domingo, 22 de outubro de 2023

UFSM sofre novo revés e está fora da Série Ouro

A noite deste sábado marcou a despedida da UFSM na Série Ouro 2023. Na longínqua Fortaleza dos Valos, local escolhido pela SER Santiago para sediar o confronto (o ginásio municipal de Santiago estava cedido para outro evento), a Federal precisava vencer duas vezes (no tempo normal e na prorrogação), mas foi superada pela equipe mandante por 8x4. Na semifinal, os santiaguenses enfrentarão o vencedor do confronto entre ABF e BGF/AAPF, que jogam a partida de volta no dia 28 deste mês.

A Federal até iniciou bem a partida, criando algumas oportunidades e equilibrando o confronto nos primeiros cinco minutos, mas a qualidade da equipe de Santiago foi preponderante, com alto aproveitamento das chances criadas. Pesou também a falta de critério da arbitragem após a quinta falta do time mandante no primeiro tempo, ignorando três faltas que gerariam tiros livres sem barreira para a Federal. Uma dessas faltas não marcadas resultou num contra-ataque, que originou o quarto gol sofrido pela equipe de Santa Maria.

O técnico Gabriel Pranke elogiou o time adversário, afirmando que a SER Santiago marcou muito bem e soube ler as coisas que a Federal tentava fazer. "Não conseguimos encaixar a marcação no primeiro tempo, sofremos alguns gols bobos e isso custou caro na partida de hoje. Precisamos tentar entender o que aconteceu hoje e crescer com isso", analisou ele. Sobre a temporada 2023, ele comentou:

- Já esperávamos que seria uma temporada mais difícil que a do ano passado. Acreditamos e apostamos no trabalho que estamos fazendo. Não é essa eliminação que não vai deixar a gente seguir nesse trabalho.  

Pranke (de camiseta preta, ao centro) lamentou a atuação abaixo da expectativa na primeira etapa, determinante para o resultado da partida. Foto: Ricardo Weschenfelder.

A Federal terminou a competição na sétima colocação geral. Foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas, contando as duas partidas da fase mata-mata. A equipe marcou 47 gols na competição (sendo 17 do ala Tito, artilheiro da competição até o momento) e sofreu 48.  

O jogo

A Federal quase surpreendeu e abriu o placar, quando Mateus ganhou na corrida do marcador com um minuto de jogo. Ele ficou cara a cara com Baranha, mas concluiu para fora. Aos 3 min 50s, Pablo recebeu após cobrança de escanteio e pisou para trás. A bola chegou a Rani, que abriu o placar: SER Santiago 1x0. Trinta segundos depois, Saraiva recebeu na esquerda e tocou para Renan Carvalho, que só não marcou porque Maicon defendeu com o pé. Aos 5 min, Moisés Braga passou por um adversário e serviu Tito, que concluiu por cima.

O castigo veio na sequência. Aos 5 min 28s, Moretto recebeu perto da área, carregou para o meio e concluiu no alto: SER Santiago 2x0. Aos 7 min, após cobrança de lateral, Renan Carvalho recebeu na ala oposta e chutou de primeira. Maicon espalmou. Aos 10 min, Maicon defendeu mais uma, quando Pablo concluiu de cabeça. Pouco depois, em contra-ataque do time mandante, Saraiva recebeu de Rani e concluiu para fora.

A SER Santiago sentiu o bom momento e partiu para cima. Aos 11 min 05s, Jones avançou pela direita, passando por um adversário. Ele serviu Pablo, que só precisou completar para o gol: SER Santiago 3x0. Aos 14 min 27s, Moretto fez falta em Moisés Braga, o que acarretaria em tiro livre para a Federal, mas a arbitragem mandou seguir. O próprio Moretto avançou pela direita com liberdade e, quando Maicon saiu do gol, passou para Jones, que completou para o gol vazio: SER Santiago 4x0. Dez segundos depois, Tito limpou a jogada e concluiu por cima. Aos 14 min 40s, Dudu cobrou tiro livre sem barreira e acertou o travessão. No contra-ataque, Mateus concluiu, a bola desviou e Baranha conseguiu defender.

Aos 16 min, Bernardo girou e chutou rasteiro, raspando a trave direita do goleiro. Aos 16 min 57s, Scapin cobrou tiro livre sem barreira, chutando rasteiro, e ampliou: SER Santiago 5x0. Aos 17 min 34s, Baranha aproveitou que a Federal estava com o goleiro linha e concluiu da própria área: SER Santiago 6x0. Aos 19 min, Thales tabelou com Moisés Braga e concluiu, para mais uma defesa de Baranha.

Com 22s de jogo após o intervalo, os mandantes ampliaram. Jones cobrou lateral e encontrou Pablo na segunda trave: 7x0. Aos 35s, a Federal reagiu, quando Thales recebeu na posição de pivô, girou e chutou no alto: SER Santiago 7x1. Aos 2 min, Tito puxou contra-ataque e chutou cruzado. Thales não alcançou a bola. Aos 7 min, Pepo roubou a bola, tabelou com Moisés Braga e obrigou Baranha a aparecer bem mais uma vez.

Aos 9 min 27s, Moisés Braga cobrou pênalti no canto esquerdo do goleiro e descontou: 7x2. Aos 9 min 42s, Tariq roubou a bola na ala esquerda e chutou cruzado: 7x3. Aos 12 min, Jones puxou contra-ataque e passou para Pablo, que concluiu por cima. Aos 13 min 36s, Moretto roubou a bola perto da área da UFSM e rolou para Pablo, que marcou mais um: SER Santiago 8x3. Aos 14 min, Tito chutou e Jhon espalmou. Moisés Braga pegou o rebote, mas concluiu para fora.

Aos 17 min 21s, Scapin cobrou tiro livre por cima. Aos 17 min 57s, Tito cobrou tiro livre para a Federal e descontou para 8x4. Aos 18 min 30s, Pepo lançou para Moraes, que concluiu na saída do goleiro e carimbou a trave. Aos 19 min, Arthur roubou a bola e deixou Tariq de frente para o gol. O fixo acabou concluindo sobre o goleiro. No último minuto, após contra-ataque dos santiaguenses, Renan Carvalho recebeu na área e Maicon apareceu mais uma vez. Placar final: SER Santiago 8x4 UFSM.

Tito marcou de tiro livre e chegou a 17 gols na competição. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Ficha técnica:

SER Santiago – Baranha, Ademir, Jones, Rani, Pablo, Jhon, Dudu, Pastel, Moretto, Renan Carvalho, Scapin, Pedrinho, Pretto e Saraiva. T.: Rafael Manzoni.

UFSM – Maicon, Mateus, Bernardo, Moisés Braga, Tito, Carlson, Gabriel, Moraes, Tariq, Léo, Thales, Arthur, Pietro Costa e Pepo. T.: Gabriel Pranke. 

Gols: Rani (3 min 50s do 1T - S), Moretto (5 min 28s do 1T - S), Pablo (11 min 05s do 1T - S), Jones (14 min 27s do 1T - S), Scapin (16 min 57s do 1T - S), Baranha (17 min 34s do 1T - S), Pablo (22s do 2T - S), Thales (35s do 2T - U), Moisés Braga (9 min 21s do 2T - U), Tariq (9 min 42s do 2T - U), Pablo (13 min 36s do 2T - S) e Tito (17 min 57s do 2T - U).

Arbitragem: Thairo Rafael da Silva (árbitro principal), Lazaro Krummenauer (árbitro auxiliar), Jaqueline Alvares (anotadora), Matheus Franke (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).

Cartões amarelos: Moraes, Bernardo, Moisés Braga, Leo (U), Ademir, Scapin e Baranha (S).

Ginásio: Rossatão (Fortaleza dos Valos-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário