segunda-feira, 5 de agosto de 2019

UFSM vence a segunda seguida na Liga Gaúcha Sub-20

No primeiro domingo do mês de agosto, dia 4, a equipe sub-20 da UFSM Futsal venceu em casa a AFSJI, de São José do Inhacorá, por 3 a 2. A partida foi válida pela 7ª rodada da 1ª Fase e garantiu mais três pontos na tabela para os universitários, deixando-os cada vez mais próximos da classificação para a 2ª Fase da Liga Gaúcha Sub-20. Agora a equipe folga três finais de semana e só retorna às quadras no dia 1º de setembro, quando visita o Atlântico, líder da Chave A. Caso o Real Itaqui (quinto colocado) não vença a sua próxima partida, a Federal garante classificação antecipada. Sem contar com os resultados paralelos, basta mais um ponto nas duas partidas restantes para a Federal carimbar a passagem de fase, já que está nove pontos à frente do Real Itaqui.
A UFSM (de azul) segurou o adversário e o placar de 3x2, pulando para 15 pontos, um a menos que os líderes Atlântico e Carazinho.
Segundo o técnico Régis Ruiz, o que fez com que o time conseguisse a vitória foi a dedicação dos atletas e o uso de algumas estratégias no 2º tempo. Para ele, esses dois fatores unidos ajudaram a superar qualquer dificuldade e, assim, ganhar a partida. O pivô Enrique Gehm, eleito o melhor em quadra, concordou: “O mais importante para nós foi a determinação que tivemos, pois entramos na partida sabendo que ela seria fundamental para a classificação, entramos ligados”.
   
A respeito da principal qualidade do time adversário, Régis afirmou que os atletas adversários se movimentam bem e que são bem treinados. “Nós encaixamos a marcação no intervalo, fazendo com que as jogadas deles fossem anuladas no 2º tempo, tanto é que eles não fizeram gol nesse período”, continuou o técnico. Por sua vez, Enrique acrescentou que, por mais que os visitantes fossem acostumados à quadra pequena, conseguiram movimentar-se bem na quadra grande, e finalizou: “Demorou um pouco, mas conseguimos acertar a marcação e sair com a vitória”.
 
O jogo
     
As equipes trocavam passes para se aquecerem e ambas estavam em suas linhas defensivas, até que um lance de Garcia chamou a atenção dos presentes, quando ele correu sozinho com a bola e concluiu para fora. Em outro momento, Thales finalizou em uma cobrança de falta, mas Siki tirou a tempo, com o calcanhar. Aos 5min de disputa,  Fábio avançou com a redonda, mas ela foi parar nos pés do goleiro, pois esse adiantou-se para pegá-la.

Logo mais, Siki não desistiu de marcar, mas o goleiro Léo Leston tirou a bola no canto do gol. Garcia também não desistiu de atacar e pressionou ao aproximar-se da área adversária, mas o goleiro evitou, esticando os braços. Depois, Fábio e Felipe deram um encontrão um no outro, mas ajudaram-se a levantar, em gesto de respeito. Pouco depois, Thales chegou perto de abrir o placar, mas a bola escapou, até que Fábio aproveitou o rebote, inclinando o corpo ao máximo para marcar, mas não alcançou a bola.

Em seguida, Garcia tirou em cima da linha com a perna esticada, uma chegada perigosa de Douglas. Thales continuou frequentando a área dos visitantes e teria feito gol, caso Douglas não tivesse se atirado em direção à pelota para defender. Além disso, Felipe mirou a goleira dos mandantes, mas Léo Leston voou ao fazer sua defesa, aos 10min. Então, Enrique Gehm puxou um contra-ataque após roubada de bola e alcançou-a para Marcus, que fez de carrinho o primeiro gol da partida aos 11min e 23s. 
O fixo Marcus (de azul, com a posse da bola) abriu o placar para a UFSM.
Eis que Felipe desmanchou uma investida da Federal e a transformou em ataque, conseguindo finalizar no ângulo aos 12min e 03s: 1x1 no CDM. Estava de igual para igual. Até que AFSJI sofreu falta, a qual foi cobrada por Siki em uma jogada ensaiada, fazendo o segundo gol dos visitantes. Posteriormente, Enrique Gehm e Fábio deram trabalho para a defesa adversária ao trocarem lances em sua área. Bernardo Boemo também quase acertou o gol em uma cobrança de lateral. Nos últimos segundos, Andy interrompeu o lance de João, que ameaçava. O primeiro tempo se encerrou com o marcador de 2 a 1 para a AFSJI.
   
Iniciou-se um segundo tempo que prometia ser próspero para a UFSM. Isso foi notado quando Matias evitou gol de Felipe com o peito. Logo depois, Matias disputou o domínio da redonda com outros três jogadores. Sua vontade de ajudar o time teve resultado: aos 2min e 14s, Andy desviou a jogada da equipe contrária, dominando a bola e a passando para Matias, o qual concluiu no canto do gol. Estava tudo igual novamente, 2 a 2. Andy protagonizou outro bom momento ao cobrar lateral, mas foi para as mãos do goleiro. Nesse momento, o time universitário estava mais penetrante na área onde precisava fazer gol.

Léo Leston se adiantou para evitar finalização de Felipe, deixando-o sem chance de continuar sua jogada. Em outra parte do certame, Fábio foi derrubado e sentiu a queda. Ele não parou por aí, porque minutos depois fez um lançamento preciso quando estava no meio da quadra. Após, Marcus deu uma rasteira na bola e Léo Leston deu um soco na redonda lançada por Felipe. Do lado da AFSJI, Douglas tentou arrematar, mas errou a direção. Inclusive, ele e Andy disputaram a posse da pelota, tendo esse último a desviado para a lateral.

Passado um tempo, Enrique Gehm driblou o marcador com um giro, fazendo o lance mais bonito da partida. Da esquerda, ele passou para Fábio, que estava no meio da área e concluiu colocado no canto do goleiro: 3 a 2 para os mandantes, aos 13min e 28s. Nos minutos finais, houve diversas tentativas do time de São José do Inhacorá, porém foram todas evitadas pela UFSM. Em uma delas, Léo Leston espalmou conclusão de Douglas, e em outro, Enrique Gehm meteu a ponta do pé na jogada de Felipe. A partir disso, os visitantes começaram a usar o goleiro-linha, mas não obtiveram resultado. A partida se encerrou com Felipe tendo sua bola defendida pelo goleiro da Federal e com Bulsing estragando a jogada de João ao derrapar na pelota, levando-a para fora e, com ela, a chance do time adversário vencer o time local. Placar final: UFSM 3x2 AFSJI.
Fabio (de azul, com a camiseta 7) marcou o gol da vitória da Federal na tarde de domingo.
Ficha técnica
UFSM: Léo Leston, Dudu, Fábio, Bulsing, Thales, Andy, Bernardo Boemo, Marcus, Garcia, Pedro Modesto, Enrique Gehm, Paniz e Matias. T.: Régis Ruiz.
AFSJI: Jéfer, Bernardo, Eve, Léo, Alex, João, Arthur, Felipe, Douglas, Jean, Christian, Nico, Vitor e Siki. T.: João Paulo Heckler.
Gols: Marcus (11min e 23s do 1T - U), Felipe (12min e 03s do 1T - A), Siki (16min e 43s do 1T - A), Matias (2min e 14s do 2T - U) e Fábio (13min e 28s do 2T - U).
Arbitragem: Diego Lara Faria (árbitro principal), Jessé Quadros de Souza (árbitro auxiliar), Mirandia Moreira (anotadora) e Leandro Roni Nunes (cronometrista).
Cartões amarelos: Fábio (U), Marcus (U), Garcia (U), Alex (A).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (CDM) - Santa Maria/RS.
Público pagante: 42 pessoas.
Público total: 60 pessoas.

Texto: Gabrielle Pillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário