domingo, 26 de agosto de 2018

Após derrota em Itaqui, UFSM está fora da Série Bronze

Somente um resultado poderia deixar a UFSM viva na Série Bronze: a vitória. E com esse objetivo, a equipe entrou em quadra neste sábado em Itaqui, diante de um Castelão quase lotado. Pela frente, uma equipe que joga com muita intensidade e que está invicta como mandante, aproveitando o caldeirão que se transforma o seu ginásio. Mesmo assim, a Federal equilibrou as ações na primeira etapa, apesar de ir para o intervalo perdendo. Na segunda parte do jogo, como precisava vencer, a Federal se abriu e a AFI foi ampliando a vantagem até chegar ao 7x3, placar final do confronto.
UFSM (de azul) enfrentou a AFI diante de um grande público no Castelão. Foto: Saul Pranke.
Mesmo que conseguisse vencer em Itaqui, a UFSM não teria mais como se classificar. Isso porque, o Figueira acabou vencendo e ficando fora do alcance do time universitário. No próximo sábado, a Federal encerra sua participação no campeonato contra o próprio Figueira, no CDM. O adversário ainda não confirmou sua classificação, pela qual segue brigando com o Gaúcho e com o La Máquina. Dessas três equipes, duas passam para a próxima fase.

O jogo

Um grande equilíbrio marcou os minutos iniciais da partida no Castelão. A AFI arriscava em chutes de média para longa distância, muitas vezes sem a direção do gol. A Federal trabalhava a bola e levou perigo aos 5 min, após cobrança de lateral. Diozer chutou para a área e Carlos tocou para a meta, mas a defesa desviou para a linha de fundo. O time da casa só levou perigo ao gol de Mutuca aos 13 min, quando teve um contra-ataque parado com falta nas proximidades da área. Evair recebeu e concluiu rasteiro, mas Mutuca defendeu com o pé.

Mas em menos de dois minutos, a AFI conseguiu desmontar a fortaleza defensiva do time santa-mariense. Aos 14 min 15s, Evair tabelou com Dudu e tocou na saída do goleiro: AFI 1x0. Aos 15 min 55s, Evair dividiu com um atleta da Federal, ficou com a bola e concluiu no ângulo: AFI 2x0. Os atletas da UFSM reclamaram de falta na origem do lance. Aos 16 min, Jean recuperou a bola e ficou cara a cara com Mutuca, que saiu fechando o ângulo. Aos 19 min, Vandré avançou pela direita e concluiu para o gol. Fiapo cortou para a linha lateral.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais aberto, já que a UFSM precisava arriscar. E aí o time da casa aproveitou os espaços. Aos 2 min 46s, Vandré cobrou falta direta para o gol e ampliou: AFI 3x0. Aos 3 min 30s, Bernardo cobrou falta e serviu Raimar dentro da área, mas o pivô concluiu para fora. Aos 8 min, Carlos prensou com o defensor e a bola sobrou para Bernardo, que concluiu rasteiro. Bocão afastou com o pé. Aos 9 min, em contra-ataque do time da casa, Dudu chutou colocado e Gustavo espalmou para escanteio.

Aos 11 min 58s, Diozer concluiu para o gol e Bocão deu rebote. Carlos tocou de cavadinha para o gol, marcando para a UFSM: AFI 3x1. Pressionando a saída de bola da Federal para evitar a entrada do goleiro-linha, a AFI buscava criar mais chances de gol. Em uma delas, aos 13 min 14s, Léo aproveitou e tocou na saída de Gustavo: AFI 4x1. Aos 14 min, Diozer recebeu de Carlos e soltou um potente chute em direção ao ângulo, mas Chupin espalmou.
O itaquiense Carlos (camiseta 25) descontou para a UFSM na segunda etapa. Foto: Saul Pranke.
Aos 14 min 50s, após a UFSM perder a bola na cobrança de escanteio, Jean concluiu para o gol vazio e ampliou novamente: AFI 5x1. A chance para a UFSM descontar veio em cobrança de tiro livre sem barreira. Diozer cobrou e Chupin defendeu. Na sequência, após recuperar a bola mais uma vez, Léo concluiu para o gol desprotegido: AFI 6x1. A Federal não se entregou. Aos 16 min 48s, Bordinhão avançou sozinho e, com a saída do goleiro, tocou para Diozer, que só precisou completar para a rede: AFI 6x2. Um minuto depois, Chupin salvou a AFI, defendendo mais um tiro livre sem barreira.
Diozer (de camiseta branca) marcou o segundo gol da UFSM na partida e poderia ter marcado novamente em cobrança de tiro livre sem barreira. Foto: Saul Pranke.
Pouco depois, Tourinho foi expulso por reclamação, deixando o time de Itaqui com um a menos. Com isso, a Federal conseguiu descontar novamente. Após chute de Fiapo, Lincon aproveitou o rebote e acertou uma bomba no ângulo: AFI 6x3. Ainda deu tempo de Ralo ampliar, em chute de longe. E aos 19 min, Diozer teve a última chance, mas Chupin saiu abafando a conclusão. Placar final: AFI 7x3 UFSM.

Ficha técnica:
AFI - Bocão, Tourinho, Coffi, Léo, Jean, Handryo, Evair, Carvalhinho, Dudu, Palmeira, Vandré, Ralo, Meia e Chupin. T.: Noninho Menezes.
UFSM - Mutuca, Diozer, Bernardo, Fiapo, Carlos, Gustavo, Marcelo Bernasconi, Bordinhão, Moisés, Scalcon, Arninho, Razeira, Lincon e Raimar. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Evair (14 min 15s do 1T - A), Evair (15 min 55s do 1T - A), Vandré (2 min 46s do 2T - A), Carlos (11 min 58s do 2T - U), Léo (13 min 14s do 2T - A), Jean (14 min 50s do 2T - A), Léo (15 min 22s do 2T - A), Diozer (16 min 48s do 2T - U), Lincon (18 min 35s do 2T - U) e Ralo (18 min 48s do 2T - A).
Arbitragem: Alvanio Brites (árbitro principal), Nairo Teixeira (árbitro auxiliar), Franciele Martins (anotadora), Maicon Gomes (cronometrista) e Edneir Sanchotene (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Coffi (A), Bernardo, Moisés e Carlos (U).
Cartão vermelho: Tourinho (A).
Ginásio: Castelão (Itaqui-RS).

Texto: Saul Pranke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário