domingo, 17 de setembro de 2017

UFSM perde novamente em casa e praticamente dá adeus às chances de classificação

A UFSM recebeu no Ginásio do Corintians, neste sábado, o XV de Novembro, de Vila Maria, líder da chave 5, e foi derrotada com o placar de 5x3. Os mandantes marcaram com Carlos duas vezes e com um gol contra de Renan. Pelo lado vila-mariense, Jadyson, em noite inspirada, marcou três vezes. Chalita e Beto também acrescentaram ao marcador.

Não se pode afirmar, entretanto, que a Federal tenha se exibido mal. Pelo contrário. aplicou bem em quadra a sua ideia de jogo: defender e sair rápido para o contra-ataque. Tomou os gols em erros pontuais, motivados, algumas vezes, pela quadra escorregadia. A UFSM segue na última colocação da chave, sem pontos, enquanto os visitantes dispararam na liderança, agora com 13 pontos.

A Universidade encerra sua participação na 2ª fase em Casca, contra o SERCCA, no próximo sábado. E só um verdadeiro milagre classifica os universitários à próxima fase, já que teriam que tirar 15 gols de saldo para o atual melhor quarto colocado, o SI Cruz Alta, que na última rodada visita a ASTF, líder da chave 7. O que a equipe mais lamentou no resultado deste sábado é o fato de que todos os quartos colocados que ainda brigam pela última vaga perderam na rodada e, assim como a UFSM, agora saem para decidir suas vidas fora de casa. A rodada foi muito favorável, mas não foi aproveitada.
O XV (de branco) praticamente definiu o jogo na primeira etapa após abrir 4x0.
O jogo

A primeira metade do primeiro tempo foi o que definiu o vencedor da partida. A UFSM foi quem teve as primeiras oportunidades de abrir o marcador. Diozer, aos 2 minutos, e Baldiatti, que exigiu a primeira grande defesa do goleiro Chico, aos 4 minutos. Porém, no mesmo minuto, o camisa 9 do time de Vila Maria, Jadyson, abriu os trabalhos: finalização forte no canto esquerdo de Dener. 1x0.

A partir daí, só deu o time visitante. Aos 6 minutos, Beto arriscou de fora da área e contou com uma infelicidade do goleiro, que deixou a bola passar entre as pernas: 2x0. Aos 8 minutos, veio a grande chance da UFSM descontar e voltar para o combate: Fiapo fez boa jogada e passou para o meio da área, quando chegou Mateus de carrinho, sem goleiro, e não conseguiu concluir para o gol. A UFSM parecia dar sinais de evolução quando tomou duas pauladas em menos de um minuto: aos 10 minutos, após falha de marcação universitária, Jadyson, sem goleiro, fez seu segundo gol no jogo; instantes depois, Arninho escorregou, perdeu a bola e essa sobrou livre para Chalita concluir: 4x0. Neste momento, a UFSM resolveu mostrar a que veio: aos 12 minutos, Carlos fez bela jogada individual e chutou no canto esquerdo para descontar.

A pressão aumentou. No mesmo minuto, Baldiatti tabelou e recebeu cara a cara com o goleiro, mas desperdiçou. A UFSM mantinha a filosofia de dar a bola para o adversário e sair no contra-ataque, foi assim que criou duas boas chances: primeiro com Arninho, que chutou para fora, e depois com Lucas Pretto, que exigiu boa defesa do goleiro no canto esquerdo. Aos 19 minutos o juiz assinalou pênalti para a Federal, depois de boa jogada de Mateus, que cruzou, a bola bateu na mão do adversário dentro da área. Carlos foi para a cobrança, mas chutou no meio do gol e não muito forte. Perdeu. Mas a equipe não se abateu, e faltando 10 segundos para o final da primeira parte, Carlos cobrou escanteio, a bola bateu em Renan, do XV, e entrou: 4x2 e final de primeiro tempo.

O segundo tempo não foi tão intenso quanto o primeiro, devido ao grande número de erros de passe das equipes. O XV de Novembro começou tomando as ações novamente até que aos 7 minutos, Jadyson, de novo ele, marcou um golaço: um voleio, após cruzamento de escanteio, sem chances para o goleiro. Depois de sofrer o quinto gol, a UFSM passou a ter mais chances de marcar. Diozer e Fiapo tentaram sem sucesso. Coube a Carlos, outra vez, descontar o placar, após sua insistência nos rebotes, conseguindo vencer Chico para marcar 5x3. Aos 15 minutos, o treinador Gabriel Pranke passou a utilizar o goleiro-linha, mas ainda assim sem criar grandes oportunidades. Aos 18 minutos, Fiapo chutou da direita, o goleiro deu rebote, Carlos tentou de novo, a grande área virou um grande bate-rebate e o gol não saiu. Um minuto depois, os vila-marienses tiveram a chance de aumentar em finalização que foi barrada por Baldiatti, quase em cima da linha. Final de jogo: UFSM 3x5 XV de Novembro.
Carlos (de laranja, entre a marcação) marcou duas vezes e chegou a 14 gols na Série Bronze.
Ficha técnica:
UFSM - Dener, Mutuca, Diozer, Fejão, Fiapo, Raimar, Mateus, Arninho, Scalcon, Baldiatti, Max, Razeira, Lucas Pretto e Carlos. T.: Gabbriel Pranke.
XV de Novembro – Chico, Renan, Dudu, Jadyson, Beto, Leite, Chalita, Filelé, Peretinho, Poli, Gleison e Chimia. T.: Fernando Castoldi.
Gols: Jadyson (4 min, 1º tempo - XV), Beto (6 min, 1º tempo - XV), Jadyson (10 min, 1º tempo - XV), Chalita (10 min, 1º tempo - XV), Carlos (12 min, 1º tempo - UFSM), Renan (contra - 19 min, 1º tempo - UFSM), Jadyson (7 min, 2º tempo - XV), Carlos (14 min, 2º tempo - UFSM).
Arbitragem: Alexandre Spiegel (árbitro principal), Diego Lara Faria (árbitro auxiliar), Daniel Vendrúsculo (anotador), Pablo Vargas (cronometrista) e Cesar Rambo (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Fiapo (UFSM), Dudu e Chico (XV).
Ginásio: do Corintians (Santa Maria).

Reportagem: Juan Grings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário