domingo, 2 de junho de 2019

UFSM vence mais uma na Série Ouro e encosta nos líderes da Chave A

Aproveitando o bom momento, a UFSM entrou confiante em quadra para mais um compromisso pela Série Ouro. Em Cachoeira do Sul, a equipe universitária encarou o São José, que buscava a segunda vitória seguida no campeonato. E os donos da casa chegaram a abrir o placar, após Conrado roubar a bola e servir Dioguinho. Aos poucos, a Federal controlou as ações, forçou a equipe da casa a cometer muitas faltas e chegou à virada em dois gols de Guinho, em cobranças de tiro livre direto sem barreira. Na segunda etapa, a pressão do São José foi intensa, mas a Federal conseguiu segurar o ímpeto do adversário. Carlson fez uma grande defesa no final da partida e confirmou a vitória, a quarta seguida na competição. 
O fixo Guinho (de azul, na cobrança dessa falta) marcou dois gols na partida.
 Com mais três pontos, a UFSM chegou a doze em cinco partidas. Além de manter a terceira colocação na Chave A (ficando cinco pontos a frente do quarto colocado), a equipe universitária se aproximou dos líderes. A ASSAF empatou com o Paulista em Pelotas e assumiu a liderança com 13 pontos. A Assoeva, que teve a partida contra o União Independente adiada, segue com 12 pontos ganhos e seu 100% de aproveitamento. Agora a Federal se concentra na disputa dos JUGs, que será realizada no próximo dia 8 de junho em Canoas, e só volta a jogar pela Série Ouro no dia 15 de maio, quando recebe o La Máquina no CDM.
Equipe comemorou bastante o resultado que garante o 3º lugar na Chave por mais uma rodada.
Para o goleiro Carlson, eleito o melhor em quadra pela equipe da UniFM, o empenho de todo elenco foi mais uma vez preponderante para a vitória. “Foi um jogo longo, com muitas paralizações, e seria necessário manter a concentração durante toda a partida. Voltamos para o segundo tempo com uma postura mais defensiva, já que tínhamos uma vantagem mínima no placar, e mostramos nossa força defensiva, principalmente quando o adversário utilizou o goleiro-linha”, analisou o goleiro. Sobre o lance decisivo no minuto final, ele estendeu os méritos ao trabalho desenvolvido pelo preparador de goleiros Daniel Amorim e pelos seus colegas de posição, Gustavo e Rafael Vermelho. Carlson recebeu o prêmio de melhor em quadra pela segunda vez, já que no clássico contra o União ele também foi o escolhido.

A nota triste ficou por conta da lesão do pivô Lincon. Ele sofreu uma entorse no tornozelo na segunda etapa da partida e foi encaminhado para o Hospital para realizar exame de imagem. Ele foi liberado, retornou com a delegação, mas a lesão poderá afastá-lo dos jogos por um período relativamente grande. Fica nossa torcida para que ele se recupere logo e que não tenha sido algo grave.

O jogo

Mesmo jogando em casa, o São José aguardou a UFSM em sua quadra e tentou jogar a primeira etapa nos contra-ataques. E em um deles, conseguiu abrir o placar. Conrado roubou a bola e avançou. Ele encontrou o goleiro Carlson bem postado e esperou a chegada de Dioguinho. O artilheiro recebeu e concluiu para o gol: São José 1x0. Pouco depois, em cobrança de falta, a Federal levou perigo. Fiapo passou para Léo Rudek, que teve a conclusão defendida por Chimbinha.

Aos 6 min, Farias lançou para Tito, nas costas da defesa. Chimbinha apareceu bem mais uma vez e evitou o empate. Aos 8 min, em outra cobrança de falta, Bernardo rolou para Tito, que acertou a trave direita do goleiro. Aos 12 min 13s, Tito recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O São José quase ampliou quando Iuri Dottes concluiu e Farias salvou sobre a linha. Pouco depois, Léo Rudek puxou contra-ataque e obrigou Chimbinha a aparecer novamente. Os dois minutos se passaram e a Federal conseguiu segurar o adversário com um jogador a menos.
Em cobrança de falta, Tito (de azul, na direita) acertou a trave.
Com isso, a sorte mudou de lado. Com o limite de faltas estourado, a equipe de Cachoeira cometeu a sexta falta aos 15 min 32s. Guinho cobrou o tiro livre sem barreira rasteiro e empatou a partida: 1x1. Faltando 1 min 40s para o fim da primeira etapa, a arbitragem marcou mais uma falta dos mandantes. Novamente Guinho foi para a cobrança. Chimbinha chegou a tocar na bola, mas ela tocou a trave e entrou: UFSM 2x1.
Guinho (camiseta número 8) cobrou dois tiros livres com precisão, virando o jogo para a Federal.
Na segunda etapa, os papéis se inverteram. O São José controlou a posse de bola, enquanto a Federal buscava os contra-ataques. Aos 3 min, Dioguinho concluiu e Carlson espalmou. Aos 4 min, Conrado recebeu nas costas da defesa e concluiu no travessão. Aos 5 min, Bernardo tentou passar para Vini, que entrava sozinho na área, mas o fixo não conseguiu dominar. Aos 7 min, Dioguinho passou por Carlson, mas Farias bloqueou o chute, salvando a Federal. Aos 11 min, Guinho cobrou falta na barreira. Ele mesmo aproveitou o rebote e Chimbinha espalmou para escanteio.

Aos 14 min 59s, Conrado fez falta, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Trinta segundos depois, mesmo com inferioridade numérica, o time da casa quase ampliou. Índio puxou contra-ataque e tocou para dentro da área. Guinho afastou o perigo. Aos 16 min 45s, na única chance da UFSM antes do retorno do quinto jogador do São José, Guinho tentou concluir. O goleiro estava fora do gol e Índio conseguiu bloquear o chute. E quando faltavam 30s e o São José utilizava o goleiro-linha, William concluiu rasteiro e Carlson fez uma grande defesa, confirmando a vitória do time santa-mariense. Placar final: UFSM 2x1 São José.

Ficha técnica:
São José – Chimbinha, Iuri Dottes, Índio, William, Conrado, Dioguinho, Gabriel Meira, Ilan, João Arthur, Lambari, Carilli, Klatter, Augusto e Gere. T.: Augusto Brink.
UFSM – Carlson, Farias, Léo Rudek, Giovane, Fiapo, Gustavo, Rafael Vermelho, Vini, Guinho, Bernardo, Tito, Scalcon, Lincon e Vitão. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Dioguinho (3 min 57s do 1T – SJ), Guinho (15 min 32s do 1T – U) e Guinho (18 min 19s do 1T – U).
Arbitragem: Ricardo Amaral Messa (árbitro principal), Juliano de Quadros (árbitro auxiliar), Luciano Medeiros da Rocha (anotador), Adriano Pedroso Pereira (cronometrista) e Rodrigo Kauer (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Iuri Dottes (SJ), Bernardo, Fiapo e Giovane (U).
Cartões vermelhos: Conrado (SJ) e Tito (U).
Ginásio: Derlisão (Cachoeira do Sul-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário