Uma noite de sentimentos conflitantes. Começou com muita vibração, após os dois primeiros gols da Federal, passou pela aflição de ver a AFA empatar no início da segunda etapa, e passou pelo alívio do placar necessário, um 5x2 sem sustos nos minutos finais, o que acendeu a esperança da classificação na prorrogação. Mas o balde de água fria veio logo na sequência, com os dois gols da AFA que determinaram a vitória e a classificação dos visitantes no tempo extra, no qual a UFSM tinha a vantagem de empatar, por ter melhor campanha.
Equipe fez tempo regulamentar praticamente perfeito, a exemplo do ala Rogério, que marcou dois gols e deu uma assistência. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Foi uma campanha expressiva que parou em um adversário que a Federal havia vencido duas vezes na 1ª Fase. Mas o futsal é assim, como falou após o jogo o ala Rogério. "O Futsal sempre passa pelo detalhe", declarou. O jogador enalteceu a estrutura que o projeto oferece e agradeceu a todos que apoiaram a equipe, mas lamentou não ter presenteado os torcedores com a classificação. Sobre o jogo, ele comentou:
- É dolorido. Cometemos pequenos erros na prorrogação que culminaram na derrota. É do jogo. Temos que trabalhar e focar mais. Quem esteve aqui pode ver a entrega de todos, mas às vezes é aquele dia que não dá.
Com dois gols e uma assistência, Rogério teve papel importante nos últimos jogos da equipe, e foi escolhido o destaque da UFSM na partida deste sábado. "O trabalho é feito para potencializar os pontos fortes de cada um, agradeço a comissão técnica por isso. O individual sempre aparece quando o coletivo funciona, mas eu trocaria tudo que aconteceu pela classificação", finalizou. O auxiliar técnico Felipe Super elogiou o esforço dos atletas, que mesmo não sendo profissionais (todos têm outra ocupação, trabalham ou estudam) colocaram a Federal em uma boa colocação na 1ª Fase. Segundo ele, a equipe foi efetiva na proposta e teve um bom volume de jogo, mas lamentou os erros na prorrogação:
- Uma infelicidade, daquele que considero um dos melhores goleiros do estado. Ele não deixa de ser um dos melhores do Estado por causa disso. Por óbvio, o resultado nos deixa abatidos, tristes. Tivemos um excelente fase de grupos e iniciamos com vitórias importantes. Tivemos percalços, lesões, jogadores que deixaram o grupo, isso também serve de aprendizado. Iremos avaliar o trabalho, nós como comissão técnica também. Temos que melhorar o jogo de quadra pequena. Mas, no geral, acho que fomos muito bem nesta temporada.
O jogo
Com pouco mais de um minuto de jogo, a AFA levou perigo em cobrança de falta frontal. Logo depois, a Federal respondeu em jogada de Léo Rudek. O pivô driblou um marcador e serviu Tariq, sozinho dentro da área. Com o goleiro muito próximo, ele concluiu por cima. Na sequência, Puia avançou pela direita e chutou para a área, procurando Iago, mas a bola atravessou a área sem ser tocada. Aos 7 min 33s, brilhou a estrela de João Farias, que fazia sua estreia no campeonato. Léo Rudek fez jogada pela esquerda e finalizou. O goleiro deu rebote e Mateus brigou pela posse, servindo João Farias com um leve toque na bola. O fixo finalizou colocado e abriu o placar: UFSM 1x0.
João Farias (de azul) reestreou pela equipe e marcou o primeiro gol da partida. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Aos 12 min, Rogério escorou e Tito finalizou rasteiro. Com um desvio no meio do caminho, a UFSM ganhou um escanteio. Aos 14 min 04s, Tito cobrou lateral e a bola chegou a Rogério na ala oposta. Ele carregou, tirando do marcador, e concluiu cruzado. O goleiro ainda tocou na bola, mas ela morreu no fundo da rede: UFSM 2x0. Dois minutos depois, Markito recebeu com liberdade dentro da área e concluiu para fora. Faltando 2 min 26s para o intervalo, a AFA chegou ao seu gol. Puia cobrou lateral e encontrou Iago, dentro da área. O jogador do time visitante completou de peito para o gol: UFSM 2x1.
Aos 3 min da segunda etapa, Tariq recebeu de Léo Rudek e concluiu cruzado para fora. Logo depois, Felipe Ajala arriscou da intermediária e Edinho espalmou para a linha de fundo. Aos 5 min, Léo Rudek tentou um passe na segunda trave e o goleiro André espalmou para a linha de fundo. Aos 6 min 58s, Puia fez grande jogada e serviu André Daisson, que entrava na área. Ele desviou na saída de Edinho e deixou tudo igual: 2x2. Na sequência, Puia contra-atacou e chutou rasteiro sobre Edinho. Aos 8 min, em cobrança de falta frontal, Rogério concluiu rasteiro e André afastou com o pé. Aos 9 min 19s, Douglas Boca dominou errado e Rogério não perdoou. O ala da Federal roubou a bola, avançou da sua quadra de defesa e concluiu por baixo do goleiro: UFSM 3x2.
Aos 12 min, Thales serviu Léo Rudek, que concluiu. André espalmou novamente para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a bola chegou a Tariq, que concluiu cruzado. A bola desviou na marcação e passou raspando a trave esquerda do goleiro. Em novo escanteio, aos 12 min 41s, Rogério chutou para a área e Léo Rudek desviou de letra: UFSM 4x2. Aos 16 min 26s, já com a AFA utilizando o goleiro linha, a Federal ampliou. Tariq interceptou passe e serviu Alysson, que concluiu da própria quadra, tirando do alcance do último defensor do time visitante: UFSM 5x2. Pouco depois, Iago tentou a conclusão e a bola parou na marcação de Thales. Aos 18 min, Thales recebeu na quadra de ataque, puxou para a direita e concluiu rasteiro. Brigadeiro espalmou. Placar final do tempo normal: UFSM 5x2 AFA.
Léo Rudek marcou mais um e chegou a 11 gols na Série Ouro, encerrando o campeonato como artilheiro da equipe. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
No início da prorrogação, Thales recebeu livre e concluiu por cima da meta. Aos 2 min 41s, Felipe Ajala arriscou da ala esquerda. Edinho tocou na bola, mas ela acabou indo para trás e Puia completou para a rede: AFA 1x0. Na sequência, a UFSM teve duas chances: a primeira com Thales, e a segunda com Tito, quase sem ângulo. Em ambas, o goleiro Brigadeiro evitou o gol de empate. O jogo ficou eletrizante. Felipe Ajala teve a chance após passar por dois marcadores. Edinho saiu fechando o ângulo. Na sequência, Tito puxou contra-ataque, limpou a marcação e chutou por cima da trave.
Na segunda etapa, a AFA teve duas chances com o gol vazio (porque a UFSM voltou para o jogo utilizando o goleiro linha) logo no início, sem sucesso. Aos 3 min 45s, Felipe Ajala interceptou um passe e mandou para o gol vazio, definindo a classificação do time visitante: AFA 2x0. A Federal ainda tentou descontar em conclusões de Rogério e Tito, sem a direção da meta.
Ficha técnica:
UFSM - Edinho, Tariq, Tito, Rogério, Léo Rudek, Carlson, Passarinho, João Farias, Thales, Arthur, Mateus, Alysson e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
AFA - André, Iago, Felipe Ajala, Puia, Douglas Boca, Brigadeiro, André Daisson, Giovani, Diovane, Gustavo, Betim e Markito. T.: Marcelo Jornada.
Gols: João Farias (7 min 33s do 1T - U), Rogério (14 min 04s do 1T - U), Iago (17 min 34s do 1T - A), André Daisson (6 min 58s do 2T - A), Rogério (9 min 19s do 2T - U), Léo Rudek (12 min 41s do 2T - U), Alysson (16 min 26s do 2T - U), Puia (2 min 41s do 1T da pror. - A) e Felipe Ajala (3 min 45s do 2T da pror. - A).
Arbitragem: Jandrei Krammes (árbitro principal), Marcelo Padilha (árbitro auxiliar), Jaqueline Alvares (anotadora), Deiner Eggers (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Léo Rudek (U), Felipe Ajala e Puia (A).
Cartão vermelho: João Farias (U).
Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).
PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário