domingo, 11 de setembro de 2022

UFSM/B. Invest vence e termina 1ª Fase da Série Ouro na liderança

A UFSM/B. Invest venceu o Lyon Gaúcho neste sábado no CDM, em Santa Maria, por 3x0, e confirmou a melhor campanha da 1ª Fase da Série Ouro. Com um aproveitamento de 100% dos pontos jogando em sua casa, a Federal fecha esta etapa do campeonato com sete vitórias, um empate e uma derrota. O adversário nas quartas-de-final será o próprio Lyon, que terminou a fase classificatória na oitava colocação. O primeiro jogo será em Taquara e o confronto decisivo será em Santa Maria, ainda sem data definida.

Com alguns desfalques por suspensão e por lesão, o técnico Felipe Super considerou muito difícil planejar o jogo. "Por esse motivo, mudamos um pouco nossa postura de marcação e o adversário conseguiu ter mais volume", avaliou Super. O pivô Léo Rudek afirmou que a equipe teve duas semanas para estudar o adversário e atribuiu a vitória ao que foi treinado e aplicado no jogo.

A campanha permite sonhar alto e a Federal passa agora a mirar o título. "Queremos terminar com êxito o campeonato e pensamos nisso dia após dia. Apostamos na nossa coletividade, pois nesse aspecto nós vamos nos destacar", afirmou Felipe Super. Já o ala Léo Rudek aposta num desempenho diferente de três anos atrás:

- Em 2019, fomos bem na classificatória e no mata mata falhamos. Temos tempo agora para estudar o adversário e fazer bons jogos, tanto fora como dentro de casa.

Léo Rudek (de azul, com a bola) foi o destaque da partida, com um gol e uma assistência.

O jogo

O time visitante teve o controle da posse de bola nos primeiros minutos de partida, empurrando a Federal para a sua própria quadra. E aí, no contra-ataque, o time de Santa Maria levou perigo aos 4 min, quando Léo Rudek recebeu na direita e parou no goleiro Veneno. Pouco depois, o Lyon respondeu, após Flávio receber livre e concluir para fora. Aos 8 min, em mais um contra-ataque, Moisés Braga chutou rasteiro e Veneno defendeu mais uma. Um minuto depois, Mateus concluiu para o gol e o goleiro deu rebote. Tariq estava na área, mas não conseguiu alcançar a bola para tocá-la para o gol.

Aos 18 min 27s, Léo Rudek cobrou falta, acertando um jogador que estava na barreira. No rebote, quase sem ângulo, ele concluiu para o gol. Mika ainda tentou salvar, mas a bola passou alguns centímetros da linha: UFSM 1x0. Faltando menos de um minuto para o fim da primeira etapa, a Federal ampliou a vantagem. Em um contra-ataque fulminante, Léo Rudek passou pelo marcador com uma janelinha e serviu Tito, na ala direita. Ele chutou com força, no canto superior do goleiro, que nada pode fazer: UFSM 2x0. 

Tito ampliou a vantagem e foi comemorar com a torcida.

Poucos segundos depois, o Lyon quase descontou, quando Bruno aproveitou um erro de passe da UFSM e invadiu a área. Ele tentou o chute cruzado buscando a segunda trave, mas Carlson afastou com o pé. Faltando 10 segundos para o fim, a Federal chegou em outro contra-ataque. Tito passou para Léo Rudek no ponto futuro, nas costas da marcação. E ele serviu Garcia, que estava sozinho pelo lado direito. O ala concluiu colocado, buscando o canto direito do goleiro, mas errou o alvo.

Na segunda etapa, o Lyon partiu para cima, já que precisava vencer para se classificar sem depender dos outros resultados. Aos 4 min, Thales Vinícius tabelou com Bruno e chutou rasteiro. Carlson defendeu. Aos 10 min, Bruno ficou cara a cara com o goleiro e concluiu cruzado, mas a bola passou raspando a trave. Aos 14 min, Thales recebeu passe no fundo da quadra ofensiva e cabeceou para o meio. Léo Rudek concluiu, mas acertou Dudu Araújo, que era o único que poderia proteger a meta. 

Aos 17 min, Bruno ficou cara a cara com goleiro mais uma vez, após um bate e rebate próximo à área. Carlson evitou o gol do time visitante mais uma vez. Trinta segundos depois, Dudu concluiu da própria quadra, tentando aproveitar o gol vazio (neste momento o Lyon utilizava o goleiro-linha), e acertou a trave. Um minuto depois, foi a vez de Tariq concluir da quadra de defesa. A bola bateu no travessão e entrou, decretando a vitória da UFSM por 3x0.

Acima, Tariq manda para o gol; e abaixo, ele comemora com os companheiros de equipe.

Ficha técnica:

UFSM/B. Invest - Carlson, Tariq, Tito, Silvan, Léo Rudek, Murilo, Garcia, Moisés Braga, Thales, Irion, Dudu, João Farias, Falcão e Mateus. T.: Felipe Super.

Lyon Gaúcho - Veneno, Neko, Dudu Araújo, Bruno, Flávio, Anderson, Helton, Nicolas, Thales Vinícius e Mika. T.: Gabriel Ritzel. 

Gols: Léo Rudek (18 min 27s do 1º T - U), Tito (19 min 14s do 1º T - U) e Tariq (18 min 40s do 2º T - U).

Arbitragem: Diego Goldani (árbitro principal), Ander Plautz (árbitro auxiliar), Daniel Brondani (anotador) e Alan Pilar (cronometrista).

Cartões amarelos: Tito, Garcia (U), Bruno, Dudu Araújo e Neko (L).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário