domingo, 11 de agosto de 2024

UFSM tropeça em Pelotas e segue em segundo na Chave B

A UFSM jogou neste sábado contra a ATF, em Pelotas, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Estadual e desperdiçou a chance de recuperar a liderança do grupo. Com a derrota por 4x1, apenas da segunda em nove partidas realizadas, a equipe segue com 22 pontos, empatada com o Atlântico, que ganha no saldo de gols e folgou ontem. Para a Federal, restam duas partidas para encerrar a 1ª Fase: AFA, em casa (em 24 de agosto), e Atlântico, em Erechim (em 14 de setembro). Serão duas partidas que irão definir o caminho do representante de Santa Maria nos mata-matas da Série Ouro 2024.

Na primeira etapa, ambas equipes criaram bastante, tornando os goleiros Edinho e Carlos Jr. os destaques da partida. Com a necessidade de pontuar, por ser o último jogo como mandante (e por finalizar a 1ª Fase contra o Atlântico em Erechim), a ATF abriu o placar em uma cobrança de falta na primeira etapa, mas a Federal poderia ter ido para o intervalo com um placar mais favorável. "Tentamos fazer nosso jogo, mas o adversário foi feliz nas oportunidades. Criamos muito, tivemos algumas oportunidades claras no início da partida e perdemos. É do jogo, estamos preparados para lidar com isso", falou o ala Rogério, autor do gol da UFSM e considerado o melhor jogador da equipe na partida. 

Rogério voltou a marcar na sua segunda partida após retornar de lesão. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Tanto ele, como o técnico Gabriel Pranke, afirmaram que já sabiam que o jogo seria difícil, seja pelas dimensões da quadra, seja pela duração da viagem ou pelo adversário jogar reforçado em relação à última partida. Pranke analisou a atuação da equipe: 

- No primeiro tempo, infelizmente, não conseguimos concluir as chances que criamos, até criamos bastante. Precisamos subir a marcação no segundo tempo, pressionamos bem, tivemos outras chances, mas mais para o final as coisas não funcionaram a nosso favor. Cabeça erguida porque o trabalho tá sendo bem feito e o grupo tá unido em prol desse trabalho.

O ala Rogério ficou um longo período afastado por lesão e voltou na partida contra a ATF em Santa Maria no último final de semana. Ele se mostrou feliz pelo gol e por ter voltado a atuar sem sentir dores:

- Fisicamente me senti bem, a gente ainda fica receoso nesse retorno. Fico feliz de retornar e jogar com intensidade. O gol acaba ficando em segundo plano por causa do resultado, mas dá confiança para voltar ao ritmo que tinha antes da parada.

Como não joga no próximo sábado, a Federal terá duas semanas de preparação para o jogo contra a AFA, que será o último compromisso em casa nesta fase do campeonato. Um vitória será fundamental para terminar a 1ª Fase à frente da Sercesa, que ontem venceu a AE Jaguari em Carazinho e está na terceira colocação do grupo, um ponto atrás da Federal. 

O jogo

Precisando do resultado, a ATF criou a primeira oportunidade com 1 min de jogo, quando Chupeta recebeu nas costas da defesa e Edinho salvou a UFSM. Na sequência, Léo Rudek passou por um marcador e finalizou, para a primeira defesa de Carlos Jr. Um minuto depois, Léo Rudek fez jogada na ala esquerda e serviu Tariq, que teve a sua finalização defendida pelo goleiro da ATF. Aos 3 min, a ATF teve uma falta próxima à área. Gui Bauer rolou a pelota e Rangel acertou o ângulo: ATF 1x0.

Aos 4 min, Leonardo rolou para Tariq, que concluiu no ângulo. Carlos Jr. saltou e espalmou para a linha de fundo. Um minuto depois, após bate e rebate, Welber ficou cara a cara com o goleiro da Federal e tentou por cobertura, mas Edinho conseguiu defender. Pouco depois, Welber recebeu na ala esquerda e Edinho precisou sair do gol, abafando o chute. Aos 7 min, Tito recebeu após cobrança de lateral e concluiu. A bola passou raspando o travessão.

Apesar de Edinho fazer boas defesas, a ATF foi para o intervalo em vantagem. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Aos 9 min, Rogério recebeu após cobrança de falta e Carlos Jr. defendeu mais uma. No rebote, Léo Rudek chutou por cima. Um minuto depois, Léo Rudek recebeu a bola na ala esquerda e driblou um marcador. Ele tentou um chute cruzado, mas a bola passou perto da trave. Aos 18 min, após passe errado do time de Pelotas, Tito levou para o meio e concluiu no ângulo. Carlos Jr. espalmou mais uma vez, garantindo a vantagem da ATF. Aos 19 min, Anderson Jr. passou para a segunda trave e encontrou Theo, que concluiu para fora. Faltando 14s para o intervalo, Edinho chutou da própria área e quase surpreendeu o goleiro adversário, que espalmou a bola mais uma vez, cedendo escanteio.

Na volta do intervalo, se a Federal quisesse mostrar reação, o balde de água fria veio com 55 segundos, com o segundo gol da ATF. Welber passou na segunda trave para Gui Bauer, que marcou: ATF 2x0. Aos 2 min, Thales roubou a bola e obrigou Carlos Jr a fazer mais uma defesa. Aos 5 min, Tito concluiu cruzado após receber do escanteio e o goleiro espalmou para o lado. Aos 6 min, em contra-ataque dos pelotenses, Anderson Jr. chutou da ala esquerda e Edinho espalmou a bola. Vinte segundos depois, Rogério recebeu a bola na ala esquerda, passou por um adversário e concluiu rasteiro, sem chances para o goleiro: ATF 2x1.

Aos 10 min, Tariq recebeu livre após pisada de Thales, mas concluiu para fora. Aos 11 min, Rogério roubou a bola e serviu Thales. Ele concluiu e o goleiro evitou o empate, defendendo novamente. Dois minutos depois, Matheus ganhou a dividida e teve a chance de marcar, mas chutou mascado em cima de Edinho. Aos 15 min, em contra ataque da ATF, Anderson Jr. serviu Chupeta na segunda trave e o fixo não conseguiu desviar para o gol. 

Aos 17 min 25s, após erro de passe da UFSM, Theo chutou para o gol e Léo Rudek salvou sobre a linha. No rebote, o próprio Theo dominou e concluiu no ângulo: ATF 3x1. Aos 19 min, com a Federal utilizando o goleiro linha, Anderson Jr. recuperou e concluiu de longe para o gol vazio, errando o alvo. Pouco depois, Thales recebeu nas costas da defesa, dominou e tentou de voleio, para fora. Faltando 4s para o fim, Rangel lançou para o ataque. Anderson Jr. disputou com o defensor e a bola acabou passando por ambos, morrendo no fundo da rede. Placar final: ATF/Otimiza 4x1 UFSM.

Ficha técnica:

ATF/Otimiza - Carlos Jr, Chupeta, Anderson Jr, Samuka, Thiaguinho, Victor, Rangel, Borracha, Gui Bauer, Theo, Welber, Mirapalhete, Topo e Matheus. T.: Júnior Timm.
UFSM - Edinho, Tariq, Leonardo, Thales, Léo Rudek, Passarinho, Matheus Gomes, Rogério, Pepo, Arthur, Tito, Alysson e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Rangel (3 min do 1T - A), Gui Bauer (55s do 2T - A), Rogério (6 min 20s do 2T - U), Theo (17 min 25s do 2T - A) e Rangel (19 min 56s do 2T - A).
Arbitragem: Giovane Santos (árbitro principal), Rafael Vieira (árbitro auxiliar), Jeferson Pereira (anotador), Guilherme Domingues (cronometrista) e Guilherme de Ávila (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Carlos Jr, Samuka (A), Alysson, Lorenzo, Rogério e Thales (U).
Ginásio: do Paulista (Pelotas-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário