sábado, 12 de novembro de 2022

Vaga para a final escapa em jogo decidido na prorrogação

O CDM lotado e o alto nível técnico foram ingredientes que tornaram a partida de volta da semifinal entre UFSM/B. Invest e BGF com cara de Final. Um verdadeiro 'jogaço', que brindou os mais de 500 torcedores presentes ao ginásio, no maior público da Federal no ano, com um espetáculo protagonizado pelos atletas de ambas as equipes. Com o placar de 1x1, a decisão se estendeu para a prorrogação e aí quem levou a melhor foi a equipe de Bento Gonçalves, que abriu o placar na primeira etapa e aproveitou o gol vazio para marcar mais três vezes quando a UFSM utilizou o goleiro linha, vencendo por 4x0.

A torcida, que lotou as arquibancadas do CDM, vibrou muito com o gol de empate da Federal.

A BGF, do técnico Vaner Flores, aguarda a definição do seu adversário na Final, que sairá do confronto entre ABF e União Independente. O treinador elogiou a evolução do projeto da Federal e afirmou que o resultado não foi demérito da equipe santa-mariense, embora sua equipe tenha jogado com um número reduzido de atletas nas duas partidas da semifinal. Alguns deles jogaram no sacrifício e, mesmo assim, conseguiram suportar a pressão da UFSM, apesar de atuar praticamente os 50 min em que a bola esteve em jogo. 

Se as duas equipes protagonizaram um belo confronto dentro das quatro linhas, a arbitragem novamente apareceu de forma negativa em um confronto decisivo em Santa Maria. No primeiro tempo, o ala Alex da BGF, que já tinha cartão amarelo, fez uma falta por trás em um jogador da Federal e a arbitragem resolveu dar cartão para o pivô Nico, causando a revolta da equipe e da torcida do time universitário. Na prorrogação, o mesmo árbitro deu uma falta contestável, em um carrinho paralelo ao avanço do jogador do time de Bento Gonçalves, o que resultou no gol que deu vantagem à BGF. Houve ainda um lance de pênalti não marcado, quando Bernardo recebeu dentro da área. Na sequência, em lance parecido, a arbitragem marcou falta de Léo Rudek, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. 

O técnico Gabriel Pranke também fez elogios ao time adversário, pela superação que os atletas demonstraram durante o jogo. "Apostava que o time de Bento sentiria o cansaço no jogo pelo tamanho da quadra e acho que conseguimos isso, nossa estratégia deu certo nesse ponto. Infelizmente as coisas viraram com o primeiro gol deles na prorrogação naquela cobrança de falta", analisou ele. Gabriel afirmou também que agora é avaliar tudo com calma e esfriar a cabeça, pois foi um ano estressante, mas que deixou um grande aprendizado. Ele concluiu dizendo que ficou orgulhoso do que foi feito tanto pelo elenco, quanto pelos demais integrantes do projeto. No final das contas, esta acabou sendo a melhor temporada da UFSM em campeonatos estaduais, chegando pela primeira vez entre os quatro finalistas.

O jogo

Aos 4 min, a Federal levou perigo pela primeira vez, quando Tito concluiu rasteiro após cobrança de escanteio. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro. Aos 7 min, a BGF respondeu após cobrança de falta. Pedrinho chutou cruzado e acertou a trave. Pouco depois, Tariq tentou conclusão para o gol e Bernardo não conseguiu desviar a bola para o gol. Na sequência, Felipinho serviu Bernardo, mas o goleiro Dani defendeu.

Aos 11 min, Nico puxou contra-ataque e chutou cruzado. A bola passou perto da trave direita de Edinho. Aos 17 min, Léo Rudek cobrou escanteio e encontrou Tariq na segunda trave. O fixo tentou tocar para o gol, mas a bola foi para a linha de fundo. No último minuto da 1ª etapa, Alex recebeu na direita, fintou o marcador e concluiu forte, acertando a trave.

Aos 3 min 58s do 2º tempo, os visitantes abriram o placar. Após cobrança de escanteio, Pedrinho chutou cruzado e venceu Edinho: BGF 1x0. Aos 5 min, Léo Rudek pisou para Irion, que ficou cara a cara com o goleiro. Dani saiu diminuindo o ângulo e evitou o gol. 

Menos de um minuto depois, o gol de empate aconteceu, após cobrança de escanteio. A bola chegou a Tito, na entrada da área, e ele arrematou rasteiro. Dani ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Aos 9 min, foi a vez de Edinho salvar a Federal, quando Kevin recebeu sozinho na segunda trave. Logo depois, Tito também ficou cara a cara, e Dani saiu fechando o ângulo mais uma vez. Aos 12 min, Tariq chutou cruzado e Dani quase falhou, tocando para a linha de fundo com um leve toque com a ponta dos dedos. 

Tito (de azul) empatou o jogo e chegou a 12 gols na Série Ouro.

Aos 16 min, Nico recebeu nas costas do marcador e obrigou Edinho a fazer boa defesa mais uma vez. Aos 19 min, Nico concluiu buscando o ângulo e Edinho defendeu novamente. Faltando trinta segundos, Tito recebeu na direita e fintou o marcador. Seu chute desviou na marcação e o goleiro da BGF se recuperou e conseguiu tocar para a linha de fundo. Placar final do tempo normal: UFSM/B. Invest 1x1 BGF.

Na prorrogação, o jogo ganhou ainda mais emoção. A BGF precisava ganhar e a Federal se classificaria com o empate por ter melhor campanha. Aos 3 min, Dudu serviu Thales. Dani fez mais uma defesa cara a cara. Um minuto depois, Léo Rudek fintou um e tocou para Dudu. Dani saiu do gol e fechou o ângulo mais uma vez. Faltando 3s para o intervalo, o time de Bento Gonçalves abriu vantagem. Após cobrança de falta, Pedrinho recebeu e, em vez de chutar, passou para Bruno Reis, que estava próximo à trave. O capitão do time da Serra Gaúcha só precisou empurrar para a rede: BGF 1x0. 

Grande nome da partida, o goleiro Dani (de camiseta roxa) evitou dois gols da UFSM no início da prorrogação.

No segundo tempo, a UFSM se jogou para o ataque. Como o gol não saía, o time começou a atacar com o goleiro linha faltando pouco menos de 3 min para o fim. E em um dos primeiros ataques com a meta desguarnecida, o time visitante aproveitou um erro de passe para marcar, com o ala Pedrinho, que ganhou na corrida do adversário: BGF 2x0. No minuto final, após duas expulsões da Federal, o BGF ampliou com Kevin e com Alex, aproveitando o gol vazio. Placar final da prorrogação: UFSM/B. Invest 0x4 BGF.

Ficha técnica:

UFSM/B. Invest - Edinho, João Farias, Irion, Tito, Thales, Carlson, Moisés Braga, Léo Rudek, Dudu, Bernardo, Felipinho, Iago, Tariq e Mateus. T.: Gabriel Pranke.

BGF - Dani, Bruno Reis, Alex, Pedrinho, Nico, Henrique, Kevin, Felipe, Marques e Wesley. T.: Vaner Flores.

Gols: Pedrinho (3 min 58s do 2T - B), Tito (5 min 55s do 2T - U), Bruno Reis (4 min 57s do 1T da Pr - B), Pedrinho (2 min 42s do 2T da Pr - B), Kevin (4 min 32s do 2T da Pr - B) e Alex (4 min 50s do 2T da Pr - B).

Arbitragem: Marlon Ortiz (árbitro principal), Diego Goldani (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora). Janaína Fernandes (cronometrista) e Erony Paniz Júnior (Representante da FGFS). 

Cartões amarelos: Edinho, Felipinho (U), Nico e Alex (B).

Cartões vermelhos: Léo Rudek e João Farias (U).

Ginásio: Centro Desportivo Municipal (CDM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário