domingo, 10 de julho de 2022

UFSM/B. Invest vence o clássico e encosta nos líderes

Mais um clássico empolgante entrou para a história do futsal santa-mariense. UFSM/B. Invest e União Independente fizeram um confronto muito equilibrado e com muitas emoções, embora o placar de 1x0 para a Federal possa passar a ideia contrária. O atraso no início da partida não diminuiu a vibração das duas torcidas, que abrilhantaram o evento, buscando empurrar suas equipes. No fim, a torcida que comemorou foi a da UFSM, que chega a sete pontos, mesma pontuação dos outros líderes (o Barcelona/Macleres, o BGF e o próprio União Independente).

Comemoração com a torcida ao final do jogo já virou tradição.

Os holofotes se voltaram aos goleiros Edinho e Vermelho, que buscaram tudo o que puderam. Edinho, que jogou sete anos no União, nem precisou agir, quando Rogério, ex-jogador da Federal, perdeu um tiro livre sem barreira. Perfeito até a metade do segundo tempo, Vermelho não conseguiu evitar o gol de Moisés Braga, que determinou o placar final do jogo.

Edinho (de rosa) só observou a bola na cobrança de tiro livre desperdiçado, mas participou ativamente da partida.

O goleiro Edinho, eleito o melhor jogador da UFSM na partida, declarou que a equipe tinha em mente que os detalhes definiriam a partida. Ele dividiu os méritos com todos os companheiros de time, que se doaram na parte defensiva. "O gol saiu numa jogada trabalhada, que treinamos durante a semana, e conseguimos segurar esse placar no final", analisou o goleiro, responsável pela assistência no gol de Moisés Braga. O técnico Gabriel Pranke também elogiou bastante o empenho e a entrega dos jogadores na marcação: 

- O time se dedicou bastante na marcação, executaram o plano de jogo e isso me deixou muito feliz. Essa aplicação precisamos mostrar nas próximas partidas, para que mais vitórias aconteçam. 

Pranke também considerou positivo ter duas semanas para trabalhar e analisar o próximo adversário, que será o Riograndense, aqui em Santa Maria, no próximo dia 23. O time de Rio Grande, que ontem perdeu para o São José, joga em seus domínios no próximo sábado contra a AVGF, de Caxias do Sul.

Essa foi a segunda vitória da Federal em clássicos contra o União. O outro triunfo da UFSM aconteceu em 2019, na 1ª Fase da Série Ouro daquele ano. Além das duas vitórias, são dois empates em dez clássicos realizados. Se nos números totais a vantagem é do rival, quando se considera somente os jogos válidos pela Série Ouro a Universidade agora está em vantagem: são duas vitórias, um empate e uma derrota.

Espaço destinado à torcida da Federal ficou lotado.

O jogo

Após o atraso em virtude da espera pela ambulância, o clássico começou em alta voltagem. Logo no primeiro minuto, Willian Viana arriscou para o gol e parou no goleiro Edinho. Com um minuto de jogo, a UFSM teve duas chances de marcar, uma em cobrança de falta e outra na sequência, após jogada de escanteio. Aos 4 min, Léo Rudek puxou contra ataque e concluiu, para uma boa intervenção de Vermelho. 

Aos 7 min, foi Bruno Ribeiro que levou perigo duas vezes. Edinho pegou a primeira com o pé e a segunda conclusão foi para fora. Aos 9 min, Bruno Ribeiro recebeu livre na área e acertou a trave. Aos 10 min, Tito roubou a bola e avançou pela esquerda. Ele concluiu e Vermelho salvou o time visitante. Pouco depois, Felipinho puxou o contra ataque e serviu Tito, que concluiu rasteiro, em chute cruzado, que acertou o pé da trave. 

Tito quase marcou na primeira etapa, mas acertou a trave neste lance.

Com três faltas cometidas em questão de alguns minutos, a Federal deu a chance para o União sair em vantagem em cobrança de tiro livre sem barreira. Mas Rogério desperdiçou, chutando próximo à trave direita do goleiro da UFSM. Aos 13 min, Tariq ficou com a sobra e arriscou de longe. A bola passou por Vermelho, mas um defensor afastou o perigo. Nos minutos finais, o jogo ficou mais morno, após o ala Irion sair lesionado e precisar ser levado pela ambulância para um serviço de emergência. Quando a ambulância voltou, nenhuma das equipes conseguiu criar oportunidade clara de gol.

Na segunda etapa, a Federal conseguiu encaixar a marcação e deu poucas chances ao adversário. Aos 4 min, Léo Rudek puxou da direita para o meio e concluiu, mas Vermelho defendeu com o pé. Na sequência, Felipinho arrancou em direção à meta, mas o goleiro do União saiu fechando o ângulo. Aos 6 min, Tito ficou cara a cara com Vermelho, que salvou sua equipe novamente. Aos 9 min 30s, Moisés Braga recebeu lançamento do goleiro Edinho. O ala só precisou ajeitar o corpo e mandar um chute firme de canhota para o gol: UFSM 1x0.

Moisés Braga aproveitou lançamento do goleiro para colocar a Federal em vantagem.

O gol acordou o União. Aos 11 min, Graxa recebeu no fundo da quadra sozinho e, desta vez, foi Edinho quem evitou o gol. Aos 16 min, Edinho salvou mais uma, quando ficou cara a cara com Willian Viana. Aos 18 min, quando o União usava o goleiro linha, Bernardo serviu Moisés, que deu um toque por cobertura. A bola passou raspando a trave. Placar final: UFSM/B. Invest 1x0 União Independente.

Ficha técnica:

UFSM - Edinho, Tariq, João Farias, Irion, Léo Rudek, Carlson, Guinho, Bernardo, Mateus, Silvan, Moisés Braga, Tito, Dudu e Felipinho. T.: Gabriel Pranke.

União Independente - Vermelho, Pedro Guerra, Willian Viana, Rogério, Ge, Dede, Bruno Ribeiro, Jonas, Graxa, Murilo, Arilsom, Dudu, Giovani e João Dutra. T.: Rodrigo Gomes.

Gol: Moisés Braga (9 min 30s do 2T - UF).

Arbitragem: Diego de Menezes (árbitro principal), Marcelo Machado (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora) e Daniel Brondani (cronometrista). 

Cartões amarelos: Dudu, Bernardo e João Farias (UF), Bruno Ribeiro e Willian Viana (Un).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Público total: 447 pessoas.

Público pagante: 372 pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário