domingo, 9 de junho de 2024

Federal vence em Manoel Viana e segue 100% na Série Ouro

A equipe masculina da UFSM retornou aos jogos oficiais neste sábado e o resultado não poderia ser melhor. A vitória por 7x4 contra a AFA, que mandou seu jogo em Manoel Viana, mantém os 100% de aproveitamento da Federal na Série Ouro e aumenta a expectativa para o jogo do próximo sábado (dia 15) contra o Atlântico em Santa Maria, que será o maior desafio da equipe no ano até aqui.

Federal entrou em quadra carregando a bandeira do Rio Grande do Sul, para lembrar que ainda há muito o que se fazer pela reconstrução, apesar da equipe ter voltado às atividades normais. Foto: Ricardo Weschenfelder.

O time de Santa Maria começou muito bem a partida de ontem contra a atual campeã da Série Prata. Abriu 2x0 e chegou a estar vencendo por 4x1. Mas o jogo não esteve controlado em nenhum momento até a parte final do segundo tempo, pois a AFA mostrava poder de reação. Ao contrário das duas partidas anteriores, a UFSM não precisou correr atrás para virar o placar. O time se mostrou maduro para suportar a pressão nos momentos de crescimento do oponente e demonstrou muita solidez na parte defensiva. 


O técnico Gabriel Pranke considerou fundamental ter iniciado bem a partida, com a vantagem no placar, e elogiou a concentração do time, principalmente no início do jogo. A dificuldade, não traduzida no placar final da partida, já era esperada, segundo o ala Rogério, autor de dois gols para a UFSM, sendo que um deles pode ser candidato a gol do campeonato. "Nossa estratégia foi muito bem cumprida e conseguimos sair com a vitória, o que nos dá muita confiança", acrescentou ele, projetando uma semana forte de preparação para encarar o atual campeão da Liga Nacional. 
Rogério marcou o sexto gol da UFSM com um chute de extrema dificuldade, aliando potência e precisão e tirando a possibilidade de reação do goleiro. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Pranke aproveitou para convocar o torcedor para jogar junto com a equipe:

- Será outro jogo, numa outra situação. Um jogo em casa, com a presença do nosso torcedor, o qual já convocamos desde já. Vai ser um grande momento para a nossa cidade. Esperamos trabalhar bem durante a semana para tentar equilibrar as ações, o que a gente sabe que será difícil. 

Com nove pontos em três jogos, a Federal está na liderança do Grupo B. No entanto, o Atlântico tem apenas duas partidas disputadas e também segue 100% (vitórias contra AE Jaguari e Sercesa). A AFA está na terceira colocação com três pontos e também jogará no sábado, em casa, contra a Sercesa, que ainda não pontuou.

O jogo

A AFA teve o primeiro lance de perigo, quando Magui girou e finalizou rasteiro sobre Edinho. Na sequência, a bola caiu nos pés de Léo Rudek, que avançou e tabelou com Rogério. O pivô da UFSM tentou o arremate, mas o defensor acabou colocando contra as próprias redes: UFSM 1x0. Na súmula, o gol foi para o camisa 10 da Federal. Logo depois, Léo Rudek puxou outro contra-ataque e concluiu, Após a defesa do goleiro, ele tentou servir Rogério, mas a bola foi pela linha lateral.

Minutos depois, Iago recebeu na ala esquerda com liberdade e Edinho espalmou para a linha de fundo. A AFA tentava pressionar e a UFSM errou na saída de bola, mas Magui não aproveitou. A bola, então, ficou mais uma vez com Léo Rudek, que a carregou da quadra de defesa até o ataque e concluiu no canto direito do goleiro: UFSM 2x0. 
Léo Rudek (com a bola) arranca para marcar o segundo gol da Federal. Foto: Ricardo Weschenfelder.

A equipe mandante conseguiu descontar após bonita tabela entre Markito e Daisson, que concluiu de primeira, de perna canhota: UFSM 2x1. Alguns minutos depois, a AFA errou na quadra defensiva e Fabio Escobar, que forçou o erro do adversário, conseguiu tocar para o gol na segunda tentativa: UFSM 3x1. Pouco depois, Iago recebeu de Chiquinho e chutou para o gol. A marcação desviou para a linha de fundo.
Fabio Escobar ampliou a vantagem e marcou seu o primeiro gol no campeonato. Foto: Ricardo Weschenfelder.

A AFA continuou levando perigo. Magui recebeu na quadra ofensiva e chutou cruzado para fora, muito perto da trave. Na parte final do primeiro tempo, Thales interceptou passe e avançou. quando o goleiro saiu do gol, ele concluiu cruzado no canto que estava aberto: UFSM 4x1. Logo na sequência, Magui recebeu após a cobrança de escanteio, mas o marcador tomou a frente. O pivô da AFA brigou, recuperou a bola e concluiu no ângulo: UFSM 4x2. 

Ainda no primeiro tempo, a AFA conseguiu descontar novamente. Iago recebeu na ala esquerda e carregou para o meio, chutando cruzado, no contrapé do goleiro da Federal: UFSM 4x3. Nos segundos finais, Mateus roubou a bola e reclamou de falta. A equipe mandante ficou com a bola e Guarienti teve a chance de marcar, mas concluiu para fora.

No início da segunda etapa, Rogério interceptou e a bola ficou com Léo Rudek, que concluiu na trave. A resposta da AFA veio com Markito, que avançou pelo meio e chutou rasteiro. Edinho salvou com o pé. Pouco depois, Magui tabelou com Miranda e concluiu cruzado. A bola passou por Edinho e Tariq afastou o perigo. 

Pouco depois, a Federal insistiu até que conseguiu ampliar. Rogério tentou em uma falta do meio da quadra e o goleiro espalmou. Depois teve duas chances em cobranças de escanteio e, na segunda, acertou um chute indefensável no canto oposto do goleiro da AFA: UFSM 5x3. Alguns minutos depois, a AFA descontou. Após bate-rebate, Douglas Boca aproveitou e concluiu no canto: UFSM 5x4.

Na saída do centro da quadra, Tariq recebeu de Pepo e concluiu. O goleiro espalmou e Pepo aproveitou o rebote para mandar para o gol vazio: UFSM 6x4. Depois disso, a equipe mandante tentou descontar com Chiquinho, após tabela com Markito, mas Edinho defendeu. Pouco depois, uma bola dividida sobrou para Chiquinho mais uma vez. E ele parou novamente em Edinho. Na sequência, Léo Rudek recebeu na ala direita e parou em Brigadeiro.

Com uso do goleiro linha, já na parte final do jogo, Markito concluiu em cima de Edinho. O goleiro ainda defendeu mais uma conclusão de Iago, após cobrança de lateral. Nos segundos finais, Miranda tentou encontrar Magui, que estava sozinho dentro da área, e Edinho evitou a conclusão. Faltando 8s para o fim, Rogério aproveitou a sobra e mandou para o gol vazio. Placar final: AFA 4x7 UFSM.

Ficha técnica:
AFA - Brigadeiro, Miranda, Iago, Puia, Magui, Lucas, Daisson, Duka, Betin, Guarienti, Markito, Douglas Boca, Chiquinho e Gregory. T.: Noninho Menezes.
UFSM - Edinho, Fabio Escobar, Thales, Rogério, Léo Rudek, Passarinho, Leonardo, Tariq, Arthur, Pepo, Mateus, Guto e Alysson. T.: Gabriel Pranke. 
Gols: Puia (contra - 1 min 29s do 1T - U), Léo Rudek (5 min 12s do 1T - U), Daisson (8 min 43s do 1T - A), Fabio Escobar (10 min 22s do 1T - U), Thales (16 min 15s do 1T - U), Magui (16 min 33s do 1T - A), Iago (18 min 50s do 1T - A), Rogério (4 min 05s do 2T - U), Douglas Boca (10 min 29s do 2T - A), Pepo (18 min 40s do 2T - U) e Rogério (19 min 51s do 2T - U).  
Arbitragem: Jussie Almeida (árbitro principal), Emerson Ribeiro (árbitro auxiliar), Tarcísio Gonçalves (anotador), Glederson Telles (cronometrista) e Edneier Sanchotene (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Fabio Escobar, Thales, (U), Markito e Magui (A).
Ginásio: Henrique Nemitz Martins (Manoel Viana-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário