sagrou campeã) e aqui conseguimos uma vitória grande e importante para nós. E isso mostra a força da Universidade Federal de Santa Maria" afirmou o treinador. 

Ele também ressaltou mais uma vez o empenho dos atletas,  caracterizando eles como incansáveis e dizendo que em nenhum momento eles deixaram de se dedicar aos treinos e evoluir, apesar dos desfalques por lesão. "Hoje eles apresentaram um nível muito interessante, aproveitamos os espaços, o tamanho da quadra", analisou Pranke. Vale ressaltar que alguns atletas já haviam jogado duas partidas pelos JUGs antes de entrar em quadra contra a ATF, mas eles não demonstraram estar desgastados. Além disso, Edinho e Tariq desfalcaram a equipe por suspensão. A notícia boa foi o retorno do ala Rogério, que não entrava em quadra desde o jogo contra o Atlântico, realizado em 15 de junho.

Técnico Gabriel Pranke exaltou mais uma vez a força e a dedicação do grupo de atletas. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Com 22 pontos, a Federal se igualou ao líder Atlântico, mas perde no saldo de gols (22 contra 11). As duas equipes ainda terão mais três partidas para encerrar a 1ª Fase, incluindo o confronto direto marcado para Erechim na última rodada (agendada para 14 de setembro). No próximo final de semana, a Federal viaja para Pelotas, onde encara novamente a ATF, podendo assumir a liderança, pois o Atlântico só volta a jogar no dia 24 de agosto.

O jogo

Com pouco mais de um minuto de jogo, a bola sobrou para Welber na entrada da área após cobrança de escanteio e ele concluiu sobre a meta. Na resposta da Federal, Léo Rudek recebeu próximo à área e chutou buscando o ângulo, mas errou o alvo. Aos 2 min 31s, Léo Rudek recebeu próximo à linha central e tentou passe para Leonardo, que buscava as costas da marcação. Leandrinho tentou cortar e acertou o ângulo, marcando um gol contra: UFSM 1x0. Aos 6 min 10s, Thales puxou contra ataque, passou por um marcador e chutou no contrapé do goleiro. Ele ainda conseguiu tocar com a ponta do tênis, mas a bola morreu na rede: UFSM 2x0. 

Pouco depois, a Federal errou na saída de bola e Anderson Jr roubou. Ele tabelou com Tiaguinho e chutou cruzado para fora. Aos 10 min, Alysson chutou buscando o ângulo e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Aos 11 min 26s, Pepo recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e concluiu. A bola bateu na trave direita do goleiro e entrou: UFSM 3x0. Aos 12 min 16s, a Federal ampliou. Em uma linda troca de passes, Leonardo tabelou com Alysson e recebeu entrando na área. Ele concluiu no alto, sem chances para o goleiro: UFSM 4x0. 

O fixo Leonardo comemora o golaço após tabelar com Alysson: dois gols no jogo e eleito o melhor jogador da partida pelo Canal JoGA. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Aos 15 min, Thales roubou a bola e puxou contra ataque. Ele serviu Leo Rudek, que avançava pela esquerda e concluiu de primeira, cruzado, para fora. Faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, Léo Rudek passou de letra para Tito, que acertou um petardo, que bateu no travessão e quicou dentro da meta: UFSM 5x0. 

Em um segundo tempo mais amarrado, a Federal chegou ao sexto gol apenas aos 5 min. Tito interceptou passe e acionou Leonardo, que recebeu sozinho de frente para o goleiro. Ele tocou no canto esquerdo de Carlos Jr e ampliou: UFSM 6x0. Menos de um minuto depois, a ATF cobrou escanteio e a bola chegou no goleiro Carlson. Ele lançou para Alysson, que avançou em velocidade pela ala direita e, quando o goleiro saiu da meta, tocou para a área. Mateus só precisou completar para a rede: UFSM 7x0. 

Em outro contra ataque da Federal, Tito chutou cruzado, buscando Alysson, que entrava na segunda trave. Ele só não marcou porque o goleiro Muralha conseguiu se recuperar e defendeu em cima da linha. Aos 7 min 30s, Alysson recebeu na direita, passou por dois oponentes e concluiu cruzado: UFSM 8x0. Aos 8 min 50s, Tito adiantou a bola e Samuka ligou contra ataque de três contra um. Nikita recebeu no fundo quadra e rolou para trás. Anderson Jr. tocou no contrapé do goleiro e descontou: UFSM 8x1.

Mateus (à esquerda) e Alysson (ao centro) marcaram na segunda etapa e ajudaram a dilatar o placar em favor da Federal. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Aos 13 min, Garcia recuperou a bola e puxou contra ataque, acionando Rogério na ala esquerda. Ele chutou para o gol e Muralha espalmou para a linha de fundo. Aos 15 min, em cobrança de falta, a bola chegou a Tito na ala direita. Ele concluiu e a bola parou no travessão. Aos 18 min, a Federal cometeu sua sexta falta. Na cobrança de tiro livre, João Schuch cobrou e Passarinho defendeu com a mão direita. Aos 19 min, Lorenzo fez grande jogada pela ala esquerda, passando por um marcador. Ele passou para Leonardo, que devolveu. Muralha fez grande defesa, evitando o gol de Lorenzo. Placar final: UFSM 8x1 ATF/Otimiza.

Ficha técnica:

UFSM - Carlson, Leonardo, Mateus, Thales, Leo Rudek, Passarinho, Jota, Tito, Rogério, Garcia, Pepo, Lorenzo e Alysson. T.: Gabriel Pranke.
ATF/Otimiza - Carlos Jr, Borracha, Leandrinho, Welber, João Schuch, Muralha, Veleda, Anderson Jr., Samuka, Nikita, Tiaguinho e Lessa. T.: Júnior Timm.
Gols: Leandrinho (contra - 2 min 31s do 1T - U), Thales (6 min 10s do 1T - U), Pepo (11 min 26s do 1T - U), Leonardo (12 min 16s do 1T - U), Tito (19 min do 1T - U), Leonardo (5 min do 2T - U), Mateus (5 min 30s do 2T - U), Alysson (7 min 30s do 2T - U) e Anderson Jr (8 min 50s do 2T - A).
Arbitragem: Thairo Palharini (árbitro principal), Lazaro Krummenauer (árbitro auxiliar), Matheus Franke (anotador), Amauri Stafforti (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Pepo (U), Nikita, Leandrinho (A).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP