domingo, 23 de outubro de 2022

UFSM goleia e confirma vaga na semifinal da Série Ouro

A histórica vaga nas semifinais da Série Ouro, melhor campanha já alcançada pela UFSM em campeonatos estaduais, veio da melhor forma possível. A Federal mostrou porque fez a melhor campanha da 1ª Fase e garantiu a classificação com uma exibição impecável na noite deste sábado, aplicando 9x1 no Lyon Gaúcho, de Taquara. Com a maior goleada do campeonato, a equipe universitária alcança oito vitórias seguidas no certame (em Santa Maria, são sete jogos e sete triunfos). 

Irion (de azul, com a posse da bola) abriu o placar, em noite mágica da equipe de Santa Maria.

O resultado foi construído na primeira etapa, com três gols nos últimos dois minutos antes do intervalo. A equipe universitária foi para o vestiário vencendo por 7x1. Na segunda etapa, as dois times baixaram o ritmo e a UFSM ainda conseguiu marcar duas vezes em contra-ataques, definindo o placar no CDM. O treinador Gabriel Pranke comentou o resultado diante do Lyon Gaúcho e comemorou a marca alcançada pela equipe:

- Quem nos acompanha sabe que a gente sofreu muito, principalmente nos mata-matas, em outros anos. É um resultado histórico para a equipe. O resultado de hoje passou pela aplicação do grupo. Ganhamos lá em Taquara e não relaxamos. Pelo contrário, voltamos a Santa Maria e trabalhamos ainda mais. 

Nas semifinais, o time de Santa Maria vai encarar o BGF, de Bento Gonçalves, algoz da UFSM na edição passada da Série Ouro e atual campeão do torneio. O primeiro jogo, que deverá ser na primeira metade de novembro e acontecerá na Serra Gaúcha. Por ter a melhor campanha, a Federal decide em casa. "É um time muito bem treinado e com um trabalho a longo prazo do Vaner (técnico do BGF). Por mais que tenham diminuído a capacidade de investimento este ano, é um time consolidado. Temos que trabalhar bastante e definir o que será feito nestas duas partidas", comentou Pranke.

O jogo

No primeiro minuto de jogo, a UFSM quase marcou, quando Irion recebeu na área e serviu João Farias, que concluiu raspando a trave. Com 1 min 58s, Irion roubou a bola, passou por um adversário e finalizou rasteiro, abrindo o placar no CDM. Segundos depois, o Lyon quase empatou, após jogada de Dudu Araújo. O jogador do time de Taquara arrematou e Edinho defendeu com o pé. A bola sobrou para Flavinho, que, sozinho, acertou a trave. Aos 3 min, em contra-ataque, Léo Rudek serviu Tito, que concluiu de cavadinha por cima da meta. 

Aos 8 min 50s, a Federal ampliou a vantagem. Em linda jogada, Moisés Braga tabelou com Felipinho duas vezes e recebeu de frente para o gol na entrada da área, só precisando tirar do goleiro para comemorar o 2x0. Aos 10 min, em cobrança de falta, Tito concluiu buscando o ângulo e Anderson espalmou. Aos 13 min 28s, Dudu recebeu no fundo da quadra e tocou na segunda trave, onde chegava Tito. O artilheiro desviou para o gol e ampliou para 3x0. 

Tito (de azul, à direita) voltou a marcar duas vezes e chegou a 11 gols na Série Ouro.

Menos de dois minutos depois, Tito roubou a bola e puxou mais um contra-ataque. Ele tabelou com Dudu, recebeu livre do lado esquerdo da quadra de ataque e concluiu no ângulo: UFSM 4x0. Aos 18 min, a Federal teve outro contra-ataque. Thales tentou passar para Moisés Braga, mas o marcador cortou e a bola voltou para Thales. O ala concluiu para o gol e Mika, sobre a linha, conseguiu evitar o quinto da UFSM, mandando a bola para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Moisés Braga acertou o travessão. Iago ficou com a sobra dentro da área, limpou o marcador e concluiu no canto: UFSM 5x0. 

Aos 18 min 30s, Thales fez jogada de efeito e tocou para João Farias. O capitão da UFSM concluiu rasteiro, por baixo do goleiro, e ampliou para 6x0. Aos 19 min 12s, Mika colocou a mão na bola dentro da área e a arbitragem marcou pênalti. Silvan cobrou, o goleiro chegou a tocar na bola antes de ela entrar e o ala marcou o sétimo da Federal. Faltando 11s para o intervalo, Bruno cobrou falta e encontrou Flavinho, livre na segunda trave. Ele só precisou escorar para o gol, marcando o gol de honra dos visitantes.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais morno. Aos 3 min, Bruno concluiu no canto e Carlson espalmou para a linha de fundo. Na metade final do 2ª tempo, o Lyon começou a usar o goleiro adiantado na quadra de ataque, sem muita efetividade. Aos 10 min, Felipinho puxou da esquerda para o meio e ficou cara a cara com o goleiro. O pivô arrematou cruzado e acertou o pé da trave. Dois minutos depois, Léo Rudek cobrou lateral para dentro da área. A bola desviou em um jogador adversário e surpreendeu o goleiro: UFSM 8x1.

Aos 16 min, Iago puxou contra-ataque e passou para João Farias, que estava próximo à ala direita. Ele concluiu por cobertura e parou no travessão. Aos 16 min 54s, Thales recebeu com liberdade na ala direita e avançou para o gol. Ele fintou o goleiro e serviu Moisés Braga, que estava sozinho próximo à trave esquerda. Ele rolou a bola para o gol vazio e marcou o nono da Federal na partida. Placar final: UFSM/B. Invest 9x1 Lyon Gaúcho.

Moisés Braga (de azul) também marcou duas vezes na noite de ontem.
Ficha técnica:

UFSM/B. Invest - Edinho, João Farias, Tito, Irion, Léo Rudek, Carlson, Bernardo, Silvan, Moisés Braga, Mateus, Thales, Dudu, Iago e Felipinho. T.: Gabriel Pranke. 

Lyon Gaúcho - Anderson, Bruno, Neco, Dudu Araújo, Flavinho, Veneno, Ruan, Nicolas e Mika. T.: Ledimar Perbone. 

Gols: Irion (1 min 58s do 1T - U), Moisés Braga (8 min 50s do 1T - U), Tito (13 min 28s do 1T - U), Tito (15 min 04s do 1T - U), Iago (18 min 04s do 1T - U), João Farias (18 min 50s do 1T - U), Silvan (19 min 12s do 1T - U), Flavinho (19 min 49s do 1T - L), Léo Rudek (12 min 02s do 2T - U) e Moisés Braga (16 min 54s do 2T - U).

Arbitragem: Airton Minetto (árbitro principal), Ricardo Lovato Barbosa (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora), Daniel Brondani (cronometrista) e Carlos Gilberto Bertagnolli (Representante da FGFS).

Cartões amarelos: Bernardo, Moisés Braga (U), Flavinho e Nicolas (L).

Cartão vermelho: Mika (L).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário