segunda-feira, 14 de agosto de 2017

UFSM vence o União e termina a 1ª fase em terceiro na Chave 2

Em mais um duelo movimentadíssimo, a UFSM encarou o União Independente na noite deste domingo no ginásio do Coríntians. O jogo teve de tudo, inclusive tiros livres e um pênalti desperdiçados. Mas, no final, quem vibrou foi a torcida da Federal, que viu seu time abrir 3x0 no início do segundo tempo e segurou o placar de 3x2 nos minutos finais. Com a vitória, a UFSM ultrapassou o rival e terminou a 1ª fase na terceira colocação da Chave 2.

Com a classificação assegurada, porque a AFSJI perdeu para o Atlântico no sábado, a equipe universitária sabia que terminaria na terceira colocação se vencesse. Isso porque, na tarde de domingo, o Lagoa perdeu em casa para a AAFS. Se não ganhasse, a equipe terminaria a fase em quarto lugar. Com a conquista do terceiro lugar, o time universitário conheceu também os adversários da próxima fase. A UFSM voltará a encontrar o Atlântico e o Lagoa e também enfrentará a Assoeva (de Venâncio Aires) e o Bella (de Caxias do Sul). Das cinco equipes do grupo, quatro passam para as quartas-de-final. A UFSM folga na primeira rodada e no dia 26 de agosto recebe o Atlântico, de Erechim.
Gabriel Santini, Henrique, Alemão, Machado, Jonatan, Raymann, Menezes e Marcos Cairrão (em pé, da esq. para a dir.); Silvan, Vitão, Matias, Moisés, Arthur, Gê e Fiapo (agachados, da esq. para a dir.).

 O jogo

Com muita intensidade, como acontece nos jogos de categorias de base, as duas equipes começaram a partida criando várias chances de balançar as redes. Logo no primeiro minuto, Léo Rudek recebeu na área e chutou por cima. Aos 3 min, a UFSM respondeu quando Silvan pressionou o adversário e a bola sobrou para Gê. Mas a conclusão foi para fora. Na sequência, em contra-ataque puxado por Moisés, Gê concluiu outra vez sem direção.

Aos 6 min, Silvan encontrou Moisés entrando na área. O gol não saiu porque Marcelo fez grande defesa. Aos 7 min, Arílson fez jogada pela direita e arriscou, acertando o travessão. Aos 9 min, Arílson puxou contra-ataque e ficou cara a cara com Henrique, que defendeu com o pé. Aos 10 min 27s, a UFSM chegou ao gol. Em cobrança de lateral, Jonatan passou para Gê, que chutou para a meta. Marcelo defendeu com o pé, mas Machado ficou com o rebote e completou para o gol: UFSM 1x0.
Machado (camiseta número 12) marcou duas vezes na partida.
Aos 14 min, em contra-ataque da Federal, Gê concluiu colocado e acertou a trave. Aos 18 min, Gê recebeu de Jonatan, puxou da esquerda para o meio e sua conclusão parou na trave novamente. Um minuto depois, Durlo ficou cara a cara com Henrique, que saiu fechando o ângulo e defendeu com o peito. Mas ainda tinha muita emoção reservada para o minuto final. Primeiro, o União teve a chance de marcar em tiro livre. Farias errou o alvo, chutando à direita da meta defendida por Henrique. Pouco depois, tiro livre anotado para a UFSM. Mas Jonatan demorou para cobrar e o árbitro reverteu a cobrança.
Árbitro reverteu tiro livre sem barreira que Jonatan iria cobrar.
Na segunda etapa, novamente foi do União a primeira chance. Durlo passou para a segunda trave e a bola só não chegou em Léo Rudek porque Menezes desviou. Aos 2 min 48s, Fiapo concluiu rasteiro, a bola carimbou a trave esquerda de Marcelo. E Machado estava lá mais uma vez, atento ao rebote, para mandar a bola para a rede: UFSM 2x0. Menos de 20 segundos depois, Gê fintou o marcador, puxando para a perna direita, e acertou uma bela conclusão no ângulo: UFSM 3x0.
Gê desperdiçou algumas oportunidades na primeira etapa, mas na segunda parte ampliou para 3x0.
A reação do União não demorou muito. Aos 4 min 21s, em cobrança de falta indireta pela segunda posse do goleiro da UFSM, Farias recebeu o passe e acertou o ângulo de Menezes, descontando para 3x1. E aos 7 min, Marcelo lançou para a área. Menezes tentou afastar e a bola sobrou para Arílson, que não desperdiçou: UFSM 3x2. Aos 9 min, a bola bateu no cotovelo de Jonatan e o pênalti foi marcado. Farias cobrou e acertou o travessão. Poderia ser o empate do União.
Farias descontou para o União em tiro livre indireto.
Trinta segundos depois, Vitão recebeu de Gê e errou a conclusão. Aos 14 min, Farias chutou da ala esquerda, a bola desviou na marcação e tocou novamente no travessão. Aos 15 min, Gê passou por dois adversários e concluiu, mas Marcelo evitou o gol. Aos 19 min, quando o União jogava com o goleiro-linha, Bernardo recebeu no meio, perto da linha da área, e seu chute também parou no travessão. Placar final: UFSM 3x2 União.

Ficha técnica:
UFSM - Henrique, Jonatan, Moisés, Silvan, Gê, Menezes, Raymann, Alemão, Arthur, Fiapo, Machado, Vitão e Matias. T.: Marcos Cairrão.
União Independente - Marcelo, Farias, Léo Rudek, Félix, Durlo, Leonardo, Guilherme, Bernardo, João Vitor, Arílson, Pablo, Eduardo, Bordin e Lucas. T.: Guile Tocchetto.
Gols: Machado (10 min 27s do 1T - UF), Machado (2 min 48s do 2T - UF), Gê (3 min 06s do 2T - UF), Farias (4 min 21s do 2T - Un) e Arílson (7 min do 2T - Un).
Arbitragem: Adriano Wolf (árbitro principal), Fabiano Bagesteiro (árbitro auxiliar), Luiz Guilherme (anotador) e Marlon Ortiz (cronometrista).
Cartões amarelos: Jonatan, Moisés (UF), Pablo, Léo Rudek e Farias (Un).
Cartão vermelho: Lucas (Un).
Ginásio: do Coríntians.
Público pagante: 104 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário