domingo, 25 de agosto de 2024

Federal vence e permanece na cola do Atlântico, líder da Chave B

Em sua última partida no CDM nesta 1ª Fase, a UFSM precisou batalhar até os minutos finais para conquistar mais três pontos e continuar na briga pela liderança da Chave B. Após abrir o placar faltando pouco mais de seis minutos para o fim do jogo, o time de Santa Maria marcou mais duas vezes em menos de três minutos e definiu a sua oitava vitória na Série Ouro 2024. Com o placar de 3x1, a Federal ultrapassou mais uma vez a Sercesa e segue com a mesma pontuação do Atlântico, mas perde no saldo de gols, ocupando assim a segunda colocação do grupo.

Tanto Tariq, eleito o melhor jogador da UFSM na partida, quanto o técnico Gabriel Pranke, frisaram que já esperavam um jogo difícil pela eficiente marcação baixa que a AFA apresentou no jogo. "É sempre bem difícil, temos que girar bastante e ter muita paciência", afirmou o fixo da equipe. Já o técnico da Federal analisou o jogo, dizendo:

- Hoje em algum momento achamos que não era nosso dia. O Tariq foi muito feliz em duas finalizações que venceram o goleiro. A AFA fez uma marcação bem difícil de superar, estudamos eles e criamos alternativas para vencer essa marcação. Fizemos bem as coisas que treinamos, mas faltou um detalhe na parte final das jogadas. 

Tariq (camiseta 22 da Federal) comemora um de seus gols, que abriram caminho para mais uma vitória da equipe na Série Ouro. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Sobre o gol, Tariq comentou que balançar a rede não é muito a sua função e que seu principal atributo é ajudar na marcação. Sobre isso, ele comentou:

- Sobrou uma bola, consegui fazer o gol após o passe do Garcia e daí eles tiveram que sair um pouco, tivemos mais espaço e matamos o jogo. Minha principal função é marcar, é legal fazer gol, mas o principal é ajudar a equipe. Fico feliz também pela campanha, agora é descansar e pensar no próximo jogo, que será contra o Atlântico.

Pranke também projetou o próximo confronto, contra o atual campeão da Liga Nacional em Erechim, o qual considera um momento histórico para a equipe. "Chegamos a 25 pontos, superando as expectativas, e só pelo fato de estar brigando com Atlântico e Sercesa é uma grande satisfação para nós. Vai ser uma coisa fantástica enfrentar o Atlântico num dos templos do futsal do Rio Grande do Sul", concluiu o treinador.

Antes de receber a Federal (no dia 14 do próximo mês), o Atlântico joga em casa contra a Sercesa no dia 3 de setembro. Se vencer, abre três pontos de vantagem em relação à UFSM e, com um saldo muito superior, garantiria a liderança da chave. Caso o Galo de Erechim tropece diante do time de Carazinho, a UFSM chegará no confronto decisivo podendo assumir a primeira colocação do grupo e pular para a quarta colocação geral da 1ª Fase.

O jogo

Com pouco mais de um minuto de bola rolando, Tito arriscou da ala esquerda e o goleiro espalmou. Na cobrança de escanteio, Tariq recebeu e chutou, nas mãos de Brigadeiro. Aos 3 min, a AFA errou na sua quadra de defesa e a bola sobrou para Tito, que concluiu por cima. Aos 7 min, Léo Rudek recebeu a bola na intermediária e arriscou para o gol. Brigadeiro saltou para seu lado esquerdo e espalmou mais uma vez. Pouco depois, o próprio Léo Rudek roubou a bola na metade da quadra, avançou com liberdade e tentou tirar do goleiro, mas errou a conclusão. 

Somente aos 10 min os visitantes conseguiram levar perigo ao gol de Edinho, quando Ajala recebeu na ala esquerda. A marcação da Federal recuperou a bola, mas Ajala acabou aproveitando a desatenção dos adversários e concluiu forte, para fora. Aos 13 min, Garcia recebeu próximo à área e concluiu. A bola tocou na marcação e saiu pela linha de fundo. Aos 17 min, Yan Carioca recebeu pisando da esquerda para o meio e ficou de frente para o gol, mas concluiu por cima. Na sequência, Alysson iniciou contra-ataque e passou para Tito, que acionou Lorenzo na ala direita. Ele tocou na segunda trave para Alysson, que tentou concluir de carrinho, colocando a bola para dentro. No entanto, na tentativa de fazer o gol, ele tirou a trave do lugar e a arbitragem invalidou o lance. 

Um minuto depois, Rogério passou pelo marcador na ala esquerda e concluiu raspando o travessão. Aos 19 min, Léo Rudek dominou, puxou para a perna canhota e chutou no meio do gol, para mais uma defesa do goleiro da AFA. No último minuto, Yan Carioca cobrou falta e encontrou Iago na entrada da área. O jogador do time visitante desviou de primeira. Edinho levantou o ombro para tocar na bola e mandá-la para a linha de fundo. Pouco depois, Tito puxou outro contra-ataque e serviu Rogério, que tirou o goleiro da jogada e tocou para o gol, mas Ajala salvou sobre a linha da meta. 

Na volta do intervalo, Rogério recebeu lançamento após cobrança de escanteio e, sem deixar a bola cair, concluiu à direita da meta. Aos 3 min, após cobrança de lateral, a bola chegou a Ajala, dentro da área. ele tocou para o gol e Edinho, bem colocado, evitou o tento dos visitantes. Aos 5 min, Léo Rudek recebeu na direita, cortou para o meio, livrando-se da marcação e chutou rasteiro, para mais uma defesa do goleiro da AFA. Um minuto depois, Douglas Boca recuperou a bola na ala direita e serviu Yan Carioca, sozinho dentro da área. Ele concluiu tirando do goleiro e acertou a trave.

Pouco depois, Rogério arriscou de média distância e Brigadeiro saltou para espalmar mais uma para a linha de fundo. Após o escanteio, a bola "pipocou" na área, Léo Rudek concluiu na trave e, na sobra, Tito chutou. Douglas Boca saltou e afastou de cabeça. Aos 10 min, Alysson puxou contra-ataque e passou para Leonardo na ala direita. Ele serviu Rogério na segunda trave e o ala da Federal acertou o travessão. Pouco depois, Leonardo recuperou na sua área defensiva e avançou passando por um marcador e pelo goleiro. Ele só não marcou um golaço porque Markito salvou sobre a linha. 

Aos 12 min, Yan Carioca puxou contra-ataque e decidiu concluir rasteiro, perto da trave direita de Edinho. Na sequência, Alysson recebeu sozinho de frente para o gol e concluiu por cima. Aos 13 min 49s, Rogério chutou para a área, a bola desviou na marcação e sobrou para Garcia. Ele pisou para Tariq, que chutou alto, sem chances para o goleiro: UFSM 1x0. Aos 14 min 24s, Tariq interceptou lançamento longo e acionou Rogério. O ala da UFSM dominou no peito e serviu o próprio Tariq, que passava pela ala esquerda e concluiu no ângulo oposto, marcando um golaço: UFSM 2x0. Inspirado e com confiança, Tariq arriscou de longe, a bola desviou no marcador e Brigadeiro espalmou por cima da meta. Na cobrança do escanteio, o próprio Tariq se movimentou, recebeu e concluiu rasteiro. O goleiro afastou com o pé. 

Pouco depois, Garcia concluiu rasteiro e fez o goleiro trabalhar mais uma vez. Em mais uma cobrança de escanteio, Garcia recebeu o lançamento e chutou sobre Brigadeiro. A Federal tomou conta do jogo e não demorou para o terceiro gol sair. Léo Rudek recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e pisou para Tito. Ele concluiu cruzado e venceu o goleiro Brigadeiro. Tariq ainda tocou na bola na segunda trave, mas a arbitragem considerou gol do camiseta 15 da UFSM, que ampliou para 3x0. Um minuto depois, Gustavo recebeu nas costas da defesa e Edinho evitou o gol da AFA. Aos 19 min 28s, Gustavo tocou para Iago, que passou por um marcador e concluiu no ângulo. Placar final: UFSM 3x1 AFA.

Tito (de azul, com a bola) marcou o terceiro da UFSM no jogo. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Ficha técnica:

UFSM - Edinho, Tariq, Leonardo, Tito, Léo Rudek, Passarinho, Mathias, Matheus Gomes, Rogério, Garcia, Lorenzo e Alysson. T.: Gabriel Pranke.
AFA - Brigadeiro, Iago, Markito, Igor Carioca, Ajala, André, Betim, Douglas Boca, Gustavo e Diovane. T.: Noninho Menezes.
Gols: Tariq (13 min 49s do 2T - U), Tariq (14 min 24s do 2T - U), Tito (16 min 26s do 2T - U) e Iago (19 min 28s do 2T - A).
Arbitragem: Luis Cristiano dos Santos (árbitro principal), Roberto Assunção (árbitro auxiliar), Ederson Tolfo (anotador), Maria Lúcia Fagundes (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Tito, Edinho (U) e Iago (A).
Cartão vermelho: Mathias (U).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário