domingo, 4 de agosto de 2019

UFSM vence e se aproxima da classificação direta para as quartas-de-final

Em um jogo complicadíssimo, a UFSM superou o São José, venceu por 3x1, chegou à quarta vitória consecutiva e está muito perto de garantir a classificação direta para as quartas-de-final da Série Ouro (os dois primeiros da chave se classificam direto sem precisar jogar as oitavas-de-final). Com a vitória, a Federal abriu sete pontos para o terceiro colocado (o União Independente, que ontem perdeu para a Assoeva) e pode garantir a segunda vaga já na próxima rodada, quando visita o Paulista em Pelotas. Além disso, continua a três pontos da líder Assoeva e ainda pode sonhar em terminar a primeira fase na liderança da Chave A.

Após um início muito fechado, com poucas chances de gol, a UFSM abriu o placar com Bernardo e ampliou perto do intervalo com Carlos, que retornava de lesão. Na segunda etapa, o São José descontou com uso do goleiro-linha, mas não teve tempo de pressionar em busca do empate, pois a UFSM também colocou o goleiro-linha em quadra para gastar o tempo e ainda conseguir marcar o gol que garantiu a vitória.

Eleito o melhor em quadra, o pivô Carlos afirmou que a vitória é resultado do trabalho do ano inteiro e da força do grupo. "Ajudei alguns minutos, pois estou voltando de lesão, e tive a felicidade de fazer um gol e dar uma assistência. Nosso forte é o grupo. É um trabalho de equipe, temos que exaltar não só os atletas, mas também os integrantes de fora da quadra e os torcedores, os que vem ao ginásio e os que mandam boas vibrações e torcem de longe", declarou o atleta.
Carlos (de branco, com a bola) iniciou a jogada do 3º gol da Federal.
Já o técnico Gabriel Pranke afirmou que o jogo foi muito difícil, tenso, e que o adversário sempre divide todos os lances, tornando o jogo nervoso. Ele acrescentou que "a equipe está de parabéns, pelo que apresentou na partida e pela aplicação que teve em quadra". Sobre o uso do goleiro-linha, ele analisou: "Trabalhamos isso há muito tempo, os atletas compraram a ideia. Hoje, felizmente, deu certo para manter a posse de bola e ainda conseguimos fazer um gol".

O jogo

O confronto começou bastante cadenciado e estudado. As equipes trocavam passes e avançavam com cautela, tentando encontrar espaços na marcação baixa do oponente. Com isso, a primeira chance clara de gol surgiu apenas aos 6 min, quando Tito passou para Bernardo, que estava dentro da área. Chimbinha reagiu rápido e afastou o perigo. Aos 12 min 41s, a Federal abriu o placar. Bernardo carregou a pelota da ala esquerda para o meio e concluiu no contrapé de Chimbinha: UFSM 1x0. Aos 14 min, o São José chegou com algum perigo, quando William Rosa cobrou falta, buscando Thiago no fundo da quadra. O pivô do São José tentou a conclusão, que foi defendida por Rafael Vermelho.
Em jogada individual, Bernardo (de branco) abriu o placar para a UFSM.
Aos 17 min, Farias arriscou de média distância e Chimbinha saltou para espalmar para a linha de fundo. Aos 19 min, Alemão recebeu na ala direita e tocou para dentro da área. A bola sobrou para Thiago, que chutou e só não marcou porque Fabio se jogou na frente, bloqueando a conclusão. Nos segundos finais, após bela troca de passes, a Federal ampliou: Fabio encontrou Carlos na segunda trave e o pivô só precisou escorar para o fundo da rede.

Na segunda etapa, a Federal procurou administrar o placar favorável. Aos 6 min, Bernardo, livre, recebeu de Tito. Chimbinha saiu bem e fechou o ângulo do jogador da UFSM. Um minuto depois, a troca de passes da UFSM envolveu a marcação novamente. Fabio recebeu de Léo Rudek e passou para Bernardo, que entrava na área pelo lado esquerdo. Mas a conclusão foi na rede, pelo lado de fora.

Faltando nove minutos para o fim, o São José optou por atacar com uso do goleiro-linha. Pouco depois, Dioguinho arriscou chute cruzado e Rafael Vermelho espalmou para o lado. Aos 15 min 25s, em cobrança de escanteio, a bola chegou em Juninho. Ele recebeu na entrada da área e concluiu com categoria no ângulo, sem chances para o goleiro: UFSM 2x1. Para aliviar a pressão dos visitantes, a UFSM também começou a usar o goleiro-linha para baixar a marcação do adversário e fazer o relógio correr. Mas como estava perdendo, o São José subia a marcação e acabava deixando espaços para a Federal.

Aos 16 min, Léo Rudek avançou pela esquerda e passou para Thales, que poderia concluir mas devolveu para Léo Rudek. O artilheiro tentou concluir para o gol, mas Chimbinha defendeu. Aos 17 min 32s, a Federal encontrou espaços novamente e ficou no três contra dois defensores, com Carlos avançando pelo meio. Ele carregou a bola até a quadra ofensiva e passou para Léo Rudek, que concluiu rasteiro, por baixo do goleiro: UFSM 3x1. Trinta segundos depois, em cobrança de falta, William Rosa recebeu de frente para o gol e concluiu, mas a bola passou raspando a trave. Placar final: UFSM 3x1 São José.
Léo Rudek (de camiseta laranja) marcou o terceiro da UFSM e chegou a 17 gols na Série Ouro.
Ficha técnica:
UFSM - Rafael Vermelho, Guinho, Bernardo, Silvan, Tito, Carlson, Fabio, Scalcon, Thales, Irion, Farias, Vitão, Léo Rudek e Carlos. T.: Gabriel Pranke.
São José - Chimbinha, Índio, Conrado, Juninho, Thiago, Diguinho, Cassinho, Ghere, Carilli, Alemão, Klatter, William Cabeça, Dioguinho e William Rosa. T.: Augusto Brink.
Gols: Bernardo (12 min 41s do 1T - U), Carlos (19 min 54s do 1T - U), Juninho (15 min 25s do 2T - SJ) e Léo Rudek (17 min 32s do 2T - U).
Arbitragem: Vagner Maurício da Luz (árbitro principal), Thairo Rafael da Silva (árbitro auxiliar), Fernando dos Santos da Silva (anotador) e Volmir Antonio Klein (cronometrista).
Cartões amarelos: Rafael Vermelho, Irion, Farias, Léo Rudek, Bernardo e Carlos (U), Conrado, Índio, Thiago, Juninho e William Rosa (SJ).
Cartões vermelhos: Airton Alonço (preparador físico - U) e Giovani Lopes (auxiliar técnico - SJ).
Público pagante: 93 pessoas.
Público total: 120 pessoas.
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (CDM), Santa Maria-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário