domingo, 24 de julho de 2016

UFSM vence em São Sepé e segue na briga

Com um único objetivo, que era vencer, a UFSM viajou neste sábado para São Sepé, onde enfrentou o La Máquina, em jogo atrasado da última rodada do primeiro turno. Apesar de passar por muitas dificuldades na primeira etapa, a Federal até criou algumas chances de gol que ficaram na trave e foi para o intervalo com a derrota parcial de 1x0. Na segunda etapa, o time encontrou brechas na defesa do time da casa e conseguiu virar o jogo com o goleiro-linha. Mas, em um pênalti inventado pela arbitragem, o La Máquina empatou faltando pouco mais de um minuto para o fim. Só que ainda deu tempo de Raimar aproveitar um rebote dentro da área adversária, decretando a primeira vitória da equipe como visitante na Série Bronze.

A vitória por 4x3 coloca a UFSM a quatro pontos da ASF, quinta colocada da chave. A sequência de duas vitórias colocou a equipe na briga pela classificação, quando muitos já davam como certa a eliminação. Na próxima rodada, o desafio será em Santiago contra a ASF, em jogo fundamental para as pretensões da Universidade no campeonato. A ASF tem 12 pontos, o Palmeiras, sexto, tem 10 e a UFSM tem 8, restando três rodadas para o fim da primeira fase.

UFSM voltou de São Sepé com a vitória e com a esperança de brigar pela classificação nas rodadas finais. Foto: Natiele Follmann.

O jogo

Mesmo fora de casa, a UFSM começou bem a partida. Aos 2min, Bordinhão chutou rasteiro e Gustavo afastou. Aos 4min, Diozer arriscou da entrada da área e carimbou o travessão. Um minuto depois, a equipe da casa chegou com perigo. Bica passou pelo marcador e chutou sobre Matheus, que estava bem colocado. Pouco depois, o mesmo Bica arriscou de longe e o chute rasteiro parou na trave. Aos 7min, Bordinhão passou pelo adversário e chutou de direita. A bola parou na trave novamente.

Na primeira etapa, apesar das tentativas de Diozer e Bordinhão, a UFSM não conseguiu balançar a rede. Foto: Natiele Follmann.
Aos 10min37s, o time sepeense abriu o placar. A UFSM errou em jogada combinada de escanteio. No contra-ataque, Eduardo concluiu forte na saída de Matheus: La Máquina 1x0. Aos 16min, Bica fez jogada individual e arrematou ao gol, exigindo outra boa defesa do jogador da Federal. E aos 17min, Bica girou sobre o marcador e teve nova tentativa defendida pelo arqueiro.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais aberto. Quem levou perigo primeiro foram os mandantes. Aos 2min, Roger roubou a bola de Bordinhão, cometendo falta, que foi ignorada pela arbitragem. Ele avançou e acertou a trave. Logo depois, Roger passou para a segunda trave onde estava Bica. O pivô entrou de carrinho e Matheus salvou. Aos 4min, Arninho roubou a bola, avançou e tentou deslocar o goleiro, que defendeu com o pé. Pouco depois, Matheus salvou duas vezes no mesmo lance nos pés de Bica.

Na sequência, outra vez a arbitragem ignorou uma falta (cotovelada sofrida por Fejão) e o time da casa quase ampliou. Eduardo passou para Breno, com o gol vazio, concluir por cima da meta. No lance seguinte, aos 6min, Diozer arriscou de média distância, a bola desviou na marcação e enganou o goleiro: 1x1. Com o gol, o jogo ganhou em emoção. No contra-ataque, Bica chutou rasteiro e a bola passou rente a trave. Depois disso, em contra-ataque da Federal, Bordinhão concluiu e Gustavo defendeu.

O capitão Diozer marcou duas vezes e deu uma assistência na segunda etapa. Foto: Natiele Follmann.

Então aos 9min, em erro de passe da UFSM e com reclamação de a bola ter sido interceptada com o braço por Roger, a bola chegou em Bica. Ele concluiu no contra-pé do goleiro da Universidade, colocando o La Máquina novamente na frente: 2x1. Faltando pouco mais de 8min, a UFSM começou a atacar com Diozer na função de goleiro-linha. E não demorou para o gol sair. Diozer recebeu com liberdade e chutou cruzado, acertando o canto de Gustavo: 2x2. Vendo que a estratégia deu certo, a UFSM manteve o uso do goleiro-linha. E um minuto depois, Diozer procurou novamente a segunda trave, onde estava Baldiatti, que só precisou escorar para a rede. Era o gol da virada.

Baldiatti (camiseta 13) estava bem colocado na segunda trave para marcar o terceiro gol. Foto: Natiele Follmann.
Aí foi a vez dos mandantes usarem o goleiro-linha Eduardo. A UFSM conseguiu marcar bem a movimentação adversária. O La Máquina só chegou em chutes de média distância, que foram defendidos por Matheus, dando a chance de ampliar com chutes de longe com o gol vazio. Até que, aos 18min21s, a arbitragem resolveu fazer "lambança" novamente. Baldiatti protegeu a bola para a defesa de Matheus. Bica caiu, derrubando o jogador da UFSM, e o árbitro viu falta para o time da casa: pênalti. Bica cobrou alto, no canto esquerdo de Matheus, igualando o placar.

Com pouco mais de um minuto para o fim, a solução foi atacar com goleiro-linha novamente. Foi aí que Bevis viu espaço na marcação e arriscou. Gustavo espalmou e Raimar aproveitou o rebote para balançar a rede novamente: UFSM 4x3. O time da casa reclamou de falta do atacante da UFSM, mas os árbitros confirmaram o gol a 37s do fim. No desespero, o time de São Sepé partiu para o ataque. A última chance foi em uma cobrança de escanteio, rolada para Eduardo, que concluiu na mão de Matheus. O goleiro ainda chutou para o gol vazio antes do cronômetro zerar e um reserva do La Máquina invadiu a quadra evitando o quinto gol. O jogador foi expulso por atitude anti-desportiva, e o jogo findou com o escore de 4x3 para o representante santa-mariense.

Foto: Natiele Follmann.

Ficha técnica:
La Máquina - Gustavo, Bica, Roger, Lulu, Breno, Lucas, Paulo Sérgio, Jeferson, Murilo, Bozo, Eduardo, Bruno e Pedro Henrique. T.: Humberto Stoduto.
UFSM - Matheus, Diozer, Bordinhão, Arninho, Marcus Potrich, Gabriel, Baldiatti, Fejão, Bevis, Pozzo, Conrad, Scalcon e Raimar. T.: Marcos Cairrão.
Gols: Eduardo (10min37s do 1T - LM), Diozer (6min15s do 2T - U), Bica (9min55s do 2T - LM), Diozer (12min05s do 2T - U), Baldiatti (13min32s do 2T - U), Bica (18min21s do 2T - LM), Raimar (19min23s do 2T - U).
Arbitragem: Adriano Wolf (árbitro principal), Diego Goldani (árbitro auxiliar), Luiz Guilherme Lampert (anotador), Daniel Brondani (cronometrista) e Flávio Martellet (delegado da FGFS).
Cartões amarelos: Bica, Lulu, Eduardo (LM), Raimar, Bevis, Marcus Potrich e Bordinhão (U).
Cartão vermelho: Murilo (LM).
Ginásio: Municipal Nery Bueno Lopes, São Sepé-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário