segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Mais competitiva, UFSM fez boa partida contra o Sercca na Liga Gaúcha

Neste último domingo de outubro, o time sub-20 da UFSM Futsal recebeu o Sercca, de Casca, no ginásio do Corintians, onde os visitantes levaram a melhor com o placar de 2 a 1. A partida, marcada por contra-ataques e chances reais de gol de ambas as equipes, foi válida pela 4ª rodada da 2ª Fase da Liga Gaúcha Sub-20.

O melhor atleta da UFSM na partida foi o ala Garcia, o qual recém se recuperou de lesão e conseguiu ter um bom desempenho, marcando o único gol de seu time. Ele comentou: “é uma sensação ruim, de que poderíamos aproveitar as chances que tivemos”. Apesar do placar, ele diz se sentir animado pela boa defesa universitária: “mostramos que somos um time muito forte, muito unido”.

Já o técnico Régis Ruiz afirmou que sua equipe mostrou uma evolução desde o início da 2ª fase: “a partida mostrou que voltamos a ser um time competitivo, mas ainda precisamos nos doar mais para sermos um time vitorioso”, frisou após a partida.
De azul, a UFSM jogou bem e pressionou o adversário, mas não conseguiu vencer o time de Casca.
Com o resultado, a Federal permanece na lanterna da chave C, e o Sercca assume a liderança da mesma, com seis pontos. Os santa-marienses recebem uma nova chance de pontuar na tabela semana que vem, no dia 2 de novembro, quando jogam novamente contra o Bella Futsal, desta vez em Caxias do Sul. Para se manter viva na briga pela vaga na semifinal, a Federal precisa vencer. Um empate praticamente determina a eliminação do time.

O jogo
     
Às 16 horas o apito do juiz anunciou o início do jogo. Em menos de dois minutos, Garcia cobrou falta, mas a bola parou na defesa. Logo depois, foi a vez do adversário fazer cobrança com Vini, o qual teve sua jogada desfeita por Deniel. Em seguida, ele, Marcus e Garcia protagonizaram várias ameaças ao gol dos visitantes. Em uma delas, Deniel foi aclamado pela torcida quando tirou de Vini. Já Marcus fez uma defesa quando alongou a perna no lance de Chaves, no canto da quadra. Enquanto marcava, Pedro Modesto interrompeu a conclusão de Vini com a barriga.

Em outro momento, Deniel recebeu de Marcus e, com força, chutou na palma do goleiro. Depois, Deniel lançou para Pedro Modesto, que quase acertou a gaveta. Assim que entrou em quadra, Thales roubou a bola de Chaves e fez uma caneta, assustando o Sercca. Aos 7min, o goleiro Léo Leston saiu do gol para defender uma jogada dos casquenses, mas eles o passaram. E quando estavam prestes a marcar, Deniel defendeu com o peito, evitando o gol do Sercca. A seguir, Marcus, na lateral, bateu certo nas mãos do goleiro adversário. Já o goleiro da UFSM estava calmo, pois não sofreu ataques por alguns minutos.
Deniel (de azul, embaixo da trave) usou o peito para evitar o gol do time visitante.
De repente, Thales recebeu de Deniel, porém esticou muito a perna e não conseguiu finalizar. Daí, Basso chutou em direção ao gol, mas foi alto demais. Quando o mesmo cobrou escanteio, Marcus roubou a pelota e contra-atacou, passando-a para Enrique Gehm. Ele concluiu para fora. O Sercca reagiu e, com Eduardo, arriscou para o gol. Além disso, outras tentativas foram feitas, mas os universitários se uniram para evitá-las, o que fez com que a bola ficasse enrolada, não entrava, mas também não saia de perto da área. A chance mais aproximada de marcar foi com Dalmago, quando ele estava na lateral.

Após, Thales e Matias aproximaram-se da área adversária, chegaram a chutar, mas o goleiro se atentou e pegou. Então, Pedrinho roubou a redonda e mirou, mas seu chute saiu pela diagonal. Outra tentativa dos casquenses foi com Felipinho, todavia, Léo Leston evitou com o pé. Outra defesa sua foi com o pulso, quando Dalmago ameaçava no canto direito. Logo em seguida, Enrique Gehm avançou, entregou para Thales e ele, mesmo com a mirada certa, não abriu o placar. Esse último se uniu a Pedro Modesto na disputa de bola com Dalmago e os universitários levaram a melhor.

Em seguida, Deniel e Marcus dão apoio mútuo em mais uma investida. Deniel foi derrubado perto da área por Vini. Na cobrança da falta, Garcia bateu na parede de marcação. Posteriormente, Deniel tentou marcar com uma bicicleta, a qual levou a pelota para as mãos do goleiro, que precisou pular para pegá-la. Então, Garcia recebeu uma jogada de contra-ataque e não perdeu tempo, finalizando no alto: gol aos 17min e 26s. Felipinho tentou devolver, porém, mesmo estando a centímetros da goleira, a bola foi demasiadamente alta. Já Gabriel obteve sucesso: recebeu de Vini, que cobrou falta, e fez o gol aos 19min e 33s. Intervalo e o placar indicava 1 a 1.
Garcia (de azul, à direita) teve chance em cobrança de falta e depois abriu o placar para a Federal.
O jogo recomeça com Bulsing cobrando lateral, no entanto, a bola foi alta demais. Depois, ele desfez uma investida de Felipinho no escanteio. Após, o Sercca cobrou tiro de canto e Léo Leston espalmou a bola para longe. Daí, Felipinho e Pedrinho avançaram, mas não se encontraram na troca de passes para marcar. Inclusive, Pedrinho chegou perto disso quando o goleiro da Federal se distanciou do gol para defender, só que Garcia assumiu seu posto e rebateu a redonda. Ademais, Basso insistiu na área oponente, mas seu lance parou atrás da goleira. O público se agitou quando Deniel pegou um passe errado do oponente e jogou para Garcia, que, por sua vez, entregou para Marcus, o qual quase finalizou. Ele não desistiu, driblou a marcação e correu até a meia-lua adversária, porém, a bola que lançou não encontrou outro jogador universitário.

Em seguida, Pedro Modesto passou a pelota para Deniel, que chutou fraco ao gol. Também, Vitor Vargas brigou pela posse de bola no meio da quadra, evitando um ataque casquense. Em outro momento, Enrique Gehm o passou a redonda, mas ela chegou muito alta. Além disso, Léo Leston defendeu uma série de ataques seguidos, em que a bola ia e voltava a seu encontro. Depois, Matias interrompeu chance de Basso e Pedro Modesto quase balançou as redes do adversário, em chute que passou raspando o travessão. Garcia recebeu de Deniel, todavia, estava perto demais da goleira para conseguir impulso para chutar. Então, os visitantes viraram o placar ao aproveitarem rebote vindo da defesa: gol de Eduardo, aos 11min e 40s.

Mesmo em desvantagem, a Federal não perdeu o ânimo e continuou atacando, como no passe de Thales para Garcia, o qual chutou fraco ao objetivo. Em outra ameaça da UFSM, o goleiro se enrolou com a bola e quase fez gol contra. Nos minutos finais, toda a equipe mandante se concentrou na área adversária, com jogadas como a de Enrique Gehm, que mirou no ângulo, mas a bola insistia em não entrar. Por fim, Marcus chegou perto de mudar o placar, mas não conseguiu balançar a rede. Uma sirene anunciou o final da partida e placar ficou assim, com o resultado de 2 a 1 para o time visitante. 

Ficha técnica
UFSM: Léo Leston, Paniz, Pedro Modesto, Vitor Vargas, Bulsing, Deniel, Thales, Bernardo Boemo, Matias, Marcus, Garcia e Enrique Gehm. T.: Régis Ruiz.
SERCCA: Liédson, Dani, Felipinho, Vini, Pedrinho, Chaves, Basso, Gabriel, Eduardo e Dalmago. T.: Rodrigo Lunardi.
Gols: Garcia (17min e 26s do 1T - U), Gabriel (19min e 33s do 1T - S) e Eduardo (11min e 40s do 2T - S).
Arbitragem: Anderson Rafael Wendland (árbitro principal), Ari Fernandes de Oliveira (árbitro auxiliar), Pedro André Viana (anotador) e Gerson Vanderlei Rickmann (cronometrista).
Cartões amarelos: Deniel (U), Felipinho (S), Vini (S), Chaves (S) e Dalmago (S).
Ginásio: do Corintians (Santa Maria-RS).
Público pagante: 37 pessoas.
Público total: 54 pessoas.

Texto: Gabrielle Pillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário