quarta-feira, 27 de novembro de 2024

UFSM/Dallas conquista o título do Campeonato Municipal

Uma vitória com imposição e autoridade. Assim pode ser definida a partida jogada pela UFSM/Dallas na Final do Campeonato Municipal de Futsal. A vitória por 7x0 sobre o Projeto Futuro coroou uma campanha impecável, repleta de goleadas, e que premiou o esforço de todo o grupo ao longo do ano e durante a maratona de jogos que movimentaram as últimas semanas. O título também consolida a união entre a UFSM Futsal e o Dallas (que já havia conquistado três títulos citadinos, mas nenhum Campeonato Municipal organizado pela Liga Santamariense), num primeiro ano de resultados e atuações consistentes, tanto nas competições locais, como estaduais.
Este é o primeiro título da parceria que se mostra promissora neste primeiro ano.

Após o jogo, o coordenador da equipe, William Tier (que comandou o time em quadra em virtude da suspensão do técnico), se mostrou feliz pela conquista, a qual o Dallas perseguia a três anos (em 2023, perdeu na Final), segundo ele. Sobre o jogo, ele afirmou que está "mais que provado que o trabalho vem dando resultado, nossa marcação foi muito bem, o ataque e as jogadas ensaiadas funcionaram, e conseguimos sair daqui vitoriosos". A equipe vinha de um resultado bem amargo no último domingo, na partida que encerrou a participação na Série Ouro do Estadual. Mas em quadra, as gurias não apresentaram abatimento. Para Diozer Irajá, técnico da equipe, "o Futsal é incrível por isso, viemos de uma derrota como a de domingo e hoje estamos comemorando o título".

O técnico, que chegou à equipe em dezembro do ano passado, atribuiu os bons resultados ao empenho das atletas, chamando-as de guerreiras, pois considera dificultoso para elas conciliarem a rotina profissional com os treinamentos. "A gente se doa ao máximo e, por isso, estamos colhendo os frutos", declarou. Já a ala Nathalia, considerada a destaque da partida e autora de três gols em um intervalo de dois minutos na Final, comentou:

- Foi um reflexo do nosso trabalho do ano inteiro. Foi difícil, pois participamos de outras competições, teve choques de datas, mas precisávamos sair com essa vitória hoje. Precisávamos disso após uma derrota que foi dolorida. Estou muito honrada e foi importante para mim, por já estar num clima de despedida.
William Tier e Diozer Irajá (ambos de preto, ao centro) comandaram a festa da equipe na cerimônia de premiação.

A campanha teve seis jogos, cinco vitórias e um empate (com posterior vitória nos pênaltis), com 42 gols marcados e 6 gols sofridos. A equipe teve a defesa menos vazada e a artilheira do campeonato, a ala Gabyzinha (13 gols). 
Gabyzinha foi a artilheira do campeonato: 13 gols. Foto: Arquivo pessoal.

A goleira Elizabeth recebe o troféu de defesa menos vazada do campeonato. Foto: Silvio Kaufmann.

Resultados da campanha:
9x1 São Miguel
12x0 Valencia
7x1 Ipiranga
3x3 Peñarol (quartas-de-final, vitória por 3x2 nos pênaltis)
4x1 Real Merengue (semifinal)
7x0 Projeto Futuro (final)

O jogo

Aos 20s, a UFSM/Dallas mostrou que não estava para brincadeira. Gabyzinha puxou da esquerda para o meio e concluiu rasteiro para fora. Aos 4 min, Eduarda Roggia, mesmo de longe, chutou no alto, fazendo a goleira trabalhar. Aos 5 min, em contra-ataque de dois contra uma, Eduarda Roggia recebeu de Tefa e concluiu rasteiro para fora. O volume de jogo deu resultado aos 6 min 20s, quando Gabyzinha encontrou Eduarda Roggia no meio da marcação. A ala dominou e concluiu rasteiro, por baixo da goleira: UFSM/Dallas 1x0. Aos 7 min, Tefa pisou para Gabyzinha, que concluiu mais uma para fora.
Eduarda Roggia abriu o caminho para a vitória ao marcar os dois primeiros gols. Foto: Silvio Kaufmann.

Dois minutos depois, Thauany concluiu no ângulo e Elizabeth espalmou para a linha de fundo. Aos 10 min 45s, Jéssica cobrou falta, rolando a bola para Eduarda Roggia, que soltou uma 'bomba' no ângulo: UFSM/Dallas 2x0. No reinício, Thauany recebeu com liberdade na ala esquerda e concluiu para fora. Aos 16 min, Jéssica concluiu rasteiro e a goleira Amanda conseguiu alcançar a bola com a ponta dos dedos.

Na volta do intervalo, logo aos 20s, Dala Nora puxou para a esquerda e chutou rasteiro. A goleira defendeu com o pé. Aos 3 min 55s, Nathalia roubou a bola e acionou Dala Nora, que serviu Gabyzinha. Ela avançou, driblou a goleira e mandou para a rede: UFSM/Dallas 3x0. Aos 5 min, Ziani interceptou o passe na cobrança de escanteio e avançou com velocidade. Ela concluiu e a goleira defendeu com o pé. Aos 6 min 45s, Ziani dominou na ala direita e passou para Nathalia, que fez a ultrapassagem. A ala chutou rasteiro cruzado e ampliou: 4x0. Menos de um minuto depois, Gabyzinha fez jogada na ala esquerda e passou para a segunda trave, onde estava Nathalia. Ela só precisou completar para a rede: UFSM/Dallas 5x0.
Gabyzinha dribla a goleira antes de marcar o terceiro gol da Federal. Foto: Silvio Kaufmann.

Aos 8 min 40s, Gabyzinha fintou uma adversária e passou para Nathalia, que recebeu na esquerda e chutou forte para marcar mais um: UFSM/Dallas 6x0. Aos 11 min 40s, Gabyzinha tabelou com Karla e 'fuzilou' para o gol, marcando um golaço: UFSM/Dallas 7x0. Aos 13 min, Ziani recebeu de Gabyzinha e finalizou. A goleira defendeu com o pé novamente. Dois minutos depois, Ziani recebeu de Karla e carimbou o travessão. Aos 17 min, Dala Nora chutou cruzado e a goleira espalmou para o lado. Faltando 2 min, Thauany fintou a adversária e acertou o travessão. Placar final: UFSM/Dallas 7x0 Projeto Futuro.
Artilheira da Final, Nathalia comemora um dos seus três gols na partida, todos no segundo tempo. Foto: Silvio Kaufmann.
Ficha técnica:
UFSM/Dallas - Elizabeth, Jessica, Gabyzinha, Eduarda Roggia, Tefa, Emely, Karla, Ziani, Pioner, Mari Henn, Nathalia e Dala Nora. T.: William Tier.
Projeto Futuro - Bianca, Flavia, Kauany, Dyandra, Emilly Molina, Litza, Amanda, Bonoto, Jhonson, Maria Clara e Iza. T.: Henrique Saraiva.
Gols: Eduarda Roggia (6 min 20s do 1T - U), Eduarda Roggia (10 min 45s do 1T - U), Gabyzinha (3 min 55s do 2T - U), Nathalia (6 min 45s do 2T - U), Nathalia (7 min 35s do 2T - U), Nathalia (8 min 40s do 2T - U) e Gabyzinha (11 min 40s do 2T - U).
Árbitros: Luiz Guilherme Lampert e Eugenio Gelain.
Ginásio: CDM.

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário