segunda-feira, 3 de junho de 2019

UFSM conquista primeira vitória na Liga Gaúcha Sub-20

Precisando pontuar para não ficar em situação complicada na tabela, a UFSM viajou neste domingo para São José do Inhacorá. No noroeste do estado, a equipe universitária venceu a AFSJI por 7x3 e conseguiu a reabilitação na Liga Gaúcha Sub-20. Em um jogo muito equilibrado na primeira etapa, a Federal ficou duas vezes em desvantagem no placar, mas soube ter tranquilidade e qualidade para buscar o resultado. Com muita aplicação na marcação e aproveitando os erros do adversário, a equipe treinada por Régis Ruiz definiu o jogo no segundo tempo e confirmou os primeiros pontos no campeonato.
Mariani Santiago, Mateus Marques, Régis Ruiz, Letícia Oliveira, Dudu, Bulsing, Pedro Modesto, Léo Leston, Henrique, Eugenio Gelain, Igor Sanches, Denner Manhago e Talisson Almeida (em pé, da esq. para a dir.); Bernardo Boemo, Garcia, Thales, Andy, Marcus, Enrique Gehm, Barcellos, Copetti e Fabio (agachados, da esq. para a dir.).
Em tarde inspirada, Fabio marcou três vezes na partida e Thales, duas. Barcellos e Pedro Modesto fecharam a contagem da UFSM. O goleiro Léo Leston também teve atuação destacada, com importantes intervenções, incluindo duas defesas de tiro livre direto sem barreira. Para Fabio, escolhido o melhor em quadra, o jogo foi pegado e difícil, porque a torcida local compareceu em peso e apoiou a AFSJI. “Saímos perdendo e, com a cabeça no lugar, conseguimos virar, o que foi incrível. Foi fundamental ter acertado nossa marcação para a segunda etapa. Os méritos são do nosso treinador, pelas orientações e mudança de postura que tivemos a partir do intervalo”, comentou o atleta. Sobre os três gols e a tarde de artilheiro, ele afirmou estar muito feliz e que seu principal objetivo é ajudar a UFSM.

Agora, a Federal terá novamente duas semanas de trabalho para o próximo jogo, que também será longe de Santa Maria. No dia 16 de junho, o time visita o Gaúcho, que perdeu em Tupanciretã na estreia para o Atlântico e ontem foi superado pelo Carazinho Futsal fora de casa. Na tabela de classificação, a UFSM é a terceira colocada com a mesma pontuação de AFSJI e Atlântico, que não jogou neste fim de semana. O líder é o Carazinho Futsal com seis pontos.

O jogo

Em um jogo bastante intenso desde o início, UFSM e AFSJI protagonizaram um primeiro tempo muito equilibrado. Logo aos 2 min, após cobrança de lateral, Fabio concluiu e Jeferson deu rebote, mas a defesa afastou o perigo. Aos 4 min, o goleiro precisou trabalhar novamente, espalmando para escanteio, quando Enrique Gehm recebeu livre dentro da área. Pouco depois, Marcus cobrou falta e o Jeferson espalmou.

Aos 7 min, a AFSJI chegou com perigo pela primeira vez. Felipe tabelou com Henrique e só não marcou porque Thales evitou o gol. Segundos depois, Felipe ficou cara a cara com Léo Leston e concluiu. A bola passou raspando a trave. Até que, aos 7 min 52s, o time da casa chegou ao gol. Felipe aproveitou que a defesa afastou mal e abriu o placar: AFSJI 1x0. A UFSM reagiu com Thales, que recebeu passe de cabeça de Fabio, mas concluiu por cima.

Aos 9 min, a Federal cometeu sua sexta falta. Felipe cobrou o tiro livre sem barreira procurando o ângulo, mas Léo Leston defendeu. Quase um minuto depois, Fabio interceptou um passe errado da AFSJI na quadra ofensiva e arrematou no canto: 1x1. Aos 12 min 25s, em outro tiro livre, desta vez cobrado por Henrique, os mandantes voltaram a ficar em vantagem: 2x1.
Léo Leston (de azul) defendeu dois, dos três tiros livres cobrados pela AFSJI no primeiro tempo.
Aos 16 min 40s, em cobrança ensaiada de falta, Fabio concluiu com precisão e deixou tudo igual: 2x2. Aos 17 min 50s, o time da casa teve o seu terceiro tiro livre à disposição. Léo Leston saiu fechando o ângulo e Henrique concluiu em cima do goleiro da Federal. No minuto final, a UFSM virou o jogo em uma verdadeira pintura. O time saiu tabelando da quadra de defesa e Fabio recebeu na posição de pivô. Ele serviu Thales, que concluiu com uma cavadinha sobre o goleiro: UFSM 3x2. Faltando 15s João Pedro empatou novamente a partida em um potente chute de média distância: 3x3.
O fixo Fabio (de branco, à direita) marcou três gols, um deles nesta cobrança de falta.
Na volta do intervalo, a UFSM voltou totalmente concentrada e com mais equilíbrio na marcação. A primeira chance, logo aos 2 min, apareceu em outra tabela entre Fabio e Thales, que concluiu na trave. Trinta segundos depois, Henrique ficou cara a cara com Léo Leston, que salvou a Federal. Aos 3 min 12s, Barcellos puxou contra-ataque e concluiu para o gol, mas a bola desviou na defesa. Fabio pegou a sobra e acertou a trave. A bola caiu novamente nos pés de Barcellos, que balançou a rede: UFSM 4x3. Aos 5 min, Thales cobrou falta e acertou a trave. Aos 6 min, João Pedro concluiu e Léo Leston fez grande defesa.

Aos 7 min 15s, a Federal ampliou em jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio, Fabio chutou, a bola desviou e enganou o goleiro: UFSM 5x3. Aos 8 min, Thales recebeu próximo da área e concluiu. O goleiro deu rebote e a bola voltou para o próprio Thales, que concluiu no ângulo: UFSM 6x3. Aos 10 min, João Pedro concluiu, a bola desviou e passou raspando a trave.

Aos 13 min, após cobrança de falta, Pedro Modesto ficou com a sobra e arrematou para o gol, mas Jeferson espalmou para a linha de fundo. Faltando seis minutos para o fim, a AFSJI começou a usar o goleiro-linha. Aos 16 min, Douglas recebeu livre dentro da área e o goleiro da UFSM saiu abafando a conclusão. Aos 18 min 40s, o time da casa cometeu a sexta falta. Pedro Modesto cobrou o tiro livre sem barreira e concluiu colocado, vencendo o goleiro: UFSM 7x3. No último minuto, Henrique recebeu de João Pedro e concluiu na trave. Final de jogo: AFSJI 3x7 UFSM.
Equipe comemorou o sétimo gol, marcado por Pedro Modesto em cobrança de tiro livre sem barreira.
Ficha técnica:
AFSJI – Jeferson, Bernardo, Everaldo, Nicolau, Alex, João Pedro, Arthur, Felipe, Douglas, Vitor, Vagner, Leonardo, William e Henrique. T.: João Paulo Heckler.
UFSM – Léo Leston, Marcus, Bulsing, Fabio, Enrique Gehm, Henrique, Pedro Modesto, Dudu, Thales, Andy, Barcellos, Bernardo Boemo, Garcia e Copetti. T.: Régis Ruiz.
Gols: Felipe (7 min 52s do 1T – A), Fabio (9 min 48s do 1T – U), Henrique (12 min 25s do 1T – A), Fabio (16 min 40s do 1T – U), Thales (19 min 05s do 1T – U), João Pedro (19 min 46s do 1T – A), Barcellos (3 min 12s do 2T – U), Fabio (7 min 15s do 2T – U), Thales (8 min do 2T – U) e Pedro Modesto (18 min 40s do 2T – U). 
Arbitragem: Leonardo Oliveira Dantas (árbitro principal), Diogo Daronch (árbitro auxiliar), Jéssica Okaszeski Schein (anotadora) e Edio Aloisio Klein (cronometrista).
Cartões amarelos: Douglas e Vitor (A), Fabio, Andy, Marcus e Garcia (U).
Ginásio: Municipal (São José do Inhacorá-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário