domingo, 30 de junho de 2024

UFSM tropeça em casa e perde os 100% de aproveitamento na Série Ouro

Na fria noite de sábado, a Federal sofreu um duro revés com a presença do seu torcedor no CDM e ficou congelada na segunda posição da Chave B da Série Ouro 2024. Invicta até então, a equipe de Santa Maria recebeu a atual campeã do Estadual e perdeu por 6x1, após desperdiçar inúmeras oportunidades num primeiro tempo de bastante equilíbrio. Na segunda etapa, os visitantes foram bastante efetivos e conseguiram dilatar a vantagem, alcançando a segunda vitória na competição.

Após quatro vitórias seguidas, Federal conheceu a primeira derrota no campeonato. Foto: Ricardo Weschenfelder.

O técnico Gabriel Pranke afirmou ter ficado feliz com o bom número de torcedores que acompanharam a partida, apesar da noite gelada. Ele descreveu a torcida como fantástica e exaltou o fato de ela estar crescendo, visto que a equipe teve duas partidas de arquibancadas lotadas e ontem o público ocupou praticamente 80% dos lugares no ginásio. Sobre a partida, ele comentou: 

- Enfrentamos uma equipe cascuda e com uma qualidade absurda. O nosso momento no jogo foi no primeiro tempo e deveríamos ter aproveitado as chances que criamos. Depois do segundo gol, precisamos subir um pouco a marcação e eles são um time difícil de pressionar. Precisamos ter humildade de dizer que a Sercesa foi melhor que nós hoje.

Técnico Gabriel Pranke (de branco) lamentou as oportunidades desperdiçadas na primeira etapa. Foto: Ricardo Weschenfelder.

A Federal terá três semanas para se preparar para o próximo desafio, que será em Jaguari apenas no dia 20 de julho. Em outra partida de ontem, a AFA perdeu em casa para a ATF por 3x1. Hoje, a Sercesa venceu a AE Jaguari, fora de casa, por 4x0 e se igualou a Atlântico e UFSM, com 15 pontos. Pelo saldo, o Atlântico lidera (tem seis partidas realizadas), a Sercesa é segunda colocada (com oito jogos) e a Federal é a terceira colocada (com seis partidas).

O jogo

No primeiro minuto, Pity recebeu na ala direita e chutou próximo à trave esquerda de Edinho, para fora. Com 2 min, Léo Rudek fez fila, passou por dois adversários e cavou na saída do goleiro, mas errou o alvo. Um minuto depois, Fabio recebeu lançamento de Edinho e conseguiu chegar antes do goleiro, que já estava fora da área, mas também não conseguiu desviar para o gol.

Aos 5 min, João Ferrari puxou contra-ataque e concluiu rasteiro. Edinho defendeu com o pé. Na sequência, Jacky errou passe e Léo Rudek avançou. A bola sobrou para Fabio Escobar, que concluiu duas vezes sobre o goleiro da Sercesa. Trinta segundos depois, Léo Rudek tentou encontrar Mateus dentro da área. O ala não conseguiu desviar, e a bola saiu raspando a trave esquerda do goleiro da Sercesa. Na resposta do time visitante, Enzo recebeu lançamento de Grillo e concluiu para fora.

Aos 6 min, Thales roubou a bola e passou para Léo Rudek. O artilheiro concluiu e o goleiro deu rebote. Thales tentou aproveitar a sobra e concluiu sobre o goleiro. Dois minutos depois, Thales recebeu de Léo Rudek e tentou concluir a gol, mas Jacky saiu de carrinho, fora da área, afastando o perigo. Logo em seguida, no contra-ataque dos visitantes, Guinho avançou pela esquerda e chutou por cima da meta. Em resposta da Federal, Fabio Escobar avançou sem marcação e concluiu para fora.

Aos 12 min, Pepo recebeu nas costas do marcador e passou para Thales na segunda trave. Ele chutou prensado com Rezala, que salvou praticamente em cima da linha. Na sequência, Jacky lançou para Lukinhas, que ajeitou e concluiu no rosto de Edinho. Pouco depois, Rezala recebeu dentro da área na cobrança de escanteio e concluiu no alto. Edinho espalmou, fazendo grande defesa. Aos 18 min 15s, Lukinhas chutou e Rafinha desviou de peito para o gol: Sercesa 1x0. Aos 19 min, Rafinha roubou na quadra ofensiva e chutou cruzado. Lukinhas desviou e Edinho defendeu. Quinze segundos depois, Mateus ajeitou para Fabio Escobar, que concluiu para fora.

Com um minuto de jogo na segunda etapa, Rezala teve a primeira conclusão perigosa para os visitantes. Edinho espalmou para escanteio. Aos 2 min 28s, após passe errado da Federal, a bola ficou à feição para Rafinha concluir cara a cara com Edinho: Sercesa 2x0. Aos 4 min 27s, Enzo recebeu no fundo da quadra e chutou para dentro da área. A bola desviou na defesa e entrou: Sercesa 3x0. 

O terceiro gol foi um balde de água fria na equipe de Santa Maria, que demorou para mostrar reação. Aos 6 min 30s, Pepo serviu Alysson, que ficou cara a cara com Jacky e concluiu por cima. Faltando 12 min para o fim, a UFSM começou a utilizar a estratégia do goleiro linha. Aos 9 min 12s, Tito arriscou da ala direita. Jacky defendeu, chutou da própria área e ampliou: Sercesa 4x0. Aos 11 min, Lukinhas ajeitou para João Ferrari, que concluiu rasteiro. Edinho salvou com o pé. 

Aos 12 min, Tito apertou a saída de bola e Alysson recuperou. Ele arriscou de bico, para fora. Um minuto depois, Mateus concluiu de média distância, raspando a trave esquerda de Jacky. O goleiro ligou rápido para Pity, que desviou de cabeça: Sercesa 5x0. Aos 15 min 32s, Jacky defendeu mais uma e acertou o gol desguarnecido mais uma vez: Sercesa 6x0. Aos 18 min 30s, Guto serviu Arthur, que estava dentro da área e desviou de calcanhar: Sercesa 6x1. Faltando 10s para o fim, Thales arriscou de longe, quando Jacky estava fora do gol. Enzo tirou de cabeça. Placar final: UFSM 1x6 Sercesa.

Único gol da Federal saiu do calcanhar de Arthur (de azul), já atuando como goleiro linha, nos instantes finais da partida. Foto: Ricardo Weschenfelder.
Ficha técnica:
UFSM - Edinho, Fabio Escobar, Mateus, Thales, Léo Rudek, João Porto, Léo, Tariq, Arthur, Pepo, Tito, Lorenzo, Guto e Alysson. T.: Gabriel Pranke.
Sercesa - Jacky, Rezala, Pity, Lukinhas, Rafinha, Gabriel, Fiuza, João Ferrari, Grillo, William Carmo, Enzo e Guinho. T.: Adão Vilanova.
Gols: Rafinha (18 min 15s do 1T - S), Rafinha (2 min 28s do 2T - S), Tariq (contra - 4 min 27s do 2T - S), Jacky (9 min 12s do 2T - S), Pity (13 min 26s do 2T - S), Jacky (15 min 32s do 2T - S) e Arthur (18 min 30s do 2T - U).
Arbitragem: Ariel Hidalgo (árbitro principal), Marcelo Padilha (árbitro auxiliar), Ederson Tolfo (anotador), Amauri Stafforti (cronometrista) e Claudiomir Farias (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: João Ferrari e Pity (S).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
LAPRE
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário