domingo, 30 de julho de 2023

Federal vence o Riograndense pela Série Ouro

Apesar do clima gelado, a noite deste sábado apresentou um jogo quente e bastante movimentado para o público presente no CDM. UFSM e Riograndense fizeram um jogo de "trocação", como se diz no mundo das artes marciais, e brigaram pelo resultado até o final. A Federal esteve duas vezes na frente e cedeu o empate. Mas, depois de marcar duas vezes em um intervalo de um minuto, garantiu a vitória por 4x2 e voltou a subir na tabela de classificação da Série Ouro.

Foi um resultado "extremamente importante", como frisou o técnico Gabriel Pranke após o jogo. Agora a UFSM ocupa a quinta colocação, perdendo para a ABF no saldo de gols, e volta a vislumbrar uma posição no G-4 do campeonato. Só que o caminho será extremamente complicado para a equipe de Santa Maria nas próximas rodadas, que, além de enfrentar o União Independente no próximo sábado (5 de agosto), viaja para encarar a líder SER Santiago (dia 19) e recebe a vice-líder BGF (dia 26).

Destaque da partida, principalmente pela participação nos dois gols que garantiram o resultado positivo, o ala Pepo afirmou que o Riograndense é uma equipe difícil de se enfrentar, por causa da sua marcação baixa e forte. "Foi um jogo truncado, mas sabíamos que se fizéssemos o que o técnico pediu, daria tudo certo", concluiu ele. O técnico Gabriel Pranke gostou da produção da equipe, mas afirmou que é necessário trabalhar ainda mais para não cometer alguns erros que causaram alguns momentos de dificuldade na partida. Sobre o próximo jogo, contra o União Independente, ele projetou:

- É um jogo diferente. O elenco deles é bastante forte e estão produzindo bem. Vai ser um jogo bastante truncado, numa quadra um pouco menor do que estamos acostumados. Vamos estudá-los e montar uma estratégia que favoreça as nossas peças. A vitória de hoje dá uma confiança a mais para o clássico.  

Técnico Gabriel Pranke gostou da atuação, mas espera que a equipe evolua ainda mais durante o campeonato. Foto: Ricardo Weschenfelder.

O jogo

Aos 2 min, Delgado ficou com uma bola sobrada na ala esquerda e arriscou para o gol. A bola acabou passando por cima da meta. Pouco depois, Tito recebeu na ala direita e chutou rasteiro. O goleiro Buchecha defendeu com o pé. Aos 3 min, em contra-ataque dos visitantes, Márcio recebeu sozinho na esquerda e Carlson também defendeu com o pé. Um minuto depois, Moisés Braga recebeu no fundo da quadra e tocou de primeira para a área. Sozinho, Arthur não conseguiu desviar para o gol. 

Aos 8 min, Moisés Braga recebeu em movimento e conduziu, passando entre dois adversários. Mas o goleiro saiu fechando o ângulo. Com várias chances desperdiçadas, faltava o gol. E ele saiu aos 8 min 49s, após saída errada do Riograndense. Moisés Braga recebeu na direita e serviu Tito, que concluiu de primeira, no canto direito do goleiro: UFSM 1x0. Aos 11 min, os visitantes quase empataram. Julio Cesar brigou na ala direita e conseguiu tocar para trás. Jefinho veio de frente para o gol, mas concluiu raspando a trave direita do goleiro da Federal.

Aos 12 min, Moraes recebeu passe de Pepo nas costas da marcação. O goleiro saiu fechando o ângulo para salvar mais uma vez. Aos 17 min 05s, a Federal cometeu a sexta falta coletiva. O goleiro Buchecha cobrou rasteiro e a bola ainda tocou em Maicon antes de entrar: 1x1. Aos 18 min, Bernardo fez um passe na diagonal e encontrou Moisés Braga. Sem deixar espaço, o goleiro defendeu novamente. Aos 19 min, Tito recuperou a bola e tabelou com Bernardo. Quando Tito tentou devolver para o companheiro dentro da área, o goleiro adivinhou e interceptou a bola.

A Federal voltou para o segundo tempo decidida a buscar o gol. E logo aos 31s, Iago recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e concluiu cruzado, à meia altura. A bola bateu na trave e entrou: UFSM 2x1. Pouco depois, João recebeu na direita e chutou a gol. Maicon caiu e espalmou para a linha de fundo. Com 1 min 28s jogados, João recebeu de Delgado nas costas da defesa e Maicon defendeu, mas a bola subiu e acabou caindo dentro do gol: 2x2.

O pivô Iago marcou um golaço logo após a volta do intervalo. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Aos 3 min, foi a vez de Marco Aurélio receber nas costas da defesa, mas concluiu para fora. Pouco depois, após cobrança de lateral, Tito arriscou para o gol. A bola desviou na marcação e, dentro da área, Thales tentou marcar. O goleiro conseguiu tocar e desviar para a linha de fundo. Aos 6 min, após escanteio, Tito concluiu cruzado novamente e a bola chegou a Pepo, que desviou para fora. Aos 7 min 40s, Marcio tentou o drible e a bola sobrou para Moraes. Ele iniciou o contra-ataque, levando para o meio, e serviu Pepo, que mandou para a rede: UFSM 3x2.

Aos 8 min, Thales cobrou lateral e tentou achar Moraes, que entrava na área e não conseguiu desviar para o gol. Aos 8 min 31s, Pepo tabelou com Tito na ala direita e driblou um marcador. Ele só não marcou porque o goleiro defendeu. Mas o rebote sobrou para Thales, que concluiu de primeira: UFSM 4x2. Aos 10 min, João dividiu com Moraes e a bola sobrou para Richard. Ele serviu Marco Aurélio, que concluiu para fora. Dois minutos depois, Richard recebeu na esquerda, cortou para o meio e concluiu. A bola desviou na marcação e Maicon precisou esticar o braço para fazer a defesa.

Aos 13 min, Moisés Braga recebeu passe longo de Mateus e ficou cara a cara com Buchecha, que fechou o ângulo. Na sequência, em cobrança de escanteio, Iago recebeu sozinho na linha da área e concluiu sobre a marcação. Aos 17 min, com o Riograndense usando o goleiro linha, Delgado chutou cruzado. Dentro da área, Pedrinho tentou tocar de letra, mas Maicon estava esperto e pegou mais uma. Faltando 30s, Tito recebeu após cobrança de falta e concluiu buscando o ângulo. Buchecha espalmou para a linha de fundo. Placar final: UFSM 4x2 Riograndense. 

Ficha técnica:

UFSM - Carlson, Moraes, Tito, Pepo, Thales, Maicon, Matheus Gomes, Matheusinho, Mateus, Moisés Braga, Bernardo, Arthur, Otávio e Iago. T.: Gabriel Pranke.

Riograndense - Buchecha, Chris, João, Marcio, Delgado, Eduardo, Lucas, Marco Aurélio, Richard, Jefinho, Julio Cesar e Pedrinho. T.: Max Carrazai. 

Gols: Tito (8 min 49s do 1T - U), Buchecha (17 min 05s do 1T - R), Iago (31s do 2T - U), João (1 min 28s do 2T - R), Pepo (7 min 40s do 2T - U) e Thales (8 min 31s do 2T - U). 

Arbitragem: Luis Cristiano dos Santos (árbitro principal), Marcelo Padilha (árbitro auxiliar), Gabriela Rakowski (anotadora) e Amauri Stafforti (cronometrista).

Cartões amarelos: Bernardo (U), Marcio, Delgado, João e Chris (R).

Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário