sexta-feira, 14 de outubro de 2022

UFSM enfrentou a AVGF na 2ª rodada do Estadual Sub-20

Na última quarta-feira, a UFSM entrou em quadra para sua estreia no Estadual Sub-20. Jogando na vizinha São Sepé, a Federal venceu o La Máquina, da cidade sede, por 7x2, e foi superada pela AVGF, de Caxias do Sul, por 9x4. Com isso, os universitários terminam esta etapa com três pontos e estão na terceira colocação, considerando os critérios de desempate.  

Na segunda partida do dia, a UFSM marcou logo nos primeiros minutos. Mas após alguns erros de marcação ou de troca de passes, os santa-marienses viram a AVGF virar para 3x1. Mais uma vez, a equipe treinada por Felipe Super mostrou força de reação e chegou ao empate. No entanto, o time adversário voltou a abrir vantagem e o uso do goleiro linha da UFSM não surtiu o efeito desejado, resultando num placar desconfortável de 9x4 para os caxienses.

O capitão Garcia considerou importante os três pontos conquistados nesta primeira etapa do campeonato, mas lamentou o resultado adverso no segundo jogo. "Não foi do jeito que esperávamos. Começamos com bom volume de jogo, mas no segundo tempo voltamos um pouco desligados. É seguir trabalhando, para fazer melhor nas próximas partidas", avaliou o ala da UFSM.

Garcia (de azul, com a bola) marcou o gol do empate em 3x3 no primeiro tempo, mas a Federal não conseguiu parar a AVGF.

O técnico Felipe Super comentou: 

- Na segunda partida, a gente se deparou com um jogo mais físico e demoramos a nos adaptar a isso. Agora conhecemos os adversários e podemos nos moldar a eles. Precisamos melhorar nosso comportamento, para que consigamos um rendimento melhor na próxima etapa. 

Para os próximos jogos, a Federal viaja até Sananduva no dia 15 de novembro. Lá a UFSM irá jogar contra o próprio time de Sananduva, atual líder com seis pontos, e contra a AES, de Sobradinho. O time precisará pontuar para garantir a classificação para a fase semifinal, para a qual passam as quatro melhores equipes da 1ª fase.

O jogo

Ao contrário do primeiro jogo, a Federal saiu na frente contra a AVGF com menos de dois minutos de jogo. Tariq roubou a bola e serviu Mateus, que abriu o placar. Aos 4 min, o time de Caxias do Sul só não empatou porque Leozão salvou duas vezes. Primeiro em conclusão de Cassão e, na sequência, cara a cara com Felipe. Mas com 9 min de jogo, Felipe recebeu livre e tocou na segunda trave, onde estava Patric. Ele acertou a trave e, no rebote, conseguiu marcar o gol de empate. 

O gol desestabilizou a Federal. Aos 10 min, Patric cobrou escanteio para a área e Jislan tocou a bola com o biquinho do tênis: AVGF 2x1. Quinze segundos depois, Felipe roubou a bola e tocou por cobertura, marcando o terceiro do time da serra gaúcha. Trinta segundos depois, a Federal respondeu, quando Tariq recebeu na direita e serviu Arthur na segunda trave. O ala só precisou escorar para o gol: AVGF 3x2. 

Aos 15 min 20s, Mateus finalizou e o goleiro deu rebote. Garcia, próximo à trave direita do goleiro, empurrou a bola para a rede e comemorou o empate. Mas a alegria durou pouco. Aos 17 min, Rayan roubou e tocou para Cassão. Ele concluiu e, no rebote, Rayan marcou o quarto da AVGF. Aos 18 min, após grande jogada de Mateus, Garcia recebeu na direita e concluiu para a meta. Com o pé, o goleiro salvou o quarto gol da Federal.

Com menos de um minuto de segundo tempo, a AVGF ampliou o placar, quando Picachu roubou a bola e chutou cruzado, rasteiro. Aos dois minutos de jogo, Picachu ficou com a sobra e finalizou no ângulo. Leozão saltou e espalmou para a linha de fundo. Aos 3 min 47s, Picachu puxou contra ataque e concluiu cruzado: AVGF 6x3. Aos 8 min 46s, Garcia foi expulso por receber o segundo cartão amarelo. A Federal conseguiu suportar os dois minutos em desvantagem sem tomar gol.

Faltando cerca de seis minutos para o fim, a UFSM começou a utilizar o goleiro linha. Mas o time de Caxias do Sul soube marcar as investidas do time de Santa Maria e aproveitou para ampliar a vantagem. Com o gol desguarnecido, Cassão marcou aos 14 min 17s e Picachu, aos 14 min 35s. Aos 18 min, Cassão recebeu de Jislan em contra ataque e ampliou para 9x3. E faltando um segundo no cronômetro, Ribeiro recebeu passe alto de Mateus e desviou para o canto direito do goleiro. Placar final: UFSM 4x9 AVGF. 

Ficha técnica:

UFSM - Léo, Tariq, Mateus, Garcia, Dudu, João Gama, Marcos, Dudu Mello, Arthur, Falcão, Ribeiro, Otávio, Pepo e Matheusinho. T.: Felipe Super.

AVGF - Everton, Gabriel Silva, Caio, Felipe, Gabriel Noronha, Henrique, Jislan, Picachu, Patric e Rayan. T.: Moroni Júnior.

Gols: Mateus (1 min 54s do 1T - U), Patric (9 min 03s do 1T - A), Jislan (10 min 01s do 1T - A), Felipe (10 min 16s do 1T - A), Arthur (10 min 41s do 1T - U), Garcia (15 min 20s do 1T - U), Rayan (17 min 07s do 1T - A), Picachu (40s do 2T - A), Picachu (3 min 47s do 2T - A), Cassão (14 min 17s do 2T - A), Picachu (14 min 45s do 2T - A), Cassão (18 min do 2T - A), e Ribeiro (19 min 59s do 2T - U). 

Arbitragem: Diego Menezes (árbitro principal), Arthur Aguiar (árbitro auxiliar), João Victor Pedroso (anotador) e Marlon Ortiz (cronometrista).

Cartões amarelos: Tariq (U), Cassão, Jislan e Patric (A).

Cartão vermelho: Garcia (U).

Nenhum comentário:

Postar um comentário