domingo, 16 de julho de 2023

UFSM volta a vencer na Série Ouro

Mesmo jogando fora de casa, a Federal voltou a encontrar o caminho das vitórias na Série Ouro. Após dois resultados ruins (empate em casa contra o Barcelona e derrota para a Sercesa em Carazinho), a equipe buscou a recuperação na competição, vencendo o Figueira neste sábado por 2x1, em partida realizada em Julio de Castilhos. Os gols da Federal foram de Moisés Braga e Tito.

Na estreia do novo uniforme, a Federal conquistou a sua terceira vitória na Série Ouro 2023.

Com o resultado, a UFSM volta a sonhar com uma vaga no G-4 da Série Ouro, afinal está a dois pontos do 3º e do 4º colocados. O representante de Santa Maria ocupa a sexta posição e perde no critério de saldo de gols para a ABF, que também tem dez pontos conquistados.

O ala Tito, eleito o melhor em quadra da Federal na partida e autor do gol da vitória, ressaltou que a equipe fez um bom primeiro tempo, embora não tivesse conseguido balançar a rede. O técnico Gabriel Pranke afirmou que já esperava um jogo bem parelho e lamentou as faltas cometidas na segunda etapa, o que, segundo ele, teria complicado o jogo. Tito complementou dizendo que "a vitória é muito importante, principalmente jogando fora de casa, e tira um pouco o peso das costas do resultado do último jogo". Pranke concluiu, elogiando o grupo de atletas:

- O que vale para nós são os três pontos. Os treinos da semana foram muito bons e repercutiram no que fizemos dentro de quadra hoje, para poder sair com a vitória. O pessoal está trabalhando bem, acredita no que estamos desenvolvendo e isso é o mais importante. 

Tito (de azul) marcou o gol da vitória e chegou a cinco gols na competição.

No próximo sábado (22), a Federal volta a jogar em Santa Maria. O adversário será a SER Triunfo, que ontem perdeu para a BGF fora de casa. O adversário está na 10ª colocação na tabela do Estadual, a três pontos da zona de classificação. Será, com certeza, mais um jogo bem disputado e definido nos detalhes, desta vez com a presença do torcedor da Universidade.

O jogo

Dono das ações na primeira etapa, a equipe da UFSM chegou com perigo aos 4 min, após roubada de bola na quadra de ataque. Moisés Braga chutou cruzado e De Agostini entrou de carrinho na segunda trave, mas concluiu para fora. Aos 8 min, De Agostini recebeu de Ítalo e concluiu cruzado, raspando a trave esquerda do goleiro do Figueira. Aos 9 min, Iago recebeu após cobrança de lateral. O goleiro Gabriel saiu fazendo o "x" e salvou o time da casa. Aos 10 min, Iago fez o passe de calcanhar para Moisés Braga, que ficou cara a cara com o goleiro, que fechou o ângulo.

Aos 12 min, Moraes fez jogada individual pela esquerda, passando pelo marcador e obrigando o goleiro a sair da meta. Ele passou para Ítalo, na entrada da área, que só não marcou porque Helian salvou praticamente embaixo das traves. Aos 14 min, a Federal roubou novamente a bola na quadra ofensiva e Mateus arriscou de média distância. Gabriel espalmou para a linha de fundo. Aos 19 min, após escanteio, a bola chegou a Iago. O pivô girou e concluiu no canto direito do goleiro, que buscou mais uma.

Se no primeiro tempo o jogo foi um pouco morno, no segundo, o jogo esquentou. E a Federal chegou ao gol aos 3 min 27s, quando Moisés Braga recebeu a bola pisada por Iago e concluiu cruzado. A bola bateu na trave esquerda do arqueiro e entrou: UFSM 1x0. Aos 4 min, o Figueira empatou, após cobrança de falta. Roaldo viu Helian se deslocar e ficar sozinho ao lado da trave direita da Federal. O passe chegou e o ala só precisou empurrar a bola para a rede. 

Moisés Braga (de azul) abriu o placar no segundo tempo.

Com muitas faltas e discussões, o jogo perdeu em qualidade e as chances claras sumiram. Até que, aos 11 min 08s, Thales recebeu na ala esquerda e fez um passe na diagonal para encontrar Tito. Com liberdade, o artilheiro da Federal dominou e 'chapou' a bola, que morreu no ângulo: UFSM 2x1. Aos 13 min, De Agostini recebeu dentro da área, após Moisés Braga puxar o contra-ataque, e fez o goleiro trabalhar mais uma vez. 

Jogadores comemoram o segundo gol da Federal na partida.

Aos 17 min 40s, Ítalo teve o chute bloqueado após cobrança de escanteio. A bola sobrou para Tito, que mandou para o gol, mas o árbitro viu falta de Ítalo. Era a sexta falta da Federal. Vinícius Medeiros cobrou o tiro livre sem barreira e Maicon garantiu a vantagem no placar. Aos 18 min, Thales recebeu de Ítalo e, sem goleiro, acertou a trave.  Pouco depois, foi o Figueira que perdeu uma chance incrível. Após a bola rebater, ela sobrou para Alemão. Com a saída do goleiro da Federal, ele passou para Roaldo, que tinha o gol aberto a sua frente, mas acabou dominando errado. Aos 19 min, Thales acionou Tito na ala direita e o goleiro saiu fechando o ângulo mais uma vez. Placar final: Figueira 1x2 UFSM.

A UFSM perdeu várias chances de ampliar o placar e esbarrou na boa atuação do goleiro Gabriel.

Ficha técnica:

Figueira - Gabriel, Alemão, Helian, Vinícius Medeiros, Roaldo, Luanderson, Vagner, Cled, Dudu, Josiel, João Vitor, Michel Gaúcho e Estevão. T.: Célio Souza.

UFSM - Carlson, De Agostini, Moisés Braga, Tito, Thales, Maicon, Léo, Moraes, Arthur, Pepo, Ítalo, Mateus, Iago e Otávio. T.: Gabriel Pranke.

Gols: Moisés Braga (3 min 27s do 2T - U), Helian (4 min do 2T - F) e Tito (11 min 08s do 2T - U).

Arbitragem: Marcelo Padilha (árbitro principal), Marcos Arlei Almeida (árbitro auxiliar), Jaqueline Ferreira Alvares (anotadora) e Maria Lucia Fagundes Ferreira (cronometrista).

Cartões amarelos: Roaldo, Josiel, João Vitor (F), Mateus, Moraes e De Agostini (U).

Ginásio: Poliesportivo (Julio de Castilhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário