O encerramento da 1ª Fase não foi como a Federal planejava. O time de Santa Maria viu a ABF abrir vantagem e encaminhar a vitória ainda na primeira etapa, ao fazer 3x0. Na volta do intervalo, o time de São Lourenço do Sul ampliou a vantagem e acabou vencendo por 5x2, resultado que colocou os atuais campeões do Estado na terceira colocação. Já a UFSM, ficou na sétima colocação e irá encarar a SER Santiago nas quartas-de-final do campeonato.
O técnico Gabriel Pranke parabenizou a ABF, afirmando ser uma equipe que erra muito pouco, o que faz muita diferença em uma quadra de dimensões menores. Segundo ele, algumas circunstâncias fizeram com que a UFSM tivesse um primeiro tempo menos intenso, o que dificultou o resultado. O fixo De Agostini atribuiu o resultado adverso a alguns erros cometidos pela equipe. “Sabíamos que seria um jogo muito difícil e, atrás no placar, tivemos que nos expor um pouco mais”, afirmou ele.
![]() |
Federal, do fixo De Agostini, enfrentará a SER Santiago na próxima fase. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Sobre o adversário no mata-mata, Pranke afirmou que é uma das equipes mais qualificadas do Estado e que vai ser muito importante a primeira partida que será em Santa Maria. “Vamos tentar fazer um plano de jogo que nos favoreça mais”, comentou. De Agostini falou que o torcedor pode esperar muita entrega da equipe nas duas partidas e complementou:
- Temos três semanas para estudar bem o adversário, consolidar o nosso jogo, para poder fazer um resultado bom com o apoio do nosso torcedor.
O jogo
Com um minuto de jogo, a Federal levou perigo após cobrança de lateral. Pepo chutou e Jean Pierre evitou que bola chegasse a Mateus na segunda trave. Pouco depois, Léo aplicou uma janelinha no marcador e concluiu, obrigando Jean Pierre a aparecer mais uma vez. Aos 3 min, Chupeta chutou e a bola chegou a Maurício Peres, que estava dentro da área. Ele dominou e tocou por baixo do goleiro: ABF 1x0. Quarenta e cinco segundos depois, Jean Pierre lançou para a quadra ofensiva e um jogador da Federal tentou afastar. A bola bateu em Tito e entrou: ABF 2x0.
Aos 4 min, Lima puxou da esquerda para o meio e concluiu. Carlson espalmou. Aos 8 min, Endrigo concluiu cruzado e acertou a trave. Um minuto depois, Maurício Peres puxou da direita para o meio e chutou alto. Carlson espalmou. Aos 11 min, Cleiton Lopes recebeu na área, passou pelo goleiro e concluiu para fora. Dois minutos depois, em contra-ataque da Federal, Iago recebeu de Thales e concluiu, para mais uma defesa do goleiro.
Aos 14 min 15s, em contra-ataque, Lima ficou cara a cara com o goleiro e pisou para Endrigo, que concluiu no ângulo: ABF 3x0. Aos 18 min, Tito chutou cruzado, no alto, parando em mais uma defesa do goleiro da ABF. Um minuto depois, Geyo recebeu no fundo da quadra e ajeitou para Bad, que concluiu por cima.
A Federal tentou mostrar poder de reação na segunda etapa, quando levou perigo no primeiro minuto. Thales aplicou uma janelinha no adversário e concluiu. Patrick defendeu. Meio minuto depois, após cobrança de lateral, Chupeta chutou e a bola desviou na marcação, parando na trave mais uma vez. Aos 2 min 18s, após roubada de bola, Maurício Peres passou para Endrigo, que só precisou completar para a rede: ABF 4x0.
A UFSM descontou aos 6 min 47s, quando Tito antecipou e interceptou um passe errado dentro da área adversária, tocando de bico para o gol: ABF 4x1. Aos 9 min, Cleiton Lopes puxou contra-ataque e serviu Geyo, que acertou a trave. Aos 14 min 50s, Natã Clei roubou a bola, fintou o goleiro e marcou o quinto dos mandantes.
![]() |
Tito (número 15 da UFSM) marcou o primeiro da equipe e tentou iniciar a reação. Foto: Ricardo Weschenfelder. |
Ficha técnica:
ABF – Jean Pierre, Chupeta, Maurício Peres, Rafinha, Natã Clei, Patrick, Lima, Bolinha, Bad, Geyo, Tessmer, Cleiton Lopes, Endrigo e Schuch. T.: Flávio Lopes.
UFSM – Carlson, Léo, Mateus, Tito, Pepo, Gabriel, De Agostini, Tariq, Thales, Pietro Costa, Moisés Braga, Bernardo, Iago e Otávio. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Maurício Peres (3 min do 1T – A), Tito (gol contra - 3 min 45s do 1T – A), Endrigo (14 min 15s do 1T – A), Endrigo (2 min 18s do 2T – A), Tito (6 min 47s do 2T – U), Natã Clei (14 min 50s do 2T – A) e De Agostini (19 min 09s do 2T – U).
Arbitragem: Alexandre Orestes (árbitro principal), Diego Albuquerque (árbitro auxiliar), Francieli Borges (anotadora) e Jeferson Pereira (cronometrista).
Cartões amarelos: De Agostini (U), Natã Clei e Bolinha (A).
Ginásio: EC São Lourenço (São Lourenço do Sul).