domingo, 8 de outubro de 2023

Federal disputou partida de ida das Quartas-de-final da Série Ouro neste sábado

Como se previa, UFSM e SER Santiago fizeram um grande jogo na noite de ontem no CDM. O torcedor da Federal atendeu ao chamado e compareceu em grande número, o que tornou o ginásio um caldeirão. Dentro de quadra, a equipe de Santa Maria teve momentos de superioridade contra uma das equipes que mais investiu para brigar pelo título e abriu o placar logo no começo da partida. Mas os visitantes viraram o jogo e foram para o intervalo vencendo por 3x2. Na volta do intervalo, os santiaguenses ampliaram; a UFSM descontou para 4x3 e tinha mais de 14 minutos no cronômetro para tentar buscar o empate, que acabou não acontecendo.

Mais uma vez, Tito (com a bola) não passou em branco e ajudou a Federal com dois gols na partida de ontem. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Com o resultado, a missão da Universidade ficou extremamente complicada dentro do confronto. Para alcançar a classificação para mais uma semifinal, o time precisará vencer o jogo de volta no tempo normal e na prorrogação. Isso porque o time de Santiago tem a vantagem do empate no tempo extra por ter uma campanha melhor. Inicialmente, a partida está marcada para o dia 21 de outubro, mas pode ter modificação, pois o ginásio municipal de Santiago não está disponível para esta data.

Com dois gols na partida, Tito afirmou que o resultado não foi o que a equipe esperava. "Acabamos pecando, erramos alguns lances. Mesmo assim, por detalhes, não conseguimos empatar o jogo", comentou. Da mesma forma, o ala Bernardo também atribuiu a derrota aos erros cometidos, o que segundo ele é fatal em um jogo de mata-mata. Ele comentou:

- O jogo foi decidido nos detalhes. Conseguimos competir e nivelamos bastante o jogo. Vamos trabalhar forte, porque acreditamos muito que podemos reverter esse placar. 

Se a dificuldade será maior no jogo de volta, a esperança conseguir a classificação também existe, baseada na boa atuação que a Federal teve nas duas partidas contra os santiaguenses nesta temporada. "Lá vamos ter que dar a vida", projetou Tito, o artilheiro da Série Ouro, que chegou a 16 gols na competição.

O jogo

Com 15s, Moisés Braga recebeu na quadra de ataque e arriscou rasteiro. Baranha afastou com o pé. Pouco depois, em contra-ataque da Federal, Moisés Braga recebeu de Bernardo no fundo da quadra e tocou para a área, buscando Mateus. Ademir desviou contra o próprio gol: UFSM 1x0. Aos 5 min 33s, Ademir antecipou um passe longo, enquanto a UFSM tentava colocar o goleiro-linha. Jones só precisou desviar, tirando da marcação, para empatar o jogo: 1x1.

Aos 8 min 24s, após saída errada da Federal, Rani aproveitou. Ele avançou e concluiu cruzado, no canto esquerdo de Maicon: SER Santiago 2x1. Aos 12 min 30s, a UFSM chegou ao empate, quando o uso do goleiro linha e a superioridade numérica deu resultado. Moisés Braga recebeu no fundo da quadra e tocou para trás. Tito, de primeira, chutou no canto, deixando tudo igual no CDM: 2x2. Pouco mais de um minuto depois, Vini tentou o passe para o o pivô Biel. A bola desviou na marcação e mesmo assim, o jogador de Santiago conseguiu chegar na bola, chutando na saída de Maicon: SER Santiago 3x2.

Aos 14 min, a Federal tentou dar a resposta, quando Thales recebeu na ala esquerda e avançou. Ele concluiu rasteiro e Baranha afastou para a linha de fundo. Aos 15 min, Bigode fez jogada pela ala esquerda e serviu Biel, que concluiu rasteiro. Maicon salvou com o pé. Pouco depois, Bernardo conseguiu escapar entre dois adversários e tocou para Tito na ala esquerda. Ele fez o breque e passou para Thales, que estava sozinho dentro da área. O ala concluiu de cabeça no contrapé do goleiro e Baranha conseguiu espalmar para a linha de fundo. Aos 18 min, Bigode arriscou chute frontal e acertou o pé da trave. Pouco depois, Rani recebeu na esquerda e serviu Bigode, que só não marcou porque Maicon fez grande defesa. 

Com um minuto de jogo na segunda etapa, Moisés Braga puxou contra-ataque e serviu Moraes, que concluiu ao lado da trave. Três minutos depois, Renan Carvalho passou pelo marcador, puxando da esquerda para o meio e concluiu no canto oposto do goleiro, que espalmou para a linha lateral. Na cobrança de lateral, Rani encontrou Pablo na segunda trave e ele só precisou empurrar para a rede: SER Santiago 4x2. Aos 5 min 23s, Moisés Braga tabelou com Bernardo e serviu Tito, dentro da área pelo lado direito. O artilheiro da Federal concluiu no contrapé do goleiro e marcou o terceiro da Federal: SER Santiago 4x3.

Aos 9 min, Biel pegou um rebote e serviu Bigode, que concluiu sobre Maicon. Aos 14 min, Moretto arriscou de longe e acertou o travessão. Aos 17 min, Thales recebeu na esquerda e carregou para o meio. Ele ajeitou para Moisés Braga, que concluiu e a bola bateu no marcador, que salvou com um carrinho providencial. A UFSM ainda tentou o buscar o gol com uso do goleiro linha, mas a estratégia não surtiu mais efeito. Placar Final: UFSM 3x4 SER Santiago.

Ficha técnica:

UFSM - Maicon, Mateus, Moisés Braga, Tito, Bernardo, Carlson, Moraes, Tariq, Léo, Pepo, Thales, Pietro Costa, Iago e Otávio. T.: Gabriel Pranke. 

SER Santiago - Baranha, Ademir, Renan Carvalho, Jones, Pablo, Jhon, Dudu, Bigode, Rani, Moretto, Mateus, Vini, Scapin e Biel. T.: Rafael Manzoni. 

Gols: Ademir (contra - 1 min 15s do 1T - U), Jones (5 min 33s do 1T - S), Rani (8 min 24s do 1T - S), Tito (12 min 30s do 1T - U), Biel (13 min 45s do 1T - S), Pablo (4 min 29s do 2T - S) e Tito (5 min 23s do 2T - U).

Arbitragem: Luis Cristiano dos Santos (árbitro principal), Marcos Arlei Almeida (árbitro auxiliar), Ederson Feller (anotador), Volmir Klein (cronometrista) e Adilar Jantsch (Representante da FGFS).

Cartões amarelos: Thales, Tariq, Bernardo (U), Jones (S).

Ginásio: Centro Desportivo Municipal (CDM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário