domingo, 28 de agosto de 2022

UFSM/B. Invest chega à quarta vitória seguida na Série Ouro

A UFSM/B. Invest recebeu o Paulista, de Pelotas, na noite deste sábado no CDM, em partida válida pela 9ª rodada da Série Ouro. O torcedor que compareceu ao ginásio viu o mesmo roteiro da última partida da Federal (a vitória sobre a AVGF): o visitante saiu na frente e a UFSM mostrou força de reação para virar a partida. Nesta partida, os visitantes ainda chegaram ao empate com uso do goleiro linha, mas a Federal confirmou mais um triunfo com o gol de Felipinho, faltando pouco mais de um minuto para o fim do jogo. Com a vitória por 3x2, a UFSM chega à sexta vitória em oito jogos na competição e alcança a quarta vitória seguida. 

Além da manutenção da liderança, os torcedores comemoraram a quarta vitória seguida da Federal.

Com 19 pontos, a equipe universitária abre cinco pontos de vantagem para a ABF, que folgou na rodada, e continua três pontos à frente do União Independente, que ontem venceu o Barcelona/Macleres por 2x0 e assumiu a 2ª colocação provisoriamente (como tem um jogo a menos, a ABF pode recuperar essa posição). O time universitário terá mais um compromisso na 1ª Fase: dia 10 de setembro a equipe recebe o Lyon Gaúcho. Assim como o Paulista, o time de Taquara também virá a Santa Maria lutando pela classificação, o que deixa a partida com ares de decisão. Uma vitória garantirá a liderança para a Federal. No entanto, dependendo dos outros resultados, até um empate pode garantir a melhor campanha para os santa-marienses.

"Momentos do jogo mostram que o time está amadurecendo e assim vamos seguindo numa crescente no campeonato" analisou o auxiliar técnico Felipe Super. Ele também afirmou após a partida que está muito parelho e as equipes estão mostrando muita força de marcação, motivo pela qual os resultados estão sendo decididos no detalhe. "A nossa concentração está fazendo a diferença", concluiu ele. 

Autor do gol da vitória, o pivô Felipinho declarou: 

- É uma grande emoção fazer o gol da vitória. Foi um triunfo do grupo todo, soubemos nos portar bem e suportar os momentos mais difíceis. Vamos lutar para ganhar o último jogo também, pois queremos muito a primeira colocação.

Felipinho (camiseta número 11) comemora o gol da vitória sobre o Paulista.

O jogo

O início da partida foi bem movimentado. Aos 3 min, Ruan fintou o marcador e concluiu no travessão. Pouco depois, a Federal quase marcou quando Bernardo serviu João Farias e ele concluiu, sem goleiro, raspando a trave. Aos 4 min 22s, após cobrança de lateral, Ruan serviu Schuch dentro da área. O pivô do Paulista concluiu no canto direito de Edinho, colocando os visitantes em vantagem. Aos 6 min, Moisés Braga recebeu com liberdade na esquerda, mas Nikão evitou o gol.

Aos 7 min de jogo, Bielemann recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o time de Pelotas com um a menos. Ainda assim, quem quase chegou ao gol foi o Paulista, quando Biel ficou cara a cara com Edinho. O goleiro da UFSM salvou com o pé. Aos 8 min, Bernardo fintou o marcador e concluiu. Nikão defendeu em dois tempos. Logo após o time visitante recompor a equipe com a entrada do quinto jogador, a Federal chegou ao gol do empate. Aos 9 min 11s, Bernardo chutou da intermediária, a bola desviou na marcação e saiu do alcance do goleiro: 1x1.

O ala Bernardo, neste chute de média distância, empatou a partida ainda na primeira etapa.

Aos 11 min, Tessmer recebeu na quadra ofensiva e concluiu no ângulo. Edinho espalmou para escanteio. Aos 17 min 45s, após bela tabela da UFSM, Tariq recebeu de Léo Rudek na entrada da área. Com o goleiro saindo para abafar o chute, o fixo serviu Garcia, que entrava na área pelo lado direito. O ala deu um carrinho para alcançar a bola e colocou a Federal em vantagem: UFSM 2x1.


O gol da virada: acima, Tariq fica cara a cara com o goleiro e serve Garcia, que manda para a rede (foto de baixo).

Na segunda etapa, as defesas prevaleceram por mais de dez minutos. Somente aos 12 min, a primeira chance clara de gol apareceu, quando Tessmer recebeu com liberdade na direita e concluiu por cima, muito próximo do travessão. Aos 14 min, Felipinho ficou cara a cara com o goleiro do Paulista e seu chute passou raspando a trave. Como precisava do resultado positivo, o Paulista lançou o goleiro linha faltando cerca de quatro minutos. E aos 16 min 26s o gol de empate saiu. Andrew recebeu sozinho no fundo da quadra, após passe de Chupeta, e concluiu de primeira, sem deixar a bola cair: 2x2.

A UFSM também começou a utilizar o goleiro linha para buscar o triunfo. Mas foi sem essa estratégia que o gol saiu, quando Felipinho recebeu na ala direita e concluiu de bico, à la Ronaldo (contra a Turquia na Copa de 2002). A bola passou pelo marcador e morreu no canto esquerdo do goleiro: UFSM 3x2. A Federal ainda teve que resistir ao avanço do adversário com o goleiro linha no último minuto de jogo. E quando o cronômetro estava por zerar, Bernardo concluiu para o gol vazio. A arbitragem considerou que o jogo já havia se encerrado e confirmou mais uma vitória da equipe de Santa Maria: UFSM/B. Invest 3x2 Paulista. 

Momento em que Felipinho vê o espaço e conclui entre as pernas do marcador, para definir mais uma vitória da equipe na Série Ouro.

Ficha técnica:

UFSM/B. Invest - Edinho, João Farias, Bernardo, Tito, Léo Rudek, Carlson, Marcos, Tariq, Silvan, Mateus, Garcia, Moisés Braga, Dudu e Felipinho. T.: Gabriel Pranke.

Paulista - Nikão, Bielemann, Tessmer, Schuch, Ruan, Xandy, Chupeta, Otávio, Bernardo, Biel, Pablo, Andrew e Matheus Pato. T.: Felipe Veleda.

Gols: Schuch (4 min 22s do 1T - P), Bernardo (9 min 11s do 1T - U), Garcia (17 min 45s do 1T - U), Andrew (16 min 26s do 2T - P) e Felipinho (18 min 42s do 2T - U). 

Arbitragem: Marlon Ortiz (árbitro principal), André Galvão (árbitro auxiliar), Daniel Brondani (anotador) e Allan Pilar (cronometrista).

Cartões amarelos: Edinho, Tito, Moisés Braga (U), Andrew, Bernardo e Pablo (P).

Cartões vermelhos: Bielemann (P).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário