domingo, 28 de julho de 2019

UFSM mostra poder de reação e conquista um empate no clássico santa-mariense

Em mais um jogo emocionante e equilibrado, UFSM e União Independente mostraram ao público santa-mariense um duelo digno da primeira divisão do futsal gaúcho. Quem foi ao CDM viu o União abrir 2x0 no início da partida e segurar esse placar até o intervalo. A UFSM reagiu e empatou o jogo no início do segundo tempo, mas o União fez o terceiro gol logo na sequência. No final, com uso do goleiro linha, a Federal buscou o empate em 3x3 e poderia até ter vencido, se os árbitros não tivessem inventado uma falta de Bernardo (na sequência do lance, o ala foi derrubado dentro da área).
Airton Alonço Jr., William Saldanha, Rafael Vermelho, Gustavo, Bernardo, Tito, Guinho, Pedro Casagrande, Gabriel Pranke, José Turcato, Régis Ruiz e Bruno Canabarro (em pé, da esq. para a dir.); Silvan, Moisés, Léo Rudek, Thales, Fabio, Scalcon, Matias, Vini e Farias (agachados, da esq. para a dir.).
Mesmo assim, o resultado não foi ruim para a UFSM, que manteve os quatro pontos de vantagem para o terceiro colocado (o próprio União) e alcançou a marca de três clássicos sem derrota. Em relação à Assoeva, que folgou na rodada, a Federal diminuiu a diferença e agora está a três pontos da líder, com o mesmo número de partidas. Na próxima rodada, a UFSM recebe o São José, de Cachoeira do Sul, que ontem venceu em casa, cresceu no campeonato e entrou de vez na briga pela sexta vaga da Chave A.

"Um jogo muito difícil, como a gente imaginava, pela qualidade do União, a marcação deles é muito difícil de entrar. No primeiro tempo, não deu muito certo o que preparamos, no intervalo corrigimos algumas coisas e voltamos mais ligados também. Qualquer uma das duas equipes poderia ter vencido, mas foi um belo espetáculo", declarou o técnico da UFSM, Gabriel Pranke. O resultado o agradou, porque mantém a equipe com folga na segunda colocação e, principalmente, pela situação da partida, por ter ficado atrás duas vezes no placar e ter buscado a igualdade.

Já o ala Moisés, que fez seu jogo de despedida (pois vai atuar no futsal italiano), afirmou que foi um bom jogo, os dois times buscam a parte de cima da tabela e mostraram um belo futsal para o público de Santa Maria. "O empate mostrou o equilíbrio das duas equipes. Fico triste em me despedir com esse resultado, pois queríamos ter vencido novamente", declarou o atleta que irá para o Gear Sport, da segunda divisão italiana. Desde 2017 na UFSM, Moisés fez parte da equipe sub-20 em 2017 e desde então também integra a equipe adulta. Em 2019, na Série Ouro, ele fez oito jogos e dois gols com a camiseta da Federal.
O ala Moisés (de branco, driblando o adversário) fez sua despedida da equipe.
O jogo

Com formações mais marcadoras, o jogo começou amarrado, com as duas equipes se estudando. A primeira chance de gol foi da Federal. Em contra-ataque puxado por Léo Rudek, o ala serviu Farias, que concluiu para o gol. Edinho espalmou para escanteio. O União chegou com perigo aos 4 min, quando Ribeiro roubou a bola e chutou rasteiro, obrigando Rafael Vermelho a salvar com a ponta do pé. Mas aos 4 min 54s, o goleiro da UFSM não conseguiu evitar ao gol. Em cobrança de escanteio, a bola chegou a Ribeiro, que limpou a marcação e concluiu no canto: União 1x0.

Aos 8 min 03s, o União ampliou. Ribeiro passou para Pablo que entrava na área pelo lado direito. Ele concluiu de primeira, colocado, no canto direito do goleiro: União 2x0. O jogo ficou nervoso, com muitas faltas, lances ríspidos e discussões. Só aos 13 min, a UFSM voltou a levar perigo, quando Moisés fez jogada individual pela ala esquerda. Edinho espalmou para a linha de fundo. Trinta segundos depois, o União cometeu a sexta falta, ou seja, a Federal teria um tiro livre sem barreira para cobrar. Guinho chutou colocado, mas errou o alvo.

A UFSM melhorou no jogo e merecia descontar ainda no primeiro tempo. Aos 18 min, Léo Rudek tabelou com Fabio, que recebeu dentro da área e concluiu para fora. Aos 19 min, Farias deu um passe preciso para Léo Rudek, nas costas da marcação do União. Ele limpou a jogada, mas concluiu sobre a marcação.

Na volta do intervalo, a Federal buscou o empate em menos de sete minutos. Com 1 min 30s, Farias passou para Léo Rudek, que recebeu dentro da área e concluiu de primeira, sem chances para Edinho: União 2x1. Aos 5 min, Bernardo recebeu de Léo Rudek e entrou com liberdade na área, mas concluiu sobre Edinho. Aos 6 min 41s, Farias cobrou escanteio e encontrou Léo Rudek dentro da área. O ala da UFSM só precisou escorar para o gol: 2x2 no clássico, para vibração da torcida universitária. 

O jogo cresceu em intensidade e ganhou emoção. O União marcou mais um aos 9 min 53s e ficou na frente novamente, quando Arilsom recebeu na direita e tocou por cima do goleiro: União 3x2. Aos 10 min 30s, Moisés fez falta em Felipinho e recebeu o segundo cartão amarelo. Mesmo com um a menos, a Federal quase chegou ao empate, quando Léo Rudek recebeu lançamento, dominou a bola quase no fundo da quadra e concluiu tirando de Edinho. A bola passou raspando a trave. Aproveitando a superioridade numérica, o União criou duas chances. Na primeira, Bruno Costa recebeu dentro da área e Rafael Vermelho saiu fechando o ângulo. Aos 12 min 20s, Roger chutou cruzado e o goleiro da Federal espalmou para a linha de fundo.

Com a formação recomposta, a Federal chegou com perigo aos 12min 45s. Léo Rudek chutou cruzado e Edinho tirou com o pé. Fabio pegou o rebote e concluiu colocado, mas Edinho fez a defesa em dois tempos. Faltando cerca de três minutos para o fim, a UFSM começou a usar o goleiro-linha em busca do empate. Assim como no segundo clássico de 2018, a estratégia deu certo. Aos 17 min 42s, Fabio encontrou Léo Rudek dentro da área. O ala concluiu de primeira, a bola passou no meio das pernas de Edinho e entrou: vibração da torcida da Federal com o novo empate no CDM, 3x3. Daí até o fim, as duas equipes tentaram buscar o gol da vitória, sem sucesso. A Federal ainda teve a chance de vencer quando, faltando cerca de 15s para o fim, Bernardo recebeu de Léo Rudek, girou em cima de Rafinha e foi derrubado por Edinho dentro da área. Seria pênalti, mas a arbitragem viu uma falta (inexistente) de Bernardo em Rafinha. Placar final do clássico: União Independente 3x3 UFSM.
Léo Rudek (de branco, camiseta 20), em noite inspirada, marcou três gols novamente.
Ficha técnica:
União Independente - Edinho, Roger, Rafinha, Pablo, Felipinho, Bruno Tassinari, Ribeiro, Diozer, Félix, Bruno Costa, Joãozinho, Iago, Arilsom e Giovani. T.: Henrique Braibante.
UFSM - Rafael Vermelho, Farias, Guinho, Bernardo, Léo Rudek, Gustavo, Vini, Moisés, Scalcon, Fabio, Thales, Matias, Tito e Silvan. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Ribeiro (4 min 54s do 1T - Un), Pablo (8 min 03s do 1T - Un), Léo Rudek (1 min 30s do 2T - UF), Léo Rudek (6 min 41s do 2T - UF), Arilsom (9 min 53s do 2T - Un) e Léo Rudek (17 min 42s do 2T - UF).
Arbitragem: Marco Antonio Serpa (árbitro principal), Jean Pierre Mendes (árbitro auxiliar), Tiago Gonçalves (anotador) e Elias Machado (cronometrista).
Cartões amarelos: Roger, Pablo, Rafinha, Arilsom (Un), Scalcon e Farias (UF).
Cartão vermelho: Moisés (UF).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (CDM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário