segunda-feira, 24 de julho de 2017

Em jogo marcado por confusão, UFSM perde para a SER Santiago

Em mais um jogo em casa, a UFSM tropeçou nos próprios erros e deixou escapar pontos importantes, que poderiam garantir a classificação. Com a marcação bem encaixada e aproveitando as chances criadas, a SER Santiago abriu 4x0 na primeira etapa, viu a UFSM descontar para 4x1 e administrou o resultado. Mesmo com desfalques importantes, a equipe santiaguense conquistou mais três pontos e subiu para a terceira posição, mantendo-se na disputa pelas primeiras posições da Chave 1.

Já a Universidade, que chegou a nove derrotas seguidas, ainda depende de suas próprias forças para garantir classificação à segunda fase. A equipe folga no próximo sábado e enfrenta o União Independente e o Serade nas rodadas finais, ambos em Santa Maria. Enquanto isso, os concorrentes jogam no próximo fim de semana. O La Máquina recebe o Serade e o Palmeiras, que perdeu sábado para o São José em São Gabriel, recebe o União Independente.

O fato negativo e lamentável deste domingo foi a confusão criada por dois torcedores que acompanhavam a partida junto à torcida santiaguense. No primeiro momento, eles atrapalharam o trabalho de reportagem da Rádio Universidade (um dos torcedores tirou o fone de ouvido do repórter). Depois, este mesmo torcedor entrou em conflito com os socorristas que trabalhavam na partida e a equipe de segurança entrou em ação. Na tentativa de tirar este torcedor do ginásio, os seguranças foram agredidos por outros torcedores e, por pouco, uma confusão maior não ocorreu.

Segundo dirigentes da SER Santiago, os torcedores não eram de Santiago, mas estes acompanharam o jogo todo no espaço reservado à torcida visitante. Com a confusão, a partida ficou paralisada por cerca de 45 minutos, até que a segurança fosse reforçada. Acionada, a Brigada Militar afirmou que não poderia atender a ocorrências dentro do ginásio.
Torcedores e dirigentes discutem com funcionários da Rádio Universidade, após a reclamação da interferência no trabalho do repórter.
O jogo

Sem conseguir manter a posse de bola, a UFSM sofreu várias investidas perigosas do adversário no início do jogo. Mas a primeira chance de perigo foi da UFSM, depois que Carlos André chutou sobre a marcação e a bola sobrou para Diozer. O capitão da Federal chutou por cobertura mas a bola saiu. Aí aos 4 min 46s, os visitantes abriram o placar. O goleiro da SER Santiago lançou para Vini, que raspou de cabeça. Super tocou na bola, que bateu na trave e sobrou em cima da linha. Vini aproveitou a sobra e tocou para a rede: Santiago 1x0.

Aos 5 min 05s, a SER Santiago ampliou em jogada de escanteio. Vini escorou para Rafael Cipó, que chutou colocado e ampliou para 2x0. Aos 7 min, o ala Jean sofreu uma entorse no joelho e teve que ser levado para fazer exames. A partida ficou cerca de 20 minutos paralisada, aguardando o retorno da ambulância. Aos 10 min, Vini fez jogada pela esquerda, levou para o meio e chutou. Super apareceu bem e defendeu.

Aos 12 min, após segunda posse do goleiro santiaguense, a UFSM teve um tiro livre indireto na linha da área, para tentar descontar. Jonatan concluiu forte, a bola desviou na barreira e saiu pela linha de fundo. Aos 13 min, Carlos pisou para Jonatan, que chutou, e a bola passou raspando a trave. Mas 30s depois, Rafael Kapeta cobrou falta, a bola desviou na barreira e subiu. Igor aproveitou o rebote e tocou para o gol: Santiago 3x0.

Aos 18 min, após cobrança de escanteio, Diozer chutou cruzado. Carlos escorou para fora. Um minuto depois, Carlos passou para Fiapo dentro da área. Ele tocou de peito do pé, mais uma vez para fora. E quando faltavam 9s para o fim da primeira etapa, os visitantes marcaram de novo. Carlos André lançou para o ataque, o defensor saltou para desviar a bola e ela passou, surpreendendo o goleiro: SER Santiago 4x0. Ainda deu tempo para outra chance de Fiapo, que chutou forte de canhota e obrigou Carlos André a realizar uma bela defesa.
Goleiro Carlos André (de verde) foi o nome da partida, anotando um gol e defendendo a meta santiaguense algumas vezes.
Na segunda etapa, Vini teve duas chances logo no início. No mesmo lance, ele acertou a trave duas vezes. Aos 3 min 28s, a UFSM conseguiu marcar. Fiapo balançou na frente do marcador, puxou para a perna esquerda e acertou o ângulo, surpreendendo Carlos André: Santiago 4x1. Aos 5 min, Baldiatti recebeu sozinho na entrada da área após cobrança de falta. Mas Carlos André defendeu mais uma.
O ala Fiapo (camiseta 10) marcou o único gol da Federal na partida.
Aos 6 min, Vini recebeu nas costas da defesa e chutou cruzado. Roque defendeu. Faltando pouco mais de 7 minutos no cronômetro, mais uma paralisação, quando ocorreu a confusão entre um torcedor e os membros da segurança. Depois de cerca de 45 minutos a partida foi retomada.

Aos 13 min, Baldiatti puxou contra-ataque e passou para Max. E novamente o ataque parou nas mãos do goleiro santiaguense. Aos 15 min, Carlos encontrou Jonatan sozinho, mas ele concluiu para fora. Faltando 1 min 46s, foi marcado um tiro livre para a UFSM, pela sexta falta da SER Santiago. Jonatan cobrou, tirando do goleiro, mas acertou o travessão. E aos 19 min, Fejão recebeu na quadra de ataque e concluiu para fora, na última chance da partida. Placar final: UFSM 1x4 SER Santiago.

Ficha técnica:
UFSM - Super, Diozer, Fiapo, Mateus, Jean, Roque, Fejão, Marcelinho, Max, Jonatan, Arninho, Baldiatti, Lucas Pretto e Carlos. T.: Gabriel Pranke.
SER Santiago - Carlos André, Rafael Kapeta, Marcelinho Moura, Vini, Rafael Cipó, Matheus, Hiorran, Daisson, Leandro, Igor, Tazinho, Pedro Müller, Lucas e Henrique. T.: Edinho.
Gols: Vini (4 min 46s do 1T - S), Rafael Cipó (5 min 05s do 1T - S), Igor (13 min 31s do 1T - S), Carlos André (19 min 51s do 1T - S) e Fiapo (3 min 28s do 2T - U).
Arbitragem: Eduardo Krainovic (árbitro principal), Luis Fernando dos Santos (árbitro auxiliar), Janaína Fernandes (anotadora), Daniel Brondani (cronometrista) e Oswaldir Lima Dutra (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Marcelinho, Fiapo, Jonatan e Diozer (U), Carlos André, Marcelinho Moura, Rafael Cipó e Vini (S).
Ginásio: do Coríntians.
Público pagante: 168 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário