domingo, 8 de agosto de 2021

UFSM/Urbanes Empreendimentos vence a primeira na Série Ouro

 A UFSM/Urbanes Empreendimentos entrou em quadra neste sábado em Cachoeira do Sul em uma posição incômoda na tabela de classificação da Série Ouro. A equipe enfrentou o São José em um jogo decisivo, já que ambos times ainda não haviam vencido na competição. E quem saiu satisfeito e mais tranquilo do confronto foi a Federal, que venceu de virada por 3x1 e pulou da 9ª para a 7ª colocação na competição.

O goleiro Carlson destacou a importância do triunfo, que dará mais tranquilidade para trabalhar na próxima semana, e festejou a atuação do grupo de atletas. "O destaque de hoje foi o desempenho coletivo, ressaltar o trabalho em equipe, trabalhando juntos, um puxando pelo outro. Essa foi a principal qualidade do time neste jogo", comentou o atleta que foi um dos vários destaques individuais da Federal.

Já o treinador Gabriel Pranke atribuiu a vitória ao encaixe de marcação na segunda etapa e ao acerto na saída de pressão, corrigida no intervalo. Ele também destacou os dois gols que surgiram de jogadas trabalhadas, premiando o esforço dos atletas nos treinamentos das últimas semanas:

- Com muito empenho e dedicação, essa vitória, que a gente estava precisando tanto na competição, aconteceu. Fizemos dois gols de jogadas trabalhadas. Os movimentos que são treinados criam certas situações e espaços e hoje conseguimos aproveitar isso. O grupo está de parabéns, tem trabalhado duro e tem entendido essas situações, o que fez com que conseguíssemos o resultado positivo hoje.

Com a vitória, a UFSM chegou a quatro pontos e ultrapassou o próprio São José e o Brasil (que perdeu em Alvorada para o Rabelo), pulando para a 7ª colocação. Após duas partidas longe de Santa Maria, a Federal volta a jogar em casa no próximo sábado (dia 14) contra o Brasil (oitavo colocado), em mais um confronto direto na briga pela classificação. O jogo será às 21h, pois o União Independente receberá o São José horas antes e haverá rodada dupla no CDM.

UFSM conquistou a primeira vitória na Série Ouro na estreia do uniforme número 2 desta temporada.

O jogo

No início da partida, as defesas das duas equipes prevaleceram. Com isso, as primeiras chances de gol surgiram em bola parada. Aos 3 min, o São José teve uma falta próximo à área. Biro concluiu raspando a trave. A Federal chegou em cobrança de escanteio, quando Rogério encontrou João Farias sozinho dentro da área, mas ele concluiu para fora. Aos 7 min, Escobar roubou a bola, avançou pelo meio e concluiu rasteiro, para a primeira intervenção de Rodrigo. Pouco depois, em um contra-ataque de 3 contra 1, Thales serviu Moisés Braga, que ficou sem ângulo e não conseguiu completar para o gol.

Aos 10 min, Dioguinho recebeu na ala direita e concluiu para defesa de Carlson. Aos 16 min 11s, quando o time da casa usava o goleiro avançado na quadra ofensiva, Dioguinho recebeu no fundo da quadra e chutou para dentro da área. A bola tocou na defesa e entrou: São José 1x0. Um minuto depois, em contra-ataque do São José, Dioguinho serviu Conrado. Ele ficou cara a cara com o goleiro da Federal, que salvou mais uma.

O goleiro Carlson evitou o segundo gol do São José ainda na primeira etapa e foi um dos destaques da UFSM.

Logo na saída do segundo tempo, Givago lançou para William no fundo da quadra. Carlson saiu do gol e espalmou para escanteio. Aos 2 min, Rogério recebeu na quadra de ataque e driblou o goleiro, mas concluiu para fora. Um minuto depois, Juninho recebeu após cobrança de lateral e acertou a trave. Aos 5 min, em cobrança de escanteio, Rogério pisou para De Agostini, que concluiu. Rodrigo fez grande defesa e evitou o empate.

Mas aos 6 min 22s, o empate aconteceu. Rogério recebeu passe preciso de João Farias e tocou com categoria na saída do goleiro. Aos 9 min, Léo Rudek puxou contra-ataque e chutou cruzado, para mais uma intervenção de Rodrigo. Pouco depois, Dioguinho recebeu livre e não marcou porque Carlson fechou o ângulo. Aos 10 min, Dioguinho fez boa jogada e serviu Juninho, que recebeu livre na ala direita e concluiu para fora. Após os sustos, a UFSM voltou a marcar aos 10 min 40s após cobrança de escanteio. Moisés Braga cobrou na segunda trave, onde Léo Rudek recebeu com liberdade e só precisou completar para o gol: UFSM 2x1. 

O gol desestabilizou o time mandante, que ofereceu cada vez mais espaços para a Federal. Aos 11 min, Moisés Braga puxou contra-ataque, driblou o marcador e chutou em cima do goleiro, que saiu fechando o espaço. Aos 14 min, em mais um contra-ataque, dois jogadores da UFSM avançaram sozinhos. Rogério passou para João Farias, que errou o alvo. Um minuto depois, com a mesma combinação, João Farias recebeu de Rogério e concluiu, mas o goleiro saiu fechando o ângulo.

Aos 17 min, a UFSM teve um jogador expulso. Aos 18 min, o São José teve a sua única chance de empatar, quando Juninho puxou da direita para o meio e concluiu no alto. Carlson voou no ângulo e espalmou para a linha de fundo. Quando a equipe se recompôs, faltando pouco mais de um minuto para o fim, a Federal controlou a posse para evitar um novo ataque do time cachoeirense. E faltando oito segundos para o fim, Tito carregou para o fundo da quadra e percebeu Rogério entrando sozinho na área. Ele só precisou empurrar a bola para o gol vazio, para comemorar o primeiro triunfo da equipe na Série Ouro 2021. Placar final: São José 1x3 UFSM/Urbanes Empreendimentos.

FICHA TÉCNICA:

São José - Rodrigo, Givago, Índio, William, Conrado, Chorão, Natan, Juninho, Thiago, Cabeça, Dioguinho, Biro, Carilli e Yuri. T.: Darlan.

UFSM/Urbanes Empreendimentos - Carlson, Guinho, Tito, João Farias, Rogério, Paniz, Tariq, Pedro Guerra, De Agostini, Léo Rudek, Thales, Willian Viana, Moisés Braga e Escobar. T.: Gabriel Pranke.

Gols: Dioguinho (SJ - 16 min 11s do 1T), Rogério (U - 6 min 22s do 2T), Léo Rudek (U - 10 min 40s do 2T) e Rogério (U - 19 min 52s do 2T).

Arbitragem: Marco Antonio Serpa (árbitro principal), Cláudio Fontoura (árbitro auxiliar), Paula Abreu (anotadora) e Karla Martins (cronometrista).

Cartões amarelos: Conrado, Natan, Givago e Thiago (SJ), De Agostini (U).

Cartão vermelho: Pedro Guerra (U).

Ginásio: Derlizão (Cachoeira do Sul-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário