domingo, 18 de julho de 2021

UFSM/Urbanes Empreendimentos jogou ontem em Pelotas

 Já era esperado que o início da caminhada da UFSM/Urbanes Empreendimentos na Série Ouro 2021 seria bastante complicado. E, na noite de ontem, a equipe encarou mais uma 'pedreira'. Desta vez, o desafio foi longe de Santa Maria, contra o Paulista, em Pelotas. O time da casa fez um grande primeiro tempo, indo para o intervalo com a vantagem de três gols. Na segunda etapa, a Federal equilibrou a partida, mas só conseguiu balançar as redes uma vez, amargando a segunda derrota na competição. Com a vitória por 5x3, os pelotenses dividem a liderança com a BGF, com sete pontos. Já a UFSM, caiu para a oitava posição.

Braian Lima, Igor Sanches, Miguel Dalmonte, Carlson, Léo Leston, Tito, De Agostini, Tariq, Garcia, Bernardo, Silvan Machado, Gabriel Pranke e Tassiano Rossato (em pé, da esq. para a dir.); Rogério, Dudu, Willian Viana, Léo Rudek, Thales, Pedro Guerra e Guinho (agachados, da esq. para a dir.).

O desempenho no primeiro tempo foi determinante para o resultado, de acordo com o treinador Gabriel Pranke. Ele disse após a partida que já esperava muitas dificuldades pela qualidade do adversário, mas que sua equipe demorou a "entrar" no jogo, o que foi preponderante para o placar. Já o fixo De Agostini afirmou que a equipe demorou a se adaptar à quadra e pecou algumas vezes no início da partida. "Quando conseguimos encaixar nosso jogo, o placar já estava dilatado e foi difícil buscar a vitória", declarou.

O campeonato tem uma parada no próximo fim de semana e na 4ª rodada a Federal folga. Com isso, serão três semanas de treinamentos antes da próxima partida, que será contra o São José, mais uma vez fora de casa. O técnico Gabriel Pranke avaliou esse período sem jogos:

- Temos duas semanas sem jogos, Com certeza usaremos esse tempo pra preparar a equipe e buscar a vitória no próximo jogo. É bom para recuperar os atletas lesionados e ir com força total na nossa próxima partida.


O jogo

A partida começou com a UFSM tentando controlar a posse de bola e o Paulista pressionando e cometendo algumas faltas. Mas a partir do terceiro minuto de jogo, o time da casa começou a empilhar chances de gol. Aos 3 min, Bil furou em bola dentro da área e, um minuto depois, Rafael Almeida concluiu após contra ataque, forçando Léo Leston a defender com o pé. Aos 5 min 30s, Pedrinho recebeu sozinho na ala esquerda e chutou na saída do goleiro, abrindo o placar. Aos 8 min, Quevedo recebeu de Rafa e ampliou para o Paulista. 

A reação da Federal veio aos 9 min 14s, quando Tito recebeu no fundo da quadra com liberdade. Ele passou para Thales, que concluiu para o gol vazio: Paulista 2x1. Mas um minuto depois, Rafa roubou a bola na quadra de ataque e concluiu na saída do goleiro, fazendo 3x1 para os mandantes. Pouco depois, Rogério concluiu rasteiro e Rodrigo espalmou. Na cobrança do escanteio, De Agostini chutou para o gol e Rodrigo defendeu em dois tempos. 

Aos 12 min 40s, Léo Leston afastou e Duda Grigoletti pegou a sobra. Ele acionou Rafael Almeida na direita, que chutou para o gol vazio: Paulista 4x1. Após o quarto gol, Léo Leston ainda apareceu mais duas vezes. Na primeira, defendeu cara a cara com Duda Grigoletti. Depois fez mais duas defesas quando Rafael Almeida, livre, recebeu lançamento do goleiro. Aos 15 min, Rafael Almeida concluiu da ala direita e acertou a trave.

Nos minutos finais do 1º tempo, a UFSM voltou a levar perigo. Primeiro, Rogério chutou cruzado para fora. Depois, Rogério recebeu passe de Guinho pelo meio, venceu a marcação, mas concluiu novamente para fora. Até que, o gol veio em um contra ataque. De Agostini roubou a bola na quadra de defesa e avançou pela direita. Ele recebeu mais à frente de Rogério e acertou o ângulo: Paulista 4x2.

De Agostini (de branco) marcou o segundo gol da Federal na partida. Foto: Pedro Lopes (Assessoria Paulista).

Os mandantes responderam com Rafa, que recebeu sozinho na área. Léo Leston fez grande defesa com o pé. Entrando no minuto final, o árbitro não quis dar uma falta do Paulista, quando Duda Grigoletti puxou Léo Rudek. Seria a sexta falta do time da casa. Na sequência, o próprio Duda Grigoletti aproveitou uma bola sobrada no meio da quadra e arriscou para o gol, marcando um golaço e ampliando para 5x2.

No segundo tempo, o jogo diminuiu o ritmo e as chances diminuíram. A Federal conseguiu controlar o jogo, mas tinha dificuldades para criar oportunidades, enquanto o time local buscava o contra ataque. Com a insistência da UFSM, o goleiro Rodrigo apareceu e demonstrou muita segurança. Ele espalmou duas conclusões de Guinho, uma de muito longe e outra após cobrança de lateral. Faltando pouco mais de 10 minutos para o fim, a Federal começou a usar o goleiro linha. Em duas ou três oportunidades, a bola passou pela área sem ninguém para completar para a rede.

Enquanto isso, o Paulista procurava ampliar. Pedrinho concluiu da ala direita e Carlson espalmou. Pouco depois, De Agostini girou sobre o marcador e chutou rasteiro. O goleiro tirou mais uma, desta vez com o pé. Aos 17 min, a Federal descontou em contra ataque. Tito recebeu na direita, fintou o goleiro e rolou para o gol: Paulista 5x3. Pouco depois, Guinho acertou um chutaço, mas o goleiro buscou no ângulo. Placar final: Paulista 5x3 UFSM/Urbanes Empreendimentos.

Tito comemora o terceiro gol com os companheiros. Foto: Pedro Lopes (Assessoria Paulista).

Ficha técnica:

Paulista/UFPel - Rodrigo, Diegão, Bil, Maurício, Rafa, Carlos Júnior, Rafael Almeida, Benito, Quevedo, Schuch, Muralha, Duda Grigoletti, Pedrinho e Theo. T.: Felipe Veleda.

UFSM/Urbanes Empreendimentos - Léo Leston, Guinho, Rogério, Bernardo, Pedro Guerra, Carlson, De Agostini, Tariq, Willian Viana, Garcia, Thales, Léo Rudek, Tito e Dudu. T.: Gabriel Pranke.

Gols: Pedrinho (5 min 30s do 1T - P), Quevedo (8 min do 1T - P), Thales (9 min 14s do 1T - U), Rafa (10 min 30s do 1T - P), Rafael Almeida (12 min 40s do 1T - P), De Agostini (17 min do 1T - U), Duda Grigoletti (19 min 15s do 1T - P) e Tito (17 min do 2T - U). 

Arbitragem: Alexandre Rodrigues (árbitro principal), Romulo Rodeghiero (árbitro auxiliar), Bruna da Silva (anotadora) e Gabriela Souza (cronometrista).

Cartões amarelos: Rogério, De Agostini e Guinho (U), Maurício (P). 

Ginásio: do Paulista (Pelotas-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário