domingo, 17 de junho de 2018

Federal é superada pelo Figueira em confronto direto pela Série Bronze

Jogando a primeira de duas partidas seguidas em Tupanciretã, a UFSM não conseguiu impor seu jogo contra o Figueira. Com a temperatura próxima de zero graus, as duas equipes entraram em quadra buscando um melhor posicionamento na classificação. E quem conseguiu isso foi o time mandante, que abriu 3x0 em menos de 10 minutos de jogo. A UFSM equilibrou as ações, descontou para 3x2 ainda no primeiro tempo e foi ao intervalo com esperança de conseguir um resultado positivo. Mas os donos da casa mataram o jogo na segunda etapa com mais dois gols do inspirado Anderson e seguraram o placar quando a UFSM colocou o goleiro-linha em quadra. No fim, o Figueira venceu por 7x3 e pulou da lanterna para a 7ª colocação na Chave 2.

A UFSM, que fecha o 1º turno na próxima semana jogando mais uma vez em Tupanciretã, foi ultrapassada pelo próprio Figueira e termina a rodada em 8º lugar. Além disso, o G-5 ficou dois pontos mais distante. O quinto colocado agora é o La Máquina, que tem nove pontos e perde no saldo de gols para o Gaúcho, próximo adversário da Federal. O time de Tupanciretã viajou ontem até Santa Vitória do Palmar e conquistou os três pontos como visitante no sul do estado.
UFSM, de branco, entrou em quadra na noite gelada de Tupanciretã. Foto: Saul Pranke.
O jogo

Na noite fria em Tupanciretã, a UFSM demorou a entrar no jogo. Aos 3 min, em cobrança de falta, Henrique acertou a trave de Matheus. Dois minutos depois, Cleumir recebeu nas costas da defesa e concluiu no alto: Figueira 1x0. Aos 6 min 27s, Jean Ramos puxou contra-ataque pela direita e tocou para a área. Na segunda trave, Anderson concluiu rasteiro e ampliou: Figueira 2x0. Aos 9 min 30s, Diozer recebeu dentro da área, girou e concluiu. O goleiro Rafael defendeu e o time da casa saiu em contra-ataque. Henrique recebeu de Anderson e ampliou: Figueira 3x0.

Aos 11 min, a Federal perdeu a bola na quadra de defesa e Anderson chutou cruzado. A bola passou pelo goleiro, mas Diozer salvou em cima da linha. Um minuto depois, Carlos ajeitou para Félix, que concluiu para fora. Na sequência, Roaldo chutou cruzado e acertou a trave. Aos 13 min, Félix cobrou escanteio para a área. Carlos concluiu e o goleiro Rodrigo defendeu no susto. Aos 14 min 32s, Índio sofreu pênalti. Léo cobrou alto e descontou: Figueira 3x1. 

Aos 15 min 40s, a UFSM cometeu a sexta falta. Jean Ramos cobrou o tiro livre direto sem barreira, errando o alvo. No último minuto, a Federal descontou mais uma vez. Jonatan tentou passe para Arninho, que não alcançou. O goleiro ficou na dúvida, e a bola acabou entrando direto: Figueira 3x2.

No segundo tempo, a UFSM voltou com boa troca de passes. Mas o Figueira aproveitava os erros do time visitante. No primeiro minuto, Anderson recebeu sozinho na área e chutou para fora. Aos 2 min 36s, o mesmo Anderson brigou pela posse e recuperou a bola na quadra de ataque. Ele chutou, Matheus chegou a tocar na bola, mas ela entrou: Figueira 4x2. As 4 min, Léo roubou a bola e arriscou de média distância. A bola passou raspando a trave.

Aos 6 min, em mais um contra-ataque do Figueira, Henrique ficou cara a cara com Matheus, que espalmou para escanteio. Aos 7 min 15s, Henrique cobrou lateral para dentro da área e Anderson completou para o gol: Figueira 5x2. Aos 9 min, após empurra-empurra, a arbitragem expulsou dois atletas: Carlos, da UFSM, e Roaldo, do time da casa. Em dois minutos, as duas equipes não conseguiram balançar a rede.

Aos 11 min, com as equipes recompostas, o Figueira teve uma falta na entrada da área. Anderson recebeu na segunda trave e concluiu no alto. Matheus fez grande defesa. Com a posse de bola, a Federal usava o fixo Jonatan como goleiro-linha. Aos 15 min, Léo tocou para Jonatan, que concluiu para fora. Aos 17 min, Índio recebeu no fundo da quadra e tocou para trás. Jonatan chutou rasteiro e Gabriel pegou sobre a linha.

A insistência da Federal deu resultado faltando pouco menos de dois minutos para o fim: Moisés chutou cruzado e Índio só precisou desviar para o gol. No último minuto, o Figueira aproveitou o desespero do time de Santa Maria para marcar mais dois gols. Primeiro com Henrique, e depois com o goleiro Gabriel, com os jogadores do time da casa concluindo para o gol desprotegido. Placar final: Figueira 7x3 UFSM.
Gabriel Santini, Mateus Marques, Daniel Amorim, Roque, Léo, Jonatan, Carlos, Diozer, Matheus, Gabriel Pranke e Airton Alonço Jr. (em pé, da esq. para a dir.); Índio, Lincon, Félix, Fejão, Arninho, Scalcon, Moisés e Fiapo (agachados, da esq. para a dir.). Foto: Saul Pranke.
Ficha técnica:
Figueira – Gabriel, Diovani, Roaldo, Henrique, Bruno, Marcelo, Jean Ramos, Cleumir, Cristiano, João Vitor, Anderson, Alexandre e Rodrigo. T.: Célio Souza.
UFSM – Matheus, Diozer, Jonatan, Fejão, Léo, Arninho, Félix, Scalcon, Fiapo, Moisés, Roque, Carlos, Lincon e Índio. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Cleumir (5 min 13s do 1T – F), Anderson (6 min 27s do 1T – F), Jean Ramos (9 min 57s do 1T – F), Léo (14 min 32s do 1T – U), Jonatan (19 min 19s do 1T – U), Anderson (2 min 36s do 2T – F), Anderson (7 min 15s do 2T – F), Índio (18 min 13s do 2T – U), Henrique (19 min 07s do 2T – F) e Gabriel (19 min 43s do 2T – F).
Arbitragem: Diego Goldani (árbitro principal), Rodrigo Rodrigues (árbitro auxiliar), Neiara Martins (anotadora), Pablo Mello (cronometrista) e Cesar Rambo (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Diovani, Cleumir, João Vitor (F), Léo, Moisés, Diozer e Jonatan (U).
Cartões vermelhos: Carlos (U) e Roaldo (F).
Ginásio: Bonumazão (Tupanciretã).

Texto: Saul Pranke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário