domingo, 3 de setembro de 2023

UFSM vence e confirma classificação para os mata-matas da Série Ouro

A UFSM estará na fase decisiva da Série Ouro mais uma vez. A vaga para os confrontos eliminatórios foi confirmada na noite de ontem, no CDM, com uma vitória maiúscula contra a AVGF, de Caxias do Sul, por 10x2. Assim, a representante de Santa Maria brigará entre os oito melhores do Estadual novamente, repetindo o que fez em cada uma das outras três participações na elite do futsal gaúcho (em 2019 e em 2021, a UFSM foi até as quartas-de-final e, em 2022, alcançou a semifinal).

O resultado colocou a Federal na sexta colocação da competição neste momento. No entanto, os santa-marienses folgam na próxima rodada e podem descer para a sétima colocação mais uma vez. Na última rodada (19 de setembro), o desafio será em São Lourenço do Sul, contra a ABF, atual campeã da Série Ouro. Matematicamente ainda é possível terminar até na terceira colocação, já que a BGF perdeu ontem. No entanto, a Federal sabe que, mesmo vencendo a ABF, é improvável acabar no grupo dos quatro primeiros, o que traria o jogo de volta da próxima fase para a cidade.

O ala Tito foi mais uma vez destaque positivo da equipe, marcando três gols e entrando na briga pela artilharia do campeonato. "O time desempenhou o que vem treinando e conseguimos um placar que não é muito comum. A atuação foi quase perfeita, sem erros", declarou o jogador. Após ficar três partidas sem vencer, a Federal precisava dessa vitória, afirmou. Já o ala Pepo, com participação em metade dos gols da equipe na partida, comentou sobre a postura agressiva da marcação adversária, o que gerou um pênalti e dois tiros livres sem barreira na primeira etapa para o seu time:

- Eu já conhecia a equipe deles desde os confrontos do ano passado no sub-20. Sabíamos que seria um jogo físico, de catimba, de entradas firmes. Mantemos uma intensidade lá em cima e, depois que resolvemos a partida, eles baixaram um pouco isso. 

Tito marcou três gols e chegou à marca de treze na competição deste ano.

Para o técnico Gabriel Pranke, até certo momento, o jogo estava bem delicado e era difícil de conseguir entrar na defesa da AVGF. "Soubemos aproveitar algumas situações. Hoje marcamos muito bem e, se fizermos isso mais vezes, vamos incomodar mais", completou Pranke, exaltando a postura defensiva de seus comandados. 

O jogo

A Federal iniciou a partida com domínio na posse de bola e levou perigo em duas bolas paradas. Depois, aos 3 min, Moraes recebeu a pisada de De Agostini na ala esquerda e o goleiro Juliano defendeu. Aos 4 min 33s, Moraes driblou um adversário e tabelou com Moisés Braga, que devolveu de letra. Moraes completou para o gol, mas a arbitragem marcou uma falta no momento da conclusão. De Agostini chutou o pênalti, deslocando o goleiro: UFSM 1x0. Aos 5 min, Moraes recebeu na ala direita e avançou com liberdade. Ele concluiu no alto e Juliano apareceu novamente, espalmando para a linha de fundo.

Coube a De Agostini (de azul, com a bola) a missão de abrir o placar em cobrança de pênalti.

Pouco depois, Pepo avançou e passou para Thales, que entrava sozinho na área pelo lado esquerdo. Mas ele não conseguiu concluir para o gol. Na sequência, Léo recuperou a bola e avançou pela ala direita. Mais uma vez, o goleiro precisou trabalhar. Aos 7 min, Bernardo roubou a bola próximo à área. Ele serviu Pepo, que concluiu para fora. Aos 8 min, Pepo tabelou com Thales e concluiu no travessão.

Aos 9 min, a AVGF conseguiu levar perigo. Após um passe errado da UFSM, Gabriel concluiu rasteiro e Carlson defendeu. Aos 12 min, Moisés Braga puxou contra-ataque e serviu Tito no lado esquerdo. Ele calculou o quique da bola e acertou um petardo no ângulo oposto: UFSM 2x0. Treze segundos depois, Pacheco foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Além disso, como era a sexta falta dos visitantes, a Federal teria um tiro livre sem barreira. Tito cobrou rasteiro no canto: UFSM 3x0.

Tito ampliou a vantagem em cobrança de tiro livre sem barreira.

Aos 13 min, Tito recebeu de Iago e ficou sem ângulo, chutando sobre o goleiro. Pouco depois, Iago recebeu na posição de pivô e ajeitou para Moraes, que chutou cruzado. Juliano precisou fazer mais uma defesa. Aos 17 min, Thales roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas tentou aplicar uma lambreta, sem sucesso. Meio minuto depois, a AVGF vacilou na quadra defensiva e Pepo recuperou a bola. Ele passou para Thales, que tabelou com Bernardo dentro da área e marcou mais um: UFSM 4x0.

Após tabelar com Bernardo, Thales não teve dificuldade para marcar o quarto gol da Federal.

A equipe visitante mal saiu jogando e Pepo roubou a bola novamente. Ele avançou pela esquerda e rolou para Bernardo, que completou para o gol: UFSM 5x0. Aos 18 min, a AVGF cometeu mais uma falta. De Agostini cobrou o tiro livre e o goleiro defendeu em dois tempos. Vinte segundos depois, Pepo recuperou mais uma posse, avançou pela direita e chutou cruzado. Mateus desviou para o gol: UFSM 6x0. Nos segundos finais, Pepo recebeu na posição de pivô e driblou um marcador. Só não marcou porque o goleiro fez outra grande defesa.

Na volta do intervalo, a UFSM continuou buscando ampliar a vantagem. E isso aconteceu logo com um minuto de jogo, após nova saída errada da AVGF. A bola se apresentou para Tito, que concluiu no alto, sem chances para o goleiro: UFSM 7x0. Um minuto depois, Tito recebeu na ala esquerda e passou para Iago na posição de pivô. O jogador da UFSM viu que a marcação deu espaço e girou, chutando rasteiro: UFSM 8x0. Aos 4 min, Tito recebeu de Mateus e teve duas chances de marcar. Na sobra, Iago ajeitou para Pepo, que parou no goleiro Everton. 

Aos 8 min, a Federal pressionou e forçou outro erro dos adversários. Léo ficou com a bola, fintou um adversário e concluiu. A bola desviou na marcação e subiu. Mesmo assim, o goleiro conseguiu espalmar. Aos 10 min, João ganhou de dois marcadores na ala esquerda e chutou quando Carlson saía da meta, marcando o primeiro dos visitantes: UFSM 8x1. Aos 11 min 30s, Cesar puxou contra-ataque para a AVGF e concluiu cruzado. Carlson espalmou para a linha de fundo. No escanteio, a bola rebateu na defesa e sobrou para Thales, que avançou sem marcação. Ele concluiu na saída do goleiro e ampliou: UFSM 9x1. 

O placar só voltou a ser movimentado faltando 2 min 26s para o final do jogo. Pepo recebeu no fundo da quadra e devolveu para Pietro Costa, que entrava na área e só precisou completar para o gol: UFSM 10x1. Aos 18 min, Thales roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, que defendeu com o pé. Aos 19 min 22s, Cesar arriscou de falta. A bola bateu na defesa da Federal e entrou. Placar final: UFSM 10x2 AVGF. 

No final, o goleiro ainda evitou mais um gol de Thales, o que seria o seu terceiro na partida.

Ficha técnica:

UFSM - Carlson, Moraes, De Agostini, Mateus, Moisés Braga, Maicon, Léo, Bernardo, Pepo, Tito, Pietro Costa, Thales, Otávio e Iago. T.: Gabriel Pranke.

AVGF - Juliano, Cesar, Cassão, Pacheco, Yuri, Everton, Vitão, João, Gabriel, Ezequiel e Gringo. T.: Paulo Boff.

Gols: De Agostini (4 min 33s do 1T - U), Tito (12 min do 1T - U), Tito (12 min 15s do 1T - U), Thales (17 min 23s do 1T - U), Bernardo (17 min 34s do 1T - U), Mateus (18 min 25s do 1T - U), Tito (1 min 06s do 2T - U), Iago (2 min 04s do 2T - U), João (10 min 02s do 2T - A), Thales (11 min 46s do 2T - U), Pietro Costa (17 min 34s do 2T - U) e Cesar (19 min 22s do 2T - A).

Arbitragem: Luis Cristiano dos Santos (árbitro principal), Marcos Arlei Almeida (árbitro auxiliar), Ederson Feller (anotador) e Amauri Stafforti (cronometrista). 

Cartões amarelos: Cesar, João e Gringo (A).

Cartão vermelho: Pacheco (A).

Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário