domingo, 27 de agosto de 2017

UFSM joga bem, mas segue sem pontuar na 2ª fase

A UFSM jogou neste sábado pela primeira vez fora de casa nesta 2ª fase e fez a primeira viagem longa das três programadas. As cerca de cinco horas de viagem foram tranquilas e não pesaram muito no desempenho da equipe, que suportou até onde pode a pressão inicial do XV de Novembro, mas saiu para o intervalo com derrota parcial de 2x0. Na segunda etapa, a Federal melhorou e chegou mais vezes ao gol de Chico, equilibrando a partida. No final, o time de Vila Maria confirmou a vitória por 6x3, aproveitando os contra-ataques e as brechas defensivas do time santa-mariense.
UFSM (de branco) fez uma atuação melhor que a da estreia na 2ª fase, mas não conseguiu trazer pontos na bagagem.
Com sensação de ter feito uma boa partida, contra um adversário muito qualificado, o elenco ganha um pouco de ânimo para tentar manter a boa atuação na partida decisiva do próximo sábado em Santa Maria. Nas próximas duas rodadas, o adversário será a Serade, de São Borja, que também não pontuou ainda nesta fase. O confronto direto entre as duas equipes pode encaminhar o 3º colocado da chave, já que SERCCA e XV de Novembro dispararam na ponta do grupo, com seis pontos.

O jogo

Logo no primeiro minuto, Dudu recebeu na entrada da área sozinho. Super desviou para escanteio. Aos 2 min, Baldiatti fez jogada pela esquerda e passou para a área, onde Jonatan escorou para fora. Aos 3 min Pereto fintou um marcador e chutou de longe. A bola passou perto da trave direita de Super.

Aos 5 min, após cobrança de escanteio, Tibúrcio concluiu rasteiro, mas Super saltou para o canto e espalmou para fora. Aos 7 min, a UFSM errou na quadra defensiva. Pereto ficou com a bola e acertou a trave. A pressão do XV deu resultado aos 8 min 20s. Jadyson recebeu do escanteio e concluiu de primeira sem chances para Super: XV 1x0.

Aos 9 min, em outra bola perdida pela Federal, Jadyson ficou de frente para o gol e obrigou Super a defender novamente. Aos 11 min 10s, Dudu recebeu na direita sozinho e, quando Super saiu para fechar o ângulo, tocou para Jadyson, que mandou para o gol vazio: XV 2x0. Pouco depois, em contra-ataque da Federal, Jonatan deixou Raimar na cara do gol, mas Chico saiu abafando.

Aos 13 min, em novo contra-ataque, Jonatan chutou na rede, pelo lado de fora. Aos 17 min, Fejão recebeu nas costas da defesa e tentou tocar na saída de Chico, mas errou o alvo. No último minuto, o time de Vila Maria quase ampliou. Primeiro, Tibúrcio arriscou da esquerda, mas errou o alvo. Aí a UFSM errou outra vez na saída de bola e Jadyson chutou, para outra defesa importante de Super.

Logo no início do segundo tempo, a UFSM descontou. Com pouco menos de 2 min, Carlos recebeu na posição de pivô, percebeu que o fixo caiu e chutou forte na saída de Chico: XV 2x1. Aos 3 min 36s, em contra-ataque, Pereto ficou cara a cara com Dener, que ainda tocou na bola, mas ela morreu na rede: XV 3x1. Aos 8 min Chico arriscou do meio da quadra e Dener deu um leve toque na bola, que ainda bateu na trave e passou na frente da meta.
Carlos (com a bola) marcou no começo do 2º tempo e manteve viva a Federal na partida.
Mas aos 8 min43s, Jadyson encontrou Gleison sozinho dentro da área. Ele completou para o gol, ampliando para 4x1. Aos 10 min Carlos tabelou com Fejão e teve duas chances de descontar. A primeira bateu na trave e a segunda parou na marcação. Aos 10 min 59s, Jonatan cobrou lateral para dentro da área. No bate e rebate, Carlos conseguiu tocar para a meta e a bola entrou de mansinho: XV 4x2. Na súmula, o gol foi para Jonatan.
Aos 14 min 08s, Gleison escorou para Jadyson, que acertou o ângulo: XV 5x2. Um minuto e meio depois, a Federal descontou novamente. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou dentro da área e Fiapo chutou forte. Chico ainda desviou, mas a bola acabou entrando: XV 5x3. Até que, aos 18 min 11s, quando Gabriel Pranke começava a esboçar o uso do goleiro-linha, o XV matou o jogo. Jadyson recebeu no fundo da quadra e tocou para dentro da área, onde estava Jorge Alex. O pivô só precisou completar para a rede, definindo o placar em 6x3 para o time de Vila Maria.
Chico (de vermelho) trabalhou mais na segunda etapa.
Ficha técnica:
XV de Novembro – Chico, Dudu, Beto, Gleison, Jadyson, Vagner, Tibúrcio, Daniel Tomasi, José Victor, Pereto, Poliano, Jorge Alex, Marcelo Pereto e José Augusto. T.: Fernando Castoldi.
UFSM Super, Diozer, Baldiatti, Jonatan, Fiapo, Dener, Alemão, Fejão, Lucas Spat, Arninho, Max, Carlos, Raimar e Lucas Pretto. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Jadyson (8 min 20s do 1T – XV), Jadyson (11 min 10s do 1T – XV), Carlos (1 min 50s do 2T – U), Pereto (3 min 36s do 2T – XV), Gleison (8 min 43s do 2T – XV), Jonatan (10 min 59s do 2T – U), Jadyson (14 min 08s do 2T – XV), Fiapo (15 min 42s do 2T – U) e Jorge Alex (18 min 11s do 2T – XV).
Arbitragem: Claudio Fontoura (árbitro principal), Rian Rosa (árbitro auxiliar), Luciane Nogueira (anotadora), João Valendorf (cronometrista) e Cesar Lima (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Chico, Jorge Alex, Dudu, Tibúrcio (XV), Raimar e Fejão (U).
Ginásio: Municipal (Vila Maria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário