quarta-feira, 23 de outubro de 2024

UFSM/Dallas confirma liderança do grupo com mais duas vitórias

Após vencer mais duas partidas, a UFSM/Dallas terminou a 1ª Fase da Série Ouro com 100% de aproveitamento e na primeira colocação do Grupo C. A classificação no topo da tabela veio com dois triunfos neste domingo em Bento Gonçalves. O primeiro, contra a SER Nevoeiro, por um placar de 6x0. Resultado que transformou o jogo de fundo na decisão do grupo, contra o Imigrante, sede da etapa, que foi o vice-campeão da Ouro em 2023 e chegou ao jogo decisivo com seis pontos, assim como a Federal. E as gurias não decepcionaram, abriram o placar com menos de um minuto e acabaram vencendo por 6x3.

Diozer Irajá, Elidiane Ficanha, Eloisy, Litsa, Nathalia, Barbara, Jéssica, Carol e Tassiano Rossato (em pé, da esq. para a dir.); Gabyzinha, Dala Nora, Tefa, Bruna Pioner, Orquem, Eduarda Roggia e Bianca Mujica (agachadas, da esq. para a dir.).

A boa atuação coletiva foi destacada tanto pelo técnico Diozer Irajá, como pela pivô Tefa, autora de quatro gols na segunda partida. Para ambos, a entrega do time dentro de quadra, efetuando uma marcação eficiente, foi fundamental para as vitórias. "Todos estavam bem concentrados, conversamos bastante, sabíamos que precisávamos nos doar mais", afirmou Diozer. Tefa destacou que, para as atletas, os dois jogos seriam como duas decisões, pois passar em primeiro lugar na chave seria fundamental para a sequência do campeonato. "Estávamos totalmente conectadas dentro e fora de quadra, quem estava no banco apoiou a todo momento", comentou a pivô da UFSM/Dallas.

Tefa elogiou a organização feita pela comissão técnica para esta etapa e afirmou que foram dois jogos muito importantes para ela, que fez uma cirurgia no joelho recentemente e que disputou jogos da Série Ouro pela primeira vez. "Os quatro gols coroaram o meu esforço e de todo grupo também, por tudo que estamos fazendo para dar o melhor dentro de quadra", finalizou ela. Diozer disse que o primeiro jogo foi difícil, mas as coisas se tornaram mais fáceis porque as gurias marcaram muito e se entregaram ao máximo. Ele elogiou as atuações da artilheira da tarde (Tefa) e da goleira Eloisy, escolhida a melhor jogadora da primeira partida:

- A nossa pivô Tefa estava num dia inspiradíssimo e junto com nossas alas fizeram a diferença, principalmente nas roubadas de bola. Tivemos a sorte de, no primeiro lance contra o Imigrante, a Bianca Mujica acertar um chute certeiro em uma jogada que ensaiamos. Isso atormentou o time delas, que movimentavam, infiltravam e não conseguiam os espaços. Foi um jogo sofrido, mas estivemos sempre ligados, para sairmos sempre na boa. A nossa goleira também fez um jogo muito seguro, praticamente sem erros. Se jogarmos com a raça e a vontade que apresentamos neste domingo, treinarmos bem nessa e na outra semana, podemos chegar entre as quatro semifinalistas.

A passagem na liderança do grupo foi extremamente importante, por conta do regulamento e porque a UFSM/Dallas "escapou" das favoritas Celemaster e Malgi, que serão as cabeças de chave dos outros dois grupos. Na próxima fase, que será realizada no dia 10 de novembro, a Federal enfrentará a IDEAU Feminy (equipe que venceu os JUGs) e o Palestina, de Jaguarão, que sediará a etapa. Apenas a primeira colocada do triangular garante vaga na fase semifinal do Estadual, além da melhor segunda colocada entre os três grupos.

UFSM/DALLAS x SER NEVOEIRO

O primeiro lance de perigo foi da SER Nevoeiro, em chute de Duda. Eloisy espalmou para a linha de fundo. Depois de um período de posse maior da Federal, o time de Rio Grande teve outra chance em chute de longe, defendido pela goleira mais uma vez. Pouco depois, Gabyzinha roubou a bola na ala direita e rolou para trás. Nathalia concluiu de primeira e abriu o placar: UFSM/Dallas 1x0. O time de Santa Maria sentiu o bom momento. Nathalia serviu Gabyzinha, que acertou a trave. Um minuto depois, Gabyzinha recebeu nas costas da defesa e Isabelly saiu fechando o ângulo.

Após erro da jogadora da SER Nevoeiro, a bola sobrou para Gabyzinha, que chutou por cima. Em outro ataque da Federal, Bianca Mujica serviu Carol, que parou na goleira adversária. Pouco depois, Carol roubou e concluiu. Isabele defendeu mais uma. No rebote, a defensora colocou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Eduarda Roggia recebeu livre dentro da área e não conseguiu concluir. Na sequência do lance, a própria Eduarda Roggia recebeu de Gabyzinha na ala esquerda e concluiu. A goleira deu rebote e novamente ela, Eduarda Roggia, acertou um lindo chute no ângulo: UFSM/Dallas 2x0. 

O terceiro gol foi uma construção coletiva. Bianca Mujica cobrou lateral, encontrando Bárbara no fundo da quadra. A ala da UFSM/Dallas serviu Bianca Mujica, que concluiu e parou na goleira adversária. Gabyzinha pegou o rebote e tentou duas vezes, parando na goleira na primeira tentativa, mas balançando a rede na segunda: UFSM/Dallas 3x0. O quarto poderia ter saído em conclusão de Eduarda Roggia, que recebeu passe de Dala Nora. Isabele segurou firme e evitou o gol.  

Nos primeiros segundos da segunda etapa, após lançamento, a bola sobrou para Taíne, que concluiu. A bola desviou na marcação e saiu pela linha de fundo. A resposta do time de Santa Maria veio na sequência. Carol recebeu lançamento de Bianca Mujica e concluiu cruzado. A goleira espalmou e Eduarda Roggia mandou para o fundo da rede: UFSM/Dallas 4x0. Um minuto depois, Taine recebeu livre e tentou de letra. Eloisy estava ligada e mandou para a lateral. Pouco depois, Bianca Mujica recebeu da cobrança de escanteio e acertou o travessão. Um minuto depois, o time de Rio Grande pediu falta, mas a arbitragem deixou seguir. A UFSM/Dallas puxou contra-ataque de três contra uma. Bárbara tabelou com Litsa e recebeu de volta na entrada da área. Ela tentou duas vezes, parando a primeira na goleira e, depois de um leve toque de Nathalia, conseguiu balançar a rede: 5x0. 

Cerca de 4 min depois, Barbara roubou a bola e ficou cara a cara com a goleira, mas concluiu desequilibrada e a goleira defendeu com o pé. Pouco depois, Bárbara cobrou falta, rolando para Jéssica, que concluiu de primeira e acertou o canto direito da goleira: UFSM/Dallas 6x0. Pouco depois, Bianca Mujica recebeu de frente para o gol, mas acabou desviando a bola para fora. Na pressão, o time de Rio Grande tentou descontar. Mas quem brilhou foi Eloisy, que fez grande defesa em chute rasteiro. A UFSM/Dallas respondeu em jogada de Gabyzinha. A bola chegou a Tefa, que obrigou a goleira Barros a aparecer bem. Perto do final, Dala Nora fintou a goleira e serviu Gabyzinha, que dominou mas não conseguiu finalizar. Placar final: UFSM/Dallas 6x0 SER Nevoeiro. 

Ficha técnica:
UFSM/Dallas - Eloisy, Jéssica, Bianca Mujica, Eduarda Roggia, Tefa, Dala Nora, Gabyzinha, Nathalia, Barbara, Carol, Pioner, Orquem e Litsa. T.: Diozer Irajá.
SER Nevoeiro - Santos, Brenda, Keila, Duda, Gomes, Costa, Carvalho, Bianca, Barros, Isabelly Rocha, Grazielly, Taine e Mirian. T.: Claudio Bueno.
Gols: Nathália (U), Eduarda Roggia (U), Gabyzinha (U), Eduarda Roggia (U), Barbara (U) e Jessica (U).
Arbitragem: Mayara Rosa (árbitra principal), Marina Pereira (árbitra auxiliar), Eliana Rech (anotadora) e Tales Wazlawick (cronometrista).
Cartões amarelos: Litsa, Orquem (U), Barros, Grazielly, Bianca e Carvalho (N).
Ginásio: Faria Lemos (Bento Gonçalves).

UFSM/DALLAS x IMIGRANTE

A bola mal começou a rolar e Bianca Mujica abriu o placar para a Federal, aos 12s, com uma bomba do meio da quadra. O time da casa não se intimidou e criou algumas chances, parando na marcação ou na goleira Eloisy. Outra oportunidade aconteceu em cobrança de falta próxima à área, que parou na marcação novamente. Logo depois, Manu recebeu livre na ala direita e Eloisy saiu fechando o ângulo. Então a UFSM/Dallas voltou a atacar, em contra-ataque iniciado por Tefa. Gabyzinha só não marcou porque parou na goleira Fran. Em outro ataque perigoso das mandantes, Raquel foi à linha de fundo e tocou para a área. Tais não alcançou a bola.

Em outra falta na quadra ofensiva para o Imigrante, Monique concluiu e a goleira da Federal pegou com o pé. No rebote, a bola chegou a Raquel na segunda trave, mas ela chutou para fora. Eloisy fez a reposição, encontrando Tefa na posição de pivô. Embora estivesse longe da área adversária, ela girou e chutou para a meta, vencendo a goleira: UFSM/Dallas 2x0. Logo depois, Raquel recebeu na entrada da área e tentou passar para a segunda trave, mas Eloisy salvou mais uma vez. Um minuto depois, Gabyzinha roubou a bola e serviu Jessica, que acertou a trave. 

O volume de jogo das mandantes acabou resultando no estouro de faltas da equipe de Santa Maria. Taís cobrou tiro livre sem barreira e descontou para o Imigrante. Na sequência, Gabyzinha avançou pela direita e concluiu a gol. Fran espalmou para a linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, a goleira do Imigrante tentou ligar contra-ataque, mas quem aproveitou foi a Federal. Tefa serviu Bianca Mujica, que entrava pelo lado esquerdo. Ela acertou a trave e Tefa aproveitou o rebote, ampliando a vantagem: UFSM/Dallas 3x1. 

Na segunda etapa, demorou para acontecer um lance perigoso. E no primeiro, a UFSM/Dallas comemorou mais uma vez. Bianca Mujica recebeu da goleira e tentou o lançamento. Dala Nora brigou com a adversária e ficou com a bola, tocando na saída da goleira: UFSM/Dallas 4x1. Pouco depois, Raquel arriscou da ala direita e Eloisy espalmou para a linha de fundo. Menos de um minuto depois, Taís achou Raquel entrando na área. Ela escorou para o gol e descontou: UFSM/Dallas 4x2. O gol animou o time da casa, que marcou mais um. Taís fez um passe cruzado para Castanha, que concluiu no contrapé de Eloisy: UFSM/Dallas 4x3.

A reação foi interrompida por um gol muito astuto da equipe santa-mariense. Gabyzinha cobrou lateral rapidamente, surpreendendo a marcação. Tefa recebeu no lado oposto e mandou para a rede: UFSM/Dallas 5x3. O Imigrante voltou a levar perigo em chute de longe de Monique, que foi defendido por Eloisy. Dois minutos depois, Taís tentou passar para Manu na segunda trave, mas a companheira não alcançou a bola. Pouco mais tarde, a equipe da casa trocou passes de pé em pé e novamente a jogadora que estava na segunda trave (Julia desta vez) não alcançou a bola. 

Faltando menos de 3 min para o fim, Nathalia foi expulsa, por uma entrada na adversária que puxava contra-ataque. Com a superioridade, Taís arriscou chute sem a direção do gol, na única chance do Imigrante com uma atleta a mais. Isso porque, logo depois, Eloisy lançou para Barbara na quadra de ataque. Ela brigou pela posse e Gabyzinha dominou a bola, conduzindo para o lado direito. A goleira do Imigrante se precipitou, deu um carrinho e atingiu o tornozelo da ala da Federal, tomando o cartão vermelho direto. Com a volta da quinta jogadora, a Federal ampliou. Barbara forçou erro da adversária e Tefa avançou com a bola, conectando passe para a própria Barbara na ala direita. Ela não foi 'fominha' e serviu Tefa que entrava livre na área e só precisou empurrar para a rede: UFSM/Dallas 6x3.

Ficha técnica:
Imigrante
- Fran, Manu, Julia, Carina, Tais, Raquel, Monique, Camila, Lavinia, Livia e Marcele. T.: Rafael Licks.
UFSM/Dallas - Eloisy, Jéssica, Bianca Mujica, Eduarda Roggia, Tefa, Dala Nora, Gabyzinha, Nathalia, Barbara, Carol, Pioner, Orquem e Litsa. T.: Diozer Irajá.
Gols: Bianca Mujica (U), Tefa (U), Tais (I), Tefa (U), Dala Nora (U), Raquel (I), Castanha (I), Tefa (U) e Tefa (U).
Arbitragem: Tales Wazlawick (árbitro principal), Mayara Rosa (árbitra auxiliar), Eliana Rech (anotadora) e Marina Pereira (cronometrista).
Cartões amarelos: Barbara, Dala Nora, Tefa (U) e Raquel (I).
Cartões vermelhos: Nathalia (U) e Fran (I).
Ginásio: Faria Lemos (Bento Gonçalves).

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Federal disputou os Jogos Universitários Brasileiros na última semana

A equipe masculina de futsal da UFSM disputou os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília na última semana. A Federal representou o Rio Grande do Sul na competição, pois foi a campeã do torneio estadual (os JUGs). Mas a terceira participação na olimpíada universitária (a UFSM já havia disputado os JUBs em 2011 e 2012) não foi como os integrantes esperavam: em quatro partidas, foram três derrotas e um empate.

Esta foi a terceira vez que a UFSM Futsal disputou os JUBs.

Após empatar com a UNIP (SP) na estreia, a equipe perdeu para a ESMAC (PA), que era a atual campeã e venceu o torneio mais uma vez. Na última partida, uma vitória classificaria a equipe para a semifinal, pois a UNIP terminou com três pontos e a adversária, UNIFTC (BA), também estava com um ponto. A Federal chegou a estar vencendo por 3x2, mas deixou a vitória escapar e a vaga ficou com a equipe baiana, que venceu por 4x3. A vaga para a semifinal da 1ª divisão ficou perto, mas com a derrota, a equipe precisou disputar um play-off de rebaixamento e acabou derrotada para a Universidade Celso Lisboa (RJ) por 3x2. 

Jogos:

UFSM 1x1 UNIP - Gol: Thales
UFSM 1x6 ESMAC - Gol: Thales
UFSM 3x4 UNIFTC - Gols: Mateus, Thales e Senna
UFSM 2x3 Celso Lisboa - Gols: Thales e Leonardo Elias

Jogaram: Carlson, Paniz, Redel, Matheus Gomes, Tariq, Maneck, Pepo, Senna, Mateus, Thales, Lorenzo e Léo Elias. Técnico: Gabriel Pranke.

PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

UFSM vence, mas cai na prorrogação

Uma noite de sentimentos conflitantes. Começou com muita vibração, após os dois primeiros gols da Federal, passou pela aflição de ver a AFA empatar no início da segunda etapa, e passou pelo alívio do placar necessário, um 5x2 sem sustos nos minutos finais, o que acendeu a esperança da classificação na prorrogação. Mas o balde de água fria veio logo na sequência, com os dois gols da AFA que determinaram a vitória e a classificação dos visitantes no tempo extra, no qual a UFSM tinha a vantagem de empatar, por ter melhor campanha.

Equipe fez tempo regulamentar praticamente perfeito, a exemplo do ala Rogério, que marcou dois gols e deu uma assistência. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Foi uma campanha expressiva que parou em um adversário que a Federal havia vencido duas vezes na 1ª Fase. Mas o futsal é assim, como falou após o jogo o ala Rogério. "O Futsal sempre passa pelo detalhe", declarou. O jogador enalteceu a estrutura que o projeto oferece e agradeceu a todos que apoiaram a equipe, mas lamentou não ter presenteado os torcedores com a classificação. Sobre o jogo, ele comentou:

- É dolorido. Cometemos pequenos erros na prorrogação que culminaram na derrota. É do jogo. Temos que trabalhar e focar mais. Quem esteve aqui pode ver a entrega de todos, mas às vezes é aquele dia que não dá. 

Com dois gols e uma assistência, Rogério teve papel importante nos últimos jogos da equipe, e foi escolhido o destaque da UFSM na partida deste sábado. "O trabalho é feito para potencializar os pontos fortes de cada um, agradeço a comissão técnica por isso. O individual sempre aparece quando o coletivo funciona, mas eu trocaria tudo que aconteceu pela classificação", finalizou. O auxiliar técnico Felipe Super elogiou o esforço dos atletas, que mesmo não sendo profissionais (todos têm outra ocupação, trabalham ou estudam) colocaram a Federal em uma boa colocação na 1ª Fase. Segundo ele, a equipe foi efetiva na proposta e teve um bom volume de jogo, mas lamentou os erros na prorrogação:

- Uma infelicidade, daquele que considero um dos melhores goleiros do estado. Ele não deixa de ser um dos melhores do Estado por causa disso. Por óbvio, o resultado nos deixa abatidos, tristes. Tivemos um excelente fase de grupos e iniciamos com vitórias importantes. Tivemos percalços, lesões, jogadores que deixaram o grupo, isso também serve de aprendizado. Iremos avaliar o trabalho, nós como comissão técnica também. Temos que melhorar o jogo de quadra pequena. Mas, no geral, acho que fomos muito bem nesta temporada. 

O jogo

Com pouco mais de um minuto de jogo, a AFA levou perigo em cobrança de falta frontal. Logo depois, a Federal respondeu em jogada de Léo Rudek. O pivô driblou um marcador e serviu Tariq, sozinho dentro da área. Com o goleiro muito próximo, ele concluiu por cima. Na sequência, Puia avançou pela direita e chutou para a área, procurando Iago, mas a bola atravessou a área sem ser tocada. Aos 7 min 33s, brilhou a estrela de João Farias, que fazia sua estreia no campeonato. Léo Rudek fez jogada pela esquerda e finalizou. O goleiro deu rebote e Mateus brigou pela posse, servindo João Farias com um leve toque na bola. O fixo finalizou colocado e abriu o placar: UFSM 1x0. 

João Farias (de azul) reestreou pela equipe e marcou o primeiro gol da partida. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Aos 12 min, Rogério escorou e Tito finalizou rasteiro. Com um desvio no meio do caminho, a UFSM ganhou um escanteio. Aos 14 min 04s, Tito cobrou lateral e a bola chegou a Rogério na ala oposta. Ele carregou, tirando do marcador, e concluiu cruzado. O goleiro ainda tocou na bola, mas ela morreu no fundo da rede: UFSM 2x0. Dois minutos depois, Markito recebeu com liberdade dentro da área e concluiu para fora. Faltando 2 min 26s para o intervalo, a AFA chegou ao seu gol. Puia cobrou lateral e encontrou Iago, dentro da área. O jogador do time visitante completou de peito para o gol: UFSM 2x1.

Aos 3 min da segunda etapa, Tariq recebeu de Léo Rudek e concluiu cruzado para fora. Logo depois, Felipe Ajala arriscou da intermediária e Edinho espalmou para a linha de fundo. Aos 5 min, Léo Rudek tentou um passe na segunda trave e o goleiro André espalmou para a linha de fundo. Aos 6 min 58s, Puia fez grande jogada e serviu André Daisson, que entrava na área. Ele desviou na saída de Edinho e deixou tudo igual: 2x2. Na sequência, Puia contra-atacou e chutou rasteiro sobre Edinho. Aos 8 min, em cobrança de falta frontal, Rogério concluiu rasteiro e André afastou com o pé. Aos 9 min 19s, Douglas Boca dominou errado e Rogério não perdoou. O ala da Federal roubou a bola, avançou da sua quadra de defesa e concluiu por baixo do goleiro: UFSM 3x2. 

Aos 12 min, Thales serviu Léo Rudek, que concluiu. André espalmou novamente para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a bola chegou a Tariq, que concluiu cruzado. A bola desviou na marcação e passou raspando a trave esquerda do goleiro. Em novo escanteio, aos 12 min 41s, Rogério chutou para a área e Léo Rudek desviou de letra: UFSM 4x2. Aos 16 min 26s, já com a AFA utilizando o goleiro linha, a Federal ampliou. Tariq interceptou passe e serviu Alysson, que concluiu da própria quadra, tirando do alcance do último defensor do time visitante: UFSM 5x2. Pouco depois, Iago tentou a conclusão e a bola parou na marcação de Thales. Aos 18 min, Thales recebeu na quadra de ataque, puxou para a direita e concluiu rasteiro. Brigadeiro espalmou. Placar final do tempo normal: UFSM 5x2 AFA.

Léo Rudek marcou mais um e chegou a 11 gols na Série Ouro, encerrando o campeonato como artilheiro da equipe. Foto: Ricardo Weschenfelder.

No início da prorrogação, Thales recebeu livre e concluiu por cima da meta. Aos 2 min 41s, Felipe Ajala arriscou da ala esquerda. Edinho tocou na bola, mas ela acabou indo para trás e Puia completou para a rede: AFA 1x0. Na sequência, a UFSM teve duas chances: a primeira com Thales, e a segunda com Tito, quase sem ângulo. Em ambas, o goleiro Brigadeiro evitou o gol de empate. O jogo ficou eletrizante. Felipe Ajala teve a chance após passar por dois marcadores. Edinho saiu fechando o ângulo. Na sequência, Tito puxou contra-ataque, limpou a marcação e chutou por cima da trave. 

Na segunda etapa, a AFA teve duas chances com o gol vazio (porque a UFSM voltou para o jogo utilizando o goleiro linha) logo no início, sem sucesso. Aos 3 min 45s, Felipe Ajala interceptou um passe e mandou para o gol vazio, definindo a classificação do time visitante: AFA 2x0. A Federal ainda tentou descontar em conclusões de Rogério e Tito, sem a direção da meta. 

Ficha técnica:

UFSM - Edinho, Tariq, Tito, Rogério, Léo Rudek, Carlson, Passarinho, João Farias, Thales, Arthur, Mateus, Alysson e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
AFA - André, Iago, Felipe Ajala, Puia, Douglas Boca, Brigadeiro, André Daisson, Giovani, Diovane, Gustavo, Betim e Markito. T.: Marcelo Jornada.
Gols: João Farias (7 min 33s do 1T - U), Rogério (14 min 04s do 1T - U), Iago (17 min 34s do 1T - A), André Daisson (6 min 58s do 2T - A), Rogério (9 min 19s do 2T - U), Léo Rudek (12 min 41s do 2T - U), Alysson (16 min 26s do 2T - U), Puia (2 min 41s do 1T da pror. - A) e Felipe Ajala (3 min 45s do 2T da pror. - A).
Arbitragem: Jandrei Krammes (árbitro principal), Marcelo Padilha (árbitro auxiliar), Jaqueline Alvares (anotadora), Deiner Eggers (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Léo Rudek (U), Felipe Ajala e Puia (A).
Cartão vermelho: João Farias (U).
Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:

Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Federal em desvantagem nas Oitavas-de-Final

Em uma noite pouco inspirada, a Federal saiu atrás na disputa pela vaga nas quartas-de-final da Série Ouro. Jogando em Manoel Viana, a representante de Santa Maria na elite do Estadual de Futsal foi superada pela AFA, que venceu por 3x2 e jogará pelo empate na partida de volta. A vantagem dos mandantes foi construída nos minutos iniciais, quando abriram 2x0. A UFSM tentou "voltar" para a partida com o gol de Léo Rudek, mas a AFA levou uma vantagem de 3x1 para o vestiário no intervalo. Na segunda etapa, apesar do uso do goleiro-linha, a Universidade só conseguiu marcar uma vez, em cobrança de pênalti convertida por Rogério. Agora a equipe se vê obrigada a vencer a partida de volta para forçar a prorrogação.

O técnico Gabriel Pranke lamentou os vacilos que a equipe apresentou na primeira etapa. Segundo ele, o jogo em quadra pequena favorece quem está na frente, apesar de ser possível reverter. "Tivemos a chance de mudar isso no segundo tempo, o mérito também foi da marcação deles. Treinamos em cima disto por duas semanas", complementou o treinador, falando sobre jogar em uma quadra de dimensões menores. Sobre os desafios que a equipe enfrentará na partida de volta e a possibilidade de jogar a prorrogação, ele projetou:

- Vamos avaliar melhor o que fizemos hoje e trabalhar bem, porque vimos que a AFA é um time qualificado. É um jogo diferente, se torna mais longo (caso ocorra a prorrogação), precisamos contar com o apoio da torcida, principalmente nos momentos mais difíceis. Precisamos fazer um bom jogo, melhorar as coisas que a gente errou e depois pensamos na prorrogação, se conseguirmos o resultado.

Léo Rudek (camiseta 10 da Federal) marcou no primeiro tempo e chegou a 10 gols na Série Ouro. Foto: Ricardo Weschenfelder. 

O jogo será no CDM, em Santa Maria, já no próximo sábado, dia 5 (a rodada de volta será no dia 12, mas como nessa data a delegação da UFSM inicia viagem para Brasília, para disputar os JUBs, a Federação remarcou a data do jogo). Caso vença no tempo normal, a UFSM tem a vantagem de jogar pelo empate na prorrogação, pois teve uma campanha melhor que a AFA na 1ª Fase. Como dito pelo treinador, a Federal precisará de toda a atenção e contará com o apoio do seu torcedor para superar o time de São Francisco de Assis. Chegou a hora do torcedor jogar junto com o time mais uma vez!

O jogo

Logo aos 2 min 09s, a AFA abriu o placar, após contra-ataque. Puia recebeu na direita e passou para Douglas Boca, que concluiu rasteiro: 1x0. Aos 4 min, Thales avançou após roubada de bola e chutou próximo à trave. Aos 5 min 21s, a AFA roubou a bola e Felipe Ajala serviu Puia, que infiltrava entre dois marcadores. O ala dominou e tocou na saída de Edinho: 2x0. Aos 6 min, após cobrança de lateral, Rogério chutou para a área e Léo Rudek desviou de letra, descontando para a Federal: 2x1. Um minuto depois, após outra roubada de bola, Puia avançou pela esquerda e chutou no alto. Edinho espalmou. Aos 8 min, a bola acabou sobrando para André Daisson dentro da área e ele chutou a queima roupa, para grande defesa do goleiro da UFSM.

Aos 9 min, em contra-ataque, Iago chutou cruzado para fora. Aos 11 min, Tito recebeu de Rogério e arriscou de média distância, carimbando o travessão dos assisenses. Dois minutos depois, Rogério recebeu na ala direita e finalizou, mas parou em André. Aos 16 min, Felipe Ajala brigou pela posse e recuperou a bola próximo à área. Ele conseguiu driblar o goleiro e mandar a bola para a rede: AFA 3x1. Pouco depois, Douglas Boca finalizou após contra-ataque e Edinho mostrou boa reação, ao levantar o  braço e defender mais uma conclusão. Na sequência, Thales recebeu lançamento nas costas da defesa e concluiu cruzado. André conseguiu tocar de leve na bola e a tirou da direção do gol. Aos 17 min, Tito chutou cruzado, rasteiro, e o goleiro espalmou a bola, evitando mais uma tentativa da Federal. Um minuto depois, André arriscou da metade da quadra e Edinho precisou saltar para espalmar a bola que iria para seu ângulo superior esquerdo.

Quem chegou primeiro na segunda etapa foi, novamente, o time da casa. No primeiro minuto, Douglas Boca arriscou de longe e Edinho defendeu o chute rasteiro. Logo depois, Felipe Ajala virou chutando e Edinho fez grande defesa. Aos 2 min, Tariq concluiu após puxar da direita para o meio. A bola passou raspando a trave. Aos 4 min, Rogério lançou para Tito no fundo da quadra, em passe na diagonal. O jogador da UFSM tentou de voleio, mas errou o alvo. Na sequência, Puia recebeu de frente para o gol e Edinho raspou na bola, que seguiu na direção da meta. Tariq a alcançou e afastou o perigo. Aos 6 min, Iago driblou o último marcador e Edinho saiu fechando o ângulo duas vezes. Aí a bola sobrou para Felipe Ajala no fundo da quadra e ele rolou para trás. Puia concluiu de primeira, por cima da meta.

Aos 10 min, em contra-ataque, Iago recebeu de Puia e acertou o travessão. Um minuto depois, Mateus recebeu livre dentro da área e tocou para Rogério. Ele tentou concluir de cabeça para o gol vazio, mas Douglas Boca conseguiu evitar que a Federal marcasse mais um gol. No lance, o goleiro chegou atrasado e acertou Mateus, mas a arbitragem não quis marcar pênalti para a UFSM. Aos 12 min, Puia recebeu dentro da área e tocou de calcanhar. Edinho estava atento e agarrou a bola. Aos 15 min, a Federal começou a atacar com o goleiro-linha e Tito teve a primeira chance. Ele concluiu da direita e o goleiro defendeu com o pé. 

Aos 16 min 35s, Tito tentou passe para dentro da área e a bola tocou no braço de Giovane: pênalti para o time de Santa Maria. Rogério fez a cobrança, no canto direito do goleiro, e diminuiu a desvantagem novamente: 3x2. Aos 17 min, Edinho salvou mais uma vez, depois que Iago roubou a bola e finalizou. Um minuto depois, após bela troca de passes da Federal, Arthur tocou para a área, tirando do goleiro. André Daisson tirou praticamente em cima da linha, evitando que Thales completasse para a rede. No último minuto, Tito recebeu outro passe de Rogério e ficou cara a cara com o goleiro, que defendeu mais uma. Na sequência, Iago recebeu com liberdade e concluiu para fora, mesmo com o goleiro fora do gol. Na última chance da UFSM, Thales recebeu no fundo da quadra e tentou concluir. A bola sobrou para Léo Rudek, que teve a conclusão bloqueada pela defesa. Placar final: AFA 3x2 UFSM.

Rogério marcou de pênalti e a Federal teve pouco mais de três minutos para tentar buscar o empate. Foto: Ricardo Weschenfelder.
Ficha técnica:

AFA - André, Iago, Puia, Iago, Douglas Boca, Gustavo, Andre Daisson, Diovane, Eduardo, Giovane, Markito e William. T.: Marcelo Amaral.
UFSM - Edinho, Tariq, Rogério, Thales, Léo Rudek, Passarinho, Matheus Gomes, Lucas Senna, Leonardo Elias, Arthur, Mateus, Tito e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Douglas Boca (2 min 09s do 1T - (A), Puia (5 min 21s do 1T - A), Léo Rudek (6 min do 1T - U), Felipe Ajala (16 min do 2T - A) e Rogério (16 min 35s do 2T - U).
Arbitragem: Anderson Jungton (árbitro principal), Alexandre Soares (árbitro auxiliar), Tarcísio Gonçalves (anotador), Emerson Ribeiro (cronometrista) e Lieber Dorneles (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Tariq, Lorenzo, Léo Rudek (U), Giovane (A).
Ginásio: Henrique Nemitz Martins (Manoel Viana-RS).

PATROCINADORES E APOIADORES:

Rede Sul Solar
Perfil Metais
Amigo Internet
Don Frolini
Delivery Much
DB Graus
Distribuidora Santa Lúcia
Rizzatti Turismo
Ricardo Jóias
SSI
Vigillare
Banco do Brasil
Desinservice
Coase Construtora
Beltrame Supermercados
CAFI
Centro de Preservação Articular Dr. Márcio Rubin
DIX
Pasteur
Rede Super - Mercado Bertagnolli
UFSM
NIEEMS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - PROESP

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Federal vence duas, mas não consegue classificação na LSRDF

Se na Série Ouro foi só alegrias, na Série Prata da Liga Sul-Riograndense de Futsal o domingo reservou uma montanha-russa de emoções. A UFSM/Dallas começou o dia com vitórias de 5x4 sobre o Vila Nova (de Passo Fundo) e de 10x8 sobre o Fênix (de Sarandi), mas a classificação escapou no final da tarde, quando as gurias foram superadas pelo Arena Liverpool (de Tupanciretã) por 9x3. Com seis pontos conquistados, a vaga escapou nos critérios de desempate e, assim, as santa-marienses perderam a oportunidade de jogar a decisão e ficaram sem a vaga na Série Ouro da Liga em 2025. 

A ala Eduarda Roggia, que marcou oito gols na etapa de ontem e chegou a doze na Série Prata, foi uma das destaques da Federal no torneio. Sobre a etapa ser aqui em Santa Maria, ela afirmou que "jogar em casa tem uma motivação a mais por termos a torcida a nosso favor e não tem o desgaste com a viagem". Apesar disso, a jogadora comentou que, na última partida do dia, "a perna pesou, o cansaço tomou conta e não tivemos o desempenho que queríamos". 

Eduarda Roggia foi a artilheira da equipe na Série Prata da LSRDF com 12 gols. Foto: Guilherme Machado/UFSM Futsal.

Ela também lamentou que, apesar de conseguir duas vitórias, a equipe não alcançou a classificação, pois o regulamento não favoreceu sua equipe. A Federal entrou na última partida precisando ao menos de um empate para se classificar. Com a derrota para o Arena Liverpool, três equipes empataram em pontos (seis) e o critério de gols sofridos (a Federal entrou no jogo com 12 e terminou com 21) definiu os times de Tupanciretã (10) e de Passo Fundo (8) como os classificados para a Final. No entanto, a ala enalteceu a campanha da UFSM/Dallas na competição:

- A nossa participação foi de grande valia, pois fez com que evoluíssemos em todos os sentidos, desde a parte técnica e tática, quanto na união do grupo. Obtivemos uma bela campanha na Série Prata e isso nos motiva para as novas competições que estão por vir.

Jogaram: Elizabeth, Karine, Bruna Pioner, Camila Menezes, Emely, Aline, Tefa, Amelia, Bárbara, Jéssica, Bianca Mujica, Eduarda Roggia, Kelin, Dalanora, Guerra, Camila Charão e Karla.

Bianca Mujica marcou duas vezes na partida decisiva, mas a equipe não conseguiu segurar o Arena Liverpool. Foto: Guilherme Machado/UFSM Futsal.

Jogos

UFSM/Dallas 5x4 Vila Nova
Gols: Eduarda Roggia (3), Jéssica e Bianca Mujica

Arena Liverpool 8x5 Fênix

UFSM/Dallas 10x8 Fênix
Gols: Eduarda Roggia (4), Bianca Mujica (2), Dalanora (2), Tefa e Jéssica

Arena Liverpool 1x2 Vila Nova

Vila Nova 8x2 Fênix

UFSM/Dallas 3x9 Arena Liverpool
Gols: Bianca Mujica (2) e Eduarda Roggia

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

UFSM/Dallas estreia com vitória na Série Ouro 2024

A estreia da Federal na Série Ouro Feminina 2024 não poderia ser melhor. Jogando fora de casa, as gurias venceram o time da casa, o Palestra, de Erechim, por 5x2. Gabyzinha (4 vezes) e Kariza marcaram os gols do time de Santa Maria. Com a vitória, a UFSM/Dallas divide a liderança do grupo com o Imigrante, que também venceu ontem.

Equipe estreou na Série Ouro com algumas caras novas em Erechim.

O técnico Diozer Irajá comentou que tudo saiu conforme o planejado para o jogo. Como a equipe precisou se dividir (outra parte da equipe disputou a etapa da LSRDF em Santa Maria), a UFSM/Dallas levou para Erechim um time mais brigador, de contato físico, e por isso esperava um jogo bastante truncado, segundo o treinador. Ele analisou dessa forma a atuação:

- Fomos com uma proposta de bastante marcação e aproveitando as individualidades. O time entendeu que teria que se doar e marcar bem. A partir de certo momento, a marcação alta funcionou, conseguimos roubar a bola lá na primeira linha. Controlamos o jogo quando tínhamos a posse de bola e, quando elas precisaram nos pressionar, usamos da nossa velocidade e matamos o jogo. 

No outro jogo do Grupo C, o Imigrante (de Bento Gonçalves) venceu a SER Nevoeiro (de Rio Grande) por 4x2. Na próxima etapa, em 20 de outubro em Bento Gonçalves, cada equipe jogará os dois jogos que faltam (a UFSM/Dallas vai enfrentar Imigrante e SER Nevoeiro) e as três melhores da chave avançam para a 2ª Fase.

O jogo

No início da partida, a Federal mostrou que não estava de brincadeira e levou perigo em duas conclusões de Gabyzinha e uma de Nathalia. Aos 3 min, Carol roubou a bola e serviu Bidinha, que concluiu sobre a goleira adversária. Na sequência, Gabyzinha aproveitou um passe desviado e passou para Carol, que concluiu. A goleira espalmou e evitou o gol da Federal. O time da casa respondeu em cobrança de lateral. Eloisy deu rebote e a defesa afastou o perigo. Aos 5 min, Nathalia recebeu passe pelo alto de Gabyzinha, dominou e tentou de voleio. A bola passou raspando a trave. Pouco depois, Gabyzinha dominou na própria área e avançou em velocidade até a área adversária. Ela conseguiu concluir por baixo da goleira, mas Franciele afastou a bola sobre a linha.

Aos 8 min, Franciele antecipou e roubou a bola. De frente para o gol, ela chutou rasteiro e abriu o placar: Palestra 1x0. Dois minutos depois, o Palestra avançou após mais uma roubada de bola, mas sua jogadora teve a conclusão desviada para a linha de fundo. Aos 10 min 30s, Bidinha recebeu na direita e passou para Gabyzinha, que acertou o canto direito da goleira adversária: 1x1. Aos 11 min, Gabyzinha interceptou passe e a bola sobrou para Jaiane, que concluiu rasteiro. A goleira defendeu mais uma. Pouco depois, Jaiane arriscou mais uma vez, após receber na esquerda, puxar para o meio e chutar cruzado, para mais uma defesa da goleira do Palestra. 

Aos 13 min, Gabyzinha driblou duas adversárias, avançou para a quadra de ataque e soltou a "bomba": UFSM/Dallas 2x1. Um minuto depois, Charlyse cobrou falta, a bola desviou no caminho e acabou entrando depois de tocar na trave: 2x2. Aos 16 min, Orquem puxou contra-ataque e passou para Carol, que chutou. A bola desviou na marcação e passou pouco acima do travessão. Trinta segundos depois, Gabyzinha arrancou mais uma vez da sua própria quadra, passando por três defensoras. Quando chegou próxima à área, ela chutou no contrapé da goleira e colocou a Federal em vantagem:  UFSM/Dallas 3x2. 

A camiseta 7 da Federal levou o prêmio de melhor jogadora da partida: Gabyzinha teve atuação impecável, com quatro gols e uma assistência.

Na volta do intervalo, Gabyzinha carregou da esquerda para o meio, chamando a marcação, e serviu Kariza, sozinha dentro da área. A ala só precisou completar para a rede: UFSM/Dallas 4x2. Pouco depois, o Palestra levou perigo em chute de Marcieli da ala esquerda, que passou perto da trave direita de Eloisy. Na sequência, Gabyzinha rolou para Litsa, que concluiu e a bola passou raspando a trave. Aos 5 min 15s, Gabyzinha roubou a bola na ala direita da quadra de defesa, avançou, driblou uma adversária e chutou cruzado, no ângulo: UFSM/Dallas 5x2. Aos 7 min, Jaiane recebeu lançamento de Gabyzinha nas costas da defesa, mas não conseguiu concluir para o gol.

Aos 10 min, Charlyse fintou a marcadora e chutou. Eloisy fez grande defesa. Um minuto depois, Tamires arriscou chute forte e Eloisy espalmou, afastando o perigo. Aos 14 min, Nathalia pisou de calcanhar para Gabyzinha, que acertou o travessão. No rebote, Nathalia recebeu na área, mas não teve espaço para concluir. Pouco depois, Gabyzinha arrancou mais uma vez, atravessando toda quadra. Ela tentou finalizar no contrapé da goleira, que estava esperta e defendeu com a perna. Na sequência, a pivô das mandantes recebeu na linha da área e só não marcou porque Eloisy saiu fechando o ângulo. Aos 16 min, Carol fez jogada pela ala direita, girando na marcadora, e acertou a trave oposta. Um minuto depois, Carol fez bela jogada e serviu Orquem, que teve o chute bloqueado. Aos 18 min, Camila Ebling concluiu após jogada de falta e Camily defendeu. Placar final: Palestra 2x5 UFSM/Dallas.

Ficha técnica:

Palestra - Camily, Franciele, Larissa, Marcia, Maria Eduarda, Suelen, Charlyse, Julia, Marcieli, Tamires e Iasmin. T.: Luis Balaca.
UFSM/Dallas - Eloisy, Camila Ebling, Orquem, Gabyzinha, Nathalia, Carol, Jaiane, Bidinha, Litsa, Raissa e Kariza. T.: Diozer Irajá.
Gols: Franciele (P), Gabyzinha (U), Gabyzinha (U), Charlyse (P), Gabyzinha (U), Kariza (U) e Gabyzinha (U).
Arbitragem: Geisson Wolfart (árbitro principal), Joilson Gradin (árbitro auxiliar), Fabiana Paixão (anotadora) e Douglas Lazzarotto (cronometrista).
Cartões amarelos: Gabyzinha (U), Julia, Larissa e Marcia (P). 
Ginásio: Estação da Bola (Erechim-RS).

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Equipe Sub-9 disputou a 1ª Fase do Estadual no último domingo

No último domingo (15), a equipe sub-9 da UFSM/Evolução disputou a 1ª Fase do Estadual em Carlos Barbosa. O time estreou com uma derrota de 14x1 para o Flamengo, com gol de Adair. No segundo confronto, a UFSM/Evolução foi superada pelo CT Aliança por 4x1, com gol de Mateus. No confronto derradeiro, os guris perderam para a Sapucaiense por 5x2, com gols de Adair e Henrique.

Jogaram: João Fernando, Kaue, Antonio, Brahyan, Caio, Mateus, Henrique, Pietro Ramon, Adair, Camilo, Pietro Dupin, Lorenzo e João Antero.

Como as três primeiras colocadas se classificavam para a etapa seguinte, a equipe de Santa Maria não passou para a 2ª Fase e está eliminada do torneio.

PATROCINADORES E APOIADORES:

Rede Sul Energia Solar
Dr, Caio Mendonça - Neurocirugia e tratamento da dor
Cirne Automóveis
Ecosanta
Academia Golfinhos
Henk
Oftalmocenter
Aquatez Dermatologia
Distribuidora Santa Lúcia
Perfil Metais
Relevante Instrumentação Cirúrgica
Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja
Carniceria San Baldomero
Pelea Deportes y Bar
Gastro Centro
Cauzzo Mais
Quadra Cerrito

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

UFSM perde em Erechim e termina a 1ª Fase na 5ª colocação geral da Série Ouro

Uma noite de muitos aprendizados. Assim pode ser resumida a jornada deste sábado para a UFSM Futsal. Pela primeira vez a equipe encarou fora de casa um dos clubes mais tradicionais do futsal brasileiro. E não foi nada fácil enfrentar uma equipe que apresenta uma intensidade muito grande nas movimentações e uma marcação muito eficiente, inclusive quando a Federal tentou atacar com o goleiro linha. No final, a vitória do Atlântico por 9x1 confirmou o time de Erechim na terceira e a Federal na quinta colocação geral da 1ª Fase. O time de Santa Maria terminou a fase de grupos com oito vitórias, um empate e três derrotas, uma campanha consistente e que cria expectativas para um bom desempenho na fase eliminatória da Série Ouro. 

Federal, de Leonardo e Tito (de camiseta branca), terminou a 1ª Fase na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do atual campeão da Liga Nacional, o Atlântico. Foto: Ricardo Weschenfelder.

O técnico Gabriel Pranke avaliou a atuação e as dificuldades que a equipe encontrou:

- No primeiro tempo, a gente tentou as coisas que treinamos e muitas não funcionaram. Um time como o Atlântico não vai falhar quando a gente erra. Foi isso que acabou decretando o resultado, embora sabíamos que seria difícil pontuar aqui. No segundo tempo, marcamos um pouco melhor e tivemos mais chances, aproveitando o contra ataque, algo que treinamos também. Para mim e para o atletas, ao jogar um jogo deste, o aprendizado é incrível. Com certeza isto é uma coisa que levamos de volta para Santa Maria. 

Apesar do resultado negativo, Pranke afirma que deve-se valorizar o que foi feito na fase classificatória, pois a sua equipe chegou na última rodada apenas a três pontos do time de Erechim, atual campeão da Liga Nacional. Com a quinta colocação geral, a Federal terá a AFA (12ª) como adversária nas Oitavas de final. O primeiro jogo está marcado para o dia 28 deste mês na casa do adversário. Pranke considera um adversário difícil, que tem um investimento e que dificultou as coisas para sua equipe na 1ª Fase (tanto em Manoel Viana, onde manda seus jogos nesta temporada, como em Santa Maria). "Lá foi uma partida difícil em quadra pequena, precisamos guerrear bastante; já no jogo de Santa Maria, eles estavam bastante desfalcados e tiveram dificuldades de jogar", comentou. "Vamos precisar trabalhar bem para poder enfrentá-los", concluiu ele. 

O jogo 

Aos 2 min, o Atlântico criou as primeiras chances, todas com Pedrinho. A primeira ele chutou para fora, a segunda foi defendida por Edinho e a terceira ele concluiu para fora também. A pressão deu resultado aos 4 min 54s. Deivão fintou, passou por dois marcadores e acertou um chute indefensável: Atlântico 1x0. Menos de um minuto depois, Deivão recebeu nas costas da defesa e tocou na saída do goleiro: 2x0 para o time da casa. Aos 8 min, a Federal chegou pela primeira vez. Tito recebeu de Thales na ala esquerda e concluiu. Alê Falcone defendeu. Aos 10 min 35s, Pedrinho cobrou lateral e tabelou com Gessé. O ala concluiu colocado no canto oposto: 3x0. 

Trinta segundos depois, com a Federal usando o goleiro linha, Leo Rudek tentou dominar dentro da área adversária e a bola sobrou para Alê Falcone, que chutou de trivela. Arthur conseguiu voltar e afastar de cabeça. Na sequência, o Atlãntico roubou na quadra de ataque e Suelton só precisou completar para o gol: 4x0. Aos 12 min, Pedrinho rolou para trás e PL concluiu por cima. Aos 13 min 36s, Richard roubou a bola e concluiu para o gol vazio: Atlântico 5x0. Vinte segundos depois, após passe errado da UFSM, William concluiu para o gol desguarnecido: 6x0. 

Aos 14min, após contra ataque, Léo Rudek dividiu e a bola sobrou na área. Tariq tentou de carrinho, mas Alê Falcone evitou o gol. Um minuto depois, William concluiu buscando o ângulo. Edinho, bem posicionado, defendeu. Aos 16 min, Richard recebeu de Elenílson e tentou de cavadinha, errando o alvo. Aos 19 min 31s, Pedrinho concluiu e Edinho espalmou. Na sequência, Gessé concluiu na trave e Suelton aproveitou o rebote, chutando rasteiro: 7x0. Faltando 10s para o intervalo, Garcia recebeu nas costas da defesa e chutou cruzado, raspando a trave. 

No início do segundo tempo, o Atlântico voltou mais disperso e a UFSM conseguiu criar algumas chances. Com um minuto, Leonardo passou por um marcador na ala direita e concluiu para fora. Na sequência, Garcia concluiu e João Paulo espalmou. Léo Rudek ficou com o rebote, mas chutou por cima. Aos 3 min, Léo Rudek cobrou falta e tentou servir Garcia dentro da área, mas o ala não conseguiu concluir para o gol. Aos 8 min, Léo Rudek roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora. Um minuto depois, Vilela serviu Deivão, que finalizou por cima. Na sequência, Léo Rudek recebeu lançamento de Edinho. O pivô tentou por cobertura, mas João Paulo conseguiu desviar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Tito concluiu e o goleiro espalmou. Tariq ficou com o rebote, mas finalizou sobre a meta. 

Pouco depois, foi o time de Erechim que teve um escanteio a seu favor. A bola chegou a William, que concluiu. Edinho espalmou. Aos 10 min, 40s, Vilela arriscou de calcanhar e acertou o canto: Atlântico 8x0. Dezesseis segundos depois, Leonardo interceptou a bola, ligando ataque com Tariq. Ele tentou passar para a área e Pedrinho desviou contra o próprio gol: Atlântico 8x1. No reinício de jogo, William recebeu nas costas da defesa e Edinho fechou o ângulo. Aos 14 min 11s, Elenílson puxou para o meio e adentrou a área, concluindo com força, rasteiro, no canto: Atlântico 9x1.  

Aos 16 min, Vagner chutou da ala esquerda e Carlson defendeu. Um minuto depois, Léo Rudek roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas concluiu para fora. Aos 18 min, Léo Rudek avançou com liberdade, mas escorregou na hora da conclusão. Aos 19 min, Thales recebeu na frente e João Paulo evitou o segundo gol da Federal. Faltando 15s, Borba recebeu dentro da área e desviou para o gol. Edinho fez grande defesa. Placar final: Atlântico 9x1 UFSM. 

Ficha técnica

Atlântico - Ale Falcone, William, Deivão, Richard, Pedrinho, João Paulo, PL, Elenilson, Gessé, Suelton, Vagner, Vilela, Salah e Borba. T.: Paulinho Sananduva.
UFSM – Edinho, Leonardo, Tariq, Thales, Léo Rudek, Carlson, João Porto, Matheus Gomes, Arthur, Tito, Mateus, Garcia e Lorenzo. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Deivão (4 min 54s do 1T – A), Deivão (5 min 38s do 1T – A), Pedrinho (10 min 35s do 1T – A), Suelton (11 min 10s do 1T – A), Richard (13 min 36s do 1T – A), Willian (13 min 54s do 1T – A), Suelton (19 min 31s do 1T – A), Vilela (10 min 40s do 2T – A), Pedrinho (contra – 10 min 56s do 2T – U) e Elenilson (14 min 11s do 2T – A).
Arbitragem: Geisson Wolfart (árbitro principal), Joilson Gradin (árbitro auxiliar), Vilmar Portella (anotador), Douglas Lazzarotto (cronometrista) e Fabiana Paixão (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Leonardo (U), William e Vagner (A).
Ginásio: do CER Atlântico (Erechim-RS). 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

UFSM/Dallas levanta o troféu do 7º Torneio Solidário Tainã Santos

No último domingo (1º), a equipe feminina da UFSM/Dallas foi a Cruz Alta e conquistou o 7º Torneio Solidário Tainã Santos. O evento é organizado pela atleta que reside e atua na Itália e arrecadou mais de 500 kg de alimentos. Antes da parceira com a Federal, o Dallas já havia vencido o torneio duas vezes, portanto este é o tricampeonato da equipe. Além do título, o primeiro desde que foi anunciada a parceria, o time teve a artilheira e atleta destaque (a ala Gabyzinha, que marcou seis gols), além da goleira menos vazada (Brenda). 
Dallas venceu o torneio pela terceira vez, a primeira em parceria com a UFSM.

Dezesseis equipes participaram do torneio, que teve jogos disputados em 15 minutos corridos. Assim como no Municipal, a UFSM/Dallas foi representada por duas equipes. O time B empatou com a URFF em 1x1,  perdeu para o Nebline por 1x0 e ganhou do TNT por 2x0, mas acabou não se classificando. O time A estreou com um 0x0 contra o Salto Alto, depois venceu o Ellite por 4x0 e o Fênix por 2x0. Já nas quartas de final, a equipe passou pelo URFF por 4x0 e, na semifinal, fez 1x0 no Bonaldi. Na decisão, o título veio com um triunfo de 2x0 sobre o X1 Academia.

O time campeão contou com: Brenda, Emely, Jessica, Nathalia Alves, Gabyzinha, Dalanora, Eduarda Roggia, Ziani e Bianca Mujica.
A capitã Jessica levantou o troféu de campeã.

Agora a equipe aguarda a definição da data da rodada final da 1ª Fase do Campeonato Municipal, tanto para o time A, quanto para o B. E no dia 22 de setembro, a Federal dividirá suas forças para dois importantes compromissos. Enquanto uma parte do elenco viaja para Erechim, onde fará sua estreia na Série Ouro da FGFS contra o Palestra, a outra buscará classificação para a decisão da Série Prata da LSRDF, cujo quadrangular semifinal ocorrerá em Santa Maria, no Ginásio Pinheirão.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

UFSM/Evolução se classifica para a 2ª Fase do Estadual Sub-11

Como qualquer estreia, os primeiros passos da equipe Sub-11 da UFSM/Evolução no Estadual foram cheios de nervosismo e instabilidade, mas trouxeram muitos aprendizados e vivências. Assim foi na etapa deste domingo (1º) em Sapucaia do Sul, e assim será na próxima fase do campeonato, pois a equipe conseguiu se classificar e estará na 2ª Fase em busca de um lugar na semifinal do certame. Depois de duas derrotas (7x4 para o Futurus Craques, de Sobradinho, que acabou eliminado; e 4x3 para o CT 37, de Santa Vitória do Palmar, que venceu as três partidas do dia), o time de Santa Maria precisava superar os donos da casa por dois gols de diferença para avançar. Com um segundo tempo inspirado e aguerrido, os garotos chegaram no placar de 5x2 e carimbaram suas presenças na etapa seguinte.

Apesar de ser a estreia do time sub-11 no Estadual da FGFS, a equipe já havia disputado uma etapa do campeonato organizado pela Liga Sul-Riograndense de Futsal, além de torneios regionais e amistosos de integração.

"No primeiro jogo, tivemos alguns erros defensivos. Com pouco menos de nervosismo, normal para a idade e devido à falta de experiência, jogamos melhor contra o time de Santa Vitória do Palmar", comentou o técnico Jonatan Dupin. Ele também afirmou que sua equipe fez um jogo muito equilibrado contra o líder da chave e lamentou as quatro finalizações que pararam nas traves. Com a necessidade do resultado no último jogo, a equipe jogou bem, segundo Dupin. "Abrimos o placar e o goleiro Inácio defendeu um pênalti. Crescemos na partida e mantivemos o nível na segunda etapa, garantindo a classificação", concluiu ele.

Agora a equipe aguarda a definição de data, local e adversários da 2ª Fase, que será um triangular. Para Dupin, ainda há muito o que evoluir durante o ano:

- Vamos seguir trabalhando e ajustando as questões técnicas, táticas e psicológicas, pois essas últimas influenciam muito nessa idade quando estamos com o placar adverso. Esperamos fazer enfrentamentos de igual para igual com as melhores equipes do estado na próxima fase.

Apesar de ter perdido duas vezes, a equipe sai da etapa com o melhor ataque do grupo (12 gols) e com um dos vice-artilheiros do Estadual (Dudu, com 5 gols). Jogaram: Theo, Inácio, Miguel, Vinícius, Francisco, Theo Macedo, Arthur, Augusto, Netinho, Jonas, Dudu, Heitor e João Pedro. O time foi comandado pelos professores  Jonatan Dupin e Felipe Super. Em parceria com a MAJU Futsal, de São Sepé, cinco atletas da cidade vizinha integraram o time nesta primeira etapa: Augusto, Netinho, Vinícius, João Pedro e Jonas.

UFSM/Evolução 4x7 Futurus Craques

O time de Sobradinho abriu o placar logo no início, após cobrança de escanteio, e ampliou na sequência. Após a troca de quarteto a Federal melhorou. Jonas descontou após receber passe na cobrança de lateral. Depois de uma cobrança de falta, o Futurus Craques ampliou, com seu jogador aproveitando o segundo rebote. Pouco depois, o goleiro do time adversário afastou a bola e ela bateu no travessão. Na volta, o goleiro da UFSM não conseguiu segurar e acabou colocando contra o próprio gol: 4x1. No reinício, Netinho acertou a trave. Ainda na primeira etapa, a Federal errou na saída de bola e o adversário aproveitou, marcando o quinto. 

No segundo tempo, o Futurus Craques ampliou após rebote em cobrança de uma falta na entrada da área: 6x1. Pouco depois, Netinho recebeu dentro da área após cobrança de escanteio e descontou para o time de Santa Maria. Dudu marcou o terceiro da Federal após roubar a bola do adversário e chutar forte no contrapé do goleiro: 6x3. Em cobrança de falta ensaiada, que desviou na barreira, o time adversário ampliou. E logo na sequência, após chute cruzado em cobrança de lateral, Jonas aproveitou o rebote, fez o quarto da UFSM e deu números finais ao jogo: 7x4.

UFSM/Evolução 3x4 CT 37

Contra o melhor time da etapa, a UFSM/Evolução começou bem, criando as primeiras oportunidades com Netinho e Jonas. Essa superioridade deu resultado. Após tabelar com Netinho, Augusto tocou na saída do goleiro: 1x0 para a Federal. Pouco depois, o adversário empatou em cobrança de falta no ângulo, sem chances para o goleiro. O CT 37 virou depois que o pivô roubou a bola e ficou de cara para o gol. Na primeira chance, o goleiro defendeu, mas na segunda, com o gol aberto, o atacante colocou a bola nas redes. 

Na volta do intervalo, o jogo seguiu equilibrado. Mas quem chegou ao gol primeiro foi o time de Santa Vitória do Palmar, depois que o pivô recebeu com liberdade e tocou rasteiro na saída do goleiro: CT 37 3x1. Logo depois, Netinho teve duas chances: primeiro, parou no goleiro; depois, na trave. Na sequência, Dudu fez jogada pela direita e o goleiro evitou o gol. No rebote, Netinho acertou a trave mais uma vez. Pouco depois, o próprio Netinho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Mesmo com um a menos, a Federal quase marcou em contra-ataque. Dudu recebeu do companheiro e acertou a trave novamente. Mas a superioridade numérica favoreceu o CT 37. Seu jogador recebeu lançamento e, mesmo marcado, dominou e acertou um belo chute, sem chances para o goleiro da UFSM/Evolução: 4x1. O time de Santa Maria não desistiu. Na sequência, em cobrança de falta, a bola parou na trave mais uma vez. Depois, Jonas interceptou a bola e tabelou com o companheiro. Ele recebeu na entrada da área e tocou na saída do goleiro, descontando para 4x2. Após o gol, o adversário criou algumas chances, parando no goleiro Inácio e no travessão (em uma cobrança de falta). 

Na sequência, a UFSM/Evolução poderia ter marcado mais um, em cobrança de tiro livre sem barreira. Jonas cobrou, buscando o ângulo e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Augusto chutou, o goleiro deu rebote e Jonas chutou encobrindo o goleiro, que estava no chão, marcando o terceiro da equipe de Santa Maria. 

UFSM/Evolução 5x2 Sapucaiense 

Precisando vencer, a UFSM/Evolução foi para cima e, logo no primeiro minuto, Dudu chutou cruzado para fora. Um minuto depois, Dudu recebeu na direita, avançou e driblou o goleiro, antes de mandar a bola para a meta: Federal 1x0. O time da casa empatou após roubada de bola na quadra de ataque. Pouco depois, a arbitragem marcou pênalti para a Sapucaiense. Inácio acertou o canto e fez a defesa. A resposta veio rápido. E com um golaço. Dudu recebeu no círculo central e deu um toque de letra, passando pelo adversário. De frente para o gol, ele teve tranquilidade e rolou na saída do goleiro, fazendo UFSM/Evolução 2x1. O jogo passou por um período mais morno, até que Vinícius roubou a bola na metade da quadra e arriscou para o gol, raspando a trave. Em outra roubada de bola, João Pedro levou perigo, mas chutou para fora. No final do 1º tempo, Theo fez uma defesa importante e garantiu a vantagem para a Federal.

No início do segundo período, a equipe da casa empatou. Após disputa de bola na linha de fundo, ela sobrou para o jogador da Sapucaiense, que concluiu forte no ângulo: 2x2. Os guris treinados por Jonatan Dupin foram para cima. Após cobrança de lateral, a bola chegou a Dudu dentro da área. Na primeira, o chute tocou no marcador e voltou. Na segunda, ele conseguiu mandar para o gol: UFSM/Evolução 3x2. Pouco depois, Dudu aproveitou passe errado dos adversários e concluiu, acertando a trave. 

Após um perde e ganha na quadra da Sapucaiense, a bola sobrou para Dudu, que chutou cruzado e marcou: Federal 4x2. O gol deu confiança aos guris. João Pedro e Jonas pressionaram a saída de bola e João Pedro recebeu na frente do goleiro, que defendeu. No rebote, com pouco ângulo, o próprio João Pedro mandou para as redes: UFSM/Evolução 5x2. Pouco depois, Jonas aproveitou outro passe errado e quase marcou mais um. A bola passou raspando a trave. Depois foi a vez da Federal errar um passe e o jogador do time adversário concluiu no travessão. 

PATROCINADORES E APOIADORES:

Rede Sul Energia Solar
Dr, Caio Mendonça - Neurocirugia e tratamento da dor
Cirne Automóveis
Ecosanta
Academia Golfinhos
Henk
Oftalmocenter
Aquatez Dermatologia
Distribuidora Santa Lúcia
Perfil Metais
Relevante Instrumentação Cirúrgica
Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja
Carniceria San Baldomero
Pelea Deportes y Bar
Gastro Centro
Cauzzo Mais
Quadra Cerrito

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Uma vitória e uma derrota no retorno do Campenato Municipal

Na última sexta-feira (23), aconteceu a retomada do Campeonato Municipal, organizado pela Liga Santamariense de Futsal. E a UFSM/Dallas entrou em quadra duas vezes. O time A venceu o Valencia pelo expressivo placar de 12x0, enquanto o time B foi superado pelo Projeto Futuro por 2x1. 

Bianca Mujica, autora de três gols, foi eleita a melhor jogadora da Federal na partida. Foto Silvio Kaufmann.

No segundo jogo da noite, a UFSM/Dallas A encarou o Valencia e conseguiu a sua segunda vitória na competição. Logo no comecinho da partida, Tefa abriu o placar de letra, após passe de Gabyzinha. Bianca Mujica ampliou após contra-ataque, tocando na saída da goleira. Depois, Gabyzinha tentou passar para a segunda trave e a adversária marcou contra o próprio gol: UFSM 3x0. O quarto gol saiu após uma bonita jogada coletiva. Gabyzinha recebeu a bola e driblou a goleira antes de balançar a rede. Jéssica marcou, de letra, o quinto gol após receber a assistência de Gabyzinha. O sexto aconteceu quando Eduarda Roggia chutou cruzado após cobrança lateral e encontrou Pioner sozinha na segunda trave, finalizando o primeiro tempo em 6x0.

Gabyzinha marcou o quarto gol da UFSM/Dallas após driblar a goleira. Foto: Silvio Kaufmann.

Na volta do intervalo, Gabyzinha recebeu passe de Bianca Mujica e chutou no contrapé da goleira para fazer 7x0. O oitavo gol surgiu após outra tabela entre Bianca Mujica e Gabyzinha, com esta servindo Ziani na segunda trave. Bianca Mujica fez o nono, após puxar da esquerda para o meio. O chute desviou na marcação e entrou. Ela também fez o décimo gol da Federal, em jogada muito parecida, levando a bola da esquerda para o centro da quadra. Depois disso, Gabyzinha fez jogada pela ala esquerda e chutou cruzado. Guerra dividiu com a defensora e ampliou para 11x0. E o último tento saiu após Jessica passar para Ziani na segunda trave. Placar final: UFSM/Dallas A 12x0 Valencia. Jogaram: Ziani, Eduarda Roggia, Pioner, Gabyzinha, Mari Henn, Bianca Mujica, Guerra, Jessica e Tefa.

A ala Gabyzinha fez de tudo no jogo: dois gols, seis assistências e esta tentativa de voleio, que parou na goleira do Valencia. Foto: Silvio Kaufmann.

Já o time B entrou em quadra logo depois e teve a sua segunda derrota na competição. Para tentar se classificar, a equipe precisará vencer a última partida na fase de grupos para buscar a classificação como uma das melhores terceiras colocadas. O Projeto Futuro foi eficiente na marcação e abriu 2x0 na primeira etapa. Na volta do intervalo, Amélia tabelou com Jaiane e chutou no canto. A goleira ainda tocou na bola, mas ela acabou entrando. Apesar de ficar bastante tempo com a bola, as gurias não conseguiram chegar ao gol adversário novamente e a partida terminou com vitória do Projeto Futuro por 2x1. Jogaram: Eloisy, Gabriela Orquem, Jaiane, Camila Charão, Kariza, Camila Menezes, Amélia, Camila Ebling, Raissa e Isadora. 

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store

domingo, 25 de agosto de 2024

Federal vence e permanece na cola do Atlântico, líder da Chave B

Em sua última partida no CDM nesta 1ª Fase, a UFSM precisou batalhar até os minutos finais para conquistar mais três pontos e continuar na briga pela liderança da Chave B. Após abrir o placar faltando pouco mais de seis minutos para o fim do jogo, o time de Santa Maria marcou mais duas vezes em menos de três minutos e definiu a sua oitava vitória na Série Ouro 2024. Com o placar de 3x1, a Federal ultrapassou mais uma vez a Sercesa e segue com a mesma pontuação do Atlântico, mas perde no saldo de gols, ocupando assim a segunda colocação do grupo.

Tanto Tariq, eleito o melhor jogador da UFSM na partida, quanto o técnico Gabriel Pranke, frisaram que já esperavam um jogo difícil pela eficiente marcação baixa que a AFA apresentou no jogo. "É sempre bem difícil, temos que girar bastante e ter muita paciência", afirmou o fixo da equipe. Já o técnico da Federal analisou o jogo, dizendo:

- Hoje em algum momento achamos que não era nosso dia. O Tariq foi muito feliz em duas finalizações que venceram o goleiro. A AFA fez uma marcação bem difícil de superar, estudamos eles e criamos alternativas para vencer essa marcação. Fizemos bem as coisas que treinamos, mas faltou um detalhe na parte final das jogadas. 

Tariq (camiseta 22 da Federal) comemora um de seus gols, que abriram caminho para mais uma vitória da equipe na Série Ouro. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Sobre o gol, Tariq comentou que balançar a rede não é muito a sua função e que seu principal atributo é ajudar na marcação. Sobre isso, ele comentou:

- Sobrou uma bola, consegui fazer o gol após o passe do Garcia e daí eles tiveram que sair um pouco, tivemos mais espaço e matamos o jogo. Minha principal função é marcar, é legal fazer gol, mas o principal é ajudar a equipe. Fico feliz também pela campanha, agora é descansar e pensar no próximo jogo, que será contra o Atlântico.

Pranke também projetou o próximo confronto, contra o atual campeão da Liga Nacional em Erechim, o qual considera um momento histórico para a equipe. "Chegamos a 25 pontos, superando as expectativas, e só pelo fato de estar brigando com Atlântico e Sercesa é uma grande satisfação para nós. Vai ser uma coisa fantástica enfrentar o Atlântico num dos templos do futsal do Rio Grande do Sul", concluiu o treinador.

Antes de receber a Federal (no dia 14 do próximo mês), o Atlântico joga em casa contra a Sercesa no dia 3 de setembro. Se vencer, abre três pontos de vantagem em relação à UFSM e, com um saldo muito superior, garantiria a liderança da chave. Caso o Galo de Erechim tropece diante do time de Carazinho, a UFSM chegará no confronto decisivo podendo assumir a primeira colocação do grupo e pular para a quarta colocação geral da 1ª Fase.

O jogo

Com pouco mais de um minuto de bola rolando, Tito arriscou da ala esquerda e o goleiro espalmou. Na cobrança de escanteio, Tariq recebeu e chutou, nas mãos de Brigadeiro. Aos 3 min, a AFA errou na sua quadra de defesa e a bola sobrou para Tito, que concluiu por cima. Aos 7 min, Léo Rudek recebeu a bola na intermediária e arriscou para o gol. Brigadeiro saltou para seu lado esquerdo e espalmou mais uma vez. Pouco depois, o próprio Léo Rudek roubou a bola na metade da quadra, avançou com liberdade e tentou tirar do goleiro, mas errou a conclusão. 

Somente aos 10 min os visitantes conseguiram levar perigo ao gol de Edinho, quando Ajala recebeu na ala esquerda. A marcação da Federal recuperou a bola, mas Ajala acabou aproveitando a desatenção dos adversários e concluiu forte, para fora. Aos 13 min, Garcia recebeu próximo à área e concluiu. A bola tocou na marcação e saiu pela linha de fundo. Aos 17 min, Yan Carioca recebeu pisando da esquerda para o meio e ficou de frente para o gol, mas concluiu por cima. Na sequência, Alysson iniciou contra-ataque e passou para Tito, que acionou Lorenzo na ala direita. Ele tocou na segunda trave para Alysson, que tentou concluir de carrinho, colocando a bola para dentro. No entanto, na tentativa de fazer o gol, ele tirou a trave do lugar e a arbitragem invalidou o lance. 

Um minuto depois, Rogério passou pelo marcador na ala esquerda e concluiu raspando o travessão. Aos 19 min, Léo Rudek dominou, puxou para a perna canhota e chutou no meio do gol, para mais uma defesa do goleiro da AFA. No último minuto, Yan Carioca cobrou falta e encontrou Iago na entrada da área. O jogador do time visitante desviou de primeira. Edinho levantou o ombro para tocar na bola e mandá-la para a linha de fundo. Pouco depois, Tito puxou outro contra-ataque e serviu Rogério, que tirou o goleiro da jogada e tocou para o gol, mas Ajala salvou sobre a linha da meta. 

Na volta do intervalo, Rogério recebeu lançamento após cobrança de escanteio e, sem deixar a bola cair, concluiu à direita da meta. Aos 3 min, após cobrança de lateral, a bola chegou a Ajala, dentro da área. ele tocou para o gol e Edinho, bem colocado, evitou o tento dos visitantes. Aos 5 min, Léo Rudek recebeu na direita, cortou para o meio, livrando-se da marcação e chutou rasteiro, para mais uma defesa do goleiro da AFA. Um minuto depois, Douglas Boca recuperou a bola na ala direita e serviu Yan Carioca, sozinho dentro da área. Ele concluiu tirando do goleiro e acertou a trave.

Pouco depois, Rogério arriscou de média distância e Brigadeiro saltou para espalmar mais uma para a linha de fundo. Após o escanteio, a bola "pipocou" na área, Léo Rudek concluiu na trave e, na sobra, Tito chutou. Douglas Boca saltou e afastou de cabeça. Aos 10 min, Alysson puxou contra-ataque e passou para Leonardo na ala direita. Ele serviu Rogério na segunda trave e o ala da Federal acertou o travessão. Pouco depois, Leonardo recuperou na sua área defensiva e avançou passando por um marcador e pelo goleiro. Ele só não marcou um golaço porque Markito salvou sobre a linha. 

Aos 12 min, Yan Carioca puxou contra-ataque e decidiu concluir rasteiro, perto da trave direita de Edinho. Na sequência, Alysson recebeu sozinho de frente para o gol e concluiu por cima. Aos 13 min 49s, Rogério chutou para a área, a bola desviou na marcação e sobrou para Garcia. Ele pisou para Tariq, que chutou alto, sem chances para o goleiro: UFSM 1x0. Aos 14 min 24s, Tariq interceptou lançamento longo e acionou Rogério. O ala da UFSM dominou no peito e serviu o próprio Tariq, que passava pela ala esquerda e concluiu no ângulo oposto, marcando um golaço: UFSM 2x0. Inspirado e com confiança, Tariq arriscou de longe, a bola desviou no marcador e Brigadeiro espalmou por cima da meta. Na cobrança do escanteio, o próprio Tariq se movimentou, recebeu e concluiu rasteiro. O goleiro afastou com o pé. 

Pouco depois, Garcia concluiu rasteiro e fez o goleiro trabalhar mais uma vez. Em mais uma cobrança de escanteio, Garcia recebeu o lançamento e chutou sobre Brigadeiro. A Federal tomou conta do jogo e não demorou para o terceiro gol sair. Léo Rudek recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e pisou para Tito. Ele concluiu cruzado e venceu o goleiro Brigadeiro. Tariq ainda tocou na bola na segunda trave, mas a arbitragem considerou gol do camiseta 15 da UFSM, que ampliou para 3x0. Um minuto depois, Gustavo recebeu nas costas da defesa e Edinho evitou o gol da AFA. Aos 19 min 28s, Gustavo tocou para Iago, que passou por um marcador e concluiu no ângulo. Placar final: UFSM 3x1 AFA.

Tito (de azul, com a bola) marcou o terceiro da UFSM no jogo. Foto: Ricardo Weschenfelder.

Ficha técnica:

UFSM - Edinho, Tariq, Leonardo, Tito, Léo Rudek, Passarinho, Mathias, Matheus Gomes, Rogério, Garcia, Lorenzo e Alysson. T.: Gabriel Pranke.
AFA - Brigadeiro, Iago, Markito, Igor Carioca, Ajala, André, Betim, Douglas Boca, Gustavo e Diovane. T.: Noninho Menezes.
Gols: Tariq (13 min 49s do 2T - U), Tariq (14 min 24s do 2T - U), Tito (16 min 26s do 2T - U) e Iago (19 min 28s do 2T - A).
Arbitragem: Luis Cristiano dos Santos (árbitro principal), Roberto Assunção (árbitro auxiliar), Ederson Tolfo (anotador), Maria Lúcia Fagundes (cronometrista) e Volmir Klein (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Tito, Edinho (U) e Iago (A).
Cartão vermelho: Mathias (U).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Santa Maria-RS). 

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

UFSM/Dallas se classifica para a Fase Semifinal da Série Prata da Liga Sul-Riograndense

Após mais uma viagem longa, a Federal garantiu mais uma passagem de fase na Série Prata da Liga Sul-Riograndense de Futsal. Em Sarandi, neste domingo, as gurias da UFSM/Dallas viveram fortes emoções, após perderem a primeira partida para as donas da casa, o Fênix, e depois confirmarem classificação com uma vitória de virada sobre o Lajeadense, de Lajeado do Bugre. Agora a equipe foca no quadrangular semifinal, que definirá as duas finalistas da competição e as duas equipes que sobem para a Série Ouro da LSRDF. 

William, Diozer, Guerra, Nathalia, Bianca Mujica, Jessica, Amélia, Eloisy e Tassiano (em pé, da esq. para a dir.); Tainã, Raissa, Gabriela Orquem, Dalanora, Eduarda Roggia, Tefa e Kariza (agachadas, da esq. para a dir.). Foto: Gabriel Ilha.

Na primeira partida, o Fênix, de Sarandi, abriu 2x0 e Dalanora descontou após tabelar com Eduarda Roggia. Mas o time da casa confirmou o triunfo e fechou o placar em 5x1. Na segunda partida, em clima de decisão, o Lajeandense começou melhor e fez 2x0. Tainã descontou ainda na primeira etapa, após receber a pisada de Dalanora. Kariza recebeu na área após cobrança de lateral e teve duas chances de concluir para empatar o jogo na volta do intervalo. O empate mexeu com a equipe adversária, que teve uma jogadora expulsa. Com uma a mais em quadra, a UFSM/Dallas marcou o terceiro, quando Eduarda Roggia recebeu bela assistência de Tainã e concluiu no canto.

Com a vantagem, as santa-marienses souberam ter paciência e aproveitaram os erros da equipe adversária. Nathalia marcou o quarto gol, concluindo após receber passe de Tefa nas costas de defesa. Após cobrança de escanteio, cobrado por Kariza, Eduarda Roggia fez a movimentação e concluiu com precisão, fazendo o quinto da Federal. 

Eduarda Roggia foi escolhida a melhor jogadora da Federal na partida, após balançar as redes três vezes. Foto: Gabriel Ilha.

Tainã puxou um contra ataque e serviu Kariza, que dominou e chutou rasteiro para marcar o sexto gol. Na sequência, as adversárias erraram e Nathalia acionou Tefa, que marcou mais um. Nos segundos finais, Gabriela Orquem recebeu na ala esquerda e rolou para Eduarda Roggia, que chutou colocado no canto direito da goleira e fechou o placar de 8x2, que garantiu a classificação da equipe sem depender do resultado do último jogo da etapa.

O técnico Diozer Irajá afirmou que a estratégia pensada não deu muito certo contra o Fênix, que "contra golpeou com muita velocidade, e aí sofremos na parte defensiva". Apesar do susto no início da segunda partida, ele acredita que a equipe encaixou a marcação e então tudo fluiu melhor:

- Conversamos no intervalo e as gurias colocaram a cabeça no lugar, perceberam que era possível vencer. E então tiveram uma boa performance, agredindo na marcação, movimentando e infiltrando onde o time adversário deixava espaços. Começamos a tomar conta das ações e garantimos nossa classificação. 

Técnico Diozer (à direita) exaltou a mudança de postura após o intervalo do segundo jogo. Foto: Gabriel Ilha. 

Além de UFSM/Dallas e Fênix, o quadrangular semifinal terá Arena Liverpool, de Tupanciretã, e o Vila Nova, de Passo Fundo. A etapa está marcada para o dia 22 de setembro.

Jogaram: Eloisy, Tainã, Jéssica, Eduarda Roggia, Dalanora, Guerra, Raissa, Bianca Mujica, Amelia, Tefa, Nathalia, Gabriela Orquem e Kariza.

PATROCÍNIO E APOIO:

Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch - Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store