domingo, 27 de agosto de 2023

UFSM e BGF ficam no empate mais uma vez

Na reedição do confronto que vem se tornando habitual nos últimos anos (são sete jogos entre as equipes de 2021 para cá), UFSM e BGF/AAPF ficaram no empate em 3x3 na noite deste sábado. Foi o quinto empate entre as duas equipes, o quarto seguido (na partida decisiva da semifinal do ano passado, o time de Bento Gonçalves venceu na prorrogação após dois resultados de igualdade). Assim, o time da Serra Gaúcha permanece na terceira colocação da Série Ouro e a Federal perdeu a oportunidade de subir para a sexta colocação. 

Torcida jogou junto e vibrou bastante nos gols da Federal.

Mais uma vez, o representante de Santa Maria mostrou poder de reação, como já aconteceu algumas vezes nesta temporada. O auxiliar técnico Felipe Super credita esta virtude ao elenco que está bastante aguerrido e a sua dedicação aos treinamentos, demonstrada pela eficiência do goleiro linha na noite deste sábado. Super também afirmou que "eles (a BGF) nos surpreenderam com a postura de marcar baixo, o que dificultou um pouco". 

A situação ficou mais confortável para os visitantes após o primeiro gol da partida, ocasionado por um desvio contra de Moisés Braga. O ala comentou:

- Erros acontecem, a gente tenta minimizá-los. O gol contra foi uma fatalidade, porque fiz a cobertura corretamente. Quando as coisas estão difíceis, aí é que a gente precisa colocar a cabeça no lugar e acreditar nas coisas que a gente treina. Não era o resultado que a gente esperava, mas depois do 3x1, não foi de todo ruim. Saímos de cabeça erguida porque batalhamos até o final. 

Moisés Braga foi destaque positivo da equipe, com participação nos três gols.

Apesar do lance infeliz no primeiro tempo, o atleta da Federal acabou participando dos três gols da equipe, ajudando a buscar o empate contra a atual vice-campeã estadual. Resultado que mantém a UFSM na sétima posição, um ponto atrás do São José. O objetivo de ficar com uma vaga no G-4 se tornou improvável, Embora ainda tenha o confronto direto com a ABF na última rodada, o time de Santa Maria precisa tirar quatro pontos de vantagem do adversário, além de contar com tropeços de União e São José. Para tornar a meta possível, o primeiro passo será retomar o caminho das vitórias no próximo sábado (2 de setembro) contra a AVGF, de Caxias do Sul, no CDM.

O jogo

Com 2 min de jogo, Moisés Braga recebeu nas costas da defesa e passou pelo goleiro. No entanto, sem ângulo, acabou concluindo no lado de fora da rede. Aos 11 min 33s, após cobrança de lateral, Moisés Braga tentou interceptar e acabou desviando contra o próprio gol. A arbitragem considerou gol de Nico: BGF 1x0. Pouco depois, Iago arriscou de média distância, rasteiro. O goleiro desviou com a ponta dos dedos e evitou o empate. Na cobrança de escanteio, Moisés Braga concluiu e Dani espalmou mais uma vez.

 Aos 17 min, Moraes recebeu de Pepo e ficou cara a cara com o goleiro. O jogador da Federal tocou a bola, buscando tirar do goleiro, que salvou novamente. Aos 19 min, em cobrança de falta, a bola chegou a Tito, que concluiu próximo ao travessão. Na sequência, a equipe visitante quase ampliou a vantagem, quando Gian recebeu na direita e chutou. Maicon tocou na bola e ela acabou batendo na trave, para sorte dos santa-marienses. 

Na segunda etapa, a Federal aumentou a intensidade e procurou sufocar a BGF. Logo no primeiro ataque, Tito recebeu na esquerda e chutou rasteiro. Dani defendeu. Um minuto depois, após cobrança de falta, Tito puxou da direita para o meio e arriscou para o gol. Dani saltou e espalmou para a linha de fundo. Aos 3 min, Moisés Braga passou por um marcador na ala esquerda e chutou cruzado. Mateus não alcançou a bola. Na sequência, Mateus recebeu na esquerda e concluiu na trave. 

Aos 6 min 22s, Moisés Braga recebeu mais uma na ala esquerda e conseguiu escapar do marcador. Ele tocou para dentro da área e Alex desviou para a própria meta: 1x1. Na saída, Dani recebeu na quadra ofensiva e serviu Alex, que carregou e concluiu cruzado, acertando a trave. Aos 7 min 40s, Dani arriscou, a bola bateu na marcação e sobrou para Alex, no fundo da quadra. O ala tocou para trás, servindo Postal, que chutou rasteiro: BGF 2x1. A Federal sentiu o gol e não conseguiu manter o domínio nas ações.

Aos 12 min 08s, em cobrança de falta, Nico recebeu na entrada da área e pisou para Micael, que concluiu rasteiro: BGF 3x1. A resposta veio um minuto depois. Iago recebeu na posição de pivô e rolou para Moisés Braga na esquerda. O ala deu uma cavadinha para tirar do goleiro e passar para a segunda trave. Lá estava Tito, que só precisou empurrar para a rede: BGF 3x2. Aos 14 min, Nico recebeu dentro da área após cobrança de escanteio e errou o alvo.

Tito marcou mais uma vez, mantendo sua média de um gol por jogo no campeonato.

Com uso do goleiro linha, a Federal chegou ao empate. Aos 16 min 16s, Moraes recebeu na esquerda e encontrou Moisés Braga do lado oposto, dentro da área. O ala dominou e concluiu por baixo do goleiro, empatando a partida: 3x3. Aos 17 min, Tito avançou pelo meio e concluiu, para mais uma defesa de Dani. Um minuto depois, após outra boa troca de passes da UFSM com o goleiro-linha, Tito recebeu no fundo e serviu Moisés Braga, que concluiu raspando a trave. Na sequência, Moraes não conseguiu trocar com Maicon e ficou na meta. Micael arriscou e obrigou o fixo da Federal a saltar para espalmar a bola próxima do ângulo. Placar final: UFSM 3x3 BGF/AAPF.

Moraes (de camiseta verde clara) entrou como goleiro-linha e deu a assistência para o gol de empate. 

Ficha técnica:

UFSM - Maicon, Moraes, Mateus, Tito, Moisés Braga, Carlson, Theo, Leo, Matheus Gomes, Bruno, Pepo, Thales, Otávio e Iago. T.: Gabriel Pranke.

BGF/AAPF - Dani, Bruno Reis, Micael, Alex, Nico, Henrique, João, Gian, Postal e Junior. T.: Vaner Flores.

Gols: Nico (11 min 33s do 1º T - B), Moisés Braga (6 min 22s do 2T - U), Postal (7 min 40s do 2T - B), Micael (12 min 08s do 2T - B), Tito (13 min 22s do 2T - U) e Moisés Braga (16 min 16s do 2T - U). 

Arbitragem: Ariel Hidalgo (árbitro principal), Lazaro Krummenauer (árbitro auxiliar), Matheus Franke (anotador) e Jaqueline Alvares (cronometrista).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário