quarta-feira, 3 de julho de 2019

Em jogo eletrizante contra a Assoeva, UFSM sofre a virada nos segundos finais

A UFSM recebeu a Assoeva nesta terça-feira, no jogo mais aguardado pela torcida desde que a equipe anunciou que disputaria a Série Ouro. E o público que compareceu ao ginásio presenciou um grande espetáculo, digno de uma partida decisiva da principal competição organizada pela FGFS. Após ver o adversário abrir o placar logo no início, a Federal "se encontrou" na partida, virou o jogo na metade do segundo tempo e teve chance de abrir 4x1, quando a Assoeva teve o segundo atleta expulso. Mas o time de Venâncio Aires mostrou poder de reação, teve qualidade para buscar o empate e virar o jogo nos últimos segundos de partida.
Torcida, que compareceu em bom número, vibrou e "jogou junto" com a equipe. 
Com a derrota por 4x3, a UFSM segue na liderança (com 21 pontos), mas pode ser ultrapassada na tabela de classificação pela própria Assoeva (19 pontos), que joga nesta quarta-feira em São Sepé, contra o La Máquina. No fim de semana, a Federal folga e só volta às quadras no dia 13 de julho, quando enfrenta a ARE (de Rosário do Sul) em Santa Maria.

O atleta Léo Rudek, novamente escolhido o melhor em quadra, definiu a atuação da equipe como impecável, mas citou a marcação do goleiro-linha como ponto a ser melhorado. "Demos o nosso melhor, infelizmente erramos nos últimos minutos e sofremos a virada. Mas jogamos muito bem". Ele disse que está feliz por ter ajudado a equipe com mais dois gols, chegando a dez na Série Ouro. Já o técnico Gabriel Pranke declarou que a atuação mostra a evolução do time e que o trabalho está no caminho certo. Ele analisou a partida:

- Conseguimos neutralizar o time deles por um bom tempo e até superar eles na proposta de jogo. No cinco contra quatro, eles mostraram superioridade e a qualidade que têm. Foi difícil de marcar. Fica uma frustração pelo resultado que não veio, a vitória esteve próxima, mas fica também a sensação boa de ter feito um bom trabalho e um bom jogo. Foi no detalhe - concluiu o treinador da Federal.
Léo Rudek comemora junto ao torcedor, logo após marcar o terceiro gol da UFSM na partida.
O jogo

Mal começou a partida e os visitantes abriram o placar. Boni recebeu na segunda trave e escorou para o gol: Assoeva 1x0. A UFSM sentiu o gol e não conseguia sair de sua quadra. A Assoeva criou mais algumas chances em chutes de média distância, mas parou em uma atuação segura de Carlson, que fez pelo menos duas defesas difíceis. Aos 5 min, a UFSM chegou no ataque pela primeira vez, em chute alto de Léo Rudek, defendido por Vini Mello. Aos 8 min, novamente Léo Rudek apareceu bem. Ele passou por Vagner na ala esquerda e só não ficou cara a cara com o goleiro porque foi deslocado.

Aos 10 min, Léo Rudek recebeu na ala e passou para Tito, que concluiu rasteiro. Vini Mello afastou com o pé. Um minuto depois, em cobrança de falta frontal, Tito passou para Fabio, que estava na segunda trave. Vini Scola bloqueou o chute. Aos 14 min, Torres ficou cara a cara com Carlson, que saiu abafando a conclusão. Até que aos 14min 21s a Federal empatou e levantou a torcida no CDM. Léo Rudek mostrou toda sua categoria, para passar pelo marcador e concluir na saída do goleiro: 1x1. Ainda no primeiro tempo, Tuiu recebeu na área e desviou de letra para fora.
A Federal chegou ao empate na primeira etapa, com gol de Léo Rudek, que foi comemorar com a torcida.
 A segunda etapa começou com pressão da Assoeva mais uma vez. Aos 3 min, Dill recebeu dentro da área, desviou de letra e a bola caprichosamente parou na trave. Na sobra, Farias afastou o perigo. Aos 4 min, Torres recebeu de Igor Carioca e concluiu de primeira. A bola passou raspando a trave. Aos 10 min, Vagner recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aproveitando a superioridade numérica, Tito chutou cruzado e virou a partida para a Federal: 2x1. Um minuto e meio depois, Léo Rudek recuperou a bola e concluiu para o gol. A bola tocou na trave e entrou: UFSM 3x1. A torcida foi à loucura e transformou o CDM num caldeirão.
Tito (de azul, efetuando passe) virou o jogo para a Federal.
Precisando buscar o resultado, o time de Venâncio Aires começou a atacar com o goleiro Deivid avançado. Faltando quatro minutos para o fim, a Federal recuperou a bola e, quando Bernardo iria concluir para o gol, Dill o puxou. A bola tocou na trave e saiu. A arbitragem marcou a falta e expulsou o atleta da Assoeva pelo segundo cartão amarelo. Nos dois minutos com um atleta a menos, a Assoeva tentou manter a posse de bola e chegou a criar uma chance, quando Marcelo Giba recebeu sozinho na ala esquerda e Carlson abafou a conclusão. Na única chance da UFSM, Farias concluiu e o goleiro defendeu. No rebote, Carlos chutou por cima.

Nos minutos finais, a Assoeva voltou a usar goleiro-linha, mas desta vez com Igor Carioca nesta função. E, assim, o time visitante conseguiu achar as brechas na defesa da Federal. Aos 18min 23s, Torres recebeu de frente para o gol e concluiu sem chance para o goleiro: UFSM 3x2. Aos 18min48s, Vini Scola chutou cruzado e empatou a partida: 3x3. Faltando 22 segundos para o fim, Marcelo Giba chutou cruzado, em lance muito parecido com o gol anterior, e decretou a virada do time da Terra do Chimarrão. Placar final: UFSM 3x4 Assoeva. 

Ficha técnica:
UFSM - Carlson, Farias, Guinho, Giovane, Bernardo, Rafael Vermelho, Gustavo, Fabio, Scalcon, Moisés, Tito, Léo Rudek, Vini e Carlos. T.: Gabriel Pranke.
Assoeva - Vini Mello, Boni, Igor Carioca, Dill, Vini Scola, Vinícius Oliveira, Deividi, Vagner, Marcelo Giba, Torres, Tuiu, Darici, Rafinha e Maninho. T.: Guilhermo Verfe.
Gols: Boni (1min 12s do 1T - A), Léo Rudek (14min 21s do 1T - U), Tito (10min 28s do 2T - U), Léo Rudek (12min 03s do 2T - U), Torres (18min 23s do 2T - A), Vini Scola (18min 48s do 2T - A) e Marcelo Giba (19min 38s do 2T - A).
Arbitragem: Diego de Menezes (árbitro principal), Rodrigo Bezerra (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora) e Daniel Brondani (cronometrista).
Cartões amarelos: Léo Rudek, Rafael Vermelho e Guinho (U).
Cartões vermelhos: Carlos (U), Dill e Vagner (A).
Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).
Público pagante: 323 pessoas.
Público total: 367 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário