domingo, 23 de junho de 2019

UFSM vence ASSAF de virada em Vale Verde no encerramento do 1º turno

Em um jogo de alto nível, ASSAF e UFSM fizeram um confronto digno da elite do futsal gaúcho. A partida ficou indefinida até a metade do 2º tempo e foi decidida nos minutos finais, quando Léo Rudek brilhou mais uma vez e marcou três gols, determinando a vitória por 5x3. A ASSAF, que levou o jogo para Vale Verde porque não tinha o Ginásio Poliesportivo disponível neste fim de semana, esteve três vezes à frente no placar. No entanto, a Federal não desistiu em nenhum momento e buscou a virada, que assegurou a melhor campanha, não só da Chave A, mas também da Série Ouro neste 1º turno. 

Com 21 pontos, a equipe santa-mariense abriu cinco pontos do vice-líder, o União Independente, e oito pontos da Assoeva, que tem duas partidas atrasadas e pode fechar o turno com 19 pontos. A equipe de Venâncio Aires será a adversária da Federal na abertura do returno. Em virtude da participação da Assoeva na Liga Nacional, a partida foi transferida para o dia 2 de julho, uma terça-feira, e será disputada no CDM, em Santa Maria.
Airton Alonço Jr., William Saldanha, Wendel Silotto, Carlson, Rafael Vermelho, Gustavo, Tito, Vitão, Guinho, Régis Ruiz, Bruno Canabarro, Gabriel Pranke e Pedro Henrique Casagrande (em pé, da esq. para a dir.); Silvan, Scalcon, Moisés, Fabio, Giovane, Léo Rudek, Vini e Farias (agachados, da esq. para a dir.).
O ala Léo Rudek, eleito o melhor jogador da UFSM na partida, destacou as dificuldades encontradas diante da ASSAF. “Tivemos dificuldade com o tamanho reduzido da quadra e também com a qualidade do time de Santa Cruz do Sul, que é muito forte, tem muitas jogadas ensaiadas e mantém bastante a posse de bola. Fui feliz, consegui marcar duas vezes em contra-ataques e um concluindo na segunda trave. Tomara que continue assim e que consigamos mais três pontos na próxima partida”, declarou o atleta, que chegou a oito gols na competição.

O jogo

Como mandante, a ASSAF teve a primeira chance clara da partida. Aos 2 min, Thiago Leal chutou rasteiro e Rafael Vermelho apareceu bem pela primeira vez. Um minuto depois, Tatá acertou a trave e Graxa pegou o rebote. Ele arriscou para o gol, mas Giovane salvou a Federal. Mas aos 4 min 33s, não teve jeito. Após saída errada da UFSM, Yan avançou pela direita e concluiu cruzado: ASSAF 1x0.
Só aos 7 min, a Federal chegou com perigo. Tito arriscou de média distância, a bola desviou na marcação e passou raspando a trave. Aos 8 min 30s, Silvan recebeu de Farias, limpou a marcação e concluiu para fora. Aos 8 min 58s, Fabio recebeu na referência, carregou para o meio e concluiu no contrapé de Alemão: 1x1. A Federal cresceu na partida e, instantes depois, Tito recebeu de Fabio e acertou a trave.
Fabio (de branco) marcou o gol da UFSM na primeira etapa.
Aos 12 min, Tatá puxou contra-ataque, concluiu e a bola desviou na marcação antes de tocar a trave. Trinta segundos depois, Rafael Vermelho lançou para Giovane, que tocou de cabeça. Alemão espalmou com a ponta dos dedos. Aos 13 min, Thiago Leal chutou cruzado e Rafael Vermelho fez outra defesa importante.

Aos 18 min, Thiago Leal fez jogada individual na ala esquerda e chutou cruzado. Tatá, sozinho na segunda trave, concluiu por cima. Pouco depois, a Federal saiu jogando errado, a bola chegou mais uma vez em Tatá, que concluiu. Rafael Vermelho fez outra grande defesa, mostrando excelente tempo de reação. Quinze segundos depois, Moisés tocou para Vini, que dividiu com o goleiro. Com 19 min 30s, Vitão passou por dois adversários e foi tocado. A arbitragem ignorou os pedidos de falta, que resultaria em tiro livre sem barreira. No contra-ataque, Graxa concluiu e Rafael Vermelho espalmou para escanteio.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais estudado, mas os gols se multiplicaram. A Federal quase pulou à frente no placar com Fabio. O atleta ficou com a sobra de bola e acertou a trave. Com 1 min 45s, Tatá recebeu lançamento, deslocou o fixo e concluiu. Rafael Vermelho chegou a tocar na bola, mas ela acabou rolando, mansinha, para dentro do gol: ASSAF 2x1. Aos 5 min, Tito concluiu e Alemão defendeu mais uma. O novo empate da UFSM surgiu aos 10 min 21s, quando Vini recebeu já na quadra ofensiva e encontrou Moisés, com liberdade dentro da área. O ala tirou do goleiro e empatou: 2x2.
Tabela entre Vini (camiseta 22) e Moisés (de branco, à direita) resultou no segundo gol da Federal.
A igualdade não durou muito. Cerca de 16s depois, a ASSAF marcou o terceiro. Graxa chutou cruzado e Max desviou de letra: ASSAF 3x2. Três minutos depois, Guinho concluiu da ala esquerda e acertou a trave. Vinte segundos depois, Tito roubou a bola e tocou para Farias. Na saída do goleiro, o fixo serviu Léo Rudek, que só precisou completar para o gol vazio: 3x3. 

Aos 16 min 38s, a Federal virou o jogo, em chute de Léo Rudek da ala direita: UFSM 4x3. Poucos segundos depois, Léo Rudek roubou a bola, avançou e concluiu. A bola tocou na trave e entrou: UFSM 5x3. No último minuto, ASSAF tentou a pressão final. Mas a UFSM quase ampliou, quando Moisés arriscou para o gol vazio e a bola parou na trave mais uma vez. Placar final: ASSAF 3x5 UFSM.
Léo Rudek (com a bola) arranca para a quadra ofensiva em um dos contra-ataques que definiram a partida.
Ficha técnica:
ASSAF – Alemão, Graxa, Iti, Thiago Leal, Tatá, Elton, Mickael, Max, Nenesto, Yan, Wagner, Lucas, Nicolas e Eduardo. T.: Cleber Pereira.
UFSM – Rafael Vermelho, Farias, Guinho, Giovane, Léo Rudek, Carlson, Gustavo, Vini, Fabio, Silvan, Moisés, Tito, Scalcon e Vitão. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Yan (4 min 33s do 1T – A), Fabio (8 min 58s do 1T – U), Tatá (1 min 45s do 2T – A), Moisés (10 min 21s do 2T – U), Max (10 min 37s do 2T – A), Léo Rudek (13 min 55s do 2T – U), Léo Rudek (16 min 38s do 2T – U) e Léo Rudek (16 min 45s do 2T – U).
Arbitragem: Airton Minetto (árbitro principal), Flavio Fernandes (árbitro auxiliar), Adriano Pedroso Pereira (anotador), Luis Fernando Santos (anotador) e Cesar Kniphoff (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Farias, Vitão e Guinho (U).
Ginásio: Hugo Froemming (Vale Verde-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário