domingo, 5 de setembro de 2021

Clássico eletrizante e classificação adiada

Após dois anos, o clássico santa-mariense voltou a balançar as estruturas do CDM na noite deste sábado. Em um jogo de fortes emoções e com direito a duas viradas, o União Independente levou a melhor contra a UFSM/Urbanes Empreendimentos. Com a derrota por 4x2, a Federal terminou a rodada na 8ª colocação, três pontos a mais que o Brasil, e precisará de um ponto na última rodada para confirmar a classificação.

A Federal, do ala Rogério (de camiseta azul clara). tentou de todas as formas, mas esbarrou na forte marcação do adversário e em noite iluminada do goleiro Edinho.
Com três tiros livres sem barreira a seu favor, a equipe lamentou não ter aproveitado as oportunidades para abrir vantagem na partida. "As duas equipes lutaram do início ao fim; nós lutamos muito, esse foi o ponto positivo, mas não aproveitamos as chances e o União foi mais feliz", comentou o ala Rogério, que marcou seu sétimo gol na Série Ouro. O técnico Gabriel Pranke também analisou o confronto:

- Começamos bem. No 2º tempo, o União voltou melhor e tivemos dificuldades. Depois reequilibramos as ações e tivemos a chance nos tiros livres. Esse foi um dos muitos detalhes que definiram a partida. Foi um jogo bastante equilibrado como a gente já esperava. Agora precisamos levantar a cabeça, pensar no próximo adversário e buscar os três pontos para conseguir uma melhor classificação.

No próximo sábado, a UFSM/Urbanes Empreendimentos recebe o Riograndense, de Rio Grande, que ontem venceu o Brasil e pulou para a sétima posição. Na oitava colocação, a Federal só será eliminada com uma combinação quase impossível. O Brasil, nono colocado, teria que vencer o Canoas, torcer por derrota da UFSM e tirar uma diferença de saldo de 14 gols. Em caso de vitória, a Federal pode subir na tabela, mas alcançará, no máximo, a quarta colocação.

O jogo

Como de costume, o clássico iniciou com o jogo bastante amarrado e com as defesas prevalecendo. O União criou a primeira chance aos 2 minutos, quando Arilsom passou por um adversário na ala direita e chutou rasteiro. Carlson fez a base e defendeu com os pés. Um minuto depois, Léo Rudek arriscou de média distância e Edinho espalmou a bola. Aos 10 min 17s, o União abriu o placar. Marcinho recebeu na ala esquerda e ganhou do adversário, tocando para dentro da área. Lá estava Rafinha, que deu um leve toque para desviar a bola para o gol: União 1x0.

O empate não demorou para acontecer. Aos 13 min 25s, João Farias cobrou falta frontal e Edinho deu rebote. Rogério estava atento e completou para o gol, empatando o confronto. Cerca de 20 segundos depois, a Federal teve a chance de virar em cobrança de tiro livre sem barreira, mas Edinho defendeu a cobrança de Guinho. Aos 14 min, Chiquinho aproveitou saída errada da UFSM e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora.
Rogério (de camiseta azul clara) comemorou o empate da UFSM.
Aos 15 min, Rogério encontrou João Farias sozinho na área. O fixo concluiu de letra e, no rebote, tentou outra vez, mas Edinho salvou o seu time. Aos 16 min 35s, Rogério roubou a bola na quadra de ataque e avançou pela esquerda. Ele passou para a segunda trave, onde estava Willian Viana, que só precisou tirar do goleiro: UFSM 2x1. No minuto final do 1º tempo, Airton quase empatou em chute de longe, que passou raspando a trave esquerda do goleiro da Federal.
A virada da UFSM veio com gol de Willian Viana (camiseta número 6).

Willian Viana comemorou bastante seu primeiro gol pela Federal.
No segundo tempo, o União começou pressionando. Aos 2 min, Arilsom girou e concluiu para o gol. Carlson espalmou para a linha de fundo. Na segunda cobrança seguida de escanteio, Arilsom chutou de primeira, sem deixar a bola cair, e a bola passou raspando a trave mais uma vez. O ímpeto do time comandado por Rodrigo Gomes deu resultado aos 2 min 42s, quando Airton recebeu a bola após outro tiro de canto e acertou uma 'bomba' no ângulo, deixando tudo igual no CDM. Logo após o gol, um temporal caiu sobre o ginásio e a partida teve que ser interrompida.

No reinício, a Federal partiu para o uso do goleiro linha. Aos 4 min, Escobar limpou a jogada, puxando para o centro da quadra, e concluiu no canto. Edinho fez grande defesa. Aos 9 min, Rafinha puxou contra-ataque e chutou na rede, mas pelo lado de fora. Aos 13 min, Rogério recebeu de João Farias e chutou no ângulo, mas Edinho buscou mais uma vez.

Após duas faltas seguidas do União, a Federal teve mais um tiro livre sem barreira para cobrar aos 13 min 15s. Em mais uma cobrança de Guinho, Edinho foi quem brilhou. Um minuto e meio depois, a arbitragem marcou mais uma falta do União. A UFSM mudou o batedor e Pedro Guerra fez a cobrança. Edinho defendeu com o pé e se tornou o grande nome do jogo. 
Edinho defendeu o terceiro tiro livre na partida em cobrança de Pedro Guerra.
O castigo veio aos 15 min 58s, quando os árbitros, desta vez, marcaram duas faltas da UFSM, resultando em tiro livre sem barreira para o União. Airton cobrou no canto direito de Léo Leston e colocou o União em vantagem. A UFSM logo colocou o goleiro linha mais uma vez em quadra, desta vez para tentar o empate. Aos 17 min, em contra-ataque do União, Airton recebeu de Marcinho, mas concluiu por cima da meta. Faltando 45s, o time azul e amarelo fechou o placar, quando Marcinho aproveitou uma perda de bola da Federal e concluiu para o gol vazio. Placar final: União Independente 4x2 UFSM/Urbanes Empreendimentos. 

Ficha técnica:
União Independente - Edinho, Giovani, Moraes, Arilsom, Felipinho, Mutuca, Airton, Tarta, Chiquinho, Bruno Costa, Barcellos, Marcinho, Rafinha e Tuta. T.: Rodrigo Gomes. 
UFSM/Urbanes Empreendimentos - Carlson, João Farias, Guinho, Rogério, Léo Rudek, Léo Leston, Pedro Guerra, Bernardo, Thales, Willian Viana, Tito, Moisés Braga, Scalcon e Escobar. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Rafinha (10 min 17s do 1T - Un), Rogério (13 min 25s do 1T - UF), Willian Viana (16 min 35s do 1T - UF), Airton (2 min 42s do 2T - Un), Airton (15 min 58s do 2T - Un) e Marcinho (19 min 15s do 2T - Un).
Arbitragem: Ariel Lopes (árbitro principal), Luis Cristiano (árbitro auxiliar), Daniel Brondani (anotador) e Pablo Vargas (cronometrista).
Cartões amarelos: Chiquinho (Un), João Farias, Léo Rudek, Tito e Escobar (UF).
Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário