segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Tudo igual na primeira partida da semifinal da Série Ouro

Pela primeira vez a UFSM entrou em quadra para um jogo de semifinal do Estadual Série Ouro. O Ginásio Darcy Pozza, em Bento Gonçalves, foi o palco desse momento histórico para a Federal neste domingo (6 de novembro). E por pouco o elenco universitário não saiu da Serra Gaúcha com um resultado inédito, que seria vencer a BGF em sua casa (onde o time serrano não perde há mais de dois anos). Isto porque a equipe de Santa Maria chegou a estar vencendo por 2x1 e sofreu o empate faltando 58s para o fim da partida. No entanto, o resultado foi considerado bom e transforma o jogo de volta em uma decisão de 40 minutos (podendo ir para a prorrogação), que será realizada na presença do torcedor da Federal, em Santa Maria.

A Federal começou com bom volume de jogo e fez o goleiro Dani trabalhar diversas vezes. Mas as emoções ficaram para a segunda etapa, quando a BGF abriu o placar com gol de Alex. Em um espaço de menos de dois minutos, a Federal virou o jogo com gols de João Farias e Thales. E com o uso do goleiro linha, a equipe da casa buscou o empate, num jogo de encher os olhos dos torcedores que acompanharam a partida no ginásio ou pela internet.

Com participação nos dois gols, João Farias foi escolhido o melhor em quadra da UFSM.

O fixo João Farias, eleito o melhor em quadra da UFSM na partida, considerou uma boa atuação e lamentou que a equipe tenha deixado a vitória escapar, assim como na partida da 1ª Fase, também realizada em Bento Gonçalves. “Temos que salientar que foi um bom resultado, mas ficamos novamente com a sensação de que poderíamos ter ganho, pois fizemos um bom jogo”, concluiu o atleta. O técnico Gabriel Pranke afirmou que foi uma partida tensa e que isso tornou difícil tomar algumas decisões. Sobre a estratégia e a atuação da equipe, ele comentou:

- Alternamos pressão e marcação baixa, e mesmo assim eles tiveram uma posse razoável e criaram algumas chances de gol, pela qualidade dos seus jogadores. Nós criamos algumas oportunidades no início da partida e iniciamos melhores e, se ali tivéssemos encaixado algum ataque, o resultado poderia ter sido melhor.

O jogo de volta deverá ser confirmado para a próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, às 21h, no Centro Desportivo Municipal (o CDM). Quem vencer se classifica para a Final do campeonato. Em caso de novo empate, haverá prorrogação e aí um empate classifica a UFSM, por ter melhor campanha.


O jogo

Logo no primeiro minuto, a Federal poderia ter saído na frente. Após recuperação de bola na quadra ofensiva, Thales recebeu e concluiu alto, tirando do goleiro, mas acertou a trave. Um minuto depois, Irion recebeu passe cavado após cobrança de lateral e concluiu de primeira. Dani espalmou. Aos 3 min, Pedrinho puxou contra-ataque e foi a vez de Edinho aparecer bem, evitando o gol da BGF.

Aos 4min, após cobrança de falta, Tito recebeu de Bernardo e chutou cruzado. Dani saltou e espalmou mais uma vez. Aos 13min, Moisés Braga avançou pela ala esquerda e arrematou no ângulo. Dani apareceu mais uma vez e manteve o 0x0 no placar.

Na segunda etapa, a BGF voltou um pouco melhor. Aos 5 min, Alex ganhou do marcador na ala direita e só não marcou porque o goleiro Edinho espalmou. Aos 6 min 25s, Alex recebeu do pivô, puxou da direita para o meio e chutou rasteiro, marcando o primeiro gol da partida. Aos 8 min, a Federal respondeu. Thales concluiu de perna canhota e o defensor furou. Irion tocou na bola e quase marcou sem querer. A bola bateu no goleiro e ficou viva na área, até que ele fez a defesa definitiva.

João Farias (à direita) empatou o jogo após assistência de Thales (ao centro com a camiseta 7).

Aos 12 min, após tabelar com Dudu, Thales recebeu na direita e passou para a área. João Farias não conseguiu tocar para o gol. Um minuto depois, Thales avançou na ala esquerda e encontrou João Farias dentro da área. O fixo completou para o gol e deixou tudo igual em Bento Gonçalves. Aos 14 min 34s, João Farias antecipou e roubou a bola, acionando Thales na quadra ofensiva. O ala avançou e concluiu rasteiro, no canto: UFSM 2x1. A partir daí, a BGF começou a utilizar o goleiro linha. E o gol de empate aconteceu aos 19 min 02s, quando Pedrinho recebeu com liberdade na ala direita e arrematou para o gol. Edinho chegou a tocar na bola, que subiu mas acabou entrando na meta. Placar final: BGF 2x2 UFSM/B. Invest.

Thales (camiseta número 7) não desperdiçou oportunidade cara a cara com o goleiro adversário, que também foi um dos destaques da partida.

Ficha técnica:

BGF – Dani, Bruno Reis, Pedrinho, Alex, Nico, Kevin, Henrique, Felipe, Marques e Wesley. T.: Vaner Flores.

UFSM/B. Invest – Edinho, João Farias, Moisés Braga, Irion, Thales, Carlson, Tariq, Garcia, Bernardo, Tito, Silvan, Mateus, Dudu e Felipinho. T.: Gabriel Pranke.

Gols: Alex (6 min 25s do 2T – B), João Farias (13 min do 2T – U), Thales (14 min 34s do 2T – U) e Pedrinho (19 min 02s do 2T – B).

Arbitragem: Ricardo Messa (árbitro principal), Juliano de Quadros (árbitro auxiliar), Karlla Martins (anotadora), Tiago Gonçalves (cronometrista) e Elias Machado (Representante da FGFS).

Cartões amarelos: João Farias, Felipinho, Irion (U), Pedrinho e Bruno Reis (B).

Ginásio: Municipal Darcy Pozza (Bento Gonçalves).

Nenhum comentário:

Postar um comentário