segunda-feira, 22 de maio de 2017

UFSM tropeça no primeiro dérbi local pela Série Bronze

Um grande expectativa envolveu a preparação para o duelo local entre UFSM e Nova Geração. Foi o primeiro dérbi da equipe universitária nesta Série Bronze. Na primeira etapa, as duas equipes fizeram um jogo muito equilibrado, inclusive no placar, 2x2. Mas no segundo tempo prevaleceu as individualidades e a experiência dos atletas do Nova Geração, que acabaram vencendo por 5x3.

Com a vitória, o "Novinha" empatou em pontos com a UFSM, mas vence no saldo de gols. Com isso, o Nova Geração pulou para a quarta posição, enquanto a Federal ficou na quinta. A UFSM, que começou a rodada como vice-líder, também perdeu posições para o Serade e para o São José, que venceram seus jogos como mandantes. Agora o time universitário volta suas atenções ao outro dérbi local, pois no próximo sábado enfrenta o União Independente no ginásio do Sest/Senat.

Antes da partida de ontem, as equipes e os torcedores fizeram uma homenagem póstuma, respeitando um minuto de silêncio, em memória de João Carlos Soares Maurente, do pai do técnico Guto Maurente, do Nova Geração. Na partida, em virtude do luto pelo falecimento de seu pai, Guto foi substituído por Gudi Duarte na orientação da equipe.

O jogo

Eletrizante, a primeira etapa foi muito movimentada, presenteando o excelente público que foi ao Coríntians. O primeiro lance de perigo foi do Novinha, aos 3 min, quando Roger acertou a trave. Pouco depois a UFSM respondeu em contra-ataque, que Raimar puxou e concluiu para fora. Aos 4 min 50s, Fiapo chutou rasteiro, obrigando Vermelho a espalmar para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Jean recebeu em cima da linha e chutou rasteiro. Vermelho chegou na bola, mas acabou espalmando para trás, proporcionando o primeiro gol da partida: UFSM 1x0. Logo depois, aos 5 min 29s, Roger recebeu passe alto vindo do escanteio e pegou um belo chute de primeira, sem deixar a bola cair: 1x1.
Jean abriu o placar no dérbi santa-mariense. Foto: Isabela Kuplich.
Aos 12 min, Jean chutou cruzado da ala direita. Carlos deu um leve toque e Vermelho espalmou. No rebote, Carlos tocou fraco e o goleiro do Novinha fez a defesa definitiva. Aos 13 min, Arninho puxou contra-ataque e, na saída do goleiro, tocou para Carlos. O pivô bateu de primeira e a bola parou no peito de Guile. Aos 14 min, Emanuel fez a jogada pela ala esquerda e passou para Cesar, que concluiu alto. Super defendeu. 

Aos 16 min 58s, Emanuel apareceu novamente. Ele fintou o marcador e arriscou de canhota, vencendo Super: Nova Geração 2x1. Poucos segundos depois, a Federal empatou. Vermelho fez uma defesa e na hora de repor a bola em jogo acertou as costas de Raimar. O jogador da UFSM dominou a bola e tocou na saída do goleiro: 2x2.

Na segunda etapa, em cerca de três minutos, o Novinha resolveu a partida. No primeiro minuto, a UFSM quase marcou com Fiapo, que chutou no canto e obrigou Vermelho a trabalhar. Aí com 1 min 57s, em um contra-ataque de três contra um, Cesar recebeu na esquerda e concluiu cruzado, no canto esquerdo de Super: Nova Geração 3x2. O time mandante cresceu na partida. Aos 3 min, Lerina recebeu passe de um lateral cobrado rapidamente, mas seu forte chute parou na trave.

Aos 4 min 21s, a equipe comandada por Gudi ampliou. Cesar recebeu com espaço próximo ao centro da quadra e arriscou de longe. Super saltou, mas não alcançou o chute rasteiro. A bola bateu na trave e entrou: 4x2. Aos 6 min, em cobrança de falta frontal, Léo carimbou a barreira. Ele mesmo pegou o rebote e tocou de cavadinha em direção ao gol. Vermelho recuou e espalmou sobre a trave.

Aos 9 min, Jonatan chutou cruzado e acertou a trave. Aos 9 min 57s, a Federal reclamou de um toque na mão de Roger, que recuperou a bola e iniciava o contra-ataque. Léo fez a falta e recebeu o segundo cartão amarelo, resultando em sua expulsão. Quinze segundos depois, o Nova Geração aproveitou a vantagem para ampliar. Cesar tabelou com o companheiro e arriscou para o gol, acertando o ângulo esquerdo de Super: Nova Geração 5x2.

Com três gols de desvantagem, o técnico Gabriel Pranke colocou Alemão no lugar de Super, para começar a usar a estratégia de goleiro-linha. Aos 11 min, Lucas Pretto chutou da ala esquerda e a bola parou no peito de Vermelho. Aos 12 min, Alemão arriscou de longe. Moisés aparou para o gol, mas a bola saiu por cima da meta. Aos 3 min 39s, Moisés fez falta normal na quadra ofensiva, mas a arbitragem deu o cartão amarelo, o segundo dele na partida, deixando mais uma vez a UFSM com um jogador a menos.
Carlos descontou no final, marcando seu sexto gol na Bronze. Foto: Isabela Kuplich.
A partir daí o Nova Geração aproveitou a superioridade numérica e administrou a posse de bola para gastar o tempo. Com a equipe recomposta, a UFSM ainda descontou a 12 segundos do fim, quando William deu rebote e Carlos concluiu alto. Placar final: Nova Geração 5x3 UFSM.

Ficha técnica:
Nova Geração - Vermelho, Rick, Roger, Cesar, Lerina, William, Henrique, Pedrinho, Guile, Gê, Emanuel, Maurício, William Rosa e Bordi. T.: Gudi Duarte.
UFSM - Super, Jonatan, Jean, Mateus, Raimar, Alemão, Fiapo, Lucas Pretto, Carlos, Moisés, Fejão, Max, Léo e Arninho. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Jean (5 min do 1T - U), Roger (5 min 29s do 1T - NG), Emanuel (16 min 58s do 1T - NG), Raimar (17 min 15s do 1T - U), Cesar (1 min 57s do 2T - NG), Cesar (4 min 21s do 2T - NG), Cesar (10 min 12s do 2T - NG), Carlos (19 min 48s do 2T - U).
Arbitragem: Jose Pletsch (árbitro principal), Fabio Martellet (árbitro auxiliar), Luiz Lampert (anotador), Daniel Brondani (cronometrista) e Carlos Bertangnoli (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Rick, Guile, Emanuel (NG), Fiapo (U).
Cartões vermelhos: Léo e Moisés (U).
Ginásio: do Coríntians.
Público pagante: 750 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário