domingo, 28 de maio de 2017

Em mais um dérbi nervoso, UFSM é superada pelo União Independente

Com muitos desfalques, a UFSM entrou em quadra neste sábado buscando terminar a série de duas derrotas consecutivas. Em mais um duelo local, o time universitário equilibrou as ações na primeira etapa, foi novamente prejudicado pela falta de critérios da arbitragem e errou em lances cruciais na segunda etapa, saindo mais uma vez de quadra com o gosto amargo da derrota (1x5). Agora a equipe terá duas partidas seguidas fora de casa, contra o Serade (em São Borja) e, no início do segundo turno, contra a ACF (em Caçapava do Sul). E só voltará a jogar em Santa Maria no dia 24 de junho, em partida da 2ª rodada do returno, contra o La Máquina.

Com a vitória, o União passou a Federal na classificação e divide a vice-liderança com o Serade e o São José. Já a UFSM fica na sexta colocação, com a mesma pontuação do Nova Geração, que ontem perdeu em Santiago. O time universitário está três pontos à frente da ACF e cinco à frente do Palmeiras (primeiro time fora da zona de classificação), equipes que venceram ontem.
Universidade perdeu a terceira partida seguida, mas continua na zona de classificação. Foto: Isabela Kuplich.
O jogo

Muito amarrado, o início do jogo mostrou que o duelo local seria disputado do início ao fim. Coube ao União, em jogada ensaiada de lateral, criar e aproveitar a primeira chance de gol. Aos 2 min 25s, Felipinho recebeu na ala esquerda e rolou para o meio. Lucas Peres chegou de trás batendo de primeira: União 1x0. A UFSM respondeu em contra-ataque, quando Jonatan avançou e tocou para Mateus. O ala concluiu e Edinho defendeu. Aos 8 min, Jean chutou, a bola desviou na marcação e sobrou para Fejão, que obrigou Edinho a defender novamente.

Aos 10 min 37s, Fejão tentou bloquear um chute a gol e a bola bateu nos seus braços. Roque defendeu a forte cobrança de pênalti de Lucas Peres no canto direito. Dez segundos depois, em contra-ataque da UFSM, Lucas Pretto teve duas chances. A primeira, Edinho defendeu. Na segunda, o jogador da Federal tocou para fora. Aos 13 min, a UFSM teve um tiro livre dos dez metros a sua disposição. Jonatan cobrou, buscando o ângulo esquerdo de Edinho, que tirou para escanteio.

Vinte segundos depois, Carlos chutou para dentro da área. A bola passou por todo mundo, menos por Fejão. Ele tocou para o gol, Fernandinho evitou que a bola entrasse. No rebote, Fejão concluiu novamente, desta vez balançando a rede: 1x1. Só que aí, a arbitragem resolveu aparecer negativamente. Em uma falta normal de jogo, Mateus recebeu o segundo cartão amarelo, deixando a Federal com um a menos.
Goleiro Roque defendeu um pênalti e um tiro livre direto na primeira etapa. Foto: Isabela Kuplich.
Com a vantagem numérica, o União trabalhou a bola buscando passar a frente no placar novamente. E a chance apareceu em tiro livre. Ricardinho cobrou rasteiro e Roque defendeu com o pé. No rebote, Fernandinho chutou para fora. Faltando trinta segundos para a UFSM se recompor, Fernandinho recuperou a bola e avançou pela ala direita. Super saiu do gol para fechar o ângulo, mas Fernandinho tocou com o bico do tênis, na saída do goleiro: União 2x1. Ainda na primeira etapa, a arbitragem expulsou Baldiatti (da UFSM) e Kuya (do União) por trocarem empurrões.

Na segunda etapa, as chances demoraram a aparecer. Aos 5 min, Fernandinho puxou contra-ataque e Roque saiu fechando o ângulo. Aos 10 min, Lucas Peres cobrou falta, procurando Felipinho na área. O pivô do União desviou para fora. Aos 11 min, a bola sobrou para Lucas Peres, que driblou Roque, mas ficou com pouco ângulo e concluiu na lateral de fora da rede. Até que, aos 12 min 48s, a UFSM se atrapalhou em uma cobrança de lateral ofensiva e o União puxou contra-ataque. Lucas Peres avançou pela esquerda e tocou para Índio, sozinho, completar para a rede: União 3x1.

A partir daí a UFSM tentou descontar com Jonatan de goleiro-linha. Após passe errado, Fernandinho interceptou e ampliou: União 4x1. E aos 16 min 59s, Jean tentou chute cruzado para a área. Lucas Peres evitou que a bola chegasse a Raimar e mandou para o gol vazio, fechando o placar: União 5x1 UFSM.

Ficha técnica:
UFSM - Super, Jonatan, Mateus, Jean, Raimar, Roque, Baldiatti, Fejão, Fiuza, Arninho, Scalcon, Silvan, Carlos e Lucas Pretto. T.:Gabriel Pranke.
União Independente - Edinho, Ricardinho, Moraes, Lucas Peres, Felipinho, Maicon, Couto, Pedro, Fernandinho, Rafinha, Bernardo, Kuya e Índio. T.: Rodrigo Gomes.
Gols: Lucas Peres (2 min 25s do 1T - Un), Fejão (13 min 20s do 1T - UF), Fernandinho (15 min 10s do 1T - Un), Índio (12 min 48s do 2T - Un), Fernandinho (15 min 25s do 2T - Un), Lucas Peres (16 min 59s do 2T - Un).
Arbitragem: Adriano Wolf (árbitro principal), Emerson Lopes (árbitro auxiliar), Janaína Fernandes (anotadora), William Deolindo (cronometrista) e Argeu Moreira (representante da FGFS).
Cartões amarelos: Jonatan, Raimar, Carlos, Jean e Fiuza (UFSM), Rafinha, Bernardo e Felipinho (União).
Cartões vermelhos: Baldiatti e Mateus (UFSM), Kuya (União).
Ginásio: do Sest/Senat.
Público total: aproximadamente 300 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário