domingo, 14 de julho de 2019

Vitória suada e liderança recuperada!

Buscando recuperação na Série Ouro, a UFSM recebeu a ARE, de Rosário do Sul, neste sábado no ginásio do Corintians. Após iniciar o jogo marcando dois gols em menos de três minutos, a Federal se complicou na segunda etapa e o time visitante chegou a empatar. Mas nos minutos finais, a equipe de Santa Maria teve forças para buscar a vitória, vencer por 6x3 e voltar à liderança da Chave A da competição.
Time da Universidade chegou a oito vitórias em dez partidas no Estadual.
Como a Assoeva teve seu jogo transferido e ficou com seus 22 pontos, a UFSM pulou para 24 e passou o time de Venâncio Aires. A liderança fica com os santa-marienses pelo menos até o próximo sábado, quando a UFSM visita o Palmeiras em São Gabriel e a Assoeva joga em Cachoeira do Sul contra o São José. 

O técnico Gabriel Pranke destacou a dificuldade encontrada na partida diante da ARE. "Sabíamos que seria difícil, pelas características do time deles, assim como foi o jogo lá em Rosário do Sul. Mas o importante é que a equipe mostrou que está preparada para jogar em quadras menores, superou as dificuldades e saiu com os três pontos", declarou o treinador após a partida. O capitão Bernardo, eleito o melhor em quadra pelo Canal JoGA, também falou da dificuldade da partida e que o resultado foi definido nos detalhes. "Procuramos evoluir a cada jogo, não nos preocupamos com a classificação agora. Pensamos jogo a jogo e na evolução durante os treinamentos. A campanha reflete o trabalho árduo que estamos fazendo desde o início da pré-temporada. Não é por acaso", afirmou o ala.

O jogo

Mal começou a partida e a UFSM abria o placar. Farias recebeu um passe pisado de Vitão e chutou cruzado. Bernardo entrou de carrinho e chegou a tocar na bola para completar para o gol, mas a arbitragem considerou gol de Farias, pois a bola havia entrado direto: UFSM 1x0. Aos 2 min 17s, Bernardo marcou o dele. Em jogada individual, ele deixou um marcador para trás e concluiu colocado na saída do goleiro: UFSM 2x0. A partir daí o jogo ficou um pouco morno e a Federal só chegou com perigo novamente aos 9 min, quando Léo Rudek roubou a bola e serviu Farias. O fixo concluiu de canhota e Rafael Mancha espalmou para a linha de fundo.
Bernardo (com a posse da bola) marcou o segundo da Federal no terceiro minuto de jogo.
Aos 10 min, começou a dar resultado a pressão alta da ARE. Em jogada de lateral ofensivo, Jonas recebeu de Miguel e concluiu rasteiro. Rafael Vermelho apareceu bem, evitando o gol. Trinta segundos depois, o time de Rosário do Sul descontou. Após chute cruzado, a bola sobrou para Jonas, que concluiu no canto e marcou: UFSM 2x1. Aos 12 min, Miguel recebeu com liberdade e concluiu de primeira. O goleiro da UFSM apareceu bem mais uma vez, defendendo com o joelho. A Federal quase ampliou aos 19 min, em jogada de Léo Rudek. O ala levou da esquerda para o meio e concluiu na trave.

A segunda etapa começou parecida com a primeira: com gol da UFSM. Aos 13 segundos, Bernardo levou para o fundo da quadra e tocou na segunda trave. Lá estava Léo Rudek, que chutou. A bola tocou na marcação e entrou: UFSM 3x1. Com a desvantagem, a ARE voltou a dominar as ações e marcar na quadra de ataque. Aos 5 min 15s, Jonas recebeu na ala direita e encontrou Miguel dentro da área. O camiseta 8 da ARE escorou para o gol e descontou: UFSM 3x2. Aos 7 min, Bruno Flores fintou o marcador e concluiu no canto. Rafael Vermelho alcançou a bola e espalmou para o lado. Aos 8 min, após a ARE recuperar a bola na quadra ofensiva, ela chegou em Jonas, cara a cara com Rafael Vermelho, que defendeu.

O empate estava amadurecendo e surgiu aos 8 min 15s. Bruno Flores roubou a bola, avançou e passou para Miguel, que concluiu rasteiro: 3x3. O jogo ficou tenso. Mas os jogadores da UFSM usaram a experiência para envolver a marcação e sofrer algumas faltas em sequência, o que resultou em um tiro livre sem barreira aos 14 min 16s. Tito cobrou colocado e Rafael Mancha defendeu. Aos 15 min 44s, a arbitragem chegou a marcar outra falta para a UFSM, que resultaria em outro tiro livre. Por reclamação, Ronaldinho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Só que a arbitragem resolveu voltar atrás e marcou simulação do jogador da Universidade.

Com superioridade numérica, a UFSM chegou ao gol 15s depois, quando Farias passou para a 2ª trave, onde Léo Rudek só precisou empurrar a bola para o fundo do gol: UFSM 4x3. A ARE partiu para o tudo ou nada e deixou brechas para a UFSM definir o jogo. Aos 17 min, Léo Rudek roubou e avançou sozinho. Mas o goleiro Giuliano salvou o time rosariense. Pouco depois, Tito recuperou e, quando o goleiro estava voltando para a área, concluiu rasteiro: UFSM 5x3. Cerca de um minuto depois, Bernardo recebeu de costas para o marcador, girou como se fosse um pivô e concluiu no alto. O goleiro ainda tocou na bola, que acabou dentro do gol: UFSM 6x3. No último minuto, Giuliano teve liberdade e chutou com força. Rafael Vermelho fez outra defesa importante, garantindo o placar e mais uma vitória da Federal: UFSM 6x3 ARE.
Tito (de branco) deu tranquilidade ao marcar o quinto gol da UFSM na partida.
Ficha técnica:
UFSM - Rafael Vermelho, Farias, Bernardo, Tito, Vitão, Gustavo, Vini, Giovane, Fabio, Léo Rudek, Scalcon, Moisés, Deniel e Silvan. T.: Gabriel Pranke.
ARE - Rafael Mancha, Alessandro, Gabriel, Ronaldinho, Miguel, Herickson, Diego, Dionatan, Giuliano, Christian, Bruno Flores, Kauê e Jonas. T.: Carlos Madruga.
Gols: Farias (42s do 1T - U), Bernardo (2 min 17s do 1T - U), Jonas (10 min 30s do 1T - A), Léo Rudek (13s do 2T - U), Miguel (5 min 15s do 2T - A), Miguel (8 min 15s do 2T - A), Léo Rudek (16 min do 2T - U), Tito (17 min 44s do 2T - U) e Bernardo (18 min 35s do 2T - U).
Arbitragem: Marlon Ortiz (árbitro principal), Adriano Wolf (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora), William Cavalheiro (cronometrista) e Rodrigo Kauer (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Farias, Bernardo (U), Kauê, Alessandro e Miguel (A).
Cartão vermelho: Ronaldinho (A).
Ginásio: do Corintians.
Público pagante: 108 pessoas.
Público total: 137 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário