domingo, 21 de maio de 2017

UFSM Sub-20 perde em Soledade em jogo tumultuado

Poderia ser diferente... A UFSM poderia ter voltado de Soledade com os três pontos na bagagem. E muitos fatores influenciaram para que o resultado não fosse este. Se a arbitragem não tivesse errado tanto (quase sempre para a equipe da casa); se a equipe não tivesse cometido algumas falhas de marcação, talvez até pelo nervosismo que tomou conta da partida. Esses muitos “se” ficarão no passado e o que valerá para a história o Estadual Sub-20 é o placar de 7x5 para a AAFS.

Com um início de jogo muito bom, a UFSM surpreendeu os donos da casa e abriu 2x0. Aí a arbitragem começou a aparecer. Expulsou Henrique em um lance que a bola bateu na coxa do goleiro da Federal. Depois não expulsou o atleta de Soledade que agrediu um jogador da UFSM, sem a bola estar em jogo. Culminando com a marcação de um pênalti, contestado pelos atletas de Santa Maria, mas que era passível de marcação. Com o gol, o time de Soledade cresceu e virou a partida.
Marcos Cairrão, Henrique, Jonatan, Bernardo, Alemão, Arthur, Fiapo, Erick e Gabriel Santini (em pé, da esq. para a dir.); Silvan, Vitão, Moisés, Leonardo, Gustavo, Machado e André (agachados, da esq. para a dir.).

Mesmo com todo esse ambiente desfavorável, a Federal saiu da primeira etapa em vantagem. Mas ela foi desfeita em menos de dois minutos na segunda etapa. Depois, quando a UFSM estava novamente vencendo, os árbitros apareceram outra vez. Quando a equipe da casa faria o fair play, devolvendo a bola para o time de Santa Maria, um dos árbitros apitou e os jogadores pararam. O atleta que estava com a bola a rolou para o gol e a arbitragem assinalou o empate. O lance é inacreditável. Com o uso de goleiro-linha, a UFSM ainda teve duas chances de marcar, mas não conseguiu a igualdade.

Para completar, na saída para os vestiários, os jogadores da Universidade foram agredidos por torcedores, que abriram o portão que isolava o local, ignorando os ‘seguranças’ que ali estavam. O portão não tinha cadeado ou tranca e os seguranças seguravam o portão, como se isso fosse o suficiente para garantir a integridade dos visitantes. Não bastasse isso, um dos seguranças apresentava visíveis sinais de embriaguez. Resta saber se tudo isso será relatado na súmula da partida.

Com o resultado, a UFSM divide a liderança da chave com a própria AAFS, com três pontos. Hoje, Lagoa e Atlântico se enfrentam em Lagoa Vermelha. O time de Erechim faz sua estreia. União Independente e AFSJI ainda não disputaram nenhuma partida. A UFSM confirmou a troca da partida do dia 28 de maio, contra o Atlântico, para o dia 16 de julho. Assim o próximo compromisso será no dia 4 de junho, em Santa Maria, contra a AFSJI, de São José do Inhacorá.

O jogo

Logo aos 14s de jogo, a Federal balançou a rede. Jonatan passou para Machado, sozinho, tocar no canto direito do goleiro: UFSM 1x0. Com um minuto, Ramon arriscou de média distância. A bola raspou a trave. Aos 5 min, Andi recuperou a bola na quadra de ataque e concluiu de biquinho para fora. Um minuto depois, o mesmo Andi limpou o marcador na ala direita e acertou o pé da trave. Até que, aos 8 min 50 s, Vitão recebeu do escanteio e desviou para o gol. O goleiro Vini defendeu e, quando foi recolocar a bola em jogo, soltou-a nos pés de Vitão. O pivô da UFSM dominou e tocou para o gol vazio: 2x0.
Vitão (de branco, no centro da imagem) fez 2x0 para a Federal.
Aos 9 min, Marlon arriscou rasteiro, em um chute forte que saiu novamente. Logo depois, Marlon recebeu passe após cobrança de escanteio e concluiu por cima, com perigo. No lance seguinte, ele fintou a marcação e conseguiu passar por três marcadores. E aí ficou de frente para o gol, chutando de bico para fora.

Aos 11 min 09s, a arbitragem influenciou na partida pela primeira vez. Kike aproveitou passe errado e recuperou a posse. O goleiro Henrique saiu fechando o ângulo e a arbitragem entendeu que ele tocou com a mão fora da área, aplicando o cartão vermelho ao arqueiro. Erick entrou em seu lugar e defendeu a falta. Os atletas da Federal vibraram e Kike empurrou Silvan, derrubando o jogador santa-mariense. A arbitragem deu apenas cartão amarelo.
Erick (número 3) substituiu Henrique, que foi expulso.
Na sequência, um jogador da AAFS recebeu sozinho na área e Erick avançou sobre ele. Na tentativa de tocar a bola para fora, ele acertou a bola e o jogador. O árbitro não titubeou e marcou a penalidade. Na cobrança, Tulio chutou alto, no meio do gol, descontando para 2x1. Um minuto depois, o time de Soledade envolveu a marcação em bela jogada tabelada. Tulio passou para Andi, embaixo da trave, completar para o gol: 2x2.

Aproveitando o bom momento, a AAFS partiu para cima. Aos 13 min 14s, em chute da ala direita, Erick defendeu com o pé. Tulio, atento ao rebote, tocou por cima do goleiro e colocou o time da casa em vantagem: 3x2. Aos 14 min 40s, a chance de empate veio em tiro livre. Jonatan esperou o goleiro começar a cair para a esquerda e tocou no seu canto direito: 3x3.
Jonatan igualou o placar em tiro livre na primeira etapa.
Aos 16 min, Moisés recebeu do escanteio e acertou o travessão. Aos 19 min 25s, aconteceu o lance mais inusitado da partida. Em uma sobra de bola na sua metade da quadra, Jonatan tentou afastar e a bola ganhou a direção do gol, surpreendendo o goleiro: UFSM 4x3.

Aos 20s do segundo tempo, Fiapo recebeu de Machado e chutou na trave. No rebote, Machado concluiu no canto e Vini defendeu. Com 1 min 26s, Ramon chutou rasteiro e Erick defendeu com o pé. A bola sobrou no meio da área para Tulio, que colocou a bola no ângulo com categoria: 4x4. Aos 2 min, Andi recebeu no meio da área e acertou mais uma vez a trave. Aí o pivô Machado teve uma queda e deslocou o ombro. Ele teve que ser atendido e levado ao hospital para fazer exames. Aos 3 min, Jonatan puxou contra-ataque e rolou para o meio da área. Vitão deu um leve toque e a bola saiu.

Aos 8 min 27s, Jonatan deu passe por cima, procurando Moisés nas costas da marcação. O canhoto dominou e chutou forte, sem chances para Vini: UFSM 5x4. Trinta segundos depois, o goleiro Erick precisou de atendimento. O time da casa iria devolver a bola para praticar o Fair Play, mas João Ricardo tocou para o gol. O árbitro apitou duas vezes, dando a entender que pararia o jogo. E Erick deixou a bola entrar, acreditando que o lance estava parado. Mas a arbitragem confirmou gol para a AAFS, deixando o placar em 5x5.

Aos 12 min 46s, Tulio puxou contra-ataque e acertou o ângulo mais uma vez, sem chances para Erick: AAFS 6x5. Em desvantagem, Marcos Cairrão optou por atacar com o goleiro-linha Fiapo. Na primeira bola perdida, o jogador do time da casa arriscou de longe, com o gol vazio, e acertou a trave. Aos 16 min, Andi fintou Jonatan e chutou alto. Erick tocou por cima. Aos 18 min, Vitão tocou para Fiapo, que chutou e a bola passou raspando a trave. Aos 19 min, Vitão chutou cruzado. Jonatan tentou completar de carrinho, mas chegou atrasado. Até que aos 19 min 55s, Jonatan tentou cavar uma falta e perdeu a bola para Edinho. O camisa 10 aproveitou que o gol estava vazio e rolou para a meta, fechando o placar: AAFS 7x5 UFSM.

Ficha técnica:
AAFS – Vini, Kike, Ramon, Edinho, Andi, Luiz Felipe, Paulo Henrique, João Ricardo, Tulio, Júlio, Portilho, Marlon, Gabriel e Bruno. T.: Ricardo Casanova.
UFSM – Henrique, Jonatan, Silvan, Moisés, Vitão, Erick, Fiapo, Alemão, Arthur, André, Gustavo, Leonardo, Bernardo e Machado. T.: Marcos Cairrão.
Gols: Machado (14s do 1T – U), Vitão (8 min 50s do 1T – U), Tulio (11 min 19s do 1T – A), Andi (12 min 25s do 1T – A), Tulio (13 min 14s do 1T – A), Jonatan (14 min 40 s do 1T – U), Jonatan (19 min 25s do 1T – U), Tulio (1 min 26s do 2T – A), Moisés (8 min 27s do 2T – U), João Ricardo (8 min 59s do 2T – A), Tulio (12 min 46s do 2T – A), Edinho (19 min 55s do 2T – A).
Arbitragem: Jonatan Palla (árbitro principal), André Henkes (árbitro auxiliar), Carlos Trein (anotador) e Jessun Lamonatto (cronometrista).
Cartões amarelos: Kike, Edinho e Andi (A), Jonatan (U).
Cartão vermelho: Henrique (U).
Ginásio: Zecão Martins, Soledade-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário