domingo, 17 de julho de 2016

Enfim, UFSM alcança o primeiro triunfo na Bronze diante da ACF

Depois de nove jogos buscando o primeiro triunfo no Estadual sem sucesso, este sábado entra para a história da UFSM Futsal. Com o placar de 3x2, a UFSM venceu a ACF, de Caçapava do Sul, e finalmente pode dar o gostinho da vitória para a pequena, mas barulhenta, torcida presente no CDM. A atuação não foi a melhor em termos técnicos, mas o time não desistiu em nenhum momento, mesmo tendo saído para o intervalo em desvantagem. E, com um bom aproveitamento das chances criadas na segunda etapa, soube tomar a frente do placar e administrar a vantagem nos segundos finais.

A vitória mantém as remotas chances de classificação da equipe treinada por Marcos Cairrão. Para sonhar com a vaga, a equipe precisará vencer o La Máquina em São Sepé no próximo sábado, em jogo atrasado da sétima rodada. Caso consiga os três primeiros pontos como visitante, o time ficará a quatro pontos da quinta colocada, a ASF, a qual enfrentará na décima segunda rodada (30 de julho, em Santiago). Depois dessas duas partidas como visitante, a UFSM encerra sua participação na primeira fase com dois jogos em Santa Maria: União Independente (6 de agosto - mando do União) e La Máquina (13 de agosto).

O jogo

A UFSM precisava vencer e começou a partida controlando a posse de bola. Mas as primeiras chances apareceram nos contra-ataques das duas equipes. A Federal chegou com Diozer aos 4min, concluindo nas mãos do goleiro. E a ACF respondeu aos 6min com Diego Longaray, que parou em Matheus. Aos 9min, Diozer recebeu de Marcus Potrich e chutou para fora. Aos 10min, Baiano fintou o marcador e chutou rasteiro para fora. Aos 12min, Serginho passou para o meio da área e Diego Longaray tentou completar de carrinho para o gol, mas Bevis salvou em cima da linha. Aos 17min, após jogada ensaiada de escanteio, Cadico arriscou de perna direita e acertou a trave. Mas faltando 33s para o fim da etapa inicial, a ACF abriu o marcador. Rodrigo recebeu na entrada da área e chutou no alto, sem chances para Matheus: ACF 1x0.

ACF, de branco, saiu da primeira etapa com a vantagem de 1x0.
Na segunda etapa, a equipe universitária voltou muito mais ligada. No primeiro minuto, Bordinhão pegou o rebote e Ilo salvou a meta da ACF. Aos 6min22s, Marcus Potrich levou para a direita e rolou para o meio da área, onde Arninho tocou na saída do goleiro para empatar: 1x1. Menos de um minuto depois, Marcus Potrich recebeu com liberdade e concluiu. O goleiro Ilo espalmou para trás e a bola ultrapassou a linha antes de o marcador afastar. A arbitragem considerou gol de Arninho, que dividia o lance dentro da área: UFSM 2x1.

Não deu nem tempo de tentar administrar a vantagem, porque 35s depois Mateus levou da esquerda para o meio e desferiu um potente chute rasteiro no canto, igualando a partida novamente. Aos 11min, após tabela envolvente dos visitantes, a bola chegou em Rodrigo na segunda trave. O ala chutou para fora com o gol praticamente vazio. O castigo veio um minuto depois, quando Bordinhão deu passe preciso para Diozer dentro da área. O capitão dominou e tocou na saída do goleiro, fazendo UFSM 3x2. 

Aos 15min, Matheus lançou para o ataque. O goleiro Ilo saiu em falso e Diozer tocou de cabeça para fora. Faltando 3min05s para o término, a situação se tranquilizou, quando Serginho recebeu cartão vermelho direto por agredir o seu marcador. Com a liderança no placar, a UFSM gastou os dois minutos de vantagem numérica. E nos 65 segundos restantes do jogo, a ACF teve uma única oportunidade, em que a bola desviou no seu próprio pivô dentro da área e saiu pela linha de fundo. Com o grito de comemoração da primeira vitória entalado na garganta, os jogadores se desdobraram em quadra para garantir o placar final de UFSM 3x2 ACF.


O capitão Diozer (camiseta 7) marcou o gol que determinou a primeira vitória da UFSM na Série Bronze.

Ficha técnica:
UFSM - Matheus, Diozer, William, Bordinhão, Scalcon, Wagner Lídia, Arninho, Fiapo, Xavero, Bevis, Lucas Pretto, Marcus Potrich, Fejão e Raimar. T.: Marcos Cairrão.
ACF - Ilo, Cassiel, Diego Longaray, Rodrigo, Serginho, Jaqueta, Mateus, Cirilo, Nado, Deco, Cadico, Dilli, Baiano e Maurício. T.: Mateus Moura.
Gols: Rodrigo (19min27s do 1T - A), Arninho (6min22s do 2T - U), Arninho (7min05s do 2T - U), Mateus (7min42s do 2T - A), Diozer (12min10s do 2T - U).
Arbitragem: Alexandre Spiegel (árbitro principal), Mateus Cassini (árbitro auxiliar), Janaína Fernandes (anotadora), Bruno Parodes (cronometrista).
Cartões amarelos: Matheus, Fiapo, William (U), Mateus, Cassiel e Diego Longaray (A).
Cartão vermelho: Serginho (A).
Ginásio: CDM, Santa Maria RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário