A Federal viveu ontem um sábado dos sonhos. Nos JUGs, a equipe conquistou o terceiro título da Instituição no futsal masculino e carimbou passaporte para os JUBs (as Olimpíadas Universitárias Brasileiras). Na Série Ouro, o time universitário venceu a ATF/Otimiza com tranquilidade por 8x1, colando no líder Atlântico e acirrando a briga pela primeira colocação da Chave faltando três rodadas para o fim da 1ª Fase.
Equipe fez uma grande atuação e voltou a ter a mesma pontuação do líder Atlântico. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
A vitória da UFSM foi construída na primeira etapa. Com menos de sete minutos de jogo, o time treinado por Gabriel Pranke já havia marcado dois gols e foi para o intervalo com cinco gols de vantagem. "Felizmente lá nos JUGs estamos no triangular final (posteriormente a equipe se sagrou campeã) e aqui conseguimos uma vitória grande e importante para nós. E isso mostra a força da Universidade Federal de Santa Maria" afirmou o treinador.
Ele também ressaltou mais uma vez o empenho dos atletas, caracterizando eles como incansáveis e dizendo que em nenhum momento eles deixaram de se dedicar aos treinos e evoluir, apesar dos desfalques por lesão. "Hoje eles apresentaram um nível muito interessante, aproveitamos os espaços, o tamanho da quadra", analisou Pranke. Vale ressaltar que alguns atletas já haviam jogado duas partidas pelos JUGs antes de entrar em quadra contra a ATF, mas eles não demonstraram estar desgastados. Além disso, Edinho e Tariq desfalcaram a equipe por suspensão. A notícia boa foi o retorno do ala Rogério, que não entrava em quadra desde o jogo contra o Atlântico, realizado em 15 de junho.
Técnico Gabriel Pranke exaltou mais uma vez a força e a dedicação do grupo de atletas. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Com 22 pontos, a Federal se igualou ao líder Atlântico, mas perde no saldo de gols (22 contra 11). As duas equipes ainda terão mais três partidas para encerrar a 1ª Fase, incluindo o confronto direto marcado para Erechim na última rodada (agendada para 14 de setembro). No próximo final de semana, a Federal viaja para Pelotas, onde encara novamente a ATF, podendo assumir a liderança, pois o Atlântico só volta a jogar no dia 24 de agosto.
O jogo
Com pouco mais de um minuto de jogo, a bola sobrou para Welber na entrada da área após cobrança de escanteio e ele concluiu sobre a meta. Na resposta da Federal, Léo Rudek recebeu próximo à área e chutou buscando o ângulo, mas errou o alvo. Aos 2 min 31s, Léo Rudek recebeu próximo à linha central e tentou passe para Leonardo, que buscava as costas da marcação. Leandrinho tentou cortar e acertou o ângulo, marcando um gol contra: UFSM 1x0. Aos 6 min 10s, Thales puxou contra ataque, passou por um marcador e chutou no contrapé do goleiro. Ele ainda conseguiu tocar com a ponta do tênis, mas a bola morreu na rede: UFSM 2x0.
Pouco depois, a Federal errou na saída de bola e Anderson Jr roubou. Ele tabelou com Tiaguinho e chutou cruzado para fora. Aos 10 min, Alysson chutou buscando o ângulo e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Aos 11 min 26s, Pepo recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e concluiu. A bola bateu na trave direita do goleiro e entrou: UFSM 3x0. Aos 12 min 16s, a Federal ampliou. Em uma linda troca de passes, Leonardo tabelou com Alysson e recebeu entrando na área. Ele concluiu no alto, sem chances para o goleiro: UFSM 4x0.
O fixo Leonardo comemora o golaço após tabelar com Alysson: dois gols no jogo e eleito o melhor jogador da partida pelo Canal JoGA. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Aos 15 min, Thales roubou a bola e puxou contra ataque. Ele serviu Leo Rudek, que avançava pela esquerda e concluiu de primeira, cruzado, para fora. Faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, Léo Rudek passou de letra para Tito, que acertou um petardo, que bateu no travessão e quicou dentro da meta: UFSM 5x0.
Em um segundo tempo mais amarrado, a Federal chegou ao sexto gol apenas aos 5 min. Tito interceptou passe e acionou Leonardo, que recebeu sozinho de frente para o goleiro. Ele tocou no canto esquerdo de Carlos Jr e ampliou: UFSM 6x0. Menos de um minuto depois, a ATF cobrou escanteio e a bola chegou no goleiro Carlson. Ele lançou para Alysson, que avançou em velocidade pela ala direita e, quando o goleiro saiu da meta, tocou para a área. Mateus só precisou completar para a rede: UFSM 7x0.
Em outro contra ataque da Federal, Tito chutou cruzado, buscando Alysson, que entrava na segunda trave. Ele só não marcou porque o goleiro Muralha conseguiu se recuperar e defendeu em cima da linha. Aos 7 min 30s, Alysson recebeu na direita, passou por dois oponentes e concluiu cruzado: UFSM 8x0. Aos 8 min 50s, Tito adiantou a bola e Samuka ligou contra ataque de três contra um. Nikita recebeu no fundo quadra e rolou para trás. Anderson Jr. tocou no contrapé do goleiro e descontou: UFSM 8x1.
Mateus (à esquerda) e Alysson (ao centro) marcaram na segunda etapa e ajudaram a dilatar o placar em favor da Federal. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Aos 13 min, Garcia recuperou a bola e puxou contra ataque, acionando Rogério na ala esquerda. Ele chutou para o gol e Muralha espalmou para a linha de fundo. Aos 15 min, em cobrança de falta, a bola chegou a Tito na ala direita. Ele concluiu e a bola parou no travessão. Aos 18 min, a Federal cometeu sua sexta falta. Na cobrança de tiro livre, João Schuch cobrou e Passarinho defendeu com a mão direita. Aos 19 min, Lorenzo fez grande jogada pela ala esquerda, passando por um marcador. Ele passou para Leonardo, que devolveu. Muralha fez grande defesa, evitando o gol de Lorenzo. Placar final: UFSM 8x1 ATF/Otimiza.
Ficha técnica:
UFSM - Carlson, Leonardo, Mateus, Thales, Leo Rudek, Passarinho, Jota, Tito, Rogério, Garcia, Pepo, Lorenzo e Alysson. T.: Gabriel Pranke.
ATF/Otimiza - Carlos Jr, Borracha, Leandrinho, Welber, João Schuch, Muralha, Veleda, Anderson Jr., Samuka, Nikita, Tiaguinho e Lessa. T.: Júnior Timm.
Gols: Leandrinho (contra - 2 min 31s do 1T - U), Thales (6 min 10s do 1T - U), Pepo (11 min 26s do 1T - U), Leonardo (12 min 16s do 1T - U), Tito (19 min do 1T - U), Leonardo (5 min do 2T - U), Mateus (5 min 30s do 2T - U), Alysson (7 min 30s do 2T - U) e Anderson Jr (8 min 50s do 2T - A).
Arbitragem: Thairo Palharini (árbitro principal), Lazaro Krummenauer (árbitro auxiliar), Matheus Franke (anotador), Amauri Stafforti (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Pepo (U), Nikita, Leandrinho (A).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS).
PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário